
Na noite desta quinta feira (01), o vereador Rafael Neves realizou uma grande festa política em Paço do Lumiar , lideranças dos “quatros cantos” do município atenderam o chamado e compareceram na Inauguração do comitê da vitória em Paço do Lumiar.
Rafael Neves mostrou uma força política surpreendente no apoio aos seus candidatos Marreca Filho, Deputado Federal 5122 , e para deputado estadual, Inácio Mello 45555.
Correligionários , lideranças, amigos e simpatizantes somaram mais de 500 pessoas presentes no evento no bairro Vila Cafeteira .
A senadora Eliziane Gama , esposa do candidato a deputado estadual Inácio Melo no ato representando o mesmo agradeceu o apoio do vereador Rafael destacando a força política jovem Rafael Neves em Paço de Lumiar .
O Deputado Marreca Filho em sua fala reiterou o compromisso com o vereador Rafael Neves para o desenvolvimento do Município de Paço do Lumiar.

O vereador Rafael Neves representa hoje a força jovem da nova política no município, e vem fazendo um excelente trabalho no legislativo municipal.
O vereador Rafael Neves em sua fala agradeceu a presença de todos e reiterou seu apoio também incondicional ao governador Carlos Brandão para sua reeleição, por tudo que tem feito pelo nosso município e pelo Maranhão.

O secretário estadual de Saúde, Tiago Fernandes, vem fortalecendo as campanhas de Carlos Brandão e Flávio Dino em São José de Ribamar. Com o “Encontro de Amigos”, o secretário tem firmado alianças e reforçado parcerias com lideranças locais. Nesta quinta-feira (1º), a reunião aconteceu na Vila Sarney Filho II.

“Com o Encontro de Amigos, já percorremos várias comunidades, conversando com moradores e reunindo o time de apoiadores de Carlos Brandão e Flávio Dino. Em todos os bairros, reforço a minha convicção de que o melhor time de candidatos é o que está ao lado de Carlos Brandão, que representa a continuidade da verdadeira transformação social que foi iniciada pelo nosso ex-governador Flávio Dino”, disse Tiago Fernandes.
Além da Vila Sarney Filho II, nas duas últimas semanas Tiago já esteve nos bairros Jota Câmara, São Raimundo, Recanto do Turu, Jardim Tropical e Piçarreira e se reuniu também com moradores da Vila Alcione e da Quinta. A proposta do encontro é percorrer outras localidades do município.
A líder local que atua na Comunidade da Quinta e pedagoga, Ana Costa, aprova os encontros. “Precisamos lutar pela continuidade de todo o trabalho realizado à frente da secretaria de saúde do estado, principalmente contra a pandemia. Eu estou nesse grupo porque eu acredito que, além da continuidade, esse time resultará em novos projetos e ideias”, contou.
O encontro na Vila Sarney Filho II contou com a presença do ex-secretário e candidato a deputado estadual Carlos Lula. “Obtivemos muitos avanços na saúde pública maranhense, e com o time de Carlos Brandão e Flávio Dino poderemos dar continuidade a esse brilhante trabalho iniciado há seis anos”, enfatizou Carlos Lula.

O programa ‘Direto ao Ponto’, exibido nesta sexta-feira (2), pela TV Assembleia, com apresentação da diretora adjunta de Comunicação da Assembleia Legislativa, jornalista Sílvia Tereza, focou em temas voltados às eleições, destacando o voto dos jovens e o aumento do eleitorado na faixa etária entre 16 e 17 anos no país. A conversa foi com a assessora da Escola Judiciária (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) e coordenadora do projeto Voto Jovem, Lígia Moraes.

A jornalista Sílvia Tereza ressaltou a importância da temática. “A juventude tem um papel importantíssimo nas eleições e era preciso colocar em pauta esse cenário que levou grande número de jovens a buscarem o Título de Eleitor, para estarem aptos a votarem nestas eleições”, declarou.
De acordo com Lígia Moraes, o crescimento de mais de 50% no total de jovens que se regularizaram para as Eleições 2022 é resultado de campanhas de sensibilização do segmento feitas pela Justiça Eleitoral. “Nesse rol de campanhas, os influenciadores digitais tiveram um papel fundamental. Conseguiram atrair essa parcela do eleitorado para que participasse desse processo de escolha”, destacou.
A coordenadora do projeto Voto Jovem detalhou ações institucionais, como as desenvolvidas pelo TRE-MA em unidades de ensino públicas e privadas do Maranhão, e falou dos resultados desse trabalho. “A gente tenta, com essas ações, estimular o exercício da cidadania através do voto consciente, para que possam fazer escolhas de representantes que venham a contribuir para mudanças em seu meio social”, observou.
*Desafio*
Perguntada se a conscientização do jovem é um desafio, ela foi taxativa: “Nesse contexto em que vivemos, sim, porque nós temos muita desinformação eleitoral, muitas fake news, e a gente tem que alertar sobre essas notícias falsas que tentam manipular a opinião pública, que pregam discurso de ódio. A gente adverte que é importante fazer a checagem”.
Ligia Moraes destacou o trabalho feito para melhorar a acessibilidade na hora da votação para jovens com deficiência ou com mobilidade reduzida e pincelou sobre iniciativas que estão sendo planejadas dentro do projeto Voto Jovem para os próximos pleitos.
O programa ‘Direto ao Ponto’ é produzido pelos jornalistas Ronald Segundo e Márcia Macieira. A exibição ocorre todas as sextas-feiras, às 10h30, pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2, da MAXX TV, no canal 17, e pela Sky, no canal 309).

O professor,empresário e candidato a deputado federal, Higor Almeida concederá uma entrevista ao jornalista Leal Júnior nesta sexta-feira a partir do meio-dia na TV Difusora Chapadinha/SBT.
Dentre os assuntos que serão abordados está a campanha eleitoral que está em andamento e sobre as propostas de Higor para o Baixo de Parnaíba.
Higor atualmente é o grande líder político de Chapadinha e região.
Vale a pena assistir a entrevista
Veja o link
https://youtube.com/channel/UCZKShkO6Kjl8CRF3eXF-1mA

Paula Azevedo(PCdoB) é a primeira prefeita a promover políticas em defesa das mulheres de maneira abrangente em Paço do Lumiar. Pela primeira vez, a campanha Agosto Lilás, que aborda o enfrentamento da violência contra a mulher, foi tratada com a devida seriedade que merece por uma gestora municipal. Para comemorar o sucesso das programações pedagógicas, políticas e sociais, Paula trouxe ao município o espetáculo Pão Com Ovo, da Companhia de Artes “Santa Ignorância”, encerrando as programações oficiais de forma divertida para crianças e adultos, levando o tema ao público de todas as idades. A apresentação aconteceu na noite desta quarta-feira(31), na Praça da Família, no Maiobão, com programação organizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos-SEMDHU, através da Coordenação da Mulher, e recebeu mais de 5.000 pessoas. O cronograma de políticas públicas para a mulher no município possui programações realizadas não apenas em agosto, mas também ao longo de todo o ano. Paula conseguiu algo inédito em Paço do Lumiar, ela levou a discussão desse tema tão importante, para ambientes além das assembleias, e conseguiu atingir públicos nunca antes alcançados.

“Foi emocionante ver as crianças saindo alegres do evento, falando sobre a importância de respeitar as mulheres, garantir seus direitos. Com certeza essa geração crescerá com uma nova mentalidade, pois está aprendendo essa lição desde muito cedo”, falou a prefeita Paula Azevedo.

A Secretária Municipal de Direitos Humanos, Suely Cordeiro falou sobre o encerramento: “O Agosto Lilás serviu para potencializar nossas ações constantemente praticadas e levar cada uma delas ao povo. Estamos felizes porque esse evento é um presente a todas as mulheres, que lutam no dia a dia e agora sabem que o poder público não se esqueceu delas”, explicou.
De acordo com Deusina Silva, moradora do Maiobão, o encerramento da campanha Agosto Lilás conseguiu transmitir a mensagem ao público:”Eu não conhecia muita coisa sobre a campanha e confesso que aprendi muito sobre os meus direitos, disse ela.
Durante o mês de agosto, a gestão de Paula Azevedo distribuiu aproximadamente 6.700 absorventes confeccionados e entregues para mulheres em situação vulnerabilidade social, realizou uma sessão sobre o Agosto Lilás junto à Câmara Municipal dos Vereadores e ofereceu serviços gratuitos de saúde, em atividades itinerantes como ações do programa Saúde na Comunidade.
O candidato a governador do Maranhão, Lahesio Bonfim (PSC), confirmou que vai participar do debate do portal Imirante, da Mirante, nesta quinta (1), e desafiou Carlos Brandão (PSB) a comparecer ao evento.
Nas redes sociais, Lahesio Bonfim publicou um vídeo convocando o candidato do Partido Socialista Brasileiro para ir ao debate mostrar “as propostas e ações” do atual governo. O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes também lembrou que Carlos Brandão não compareceu ao último debate entre os candidatos a governador realizado pela TV Difusora.
“Quinta-feira, dia primeiro de setembro, tem o próximo debate com todos os candidatos (ao governo) no portal Imirante. Quer dizer todos não… eu não sei se o (Carlos) Brandão vai. Ei, governador, vamos lá. O povo precisa conhecer você, conhecer as propostas, ou o seu governo vai ser o mesmo do Flávio Dino, da miséria, da fome, da pobreza? O povo quer saber”.
“Dessa vez não tem desculpa, se tiver na Baixada só não pode pegar o Ferryboat se não vai chegar atrasado, mas tu podes vir voando nos jatinhos (…). Só espero que o governador apareça”, afirmou Lahesio Bonfim.
SEMANA DE SABATINAS
Na segunda-feira (29), o candidato a governador participou de sabatinas nos veículos de comunicação da Universidade Federal do Maranhão. Lahesio respondeu a diversas perguntas pela manhã na Rádio Universidade e ressaltou que é necessário focar na geração de emprego e renda no Maranhão. Pelo período da tarde, a sabatina na TV UFMA foi marcada pelas propostas de políticas públicas para os quilombolas e indígenas maranhenses.
Lahesio Bonfim também foi destaque na sabatina da TV Difusora na terça – feira (30). O ex-prefeito revelou que após pesquisas eleitorais mostrarem o crescimento do seu projeto político, inúmeras fake news foram divulgadas nas redes sociais e pela imprensa maranhense. Lahesio também demostrou coragem e afirmou que está preparado.
“Podem vir para cima de mim porque eu tenho a verdade”, disse Lahesio.
Na Rádio Mirante AM, nesta quarta – feira (31), Lahesio defendeu parceira institucional com prefeitos e revelou plano inovador para a economia do Maranhão, ressaltando que pretende ampliar os postos de trabalho no estado.
A coragem e o desempenho de Lahesio Bonfim nas sabatinas despertaram nos eleitores maranhenses o interesse em acompanhar o ex-prefeito de São Pedro do Crentes no debate do Imirante, que será realizado nesta quinta – feira (1). A transmissão será ao vivo por meio do site e do canal do YouTube do Imirante, às 20h30
O governador Carlos Brandão exonerou, a pedido, Celso Henrique Rodrigues Borgneth da presidência da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). O órgão passará a ser comandado por Gilberto Lins Neto.
Gilberto Lins era assessor especial da MOB.
Com a exoneração, dada sobretudo a críticas feitas à sua condução na crise no Sistema de Transporte Aquaviário com as embarcações do ferryboat, Celso Borgneth volta a Balsas onde é vice-prefeito e deve assumir a Prefeitura por um período com a licença do prefeito Erick Silva(PDT).
Veja a publicação do Diário Oficial do Estado.

Com as bandeiras da geração de emprego, renda, desenvolvimento e justiça social, o candidato a governador, Simplício Araújo vem pregando que caso seja eleito vai enxugar a máquina pública, renunciando inclusive as regalias e os privilégios.
“Eleito Governador, não usarei Palácio como morada, não empregarei parentes, reduzirei para 14 as secretarias estaduais, no máximo! Rediscutirei a alocação de recursos, na primeira oportunidade, para potencialização da Educação, Saúde e Segurança, atividades fim do estado”, disse Simplício.
Simplício é o único candidato que vem mostrando propostas pé no chão, claras, concisas, frente a realidade do Maranhão, defendo enxugar a máquina pública. Suas propostas inclusive, estão inclusive sendo copiadas por alguns de seus concorrentes.
Outra medida defendida por ele, é o programa Cartão Alimentação e Transporte Maranhão, que podem dinamizar a politica de restaurantes populares e do sistema de transporte público. “O Cartão Alimentação e Transporte do Maranhão vai substituir o programa restaurante popular, levando comida na mesa dos mais pobres, vendas para lanchonetes e restaurantes, usando produção local nas refeições que podem também ser adquiridas e levadas para consumo nas residências”, disse.
Ele também já citou a afronta dos mega comitês montados no bairro com o metro quadrado, para aluguel ou compra, mais caro de São Luís.

Na tarde desta quarta-feira, 31, haverá o ensaio geral para o debate do Imirante com os candidatos ao governo do Maranhão. O ensaio é para definição das posições de câmeras e organização do estúdio para receber os sete postulantes ao comando do Palácio dos Leões.
O programa, que terá início as 20h30, será transmitido pelo canal do Youtube do portal Imirante. Terá duração de 3 horas e pelas regras, sete dos nove candidatos ao governo estão aptos a participar.
Regras
O debate do Imirante com os candidatos ao governo terá quatro blocos. O primeiro é com as perguntas dos jornalistas do Grupo Mirante. Os temas são livres e as perguntas serão sorteadas. Também será sorteado o candidato que responderá e o candidato que vai comentar a resposta de seu concorrente.
O segundo bloco do debate será com perguntas entre candidatos com temas definidos e escolhidos por sorteio. No terceiro bloco, os candidatos voltam a fazer perguntas entre si, mas desta vez, com temas livres.
Encerrando o debate, os candidatos poderão fazer as considerações finais.

Uma grande caminhada na cidade de Magalhães de Almeida marcou mais um ato político em apoio à reeleição do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB). O evento, realizado pela liderança do município, Costa Júnior, também reforçou as candidaturas do ex-governador Flávio Dino ao Senado; de Carlos Brandão ao governo e de Flávia Alves à Câmara Federal.
A caminhada, que contou com a participação empolgada de centenas de apoiadores, percorreu as principais ruas de Magalhães de Almeida, numa forte demostração de apoio ao deputado Othelino e à coligação ‘Juntos Pelo Bem do Maranhão’, encabeçada pelo governador Carlos Brandão e o ex-secretário Felipe Camarão, que também esteve presente no evento.

O ato culminou com um comício na Praça Central. Na ocasião, Othelino Neto, que já conquistou expressivas votações no município, nas eleições anteriores, falou da sua relação com a cidade e das conquistas obtidas em favor da população.
“Agradeço imensamente a confiança dos magalhenses ao nosso projeto de continuar trabalhando pela cidade e pelo estado. Nosso empenho para trazer as melhorias ao município continuará com mais afinco ainda”, garantiu Othelino.

O parlamentar destacou algumas ações conquistadas com seu apoio, entre elas a implantação do sistema de abastecimento d´água no bairro Novo Horizonte, instalação de rede elétrica no Acampamento Vitória e a reforma da Escola Dionilo Gonçalves Costa.

*Forças*
A candidata a deputada federal, Flávia Alves (PCdoB), colocou-se à disposição da população. “Quero unir forças com Othelino e todo o time para ajudar no desenvolvimento de Magalhães de Almeida” disse.
Costa Júnior, liderança política do município, que coordenou o ato, agradeceu os muitos feitos do presidente da Assembleia Legislativa na cidade. “Gratidão é o sentimento que temos por tantos benefícios alcançados com o apoio do deputado”, disse.