• Thiago Azevedo
  • 23 de agosto de 2022

Ministério Público Eleitoral impugna candidatura de Iracema Vale a deputada

O Ministério Público Eleitoral protocolou duas ações de impugnação de registro de candidatura da ex-prefeita de Urbano Santos e pré-candidata a deputada estadual Iracema Vale.

De acordo com a documentação, no primeiro pedido, o Ministério público Eleitoral afirma que o nome Iracema Vale consta na lista do inelegíveis do Tribunal de Contas do Estado (TCE) devido a um convênio realizado quando era prefeita de Urbano Santos juntamente com a Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimentos Urbano do Maranhão. Segundo o relatório do TCE, a prestação de contas desse convênio foi julgada irregular e Iracema Vale foi condenada a pagar R$ 243.223.,27 e uma multa de R$ 24.322,32.

Indeferimento Iracema Vale

No segundo pedido, o MPE afirma que Iracema Vale não conseguiu comprovar desincompatibilização de dois cargos que a mesma ocupava após deixar a prefeitura de Urbano Santos. No primeiro deles, seria no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), onde a mesma apresentou apenas um suposto requerimento com protocolo ilegível. Já no segundo caso, Iracema aparece como servidora da Secretaria de Estado da Saúde (SES), onde teria apresentado apenas um suposto requerimento adesivado com a identificação de um número de processo, mas sem carimbo, assinatura e/ou protocolo físico/eletrônico que comprove o seu efetivo recebimento. Além disso, Iracema também era servidora da Câmara Federal, no gabinete do deputado federal Aluísio Mendes (PSC). Neste caso, a candidata conseguiu comprovar a sua desincompatibilização do cargo.

Impugnação Iracema Vale

Diante dos fatos, a Procuradoria Regional Eleitoral estipulou o prazo de 3 dias para que Iracema Vale apresente sua defesa. (Com informações da Folha do Maranhão)

  • Thiago Azevedo
  • 23 de agosto de 2022

TRE defere candidaturas de Edivaldo Jr. e Weverton Rocha

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) deferiu nesta terça-feira (23) duas candidaturas ao Governo do Estado.

Já estão com os registros devidamente aprovados pela Corte eleitoral o senador Weverton Rocha (PDT), candidato pela coligação “Juntos pelo trabalho”, e o ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior (PSD), da coligação “Um Maranhão melhor para todos”.

A decisão no caso de Edivaldo do juiz federal Lino Sousa. No de Weverton, do juiz Cristiano Simas de Sousa.

Seguem aguardando julgamento os outros sete postulantes ao Palácio dos Leões.

  • Thiago Azevedo
  • 23 de agosto de 2022

Othelino participa de procissão no Festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus em Vargem Grande

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, nesta segunda-feira (22), da procissão de abertura do Festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus, em Vargem Grande, ao lado do governador Carlos Brandão (PSB) e do prefeito do município, Carlinhos Barros.

Todos os anos, Othelino prestigia essa tradicional festa religiosa, que é considerada uma das maiores do país, reunindo milhares de devotos vindos de todos os cantos do Maranhão e do Brasil.

“É um momento de grande devoção e fé cristã. O ato me proporciona muita paz e felicidade. Além disso, fico satisfeito também de ver o festejo crescendo a cada ano e atraindo pessoas de todos os lugares do país, dando mais visibilidade ainda à cidade de Vargem Grande”, disse o deputado.

Othelino afirmou que faz questão de ajudar para a realização do evento, destinando emenda parlamentar a pedido do prefeito Carlinhos Barros e da Paróquia local. Ele ressaltou, ainda, a importância do estímulo ao turismo religioso. “Além de atrair turistas e gerar emprego e renda na cidade, é um momento importante de renovação espiritual”, completou.

O governador Carlos Brandão também marcou presença na romaria. “Grande alegria estar aqui, ao lado de milhares de maranhenses e de turistas de outros cantos do país, para renovar a nossa fé. Sairemos daqui com as bênçãos do padroeiro e as energias renovadas”, disse.

O prefeito Carlinhos Barros falou da alegria em receber milhares de pessoas no tradicional festejo. “É um evento que já faz parte da história de Vargem Grande. Agradeço ao deputado Othelino por sempre contribuir com este grande momento da nossa cidade”, disse.

*Fé e Devoção*

Guiados pela fé, vaqueiros, devotos e pagadores de promessas seguiram em procissão, agradecendo pelas bênçãos alcançadas. Os fiéis percorrem um trajeto de oito quilômetros, em um trecho que vai da Igreja Matriz de São Sebastião, na sede da cidade, até a comunidade Paulica, local onde foi realizada a missa campal, celebrada pelo bispo Dom Sebastião.

O Festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus segue até o dia 31 de agosto com vasta programação religiosa.

  • Thiago Azevedo
  • 22 de agosto de 2022

Turiaçu| Dep. Ricardo Rios e Prefeito Edésio conseguem junto ao Gov. Brandão, 05 km de asfalto para ruas do município

E tome benefícios e investimentos para Turiaçu.

O prefeito Edésio Cavalcanti em sua incansável peregrinação pelas secretarias do Governo do Estado do Maranhão, tem conseguido benefícios e investimentos para desenvolver ainda mais o município que administra.

Desta vez, juntamente com o deputado estadual e parceiro de Turiaçu, Ricardo Rios, Edésio Cavalcanti foi a Secretaria Estadual de Infraestrutura, onde na oportunidade e em face ao seu alinhamento ao Governador Carlos Brandão, conseguiu 05 km de pavimentação asfáltica para melhorar o tráfego nas vias públicas de Turiaçu, melhorando de forma considerável a vida dos turienses.

Turiaçu vive um novo momento, Edésio tem escrito com seu grupo político uma nova história marcada pelo progresso, desenvolvimento e respeito com a máquina pública, coisa que não se via há muitos anos em terras turienses.

  • Thiago Azevedo
  • 22 de agosto de 2022

Brandão destaca importância do fortalecimento e ampliação dos direitos às pessoas com deficiência


O governador Carlos Brandão (PSB) comentou sobre a importância da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Para Brandão, a data é uma oportunidade para reflexão e ações que possam proporcionar benefícios e qualidade de vida aos portadores de deficiências.

O Governo do Estado do Maranhão tem parceria com 68 unidades da Apae no estado, com o intuito de fortalecer a inclusão, ampliando direitos na saúde, educação e assistência social.

“A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma oportunidade de reflexão, mas também de ação. Nosso Governo é parceiro das 68 unidades da Apae no Maranhão, com intuito de fortalecer a inclusão, ampliando direitos na saúde, educação e assistência social”, disse o governador.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 22 de agosto de 2022

Prefeitura de Codó lícita quase 4 milhões em ferramentas e material de construção


A prefeitura de Codó concluiu, na última quarta-feira (17), uma licitação no valor de quase R$ 4 milhões para a contratação de empresa especializada em fornecimento de ferramentas e materiais de construção (reforma predial), com a finalidade de atender as necessidades da Secretaria Municipal de Educação – SEMECTI, pasta comandada por Raquel Viera Paula Pereira.

Por meio do Pregão Eletrônico nº 69/2022, o setor de licitações registrou os preços de 81 (oitenta e um) itens pelo valor total de R$ 3.945.561,33 (Três milhões, novecentos e quarenta e cinco mil, quinhentos e sessenta e um reais, trinta e três centavos). O processo foi conduzido por Jose Bona Brandão Mousinho Filho (pregoeiro), com o apoio de Andressa da Silva Viana e Mariana de Lima Pereira Rabelo.

Foram 04 (quatro) as empresas vencedoras da licitação: M ALVES MEIRELES EIRELI de Codó/MA; P H BARROS SANTANA COMERCIO – EPP (nome fantasia COMERCIAL BARROS) de São Luís/MA; COMÉRCIO E CONSTRUCOES MENDES LTDA de São Luís/MA; I V N DE OLIVEIRA EIRELI (nome fantasia CONSTRUTORA OLIVEIRA) de Coroatá/MA.

Destaque para CONSTRUTORA OLIVEIRA que faturou R$ 3.349.107,33, quase 85% do valor total da licitação.

FONTE: Diário Codoense 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 22 de agosto de 2022

Primeira semana de campanha de Brandão culmina em grandes atos na capital e no interior


Para o atual governador Carlos Brandão (PSB), candidato à reeleição, “a energia do povo tem sido impactante” já na primeira semana de campanha para as eleições 2022, iniciada na última terça-feira (16).

Logo nos primeiros dias, Brandão percorreu diversas regiões do estado, passando por cidades como São Luís, Raposa, Timon, Caxias, Barra do Corda, São Francisco do Maranhão, entre outras.

Nesse sábado (20), o governador voltou à capital maranhense – desta vez, para participar de comícios e eventos de aliados políticos na Região Metropolitana do município.

No Aterro do Bacanga, Brandão participou do encontro Amigos de Concita Pinto, vereadora de São Luís. Em seguida, marcou presença na inauguração do comitê do candidato à reeleição para deputado federal, Bira do Pindaré, e ainda em eventos do deputado estadual Duarte Júnior (candidato a deputado federal), no Cohatrac, e do vereador Marquinhos Silva, na Divineia.

Um sábado cheio de encontros calorosos e de confirmação de que estamos no rumo certo. Temos em nosso grupo parlamentares e candidatos qualificados para nos ajudar na ampliação dos avanços conquistados e eu quero agradecer a cada um que nos convidou hoje para participar de momentos importantes dentro de suas comunidades. Com união, faremos muito mais!“, agradeceu o governador.

No domingo (21), Brandão realizou agenda em dois municípios. Em São Luís, participou de plenária do vereador Ribeiro Neto, candidato a deputado federal.

Já em Urbano Santos, esteve no comício do prefeito Clemilton Barros – evento que marcou o lançamento da campanha de Iracema Vale, candidata a deputada estadual.

Sou muito grato por cada apoio, carinho e energia que tenho recebido por todo o Maranhão. Aqui, na região do Baixo Parnaíba, não foi diferente. Contem com o nosso comprometimento para ampliar tantas conquistas. Seguimos unidos e fortes em prol da nossa gente! Vamos à vitória!“, acrescentou Brandão.

Mais

Nos próximos dias, como parte da programação da coligação “Para o bem do Maranhão”, Brandão percorrerá os municípios de Viana, Matinha, Cajari, Arari, Cururupu, Central do Maranhão, Mirinzal, Cajapió, São João Batista e São Bento.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 22 de agosto de 2022

Neto Evangelista realiza ação de conscientização sobre lei antifogos


Conscientizar a população sobre a importância de não soltar fogos com ruídos é o objetivo das ações do deputado estadual Neto Evangelista no último final de semana, sobre a Lei de n° 11.805/2022, que proíbe a soltura de fogos com ruídos acima de 100 decibéis no Maranhão.
A cabine de simulação é instalada em praças públicas de São Luís com profissionais de saúde que realizam anamnese e convidam as pessoas a ouvirem o barulho dos fogos como as pessoas de sensibilidade auditiva escutam.
Através dos experimentos os participantes podem perceber como os autistas, animais e pessoas sensíveis escutam os fogos de artifícios. Para Fabiana Colares, mãe de autista, foi uma experiência marcante e emocionante.
“Eu sabia que o barulho incomodava o meu filho, mas não tinha ideia de como era perturbador. É desesperador. Agora entendo o que ele sente, e o que sente também a minha cachorrinha. É uma lei extremamente importante pra nossa sociedade”, relatou a mãe que também possui animais de estimação em casa.
A lei de n° 11.805/2022 é de autoria do deputado estadual Neto Evangelista e já está em vigor. Será regulamentada dentro do prazo de 90 dias pelo poder Executivo e foi pensada para proteger as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com deficiência, recém-nascidos, idosos e animais que, expostos ao barulho de artefatos pirotécnicos, sentem medo, pânico e podem ter reações descontroladas que podem levá-las à morte.
“Em defesa dos animais e principalmente das pessoas mais sensíveis a ruídos e estampidos, os fogos não poderão ultrapassar os 100 decibéis à distância de 100 metros de sua soltura. A infração da lei está sujeito a multa que será repassada ao Fundo Estadual de Saúde”, explicou o parlamentar.
A multa para quem infringir a lei será no valor de R$ 4.284,00 à R$ 21.504,00, conforme a quantidade de fogos utilizados, o valor será dobrado caso a infração seja cometida num período inferior a 30 dias.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 22 de agosto de 2022

MP investiga construção de Câmara Municipal no custo de quase 500 mil em Paulo Ramos


O Ministério Público do Maranhão (MPMA) instaurou um inquérito civil para investigar supostos desvios de verbas públicas na obra de construção da Câmara Municipal de Paulo Ramos no valor de quase R$ 500 mil.

A investigação tem o objetivo de apurar possível irregularidade na aplicação de verba pública e prestação de contas relacionadas à construção da sede da Câmara de Vereadores, no importe original de R$ 485.000,000, concedido pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano – SECID, ao município de Paulo Ramos.

O MP considerou a necessidade de realizar novas diligências em busca de elementos que possibilitem as medidas judiciais ou extrajudiciais cabíveis ao caso.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 21 de agosto de 2022

Pastor Gil recebe apoio do prefeito de Cachoeira Grande


Uma grande festa popular, realizada neste sábado (20), na cidade de Cacheira Grande, Região Munim do Maranhão, marcou a apresentação dos candidatos do prefeito César Castro (PL) aos cachoeirenses nas eleições deste ano.

César foi eleito com praticamente 70% dos votos válidos, o que o coloca como a maior liderança política do Munim na atualidade.

Pastor Gil (PL), que caminha para a reeleição, sentiu de perto a aceitação do prefeito, que aproveitou a oportunidade para inaugurar a Escola Municipal Santo Antônio, entregue completamente reformada aos cachoeireses. O parlamentar não mede esforços para avançar o município.

“Pastor Gil tem visão e qualidades necessárias para continuar representando o povo do Maranhão e em especial o de Cachoeira Grande em Brasília. Precisamos de um deputado que tem uma trajetória séria na política”, citou o prefeito.

“A nossa garantia é continuar transformando a cidade de Cachoeira Grande, firmando parcerias fortes em Brasília. Meu maior compromisso é proporcionar ao povo de Cachoeira uma qualidade de vida melhor, com geração de emprego e renda”, garantiu o deputado Pastor Gil.

blog Neto Cruz

 

  • Tags: