• Thiago Azevedo
  • 26 de agosto de 2022

Direto ao Ponto’ discute intolerância política e extremismo no período eleitoral

O programa ‘Direto ao Ponto’, que foi ao ar pela TV Assembleia, nesta sexta-feira (26), teve como assunto principal a Intolerância política, neste ano eleitoral, e as consequências do extremismo nas relações pessoais. A atração é apresentada pela jornalista Sílvia Tereza, diretora adjunta de Comunicação da Assembleia Legislativa. A entrevistada foi a cientista política Ananda Marques, mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Piauí e integrante do Grupo Executivo de Rede Brasileira de Mulheres Cientistas.

“O tema trazido pelo ‘Direto ao Ponto’ é bastante atual. Temos informações de que há registros de, pelo menos, 26 assassinatos por motivação política no país, somente neste ano, e é preciso analisar todo o cenário que levou a essa situação de intolerância, de extremismo, identificar as causas e discutir a transformação dessa realidade”, ressaltou Silvia Tereza.

O programa compõe a série sobre as Eleições 2022. “A violência política é hoje um problema que a gente precisa discutir”, atesta a cientista política.

No ‘Direto ao Ponto’, Ananda Marques falou sobre o que leva uma pessoa ao extremismo político. “Costumo dizer que tem coisas que a ciência política não explica e que tem que ir para a psicologia, porque são processos psíquicos, de fato. Alguns estudos vão indicar, por exemplo, que a ideologia é um atalho mental, no sentido de que você está posicionado para ouvir determinadas coisas e você vai receber aquilo, não importa o que lhe digam, de uma maneira que está associada a sua posição ideológica”, analisou.

As redes sociais, na visão de Ananda Marques, precisam de uma melhor regulamentação voltada ao período eleitoral, diante de seu alcance.

“O algoritmo acaba promovendo essas bolhas virtuais de você ter acesso a só um tipo de informação. Isso é perigoso, e a gente já vê que isso tem um impacto eleitoral. Os dados do Facebook, por exemplo, são usados para influenciamento de informação. E o que determina o voto é a informação”, afirmou ela sobre o método que usa robôs para identificar quais publicações devem ser entregues para mais ou menos pessoas.

Ela destacou, também, o papel dos candidatos nesse contexto de intolerância política. “O candidato, muitas vezes, é o espelho do seu eleitorado, e vice-versa. Ao mesmo tempo, fica muito difícil saber como as pessoas ouvem isso, porque o candidato é responsável pelo que ele fala, mas também não pode ser por tudo o que as pessoas ouvem. A gente precisa ter essa ponderação”, disse.

E sentenciou: “A gente precisa encontrar um caminho, como país mesmo, como nação, para voltar a conviver com o mínimo de civilidade, porque hoje nós estamos vivendo a completa barbárie”.

O ‘Direto ao Ponto’ tem produção dos jornalistas Ronald Segundo e Márcia Macieira e vai ao ar pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2, da MAXX TV, no canal 17, e pela Sky, no canal 309), todas as sextas-feiras, às 10h30.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 26 de agosto de 2022

Gestão Paula Azevedo realiza XII Conferência Municipal de Saúde em Paço do Lumiar

O período alto da pandemia do Coronavírus em Paço do Lumiar foi marcado por diversas ações de saúde realizadas pela gestão de Paula Azevedo(PCdoB), que colocou o município em destaque no cenário estadual, com sanitização em feiras e espaços públicos, programas de Drive-Thru de Vacinação junto ao Governo do Estado e ações em unidades básicas de saúde e hoje a realidade do município é outra.

Na manhã desta quinta-feira(25), Paula e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde-SEMUS, realizaram a XII Conferência Municipal De Saúde, que abordou o tema “SUS em Tempos de Pandemia”. O evento abordou a situação de saúde da população, a estrutura das redes de serviços e de atenção à saúde, os processos de trabalho da SEMUS e buscou formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde , que terá validade de 04 anos, ainda, fortalecer a participação e o controle social no SUS.

A Secretária Municipal de Saúde, Danielle Pereira, esteve presente, juntamente com a Presidente do Conselho Estadual de Saúde de Maranhão, Maria Raimunda Sobrinho; a Presidenta da Associação Brasileira de Enfermagem no Maranhão- ABEN-MA, Cristina Viana Silva; o Superintendente de Atenção Básica de Saúde do Estado, William Vieira, o vereador de Paço do Lumiar, Miécio Martins(Avante) e o Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Paço do Lumiar, Raimundo Nonato Barbosa.

Paula Azevedo falou em relação ao compromisso do município com a saúde do luminense: “O SUS é fundamental para o nosso país, e desempenha um grande papel em Paço do Lumiar também, cuidar da saúde é um compromisso que a nossa gestão assumiu e sempre tratou com muita seriedade e hoje estamos aqui para falar sobre os resultados que colhemos”, concluiu.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 25 de agosto de 2022

Brandão percorre oito cidades no mesmo dia e confirma favoritismo à reeleição


Cururupu, Central do Maranhão, Guimarães, Mirinzal, Cajapió, São Vicente Ferrer, São João Batista e São Bento. Estas foram as oito cidades percorridas pelo governador do Maranhão e candidato à reeleição, Carlos Brandão, ao longo desta quarta-feira (24).

Nas caminhadas, Brandão confirmou o favoritismo apontado nas últimas pesquisas – em especial, na Ipec, que apontou o governador com 28% das intenções de voto, com 12% de diferença em relação ao segundo colocado.

“Foi com muita alegria e uma energia inspiradora que hoje pude percorrer mais oito cidades do nosso querido Maranhão. E é contagiante poder receber a confiança, o carinho e o brilho no olhar de cada maranhense. Sinal de que entenderam e querem que sigamos transformando nosso estado. E vamos juntos, para o bem do nosso Maranhão”, comemorou Brandão.

O ex-governador e candidato ao Senado, Flávio Dino, também celebrou pelas milhares de pessoas que se reuniram para receber a caravana da coligação “Para o bem do Maranhão” nestes oito municípios.

“Sou muito grato por cada recepção que tivemos nestas cidades, sempre todas com muito agito e carinho. Nelas, lembramos a forte presença do governo do Estado nos últimos anos, sempre atuando na garantia de direitos e em prol do seu desenvolvimento. E ainda há muito mais a ser feito. Vamos em frente”, pontuou Dino.

Quem também comemorou foi Felipe Camarão, candidato a vice-governador. “Esse reconhecimento aumenta nossa responsabilidade de fazer uma gestão ainda melhor para o nosso povo! Juntos, eu e Carlos Brandão, faremos muito mais! Vamos ao trabalho!”, ressaltou.

Nomeação

Também nesta quarta, Brandão usou as redes sociais para anunciar novos investimentos na segurança do estado, com a nomeação de policiais militares e civis.

“Boa notícia! Assinei a nomeação dos 300 novos policiais militares que deve ser publicada hoje no Diário Oficial do Estado. Dos civis, serão nomeados 13 delegados, 13 escrivães e 13 investigadores, além de 7 peritos. Reforço em nossa segurança”, informou o governador.

Mais

Nesta quinta-feira (25), Brandão seguirá com agenda política de campanha no Maranhão, passando pelos municípios de Viana, Matinha, Cajari e Arari, com a caravana da coligação “Para o bem do Maranhão”.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 24 de agosto de 2022

Paço do Lumiar: Mary do Mojo participa de inauguração da Escola no bairro Cidade Verde


A vereadora e candidata a deputada federal, Mary do Mojo participou da inauguração da Escola anexo Cidade Verde. Através de sua indicação 43/2021, o bairro Cidade Verde, foi contemplado com uma Escola de Ensino Infantil.

“Os pais ficam felizes pela oportunidade de ter uma escola próxima a suas casas com uma estrutura boa para o ensino dos seus filhos.” Lucimar (Moradora do bairro).

“Agradeço a Deus em primeiro lugar e a todos os envolvidos por mais esse sonho realizado”. Disse Mary do Mojo.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 24 de agosto de 2022

Mais um ferry começa a operar no sistema de travessia da Ponta da Espera até o do Cujupe

Mais uma embarcação começa a operar no sistema de travessia do Terminal da Ponta da Espera até o Terminal do Cujupe, uma das principais vias de acesso a diversos municípios do estado, principalmente os da Baixada Maranhense.

O ferryboat São Gabriel pertence à empresa Henvil Navegações, do estado do Pará, tendo capacidade para transportar mais de 1 mil passageiros e 100 veículos.

“Com a chegada do São Gabriel, o sistema aquaviário conta agora com cinco embarcações. O ferryboat vem para melhorar muito o sistema e termos capacidade de expandir o volume de usuários e veículos. O próximo passo é resolver a sistemática na venda de passagens de forma online e também antecipada. Estamos avançando e melhorando a vida de muitos maranhenses que utilizam o serviço, além de honrar com o compromisso do governo”, explicou o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Celso Henrique.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 24 de agosto de 2022

Paula Azevedo participa do lançamento do Agosto Lilás

Paço do Lumiar é destaque na região metropolitana e em todo o estado do Maranhão, pelo trabalho de proteção à mulher desenvolvido pela gestão de Paula Azevedo(PCdoB), com ações educativas, programas de profissionalização e criação de canais de atendimento à mulher luminense, além de mobilizações junto à Polícia Militar, escolas e movimentos sociais.

Nesta terça-feira, 23 de agosto, representantes do executivo municipal, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos-SEMDHU, através da Coordenação da Mulher e outras secretarias, participaram da Sessão Solene da Câmara Municipal dos Vereadores de Paço do Lumiar, em alusão à campanha Agosto Lilás, que traz o tema “Viver é o Direito de Todas as Mulheres”, para abordar estratégias pela quebra do ciclo da violência, muitas vezes presente em ambientes de trabalho, grupos sociais e até dentro de casa. Além dos vereadores municipais, o evento contou com a presença da Prefeita Paula Azevedo, da Secretária de Estado da Mulher, Célia Salazar, o Deputado Estadual, Roberto Costa(MDB), o vice-prefeito de Paço do Lumiar, Inaldo Pereira(PSDB) e representantes da Polícia Militar do Estado do Maranhão.

A prefeita Paula Azevedo(PCdoB) destacou a pauta em sua gestão: “A campanha Agosto Lilás seguirá até o fim do mês, e até lá estaremos mobilizando nossa gestão através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos-SEMDHU com muitas ações, pois esse é um trabalho constante, que nós iremos continuar ao longo do ano, como já temos feito”, disse ela.

A vereadora Mary do Mojó(PL) presidiu a sessão e tratou sobre a pauta: “É objetivo do vereador acompanhar o trabalho do gestor municipal, hoje nós estamos falando sobre o direito da mulher, juntos, buscaremos mais ações, mais garantias legais, para que a violência deixe de ser uma realidade em nosso município”, falou a vereadora.

Em 2022, a gestão de Paula Azevedo também criou o canal de atendimento Disque Diversidade, garantiu profissionalização de mulheres pelo projeto “Ela Faz” com o Curso de Formação de Encanadoras, junto à Faculdade IESF, BRK Ambiental e FIEMA, realizou palestras, rodas de conversas, diversos atendimentos com o programa Saúde na Comunidade, que oferece exames e consultas juntamente com outros serviços em comunidades distantes dos grandes centros urbanos e diversas outras atividades.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 24 de agosto de 2022

PF deflagra operação em São Luís e Imperatriz por conta de desvios em recursos da Saúde


A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, dia 24/08/2022, nos municípios de Imperatriz/MA e São Luís/MA, a OPERAÇÃO ESCONSO com o objetivo de desarticular grupo criminoso responsável por promover fraudes licitatórias e outros crimes contra a administração pública no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz/MA.

Durante as investigações foram constatadas diversas irregularidades em um processo de dispensa de licitação que tinha por objetivo a contratação de duas empresas para o fornecimento de camas de UTI, respirador e aparelhos de anestesia destinados ao Centro Municipal de Tratamento do COVID-19 do município de Imperatriz/MA no ano de 2020.

Diligências indicaram que as empresas que participaram do processo pertenciam a um único núcleo familiar de empresários residentes na capital maranhense. Também foi verificado que essas empresas se revezavam em diversos contratos com a Secretaria de Saúde de Imperatriz/MA.

Ademais, uma das empresas participantes do processo não apresenta qualquer tipo de funcionamento e nem mesmo empregados cadastrados, aparentando ser uma empresa de fachada.

A presente operação é um desdobramento da Operação Recôndito, deflagrada na data do dia 03 de março de 2021, com objetivo de investigar fraudes em licitações feitas em 2020 pela Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz.

Estão sendo cumpridos 9 mandados de Busca e Apreensão expedidos pela 2a Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Imperatriz/MA em decorrência de representação da Polícia Federal. Aproximadamente 40 policiais Federais estão sendo empregados nas diligências.

Os investigados poderão responder por associação criminosa (art. 288, caput, do Código Penal), corrupção passiva (art. 317 do Código Penal) e ativa (art. 333 do Código Penal), fraude à licitação (art. 90 da Lei 8.666/93), peculato (art. 312, do Código Penal) e omissão em prestação de contas eleitoral (art. 350 do Código Eleitoral) com penas que podem chegar a 36 anos de prisão

A operação foi denominada ESCONSO por ser uma referência a Operação Recôndito, significando a atuação da Polícia Federal com o escopo de trazer à vista o que se encontra escondido.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 23 de agosto de 2022

Lahesio Bonfim arrasta multidão no Sul do Maranhão

Militantes de movimentos populares, membros dos partidos aliados e uma multidão    foram as ruas no Sul do Maranhão,  caminhadas nas cidades de Fortaleza dos Nogeiras, Balsas e Imperatriz .

Com o objetivo de levar  a esperança de que a gestão de Dr. Lahesio Bomfim do PSC 20  possa recuperar os direitos perdidos pela população durante os últimos anos da gestão  dos governos passados.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 23 de agosto de 2022

RIBEIRO NETO ARRASTA MULTIDÃO EM FESTA DE LANÇAMENTO DA SUA CANDIDATURA A DEPUTADO FEDERAL EM SÃO LUÍS

Já passava de uma hora da tarde deste domingo(21), quando terminou a festa de lançamento da candidatura a deputado federal do vereador de São Luís – Ribeiro Neto(Patriotas).

Desde as primeiras horas da manhã, aliados já se movimentavam objetivando cumprir o cronograma traçado e que tudo saísse conforme o escripit, não deu outra. A festa foi um sucesso.

Caravanas de vários pontos da capital e interior estiveram prestigiando o edil, que vem se destacando entre os seus pares pelo bom trabalho realizado na CMSL. Já com o espaço lotado, por volta das 10:30hs, Ribeiro Neto entrou carregado, e a recepção calorosa fez externar a felicidade visível no semblante do jovem.

Além de apresentar seus candidatos a deputado estadual, entre eles, Joao Batista Segundo(São Luís) professor Joilson e Cadu (Raposa), Ribeiro Neto agradeceu a presença de todos e, ainda, evidenciou um pouco do trabalho que vem realizando em São Luís e que pretende estender ao Maranhão, via Câmara dos Deputados.

“Primeiro gostaria de agradecer a Deus por nos dar mais essa oportunidade de iniciarmos uma nova batalha, que com a graça dele será vitoriosa, pois sem ele nada somos. Quero agradecer, também, a todos que aqui estão. Vocês são amigos, parceiros e simpatizantes que nos acompanham, sabem o quanto tenho feito pela Ilha em 1 ano e 8 meses, razão pela qual decidimos buscar uma cadeira na Câmara Federal ”, enfatizou.

Em uma espécie de prestação de contas, as políticas públicas, como o Fundo Municipal de Combate ao Câncer, crianças seguras nas escolas, programa de saúde bucal para as pessoas com espectro autista, jovens do futuro e leis de acessibilidade – foram alguns dos muitos projetos que tramitam no parlamento ludovicense apresentado aos convidados, que renderam a ele o titulo de melhor e mais atuante vereador na capital, conferido pelo Jornal O Imparcial.

  • Thiago Azevedo
  • 23 de agosto de 2022

2022 Dep. Júnior Lourenço ganha liminar de Desembargadora do TRF1 e suspende Acórdão do TCU

A desembargadora Daniele Maranhão Costa, do Tribunal Regional Federal (TRF1), deferiu na manhã desta terça-feira (13) decisão liminar em favor do deputado federal Júnior Lourenço, do PL, e suspendeu os efeitos do Acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) que o tornava inelegível.

O deputado tinha recebido uma negativa do Juiz Federal Artur Nogueira Feijó que na semana passada negou o pedido de suspensão, porém, desta vez a Desa. Deniele Maranhão derrubou a decisão do magistrado e cancelou a condenação de Júnior Lourenço no TCU.

De acordo com a Desembargadora, no contexto processual, em que demostrado o perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo e a probabilidade de a ação punitiva do TCU, consubstanciada em acórdão condenatório, encontrar-se prescrita.

“Defiro o pedido de antecipação de tutela, concedendo a liminar para suspender os efeitos do Acórdão nº 6609/2021, proferido pela 1ª Câmara do Tribunal de Contas da União da Tomada de Contas Especial nº 018.497/2018-7, até posicionamento definitivo desta Turma”, decide Deniele Maranhão.