• Thiago Azevedo
  • 18 de agosto de 2022

Paço do Lumiar mobiliza grande carreata em apoio à Coligação “O Maranhão Não Pode Parar” de Carlos Brandão e Flávio Dino


Muitas bandeiras e uma multidão nas ruas de Paço do Lumiar. O período de campanha eleitoral começou a todo vapor para o grupo político apoiado pela prefeita Paula Azevedo(PCdoB), que nestas eleições está com Carlos Brandão(PSB), Felipe Camarão(PT) e seu time de candidatos.

Na manhã desta quarta-feira(17), apoiadores se concentraram na Praça da Família, no Maiobão, e seguiram em carreata com Paula, Brandão, Flávio Dino(PSB), e políticos do grupo “O Maranhão Não Pode Parar”. Paula recebeu os candidatos com grande entusiasmo e juntos seguiram pelo Maiobão, Paranã, Abdalla II, Vila Cafeteira, Cidade Verde, até o Residencial Pirâmide. Ao som de “Tem Camarão e Brandão” e outros hits da campanha, a carreata passou por trechos que receberam obras da prefeitura junto com o Governo Flávio Dino(PSB), continuadas por Brandão(PSB), uma forma demonstrar o volume de parcerias solicitadas pela prefeita e garantidas pelo governo do estado.

Mesmo com a corrida eleitoral oficial ainda na largada, é possível analisar a diferença que Paula pode fazer na votação deste ano entre os eleitores de Paço do Lumiar. A recíproca que existe no apoio entre os dois segmentos do poder executivo é resultado da participação de uma gestora que ganhou o carinho do povo luminense e reconhecimento dentro e fora do município.

Carlos Brandão falou sobre a mobilização:”Paço do Lumiar é um município caloroso, de gente que reconhece a gestora que tem. Aqui é um dos primeiros municípios que estamos visitando, pois essa energia e a grande quantidade de amigos que somaram conosco em toda carreata, nos dá energia e motivação para chegar no fim desta campanha de cabeça erguida”, disse ele.

Paula Azevedo falou sobre o apoio a Dino e Brandão:” O time do Flávio Dino,do Brandão e Camarão, é o meu time, pois uma boa gestão municipal não se faz sozinha, mas com parceiros comprometidos.Hoje temos aqui o Márcio Jerry(PCdoB), Bira do Pindaré(PSB), Rodrigo Lago(PCdoB), Carlos Lula(PSB), todos estes que estão aqui hoje, participam há muito tempo da nossa trajetória, então nós abrimos as portas de Paço do Lumiar, para dizer que essa parceria tem que continuar”, falou a prefeita.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 17 de agosto de 2022

Lideranças de Nova Iorque reforçam apoio à reeleição de Othelino em ato político

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), participou, nesta quarta-feira (17), de um encontro com lideranças políticas no município de Nova Iorque, que garantiram apoio à sua reeleição. A reunião foi articulada pela ex-prefeita Mayra Guimarães.

Durante o encontro, Othelino ressaltou ter sido o deputado estadual mais bem votado em Nova Iorque nas últimas eleições. “Por isso, venho ao município no começo da nossa campanha para estar com a população novamente e animar a nossa tropa”.

Mayra Guimarães destacou as obras e serviços públicos executados com o apoio e emendas do deputado Othelino Neto durante a sua gestão à frente do município. “A gente anda por Nova Iorque e vê na cidade os frutos do trabalho de Othelino, em parceria com o Governo do Estado”, ressaltou a ex-prefeita.

Othelino Neto já indicou, junto ao Governo do Estado, obras importantes que beneficiaram Nova Iorque nas áreas da saúde, infraestrutura e educação.

Através de emenda parlamentar, o deputado destinou uma ambulância para reforçar o serviço de saúde, garantiu reforma de escolas e ônibus escolar para a educação municipal. Também indicou serviços de pavimentação asfáltica, por meio do programa ‘Mais Asfalto’, e a construção da tão sonhada Ponte do Pontão, entregue em 2019.

“Já fizemos muito pela cidade e vamos fazer muito mais. Contem sempre comigo“, afirmou o chefe do Legislativo estadual ao agradecer o carinho e o apoio da população de Nova Iorque.

  • Thiago Azevedo
  • 17 de agosto de 2022

Paula Azevedo reúne multidão em ato para Márcio Jerry, Rodrigo Lago e Pará Figueiredo

O Paço Não Pode Parar, esse foi o grito de guerra que empolgou centenas de pessoas no encontro político entre a prefeita Paula Azevedo(PCdoB), o deputado federal Márcio Jerry(PCdoB), o deputado estadual Pará Figueiredo(PL), representado pelo seu Coordenador de Campanha, Carlos Figueiredo e Rodrigo Lago(PSB), que em 2022, também disputa as eleições para o legislativo estadual. Todos estes são parte do grupo político conhecido como o “Time do Brandão” em Paço do Lumiar. O encontro realizado na noite desta terça-feira(16), foi um convite de Paula aos candidatos, que contribuíram para o desenvolvimento para a comunidade, que hoje tem a Estrada Pindoba-Iguaíba, pavimentada pela SECID, na época, sob a gestão de Márcio Jerry, que também construiu o Porto do Mojó, Timbuba e Mocajutuba e também atendeu ruas da comunidade com pavimentação em bloquetes. Rodrigo, em seu período à frente da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar-SAF, atendeu demandas de fomento à produção agrícola no município, com entrega de equipamentos e sementes para pequenos produtores. Pará, por sua vez, destinou mais de 1 milhão de reais em emendas parlamentares para obras na Pindoba e outras localidades.

Como forma de reconhecimento à parceria, Paula fez um discurso forte, enfatizando a importância do voto consciente, para que o apoio que trouxe resultados até agora para o município continue e Paço permaneça no rumo do progresso. Ela falou:”Existe uma frase famosa que diz que não se mexe em time que está ganhando, a comunidade da Pindoba sabe o tanto que eu já busquei com o Flávio Dino, Brandão, Márcio Jerry e tantos parceiros no poder estadual, que sempre nos atenderam. Agora é a hora de termos consciência, pensar em quem nos ajudou desde que a Pindoba, assim como outras comunidades eram esquecidas, e este evento é para agradecer pessoalmente ao Márcio Jerry, o Rodrigo Lago e o Pará, que junto com Dino e Brandão, são nossos parceiros até hoje”, disse ela.

Márcio Jerry destacou o trabalho da gestora em Paço do Lumiar:”A Paula é grandiosa quando o assunto é boa gestão, hoje demos início a uma caminhada que será longa, mas estamos nos inspirando em uma guerreira, que é a principal responsável pelas obras que trouxemos à Pindoba e a toda cidade, quero garantir publicamente, que meu compromisso com a Paula continua, pois a gente reconhece quem trabalha de verdade, começamos esse período de campanha, inspirados pelo seu grande exemplo”, concluiu.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 17 de agosto de 2022

TCE emite certidão comprovando que a deputada Detinha não está inelegível


A deputada estadual Maria Deusdete Lima – a Detinha, candidata a deputada federal pelo PL, por meio de sua assessoria, vem a público contestar matérias publicadas na imprensa sobre a relação encaminhada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para análise de informações da Justiça Eleitoral.

Detinha tranquiliza seus eleitores e apoiadores garantindo que não está inelegível. Prova disso, por exemplo, o próprio TCE emitiu Certidão Negativa de contas julgadas irregulares em seu nome. No documento, o órgão de controle informa que a deputada não possui registro de contas julgadas irregulares de sua responsabilidade.

 

Por fim, a parlamentar conclui reforçando que ao longo de sua trajetória pública, nos termos dos arts. 49, IX, e 71, I, da CF/1988, que trata da competência para deliberar a respeito das contas prestadas pelo chefe do Poder Executivo, sempre teve todas as suas contas devidamente aprovadas pela Câmara Municipal, após emissão de parecer prévio do egrégio tribunal.

 

Segue a certidão do TCE:

 

  • Thiago Azevedo
  • 17 de agosto de 2022

Em São Félix de Balsas, comício marca primeiro dia de campanha de Othelino Neto

Um grande comício em São Félix de Balsas marcou o primeiro dia de campanha do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), na noite de terça-feira (16). Pela segunda vez, o candidato à reeleição escolheu a cidade para iniciar a sua agenda, ao lado da sua esposa e também candidata à primeira suplência na chapa de Flávio Dino (PSB) ao Senado, Ana Paula Lobato (PSB), e do deputado federal Rubens Júnior (PT), também candidato à reeleição.

Sob a liderança do prefeito Márcio Pontes, apoiadores e lideranças políticas reuniram-se na Avenida Principal, no centro da cidade, em um acalorado ato de apoio à candidatura do deputado Othelino Neto.

Em seu discurso, Othelino renovou o compromisso com o município de São Félix de Balsas, que nas últimas eleições lhe conferiu a maior votação proporcional entre os municípios em que foi votado, sendo também o deputado estadual mais votado da cidade.

“Na eleição de 2018, começamos em São Félix de Balsas e terminou muito bem. Aqui foi a minha maior votação proporcional em todo o estado e digo isso por onde ando com muito orgulho. Agora, tenho certeza que a cidade vai me dar novamente uma grande votação, em razão do nosso trabalho e, também, do prestígio que o prefeito Márcio Pontes tem com a população”, afirmou o chefe do Legislativo maranhense.

Ana Paula Lobato destacou que Othelino Neto está sempre atento às demandas da cidade e que não só ele, mas todo o grupo político está engajado em continuar melhorando a qualidade de vida da população de São Félix de Balsas.

“O prefeito Márcio está com um time de peso, de trabalho e de respeito. Ele tem ao seu lado o deputado Othelino Neto e o deputado federal Rubens Júnior, que muito já fizeram pelo município, e precisa que todo o time seja eleito, com Carlos Brandão governador e Flávio Dino senador, para que mais benefícios cheguem à população”, assinalou.

O prefeito Márcio Pontes agradeceu a atenção dada pelo deputado Othelino Neto ao município, sendo o responsável pela concretização de um dos sonhos mais antigos da população, que foi a obra de construção da ponte de acesso a São Félix de Balsas, após solicitação ao Governo do Estado, e que está em fase de execução.

“A parceria com o deputado Othelino Neto só trouxe muitos benefícios para a nossa população, que está empenhada em retribuir por todo o trabalho dedicado à nossa cidade”, garantiu.

  • Thiago Azevedo
  • 16 de agosto de 2022

Paulo Victor pede afastamento da Secretaria de Cultura para coordenar campanha de Brandão


O vereador Paulo Victor pediu afastamento do cargo de titular da Secretaria de Cultura para permanecer, exclusivamente, na coordenação de campanha do governador e candidato à reeleição Carlos Brandão.

“Com o início do período eleitoral, no qual trabalhamos pela reeleição do governador Carlos Brandão, me afasto da Sec. de Cultura e sigo na coordenação de sua campanha com muita fé e esperança. Agradeço a oportunidade e reafirmo meu compromisso nesta nova missão. Vamos vencer!”, disse.

O governador Carlos Brandão deve anunciar o substituto de Paulo Victor na Secma.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 16 de agosto de 2022

Empresa de materiais de recreação vai abocanhar R$ 6,4 milhões em Codó

A gestão do prefeito Zé Francisco (PSD) deverá fechar um contrato de R$ 6,5 milhões com a empresa M V REIS LACERDA E CIA LTDA, sediada em Caxias e vencedora de uma licitação recente, para o fornecimento de materiais lúdicos e de recreação para escolas do município.

De acordo com a licitação, entre brinquedos e parquinhos, a empresa será responsável pelo fornecimento de 164 mil unidades ao longo do contrato e receberá um total de R$ 6.460.757,30.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, a compra considerada alta deverá suprir as necessidades das unidades de ensino infantil do município.

O valor do contratado deve chamar a atenção dos órgãos de fiscalização. A gestão do prefeito Zé Francisco tem realizado diversas licitações com valores milionários e a execução dos contratos tem sido precária, segundo tem noticiado a imprensa local.

Blog do Werbeth Saraiva

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 16 de agosto de 2022

Mulheres representam apenas 32% de candidaturas registradas no Maranhão

Encerrou ontem, dia 15, o prazo para registros de candidaturas para as eleições 2022. O pedido foi feito de forma presencial nas sedes do Tribunais Regionais Eleitorais de cada Estado.

No Maranhão foram registradas pouco menos de mil candidaturas. De um total de 925 candidatos em geral, 625 são do sexo masculino (68%) e somente 300 (32%) são do sexo feminino.

Nas eleições deste ano nenhuma mulher vai disputar o Governo do Estado. Os nove candidatos são homens. Para vice-governador há seis candidatos e apenas três candidatas.

Ao cargo de Senador da República são quatro homens e apenas uma mulher na disputa.

Na Câmara Federal pretendem concorrer a uma vaga 358 candidatos a deputado federal, sendo 236 homens e 122 mulheres.

Já na disputa de vaga à Assembleia Legislativa do Maranhão foram registradas 534 candidaturas a deputado estadual, sendo 363 do sexo masculino e 171 do sexo feminino.

Como 1º Suplente concorrem três homens e duas mulheres. E como 2º Suplente são quatro homens e uma mulher.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 16 de agosto de 2022

Com grande adesivaço, Othelino dá início à sua campanha à reeleição

Com um grande adesivaço realizado às 00h01 desta terça-feira (16), o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), deu a largada à sua campanha à reeleição. O parlamentar acompanhou todo o movimento, conversou com populares e mostrou-se entusiasmado com a interação das pessoas nesses primeiros momentos oficiais da campanha eleitoral.

Com tema ‘Pra Fazer Muito Mais’, Othelino vai disputar o pleito deste ano com o mesmo número das eleições anteriores: 65065.

O deputado disse estar entusiasmado e com todo o gás para percorrer o estado, levando sua mensagem de esperança e apresentando suas propostas para continuar servindo ao povo maranhense.

“Agora é pra valer! Iniciamos oficialmente, hoje, nossa caminhada rumo à reeleição. Já temos muitos serviços prestados, mas queremos continuar sendo uma voz ativa no Parlamento Estadual para fazermos muito mais ainda. Nos próximos dias, vou estar assim, nas ruas, percorrendo os municípios para conversar com as pessoas e falar sobre as nossas propostas”, afirmou.

O adesivaço, realizado juntamente com a candidata a deputada federal, Flávia Alves Maciel, aconteceu na Avenida Beira-Mar, em frente à Praça das Mercês. Othelino Neto concorre ao seu quarto mandato na Assembleia Legislativa.

  • Thiago Azevedo
  • 15 de agosto de 2022

Ana Paula lobato prestigia ato de implantacao da patrulha maria da penha em pinheiro

A vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato, participou, nesta segunda-feira(15), da solenidade de implantação da Patrulha Maria da Penha na cidade de Pinheiro. O evento aconteceu no auditório do campus da UFMA com a presença de militares e autoridades públicas, entre elas, o secretário estadual de segurança pública, Coronel Silvio Leite.

O serviço da Patrulha, executado pela polícia militar, vai garantir a segurança de mulheres vítimas de violência doméstica e fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas de urgência expedidas pela Justiça.

“É mais uma vitória para as mulheres de Pinheiro, para nós que estamos vulneráveis a todos os tipos de violência. Estou muito feliz pela nossa cidade ter sido contemplada com a Patrulha”, declarou Ana Paula.

A Patrulha Maria da Penha foi lançada no Maranhão há cinco anos, começando por São Luís. Com a implantação em Pinheiro, o serviço agora atua em dez municípios maranhenses.

*Baixada*

A sede da Patrulha Maria da Penha vai funcionar no 10º Batalhão de Polícia Militar pinheirense e atender, também, ocorrências de violência doméstica dos municípios de Pedro do Rosário e Presidente Sarney.

O serviço será comandado pela tenente Ana Silva e contará com o apoio da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica no Maranhão, formada pelo poder público, Ministério Público estadual e sociedade civil.

As vítimas ou testemunhas de casos de violência doméstica podem solicitar ajuda da Patrulha Maria da Penha, em Pinheiro, pelo número (98) 97028-2714. O atendimento vai funcionar das 8h às 19h, durante a semana, e aos fins de semana das 14h às 02h.