O candidato Carlos Brandão, da coligação “Para o bem do Maranhão”, lidera a corrida pelo governo do Maranhão com 35,9% dos votos válidos (quando se exclui nulos e indecisos). Em segundo lugar aparece o candidato Weverton Rocha (coligação “Juntos pelo Trabalho”) com 23,7%, tecnicamente empatado com o candidato Lahésio Bonfim (coligação “Coragem pra mudar o Maranhão”), que aparece com 21,4% das intenções de votos.
O candidato Edivaldo Holanda Júnior (coligação “Um Maranhão melhor para todos”) tem 12,8%. É seguido por Simplício Araújo (Solidariedade), com 2,6%; Hertz Dias (PSTU) – 1,2%; Enilton Rodrigues (Federação PSOL) – 0,9%; Frankle Costa (PCB) – 0,8%; e Professor Joas Moraes (DC) – 0,6%.
No cenário estimulado (mantido nulos e indecisos), Carlos Brandão tem 27,4%; Weverton Rocha 18,1%; Lahésio Bonfim 16,3%; Edivaldo 9,7%; Simplício Araújo 2%; Hertz Dias 0,9%; Enilton Rodrigues 0,7%; Frankle Costa 0,6%; e Professor Joas Moraes 0,4%. Nenhum deles somou 12,9% e NS/NR 10,8%.
Espontânea: Lahésio é segundo e Weverton terceiro
A pesquisa também mediu a intenção espontânea dos entrevistados, quando não é apresentado nome de nenhum candidato. O resultado foi o seguinte: Carlos Brandão 10,7%; Lahesio Bonfim 9,7%; Weverton Rocha 5,7%; outros 3,4%; Edivaldo 1,1%; Branco/Nulo 3,6%; e NS/NR 65,8%.
O Instituto Data Ilha realizou 2.031 entrevistas entre os dias 10 e 13 agosto. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,17 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MA-05654/2022.
CENÁRIOS
PESQUISA ESPONTÂNEA
Carlos Brandão 10,7
Lahesio Bonfim 9,7
Weverton 5,7
Outros 3,4
Edivaldo 1,1
Branco/Nulo 3,6
NS/NR 65,8
PESQUISA ESTIMULADA
Carlos Brandão 27,4%
Weverton Rocha 18,1%
Lahésio Bonfim 16,3%
Edivaldo 9,7%
Simplício Araújo 2%
Hertz Dias 0,9%
Enilton Rodrigues 0,7%
Frankle Costa 0,6%
Professor Joas Moraes 0,4%
Nenhum 12,9%
NS/NR 10,8%
VOTOS VÁLIDOS
Carlos Brandão 35,9%
Weverton Rocha 23,7%
Lahésio Bonfim 21,4%
Edivaldo 12,8%
Simplício Araújo 2,6%
Hertz Dias 1,2%
Enilton Rodrigues 0,9%
Frankle Costa 0,8%
Professor Joas Moraes 0,6%


Um sonho das marisqueiras e pescadores do Timbuba, se tornou realidade. O Primeiro Festival do Sarnambi aconteceu no último domingo, Dia dos Pais, no Porto do Timbuba e atraiu pessoas de todas as regiões de Paço do Lumiar e de outros municípios.
O evento é fruto do trabalho conjunto, envolvendo a comunidade e a prefeitura municipal de Paço do Lumiar, sob a gestão da Prefeita Paula Azevedo(PCdoB), que ouviu o pedido da população e prometeu projetos de fomento ao turismo e comércio de peixes e mariscos produzidos na região.

Em 2022, Paula Azevedo realizou a reforma e ampliação do porto e a construção da Rampa das Marisqueiras, em parceria com o Governo Flávio Dino(PSB) e continuado pelo atual Governador Carlos Brandão(PSB), através da Secretaria de Estado das Cidades-SECID, na época sob a gestão do deputado federal, Márcio Jerry(PCdoB).
Agora Paula garantiu total apoio aos moradores para tornar a realização do evento possível. O Primeiro Festival do Sarnambi contou com muita música ao vivo, vendas de comidas típicas e produtos da agricultura familiar e barracas fornecidas pela prefeitura, que também garantiu segurança e organização dos acessos ao evento através do trabalho da guarda municipal de trânsito.
Paula organizou um trabalho conjunto por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo-SEMICT, Secretaria de Cultura,Esporte e Lazer-SEMCEL, Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento-SEMAPA, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana-SEMUR, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo-SEMIU, o resultado foi uma grande festa, que promete se tornar tradição na comunidade.
Wanda Maria é comerciante e falou sobre o evento:”Nunca tivemos tanta gente visitando nossa comunidade em um só dia e conhecendo nosso Sarnambi e nossos pescados, isso nos dá esperança de ver esse evento se tornar cada vez maior, e a prefeitura foi muito importante, pois nos garantiu todo o apoio necessário”, concluiu.
Paula Azevedo destacou a participação do município no evento:”O Timbuba é grandioso pela sua beleza, riqueza natural e produtiva. Quando conversamos com os moradores sobre o projeto do Festival do Sarnambi, percebemos essa grande oportunidade de tornar o Timbuba conhecido e gerar renda para nossas marisqueiras, pescadores e comerciantes, assim fornecemos estrutura, segurança, trouxemos cantores locais e garantimos apoio para que a população desfrutasse de uma grande festa”, explicou.

Meu coração sertanejo sempre bate mais forte”, declarou o governador do Maranhão, Carlos Brandão, sobre sua participação em mais uma edição da Vaquejada de Colinas – que, em 2022, comemora 30 anos em atividade.
“É uma emoção muito grande quando estou no Parque Onildo Maior, onde acontece a tradicional vaquejada da minha querida Colinas. São 30 anos dessa grande festa que sempre nos presenteia com reencontros e momentos de grande emoção”, reforçou o governador, ao celebrar um dos eventos mais importantes do estado – realizado em sua cidade natal.
Para o governador, o evento, que reúne vaqueiros de todo o território nacional, é uma importante festa que estimula o desenvolvimento tanto do Alto Itapecuru, quanto do Maranhão.
“A vaquejada é um momento de grande importância e impacto para o nosso estado, pois gera emprego, renda e oportunidades, além de movimentar todo o comércio local e regional”, destacou Brandão.
É a primeira vez que a tradicional Vaquejada de Colinas volta a ser realizada desde o início da pandemia do coronavírus, iniciada em 2020. O governador comemorou a realização da edição 2022, bastante aguardada pelos maranhenses.
“Viva a Vaquejada de Colinas! Viva o vaqueiro nordestino! Viva o nosso sertão! Viva a nossa cultura!”, finalizou.

Nesta segunda (15), o Diário Oficial da União publicou os resultados da Fase de Avaliação do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS), de 2021, onde mostram a quantidade de metas alcançadas por estados e municípios no setor da saúde e os valores a serem entregues, conforme o desempenho.
No caso do Maranhão, 80% dos municípios alcançaram 90% das metas, um dos municípios maranhenses que mais se destacou foi Turiaçu, que atingiu oito indicadores dos que foram impostos pelo Ministério da Saúde, para melhorar o nível do setor no seu território, o número é um marco para a Terra do abacaxi, visto que é um feito inédito pela cidade.
Em troca, a gestão da cidade maranhense receberá um repasse de aproximadamente R$ 38.500,00; que poderão contribuir para os turienses possuírem acesso a melhores condições na área, a quantia equivale a um pouco mais de 1% da porcentagem que será repassada ao estado do Maranhão, cujo valor ultrapassa a marca de R$ 3.300.000,00.


O Prefeito de Turiaçu, Édesio Cavalcanti, realizou na manhã deste sábado (13), uma visita é um a reunião no povoado Porto Santo.
Com a visita, o prefeito pode fazer uma avaliação de toda situação da comunidade, buscar sempre a participação popular nas demandas de Turiaçu.
“Temos um compromisso com o povo de Turiaçu. E é pretensão nossa levar benefícios aos vários povoados de nossa cidade.” Disse Édesio.



O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, neste sábado (13), do ato político ‘O time de todos os timbirenses’ promovido pelo prefeito Antônio Borba, no município de Timbiras, em apoio à sua candidatura à reeleição. No evento, Othelino foi recepcionado pela população, que externou o desejo de que o parlamentar continue trabalhando pela cidade.

No encontro, que reuniu vereadores, lideranças políticas e apoiadores, também foram reforçadas as candidaturas à reeleição do governador Carlos Brandão (PSB) e do deputado federal Marreca Filho (Patriota), bem como de Flávio Dino (PSB) ao Senado.
Durante o seu mandato, Othelino Neto colaborou para que importantes obras chegassem a Timbiras, a exemplo da construção da ponte do Santarém, o Restaurante Popular, a Praça da Família, além da pavimentação de ruas e avenidas.
Em seu discurso, o chefe do Legislativo maranhense afirmou que, se for da vontade do povo do Maranhão, continuará trabalhando ainda mais. “É muito bom fazer campanha quando você tem o que dizer e o que mostrar. Nós temos essa alegria de poder ter trabalhado por Timbiras, ter ajudado a realizar sonhos. E esse é o time que tem ajudado Timbiras a crescer cada vez mais. Tenho certeza que, juntos, vamos fazer uma bela campanha e continuaremos levando muitos benefícios à população”, afirmou o parlamentar.
O deputado federal Marreca Filho destacou o time que tem trabalho muito pelo município de Timbiras. “Tenho certeza que os timbirenses querem a continuidade desse trabalho. Tenho certeza que, assim como eu, o deputado Othelino também tem muito carinho por essa cidade, que sempre nos acolheu tão bem e, juntos, continuaremos trabalhando em prol de Timbiras”, disse.
O prefeito Antônio Borba afirmou que os timbirenses reconhecem o quanto a cidade cresceu a partir dessas parcerias. “O povo de Timbiras vai saber agradecer, pois precisamos da ajuda desse time para continuarmos melhorando a qualidade de vida nesta cidade”, declarou.
O vice-prefeito Neguinho das Flores também manifestou o seu apoio. “Estaremos juntos nessa caminhada, pois sabemos da importância dessa parceria com o deputado Othelino Neto, o deputado Marreca Filho, o governador Carlos Brando e o nosso futuro senador Flávio Dino”, assinalou.

Na manhã desta última sexta-feira (12), trabalhadores do município de Cantanhede foram contemplados com equipamentos do Programa Mais Renda.
O programa Mais Renda, administrado pelo secretário de Desenvolvimento Social do Estado (Sedes), Paulo Casé Fernandes, está levando mais autonomia financeira para o município de Cantanhede.
“Estamos desenvolvendo o que há de melhor em políticas públicas de geração de renda. O Mais Renda, por exemplo, é um programa que assegura a autonomia financeira, estimulando o crescimento dos pequenos nichos de negócios em que esses trabalhadores estão inseridos”, destacou Paulo Casé.
O vice-prefeito de Cantanhede, Juarismar Santos, participou da entrega dos 10 carrinhos do Mais Renda do Governo Estadual.
Os comtemplados receberam capacitação e treinamento, fardamento e mais 500 reais para adquirir os insumos.
Juarismar já distribuiu 5 kit de coste costura, 10 kit de manicure, 5 kit de cabeleireiro e 10 kit de alimentação do Mais Renda do Governo Estadual
A entrega foi feita por meio do empenho e dedicação do vice-prefeito de Cantanhede, Juarismar Santos, do vereador Lucinho e do advogado Dr. Rodrigo Buahtem que está sempre à disposição para ajudar a buscar benefícios para a população de Cantanhede.
“Os equipamentos e KITS vão trazer desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias beneficiadas de Cantanhede. E agradeço o apoio total do prefeito Zé Martinho “, afirmou Juarismar Santos.
No evento ainda participaram o vereador Lucinho, secretário de esporte Léo e o grande advogado Dr. Rodrigo Buahtem.
O secretário Paulo Casé destacou que o programa traz autonomia financeira e mais empoderamento às mulheres no enfrentamento aos preconceitos de gênero.
As entregas começaram pela manhã, em Cantanhede. No município, o programa contemplou trabalhadores da área da alimentação.
Como havia sido prometido, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes e candidato ao Governo do Maranhão pelo PSC, Lahesio Bonfim, através de seus advogados, apresentou notícia-crime na Superintendência da Polícia Federal.
Na denúncia, os advogados afirmam que o candidato Lahesio Bonfim tem sido alvo de Fake News e que as notícias falsas foram distribuídas através de “disparos em massa e orquestrados”, com a finalidade de ter influência nas eleições 2022.
Dentro da notícia-crime apresentada, foram disponibilizados na Polícia Federal os números de sete telefones, que estariam disparando as notícias falsas através do WhatsApp.
Os advogados ainda sustentam que imagens falsas e manipulação da declaração de bens do candidato estavam nas mensagens disparadas.
A defesa de Lahesio Bonfim pede a instauração de um inquérito policial para identificar e punir os responsáveis pelas mensagens, bem como a identificação dos números telefônicos citados na notícia-crime.
É aguardar e conferir, afinal agora é com a Polícia Federal.

ATUAL 7 – A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão rejeitou, por unanimidade, recurso da PGJ (Procuradoria-Geral de Justiça) e manteve decisão liminar do desembargador Antônio Fernando Bayma Araújo que anulou as buscas realizadas pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas) do Ministério Público do Estado, no bojo da megaoperação Maranhão Nostrum.
Também foi mantido o ponto da decisão que suspendeu as investigações do procedimento investigatório criminal relacionado ao caso, além da imediata paralisação da extração de dados e devolução dos bens apreendidos dos investigados.
O desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos e o juiz convocado Samuel Batista de Souza acompanharam Bayma Araújo, relator do habeas corpus impetrado pelo ex-prefeito de Araguanã, Valmir Amorim (PL), um dos alvos da operação. Contrária ao parecer da PGJ, a confirmação da decisão teve o julgamento concluído na última terça-feira (9), em sessão virtual iniciada no início de agosto.
Deflagrada em outubro do ano passado, a ação foi realizada de forma espetaculosa e contou com o apoio da Polícia Civil maranhense, por meio de forte aparato da SECCOR (Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção), CTA (Centro Tático Aéreo) e até do GPE (Grupo de Pronto Emprego), exclusivo para atuação em situações de risco diferenciado.
A Maranhão Nostrum teve como principal alvo o deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL), apontando como líder de suposta organização criminosa suspeita de fraudes em licitação, peculato e lavagem de dinheiro. O esquema teria movimentado mais de R$ 160 milhões.
Mais de 70 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal de São Luís, foram cumpridos em 13 municípios maranhenses (São Luís, Maranhãozinho, Zé Doca, Araguanã, Carutapera, Centro do Guilherme, Pedro do Rosário, Pinheiro, Santa Inês, Miranda do Norte, Presidente Médici, São José de Ribamar e Parnarama) e na cidade de Várzea Alegre, no estado do Ceará.
A decisão de anular as buscas já havia sido proferida liminarmente por Bayma Araújo, decano da corte, também outubro do ano passado.
Segundo o desembargador, a primeira instância não tinha competência para atuar no caso, em razão do foro por prerrogativa de função de Josimar Maranhãozinho. Na época, a 1ª Vara Criminal de São Luís era comandada por Francisco Ronaldo Maciel Oliveira, atualmente integrante da cúpula da corte estadual, por critério de merecimento.
“Violar as prerrogativas de parlamentar federal com a proferição de decisão de juízo monocrático, ainda que sob o argumento de que investigado por ato estranho ao seu mandato, porém decorrente de anterior legislatura parlamentar estadual, é malferir a garantia constitucional do juiz natural e seus consectários do juiz competente e imparcial”, destacou.
Em junho, após rumores de que Josimar Maranhãozinho e a deputada estadual Detinha (PL), sua esposa, seriam alvo de nova operação do Gaeco, a defesa do deputado entrou com pedido na Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados, colocando ambos à disposição do Poder Judiciário. Também foi pedido acesso aos autos da suposta investigação e o fornecimento de certidão afirmando que inexistem processos ou procedimentos criminais instaurados contra o casal.
A solicitação, porém, foi julgada prejudicada pelo juiz Raul José Duarte Goulart Júnior, no mês passado.
Segundo destacou, o advogado de Josimar e Detinha pode ter acesso integral a todos os documentos que compõem a Operação Maranhão Nostrum, bem como pesquisar no sistema PJe processos registrados em nome de cada um dos clientes, e obter a certidão de antecedentes criminais no site do TJ-MA, “desde que este não esteja com acesso restrito devido a pendências de cumprimento de diligências sigilosas”.
Quando a ação do Gaeco foi deflagrada, Josimar Maranhãozinho era pré-candidato ao Palácio dos Leões. Recentemente, porém, recuou da disputa majoritária e decidiu tentar a renovação do mandato na Câmara. Na declaração de bens apresentada ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ele declarou patrimônio de R$ 25,4 milhões. Do montante, quase R$ 1 milhão é em espécie.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, hoje (12), que nove casos suspeitos da varíola do macaco estão em análise na Região Metropolitana de São Luís, em Buriticupu e Balsas. O material coletado foi encaminhado para laboratório e os resultados estarão disponíveis em até 10 dias.
O primeiro caso da doença confirmado no Estado, de um homem de 42 anos que encontra-se internado no Hospital Dr. Carlos Macieira, foi confirmado na última quinta-feira (12). Ele deve ter alta médica nos próximos dias.
De acordo com a SES outros três casos que estavam em análise foram descartados.