Candidatas eleitas ao cargo de deputada estadual pelo Maranhão
Das 42 cadeiras na Assembleia Legislativa do Maranhão, 8 serão ocupadas por primeiras-damas. Foram 7 candidatas eleitas 7 e 1 reeleita, a deputada estadual Daniella (PSB), esposa do prefeito de Caxias, Fábio Gentil.
As novatas são: Iracema Vale – esposa do prefeito de Belágua, Herlon Costa; Solange Almeida – esposa do prefeito de Igarapé do Meio, Almeida; Dra Vivianne – esposa do prefeito de Balsas, Dr. Erik; Abigail – esposa do prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles; Edna Silva – esposa do prefeito de de Buriticupu, João Carlos; Janaina Ramos – esposa do prefeito de Imperatriz, Assis Ramos; e Claudia Coutinho – esposa do prefeito de de Matões, Ferdinando Coutinho.

Além das primeiras-damas, o Poder Legislativo será ocupado por 4 maridos de prefeitas e dois filhos de prefeitos. Os eleitos Davi Brandão, filho do prefeito de Bacabal, Edvan Brandão, e Ricardo Arruda (MDB), filho do prefeito de Grajaú, Mercial Arruda.

Os ‘primeiros-damos’ são: Hemetério Weba esposo da prefeita de Nova Olinda, Iracy Weba; Aluizio Santos esposo da prefeita de Chapadinha, Belezinha; Claudio Cunha esposo da prefeita de Serrano, Val Cunha; e Junior França esposo da prefeita de Santa Luzia, França do Macaquinho.

O prefeito do povo Edésio Cavalcanti continua na cidade, junto do povo, conversando com as pessoas, ouvindo a população, enquanto os adversários da sua gestão todos foram embora, levando uns poucos votos da população turiense.
Edésio que obteve mais uma vitória esmagadora em cima da falida oposição, composta por pessoas completamente interessadas nos seus e somente neles.

Edésio tem respaldo perante a população que cansou de ser enganada por uma turma que até 2020 surrupiava os cofres da prefeitura turiense.
O prefeito Edésio com o trabalho, dedicação, seriedade e lealdade aos cidadãos turienses, recebeu novamente destes o reconhecimento por tudo que tem feito pelo bem da coletividade.

Enquanto institutos nacionais passam vergonha depois da apuração dos resultados das disputas eleitorais para presidente da República e para vários governos estaduais, no Maranhão quem se consagrou foi a Econométrica.
Abertas as urnas no estado, descobriu-se que a pesquisa feita pelo instituto entre os dias 23 e 27 de setembro praticamente cravou o resultado oficial.
Para o governo, o levantamento apontava o governador Carlos Brandão (PSB) reeleito no primeiro turno, com 51,8% dos votos válidos – o resultado foi eleição reeleição do socialista com 51,29%.
Para o Senado, outro acerto “na mosca”: Flávio Dino (PSB) elegeu-se com 62,4% dos votos. A pesquisa Econométrica apontou 64,6%.
Isso sem contar o acerto em relação aos demais candidatos.


O prefeito de Turiaçu , Edésio Cavalcante, mostrou que seu trabalho à frente da prefeitura, foi refletido aos seu candidatos à deputado.
Destacando o desempenho do deputado federal Aluísio Mendes (PSC), que alcançou mais de 9 mil votos dentro do município, uma vitória esmagadora diante dos pseudos-opositores, também conseguiu reeleger o deputado Ricardo Rios( PCdoB) , com expressiva votação de mais de 6mil votos dentro do município.
O resultado nas urnas, transpareceu o trabalho desenvolvido pelo gestor à frente da terra do abacaxi, comprovado em pesquisas de aceitação pública. Agora, com esses resultados, somados com trabalho, à reeleição deve ficar mais fácil ainda, uma vez que não há mais oposição na cidade .

Além da saúde e educação, o candidato Dr Fernando França, apoia a causa dos “Pipeiros” ele defende regulamentação da prática das pipas como esporte.
“Somos Pipeiros, não criminosos”
Doutor Fernando França saiu em defesa de todos os praticantes de pipa, os chamados “Pipeiros” do Maranhão, com uma observação que classificou como desrespeito à lei estadual que proíbe tais atividades. Neste domingo (25) o Dr. Fernando França conheceu um grupo de lideranças dos “Pipeiros” no Viva Maiobão, São Luis.
“Ao tomar algumas medidas de segurança, você pode se divertir sem colocar sua vida em risco”, diz o Dr. Fernando França.
Segundo ele, fornecer espaço suficiente para soltar pipas será uma das primeiras soluções antes da criminalização.
Doutor Fernando também alertou para a falta de assistência: “só olhamos para cima quando empinamos pipa, então corremos o risco de ser atropelados, cair tábuas ou buracos”.
Para a prática do esporte com segurança é preciso ter um local mais adequado possível, um terreno plano, sem obstáculos evitará acidentes inclusive no trânsito, com ciclistas, motos e carros que podem estar ali e correr o risco de ser atingido pela linha.
Um outro risco está, muitas vezes, na rede elétrica, pois o simples ato de tentar puxar uma pipa presa aos fios de alta tensão pode provocar uma violenta descarga elétrica, capaz de levar à morte

Pesquisa de intenção de voto com os eleitores do Maranhão, realizada pelo Inop (Instituto Nacional de Opinião Pública Ltda), contratada pelo blog do Matias Marinho e o programa Xeque-Mate, mostra tendência de vitória do governador Carlos Brandão (PSB) ainda no primeiro turno.
Nos votos válidos, o governador Carlos Brandão (PSB) aparece com 48,64% das intenções de voto.
A pesquisa também aponta para uma árdua disputa pela segunda colocação entre o senador Weverton Rocha (PDT) e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim (PSC). Weverton aparece com 23,65%, enquanto Lahésio tem 20,60% dos votos, em um empate técnico.
Logo após, o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PSD), aparece com 5,91% dos votos válidos.
Seguido do candidato do Solidariedade, Simplício Araújo, com 0,40%, do Professor Joás Moraes, do Democracia Cristã, com 0,33%.
Frank Costa (PCO) e Hertz Dias (PSTU) aparecem empatados com 0,20% e Enilton Rodrigues, do PSOL, com 0,07%.
_Flávio Dino segue como franco favorito na disputa ao Senado Federal_
O Inop também confirmou o favoritismo do ex-governador Flávio Dino, candidato ao senado pelo PSB.
Na consulta dos votos válidos, Dino aparece com 65,48% dos votos, enquanto o senador Roberto Rocha (PTB), que concorre à reeleição, aparece com 30,35%.
Logo depois aparecem os candidatos Pastor Ivo Nogueira (DC), com 2,13%, seguido de Saulo Arcangeli (PSTU) e Antônia Cariongo (PSOL) com 1,03% cada.
A eleição ao Senado Federal é de apenas um turno.
O levantamento, que tem registro MA-05865/2022 , ouviu 1.659 eleitores nos dias 10 a 14 de setembro em 40 municípios. O grau de confiabilidade é de 95% e a margem de erro é de 2,4% para mais ou para menos.

Na última sexta-feira (24) o Candidato a Deputado Federal (1177) teve a oportunidade de visitar o espaço multissetorial estadual da 20ª Feira da Indústria e Comércio de Imperatriz (FECOIMP), realizada no Centro de Convenções de Imperatriz, uma das maiores feiras de comércio do Maranhão. Em cada visita, o Dr. Fernando Franza conquistou o apoio popular e conquistou o mandato de deputado federal.
Durante sua visita à FECOIMP, o Dr. Fernando França conversou com lideranças locais, empresários de destaque, presidente da Associação de Jovens Empresários e governador Brandon (PSB) que visitaram o importante espaço da feira de negócios. “Minha iniciativa de visitar e apoiar a 20ª edição da Feira, assim como todos os outros grandes eventos, demonstra que acredito na importância da produção local e do firmamento de negócios no Estado do Maranhão”, destacou Dr. Fernando França.
Promovida Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e apoiada pelo governo do Maranhão, a Fecoimp foi até 24 de setembro e dinamizou a economia e o mercado local com a apresentação de produtos e serviços de alta qualidade.
A 20ª Expo inclui rodadas de negócios e festivais gastronômicos, além de 08 lojas de alimentação, são 180 estandes no pavilhão central e 20 estandes na área externa. O evento atraiu milhares do Maranhão e de outros estados brasileiros.


Laercio Faray recebeu uma multidão de apoiadores e lideranças neste sábado (24) na cidade de Viana, numa reunião de apoio ao candidato Dr. Yglesio (Deputado Estadual 40321), que foi recebido calorosamente pela comunidade.
Em discurso de apresentação do candidato Yglesio, Laercio Faray destacou o apoio do deputado e candidato à reeleição, seu amigo de longas datas e apoiador na cidade de Viana.
Na oportunidade, Faray pediu apoio aos amigos eleitores à reeleição de Yglesio, para que seja dada a continuidade ao grande trabalho na Assembleia Legislativa.

Dr. Yglesio Moyses falou também da sua amizade com Laercio Faray e do apoio político em sua campanha para o Legislativo, se colocando à disposição para continuar apoiando o seu projeto político, trazendo melhorias para Viana.

“Com a adoção de algumas medidas de segurança é possível se divertir sem colocar vidas em risco”, afirma Dr. Fernando França.
Dr. Fernando França saiu em defesa de todos os praticantes de Pipa, os chamados “pipeiros” do Maranhão e foi firme com suas colocações o qual classificou como desrespeito à lei que proíbe esse tipo de atividade no Estado.
De acordo com ele, um espaço adequado que possa ser disponibilizado para prática de soltar pipa seria uma das primeiras soluções antes de criminalizar.
Dr. Fernando alertou ainda que a falta de atenção porque no momento de empinar a pipa só olhamos para o alto e com isso, corremos o risco de atropelamento, queda de lajes ou buracos.
O local mais indicado é um terreno plano, sem muitos obstáculos evitando acidentes também no trânsito com ciclistas, carros e motociclistas que podem ser atingidos pela linha.
Outro perigo está, muitas vezes, na rede elétrica, pois o simples ato de tentar puxar uma pipa presa aos fios de alta tensão pode provocar uma violenta descarga elétrica, capaz de levar à morte.

A vereadora Bianca Mendes recebeu apoiadores e lideranças em sua residência na noite de quinta-feira (22), na Vila São José, numa reunião de apoio aos candidatos Márcio Jerry (Deputado Federal 6513) e Glalbert Cutrim (Deputado Estadual 12123), que foram recebidos calorosamente pela comunidade.
Em discurso de apresentação dos candidatos, a vereadora Bianca destacou o apoio do deputado e candidato à reeleição, Glalbert Cutrim, seu amigo de longas datas e apoiador do seu mandato como vereadora luminense. Reconheceu ainda o apoio político do Deputado Federal e candidato a reeleição, Márcio Jerry, que, enquanto Secretário das Cidades (Secid), trouxe várias obras e serviços de infraestrutura viária de grande relevância para o município, como a pavimentação de ruas e avenidas da Vila São José.
Na oportunidade, a vereadora Bianca reafirmou o seu apoio à prefeita Paula Azevedo, e pediu apoio aos amigos eleitores à reeleição de Jerry e Glalbert, para que seja dada a continuidade às grandes obras estruturantes em toda a cidade de Paço do Lumiar, bem como, a construção de uma praça na comunidade da Vila São José.

Glalbert Cutrim falou também da sua amizade com a vereadora Bianca e do apoio dispensado em sua campanha para o Legislativo, se colocando à disposição para continuar apoiando o seu projeto político, trazendo ainda mais melhorias para os luminenses. Márcio Jerry agradeceu o apoio de Bianca e da Prefeita Paula Azevedo, onde juntos puderam trazer, em dois anos, várias obras de infraestrutura para o município.