
Na última quarta (07), o prefeito de Turiaçu, Edesio Cavalcanti, marcou presença nos desfiles da cidade, em comemoração da independência do Brasil, proclamada em 7 de setembro de 1822 e que completou 200 anos em 2022. O gestor estava acompanhado da primeira dama Beth Cavalcanti, do deputado Ricardo Rios e d vereadores e secretários locais.

Realizados em frente á prefeitura da terra do abacaxi, os desfiles contaram com a participação de diferentes escolas do município, representadas por alunos de nível médio, bem como também contou com a participação da Setcultury, banda independente formada por artistas turienses.
O prefeito participou, ao lado de Ricardo Rios e do vereador Adonilson Rabelo, da cerimônia onde foram hasteadas as bandeiras do Brasil, do Maranhão, e de Turiaçu, assim como aproveitou para fazer um discurso para os moradores do município que estavam presentes.

“Estou muito feliz, por conseguir, com a ajuda dos meus amigos deputados e do governador do nosso estado, organizar essa celebração, que presenciada pelo meu povo, ainda temos mais de dois anos para trazer mais benefícios para a população turiense e pretendo aproveitar muito esse tempo para trabalhar.”, contou Edesio Cavalcanti, em trecho do discurso.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, nesta quinta-feira (8), de uma grande passeata no município de Vargem Grande em apoio à sua candidatura à reeleição. O evento, organizado pelo prefeito Carlinhos Barros, contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão (PSB), também candidato à reeleição.

Uma multidão de vargem-grandenses acompanhou o percurso pelas ruas da cidade. Othelino Neto foi o deputado estadual mais votado no município nas últimas eleições e tem forte atuação em Vargem Grande. Por meio do seu mandato, contribuiu para que inúmeros benefícios chegassem à população, com a destinação de emendas, solicitações e indicações de obras em diversas áreas, principalmente, na infraestrutura.
Em seu discurso, o chefe do Legislativo maranhense renovou o seu compromisso com Vargem Grande e reafirmou a parceria com o prefeito Carlinhos Barros, que tem refletido em inúmeras melhorias para o município. “Aqui temos trabalho e, se Deus quiser e o povo do Maranhão também, seguiremos fazendo muito mais por Vargem Grande”, afirmou Othelino Neto.

*Time da Vitória*
O governador Carlos Brandão reforçou o compromisso do Governo do Estado com Vargem Grande. “Podem contar comigo, Othelino e Lula na Presidência para continuarmos transformando essa cidade em um lugar melhor para se viver”, garantiu.

O prefeito Carlinhos Barros afirmou que Vargem Grande está ao lado do Time da Vitória para que o Maranhão continue no rumo certo. “Nosso objetivo é darmos a maior votação da história tanto para o deputado Othelino, quanto para o governador Carlos Brandão. Vargem Grande sabe reconhecer aqueles que olham pela nossa cidade e ajudam para que cresçamos cada vez mais”, declarou.

A prefeita Paula Azevedo(PCdoB) colocou seu time em campo mais uma vez em Paço do Lumiar para apoiar seus candidatos na corrida eleitoral de 2022. Paula lotou o auditório do espaço “Amarelinho”, no Residencial Bob Kennedy, na noite desta terça-feira(06) em uma plenária com o candidato e deputado federal Márcio Jerry(PCdoB) e com os candidatos ao legislativo estadual Rodrigo Lago(PSB) e Pará Figueiredo(PL), além da vereadora Vanusa Neves(PCdoB) e lideranças comunitárias. Paula é forte em Paço do Lumiar e enfraquece grupos adversários que cada vez mais se seguram em parcerias fracas com políticos que de uma hora para outra começaram a declarar “orgulho” por Paço do Lumiar. O povo escolheu seu lado e Paula pavimenta o caminho para as próximas eleições pelo grande trabalho realizado no município.
A prefeita falou sobre a importância de mobilizar o povo durante o decisivo período eleitoral:”Temos que manter nosso projeto de fazer Paço do Lumiar crescer, votar em quem tem trabalhado junto da nossa gestão e não aceitar promessas de quem nunca esteve com o povo luminense. Este é um momento decisivo para o Brasil e todo o time do Lula e de Carlos Brandão é o nosso time e hoje demonstramos a nossa força para Paço do Lumiar seguir avançando”, falou a prefeita.
Márcio Jerry também destacou o momento político da prefeita:”Eu nunca vi uma gestora tão dedicada como a Paula, nesse momento decisivo é importante ter uma liderança forte como ela ao nosso lado. Tenho certeza que em breve Paço do Lumiar terá uma representante de peso, quem sabe na Câmara dos Deputados ou em outro cargo importante, pois o povo reconhece o trabalho de quem ama o que faz”, explicou.

A TV Assembleia celebrará os 410 anos de fundação de São Luís com a estreia de especial que resgata a trajetória de uma das personagens mais emblemáticas da história da cidade: Ana Joaquina Jansen Pereira. O documentário ‘Me chame Donana Jansen’ terá primeira exibição, de forma simultânea, na emissora e em seu canal no Youtube, nesta quinta-feira (8 de setembro, aniversário da cidade), às 20h.
A produção, idealizada pelo diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa, jornalista Edwin Jinkings, que também assina a direção-geral, festeja a cidade jogando luz sobre aspectos diferenciados da vida da protagonista.

“A TV Assembleia comemora o aniversário da nossa secular São Luís levando ao ar atrações especiais, pensadas para celebrar a cidade, sua cultura e sua gente. O documentário ‘Me chame Donana Jansen’ é um desses presentes e faz um recorte da história a partir de momentos protagonizados por Ana Jansen, personagem que está eternizada pelos ludovicenses como lenda”, ressalta Edwin Jinkings, destacando também o programa ‘Cultura em Pauta’, com convidados especiais e apresentação de Emanuel Jesus, que vai ao ar neste dia 8, às 21h.
Fruto de cuidadosa pesquisa, ‘Me chame Donana Jansen’ visita endereços e logradouros ligados à história de Ana Jansen, relembra causos que marcaram sua trajetória e reúne entrevistas com descendentes e pesquisadores especialistas na personagem.
O roteiro do documentário é da jornalista Márcia Carvalho, com entrevistas de Elda Borges e Márcia Carvalho, e produção de Ananda Fontenele e Natália Coutinho. As imagens são assinadas por Fábio Lima e a edição e pós-edição, por Leoti.
*História*
No roteiro, o documentário resgata a história da comerciante e escravocrata Ana Jansen, uma das personagens mais conhecidas da história do Maranhão. Dona de posicionamentos firmes, pulso forte e opiniões vanguardistas, marcou seu tempo também por atitudes vistas como escandalosas e pouco condizentes para uma mulher de sua época.
Sua força e influência foram tantas que Ana Jansen figura entre as lendas de São Luís, segundo a qual até hoje vagueia nas madrugadas das sextas-feiras em sua carruagem fazendo assombração pelas históricas ruas de São Luís.

O Governo do Estado, na gestão do governador Carlos Brandão (PSB), destinou 3km de asfalto para beneficiar ruas da sede do município de Pirapemas, no interior maranhense, mas as obras já enfrentam problemas.
Ocorre que o prefeito Fernando Cutrim, com apoio de assessores, impediram o início das obras, alegando que as ruas selecionadas já eram alvo de uma suposta licitação do município.
Segundo informações, o prefeito rasgou um documento Governo Estadual sobre o aval das obras e ainda invadiu um dos veículos que seriam utilizados para fazer a terraplanagem e, posteriormente, o asfaltamento das ruas.
As ruas selecionadas pelo Governo Brandão, há anos, sofrem com a falta de infraestrutura, afetando a vida de milhares de pessoas que vivem na região ou dependem dela para transitar na cidade.

Em busca de seu primeiro mandato, o Dr. Fernando França deu demonstração de que não vai brincar de fazer política. Em eventos realizados pela capital São Luís e São José de Ribamar, França reuniu apoiadores de sua candidatura nos bairros Tropical e Cidade Operaria.
O ato, que contou com a presença de vários carros e motos de apoiadores, também foi marcado pela declaração de apoio da população.

Dr. Fernado agradeceu a presença de todos ao evento. Ele ressaltou a boa relação de amizade e a parceria que mantém com várias lideranças pelo estado do Maranhão.

O médico e candidato a deputado federal, progressistas (PP), iniciou sua campanha em Primeira Cruz no encontro contou a participação dos apoiadores Odilon Duarte, presidente da associação de jovens empreendedores (AJEMA) e também com o deputado estadual Wendell Lages. Seus apoiadores apostam em propostas novas e diferentes, como o desenvolvimento do empreendedorismo por jovens e a renovação das políticas públicas no estado do Maranhão.
Nesta ocasião, na presença de jovens e lideranças comunitárias de diferentes lugarejos, Fernando França percorreu as ruas da cidade para celebrar a crescente aceitação da população local. O candidato conversou com moradores e populares locais enquanto apresentou sua candidatura ficha limpa. Já o opositor, Sérgio Albuquerque, ex-prefeito da cidade e candidato a deputado estadual sofreu impugnação configurando ato doloso por improbidade administrativa.
Durante o evento, Fernando França manifestou a necessidade de atualizar o quadro político do município, levantando questões sobre a política histórica da cidade e sublinhando que Primeira Cruz e os seus eleitores “não têm dono”.
No dia seguinte, de Dr. Fernando França foi a São Luís, onde tinha agenda marcada para o evento do Dia dos Pais em Novo Paço, bairro de Paço do Lumiar.


A agricultora sindicalista Paula Azevedo(PCdoB) já foi vice-prefeita de Paço do Lumiar e venceu a corrida eleitoral para prefeita em 2020, se tornando uma referência em poucos anos de trabalho como liderança na vida pública. Depois que Paula tirou Paço do Lumiar de décadas de atraso e estabeleceu uma forte relação com o governo estadual de Flávio Dino(PSB) e depois com Carlos Brandão(PSB), e segue mostrando a força política e o prestígio que tem com o povo de Paço do Lumiar. Nesta sexta-feira(02), Paula mobilizou o time do PCdoB luminense e levou uma grande comitiva com mais de 300 pessoas para a “Caravana Lula em São Luís”. Moradores do Maiobão, Iguaíba, Lima Verde, Cohabiano, apoiadores da gestão e residentes de outras 15 comunidades marcaram presença no evento. O ato simboliza um momento importante para Paula Azevedo, que expressa um grande crescimento que pode futuramente levá-la a representar os luminenses no legislativo estadual ou federal, como já sugerem muitos eleitores. Com Lula eleito, a expectativa que fica é de otimismo para novos recursos para o povo luminense e uma parceria que pode significar um grande impulsionamento para a carreira política de Paula Azevedo, colocando a prefeita da agricultura familiar em uma posição de evidência nacional em um futuro próximo.
Após o evento, Paula Azevedo falou sobre a participação no encontro:”Lula é o maior presidente que já tivemos até hoje em nosso país, ele merece voltar. Eu estou otimista, pois temos uma linha de contatos importantíssima para Paço do Lumiar, com Carlos Brandão(PSB) governador, Flávio Dino(PSB) no senado, e Lula(PT) presidente, teremos as portas abertas para o nosso município avançar muito mais, para isso, contamos com o apoio dos nossos eleitores”, falou Paula Azevedo.
Lula fez um pronunciamento forte e prometeu promover políticas públicas que beneficiarão os municípios maranhenses: “O Maranhão é um dos estados que mais nos apoiam e este ano a promessa é superar todos os outros em número de votos, enquanto estivemos no poder, investiremos na base, na população mais pobre. Não podemos permitir que a presidência da república continue sendo inimiga do povo , vamos nos unir e colocar o Brasil nos trilhos do desenvolvimento”, destacou.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, nesta sexta-feira (2), do ato político “Todos Juntos pelo Maranhão”, com a presença do candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A candidata à primeira suplência na chapa de Flávio Dino (PSB) ao Senado, Ana Paula Lobato (PSB), também esteve presente ao evento, que reuniu uma multidão de apoiadores na Praça Maria Aragão, em São Luis.

Caravanas de diversos municípios maranhenses deram corpo ao grande comício, que também foi uma manifestação de apoio às candidaturas de Carlos Brandão (PSB) ao Governo do Estado e de Flávio Dino ao Senado Federal.
Othelino Neto afirmou que o ex-presidente Lula fez um grande trabalho pelo Brasil, principalmente, voltado às populações mais pobres e vulneráveis. O parlamentar destacou que a união dessa frente nordestina, com as candidaturas de Lula, Carlos Brandão e Flávio Dino, só tem a beneficiar o Maranhão.
“O Brasil vai voltar a ser feliz de novo e o Maranhão continuará no rumo certo. Esse é o time da vitória, o time que pensa no bem da população”, assinalou.
Ana Paula Lobato ratificou o compromisso de todo o grupo político em eleger Lula presidente, Carlos Brandão governador e Flávio Dino senador. “Estamos juntos nesta caminhada, pelo bem do Brasil e do Maranhão!”, declarou.
União
Em seu pronunciamento, o governador Carlos Brandão falou sobre as inúmeras ações do Governo do Estado nos últimos anos e ressaltou a importância de Lula voltar a ser presidente do país.
“Tenho certeza de que faremos um grande governo com Lula na Presidência e Flávio Dino no Senado. Nós vamos lhe dar essa vitória, presidente Lula, agora com mais sabor, sabor de escola, sabor de hospital, sabor de Restaurante Popular. Vamos à luta!”, afirmou.
O ex-governador Flavio Dino também ressaltou o apoio à eleição de Lula e de Carlos Brandão. a. “Quem quer liberdade é Lula. Quem quer igualdade é Lula. Quem quer fraternidade é Lula. O caminho de Lula, o nosso caminho no Maranhão tem nome e número: é Brandão 40. É ele que representa essa vitória aqui”, ratificou.
Em seu discurso, Lula falou da gratidão que tem pelo povo maranhense, que lhe conferiu uma expressiva votação nas duas vezes em que foi eleito presidente do Brasil. “Ao Maranhão, toda a minha deferência e o meu muito obrigado. Vamos eleger Flávio Dino senador e Brandão governador para a vida melhorar”, disse.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), participou de um grande encontro com lideranças e populares em Barão de Grajaú, organizado pela prefeita Claudimê Araújo. No ato, a gestora do município confirmou o apoio de seu grupo político à reeleição do chefe do Parlamento Estadual.

Pessoas vindas de todos os cantos do município marcaram presença no evento, ocorrido no Atlântico Clube.
Para Othelino, a grande adesão dos baronenses à sua candidatura é resultado do trabalho que ele vem realizando em benefício da população, como a indicação para implantação do Restaurante Popular, serviços de pavimentação asfáltica de ruas e emendas para a saúde.

“Foi uma linda festa que me deixou imensamente feliz com tanto apoio aos nossos propósitos de continuar levando aos municípios os benefícios que realmente impactam na vida das pessoas. E é uma honra contar com o apoio da prefeita Claudimê Araújo e de todo o seu grupo político”, afirmou Othelino.
A prefeita Claudimê Araújo destacou o empenho do chefe do Legislativo maranhense para ajudar no desenvolvimento da cidade’.
“Essa forte parceria que mantemos foi fundamental para conseguirmos as melhorias que o nosso povo tanto espera”, disse a gestora, destacando, ainda, seu apoio à reeleição de Carlos Brandão ao governo e às candidatura de Flávio Dino ao Senado e do deputado federal Edilázio Júnior, que também esteve presente no evento.