• Thiago Azevedo
  • 8 de outubro de 2022

Turiaçu é destaque no Ranking de Atenção Básica da Saúde

Turiaçu é destaque no Ranking de Atenção Básica da Saúde (Previne Brasil) e fica em 74° lugar entre dos 217 municípios do Estado do Maranhão e em 10° lugar no ranking regional com índice de 7.96!!!

É algo grandioso o que a Saúde de Turiaçu tem feito, e é reconhecido em âmbito Estadual!

É a Prefeitura Municipal de Turiaçu, na Administração do Prefeito Edésio Cavalcanti, através da Secretaria Municipal de Saúde, fazendo história.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 8 de outubro de 2022

Prefeitura de Turiaçu realiza curso de capacitação em empreendedorismo

A administração pública municipal de Turiaçu, através do programa Cidade Empreendedora e Sebrae, realizou o curso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos pela Sala do Empreendedor, fazendo com que a partir deste, os participantes tenham a noção das aptidões de como iniciar um projeto nas mais variadas áreas de sua responsabilidade e aplicando os investimentos conforme suas causas e consequências.

O Prefeito Municipal Edésio Cavalcanti se fez presente e participou do momento, que foi de grande importância para o cenário do empreendedorismo e gestão empreendedora.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 7 de outubro de 2022

Datafolha: Lula tem 49% no 2º turno, e Bolsonaro, 44%

G1

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (7), encomendada pela Globo e pela “Folha de S.Paulo”, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 44%. Este é o primeiro levantamento do instituto feito após o primeiro turno das eleições.

Lula (PT): 49%
Bolsonaro (PL): 44%
Brancos e nulos: 6%
Não sabem/não responderam: 2%

Nos votos válidos, o levantamento apontou que Lula tem 53%, e Bolsonaro, 47%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Foram entrevistadas 2.884 pessoas, entre quarta-feira (5) e sexta-feira (7), em 170 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02012/2022.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 7 de outubro de 2022

O bom momento na política de Ana Paula Lobato

A vice-prefeita de Pinheiro e primeira suplente eleita na chapa do senador Flávio Dino (PSB), Ana Paula Lobato, vai atravessando um excelente momento na política.

Ana Paula, caso o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vença o 2º Turno, deve assumir a titularidade no Senado, uma vez que o petista já deixou claro que irá convidar Flávio Dino para sua equipe de governo.

Além disso, o nome de Ana Paula tem crescido para a disputa pela Prefeitura de Pinheiro, já nas eleições de 2024, principalmente depois do desastroso resultado das urnas para o atual prefeito da cidade, Luciano Genésio.

Se já não bastasse o afastamento de Genésio da Prefeitura de Pinheiro, solicitado pela Polícia Federal, todos os candidatos do prefeito foram derrotados na cidade.

Luciano queria reeleger a ex-esposa, deputada estadual Thaiza Hortegal, e eleger a irmã Lucyana Genésio para a Câmara Federal, mas fracassou feio nas duas situações. É óbvio que o resultado das urnas foi um duro recado da população de Pinheiro para o atual prefeito, extremamente desgastado após a Operação Irmandade da Polícia Federal.

Diante desse cenário, tem crescido o nome de Ana Paula Lobato para disputar a Prefeitura de Pinheiro, principalmente pela boa impressão que deixou quando assumiu o cargo de prefeita da cidade, durante cerca de 45 dias, no afastamento de Genésio.

Ou seja, Ana Paula Lobato pode se transformar em senadora e de quebra ainda disputar a Prefeitura de Pinheiro, inclusive como favorita no próximo pleito municipal.

Inegavelmente um bom momento na política.

É aguardar e conferir.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 7 de outubro de 2022

Camarão diz que será um elo entre o governo e os movimentos sociais

Nesta sexta-feira (07), o vice-governador eleito do Maranhão, Felipe Camarão (PT), em entrevista ao programa Ponto Final, na Mirante AM, avaliou a vitória em primeiro turno e detalhou qual será seu papel enquanto vice.

Para Felipe Camarão o resultado no primeiro turno não foi uma surpresa, pois o grupo avaliou que o cenário para o eleitor seria de uma disputa entre o candidato do Lula e o candidato do Bolsonaro, fato que foi confirmado no dia do pleito.

Sobre seu papel como vice, Camarão afirmou que fará a interlocução do governo com os movimentos sociais, e por ter sido secretário de educação, acredita que será o principal conselheiro nesse aspecto. Além disso, Felipe Camarão afirmou que está como vice também para assumir as missões do governo na impossibilidade da presença do chefe do executivo estadual.

O petista ressaltou também que o PT precisa definitivamente seguir unido, para que os resultados pífio das urnas no Maranhão, nas eleições para Assembleia Legislativa e Câmara federal, possam ser alterados nos próximos anos. Apesar de Lula ter tido quase 70% dos votos no Maranhão, o PT só conseguiu eleger um deputado federal (Rubens Júnior) e nenhum estadual.

Apesar de ter demonstrado preocupação com um eventual aumento da abstenção em virtude do Maranhão não ter segundo turno para o Governo do Estado, Felipe Camarão assegurou que a vitória de Lula é prioridade para o seu grupo político e que todo empenho será feito para aumentar a votação do ex-presidente nessa “nova eleição”.

Clique aqui para ouvir e acompanhar a entrevista na íntegra de Felipe Camarão ao Ponto Final.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 7 de outubro de 2022

Brandão confirma: lei contra discriminação sexual não trata de banheiros

O governador Carlos Brandão (PSB) manifestou-se há pouco a respeito da lei sancionada por ele na semana passada obrigando estabelecimentos comerciais de todo o Maranhão a afixar em suas entradas placa informando sobre a proibição da “prática de discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero”.

O tema gerou polêmica nas redes sociais desde que uma gestora do Tropical Shopping, de São Luís, em áudios enviados aos seus lojistas, levantou o debate sobre como proceder, em virtude do novo dispositivo legal, em relação à entrada em banheiros (saiba mais).

Nas redes sociais, Brandão confirmou que a lei não faz qualquer menção a uso de banheiros.

“Sancionei uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa que proíbe discriminação de orientação sexual ou identidade de gênero. A lei não faz qualquer referência a uso de banheiros”, destacou.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 7 de outubro de 2022

Bacabal: Prefeito Edvan Brandão é o grande vitorioso das eleições 2022


O resultado do primeiro turno das eleições desse ano é motivo de comemoração para uns e ainda não foi bem digerido por outros, principalmente por aqueles que amargaram a derrota nas urnas. Porém, há ainda os que mesmo eleitos estão abatidos por seus planos não terem saído completamente como o planejado.

Em Bacabal há quem se encaixe nos dois exemplos.

Vitorioso

O prefeito Edvan Brandão enfrentou uma situação inusitada e díficil de acreditar que haja caso semelhante. Ao lançar seu filho como candidato a deputado estadual aceitou pacientemente que integrantes do alto escalão, incluindo secretários, operassem contra seu projeto político dentro do próprio governo.

O intuito era impedir que Davi Brandão obtivesse êxito e, assim, colocar fim em qualquer outra pretensão que o prefeito viesse a ter visando, por exemplo, fazer seu sucessor em 2024.

Com sabedoria, Edvan conduziu esse árduo processo sem que para isso fosse preciso bater de frente com os conspiradores, aceitou tudo calado e deu continuidade ao trabalho frente ao poder executivo, o que antes mesmo de acabar seu mandato já o coloca na seleta galeria dos melhores prefeitos do município, sendo o único, inclusive, a manter o salário dos servidores rigorosamente em dia, na maioria das vezes pagando antecipado.

Com respeito e trabalho, Edvan também deu a resposta aos poucos que ainda fazian oposição ao seu governo, muitas vezes se utilizando de falácias e ataques pessoais. Mas, assim como os conspiradores, os detratores acabaram tendo que assistir Edvan se revelar  um excelente estrategista e se  consolidar como a maior liderança politica de Bacabal e região.

Derrotado

Por outro lado, é sabido pela maioria da população que o intento de Roberto Costa sempre foi ser prefeito de Bacabal, nem que para isso passe por cima de qualquer um, e muitos já foram vítimas, o ex-senador João Alberto que o diga.

Ciente que para chegar fortalecido no próximo pleito municipal precisaria, além de renovar o mandato na Assembleia Legislativa, superar, e com folga, o filho do prefeito, Roberto Costa fez uma campanha considerada acanhada no restante do estado, concentrando os esforços em Bacabal investindo fortemente no segmento católico, onde tem no padre Lauro Henrique, pároco da igreja matriz  Santa Teresinha, seu principal aliado.

A estratégia, em parte, deu certa. Roberto obteve 11.694 votos, o que em outra circunstância seria motivo para festejar, contudo, o esperado, que era a baixa votação de Davi Brandão não aconteceu.

O jovem engenheiro civil, antes desacreditado por alguns, deu voo rasante e decolou. Em Bacabal superou a casa dos 14 mil votos, deixando Roberto engolindo a fumaça e o seu veneno.

Como se não bastasse, Davi obteve, no geral, quase o dobro da votação do emedebista, 67.392. Números que o colocaram na 4a colocação no ranking dos deputados estaduais eleitos.

Outro jovem bacabalense que se saiu bem foi Florêncio Neto. Com seus 56.100 votos ele ficou na 5a colocação e se habilitou a ocupar a vaga do pai, deputado Carlinhos Florêncio.

Já Roberto Costa pela segunda vez seguida é salvo graças ao quociente eleitoral, pois se assim não fosse há tempos estaria fora da Assembleia Legislativa. Para se ter uma ideia, na lista dos mais votados, Roberto amargou o rabo-da-gata,  49a posição, sendo que sete candidatos que não se elegeram conseguiram obter mais votos do que os 34.156 dele.

EM TEMPO: João Marcelo, candidato a deputado federal apoiado pelo grupo do prefeito Edvan Brandão obteve a maioria dos votos em Bacabal (10.082), enquanto que Roseana Sarney, apoiada pelo grupo de Roberto Costa, não atingiu os mil (985).

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 6 de outubro de 2022

Comarca da Ilha de São Luís tem nova juíza

Em ato assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten, a juíza Iris Danielle de Araújo Santos foi empossada como juíza auxiliar da Comarca da Ilha de São Luís, de entrância final.

A magistrada Iris Danielle de Araújo Santos, titular da 3ª Vara da Família da Comarca de Imperatriz, foi promovida, pelo critério de antiguidade, na sessão administrativa do Órgão Especial desta quarta-feira, dia 5.

O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, disse que a juíza tem a visão dessa nova autoridade pública com paciência e tolerância, que são relevantes e que é preocupada com o julgamento qualitativo. “Temos que reforçar esses valores tão importantes para a magistratura”, pontuou.

O presidente da AMMA, Holídice Barros, disse que esse percurso de passar por várias comarcas é transformador. “Compartilhamos com sua alegria, sua felicidade. Ficamos felizes com sua promoção que veio para somar com o Judiciário na Comarca da Ilha de São Luís”, concluiu.

Carreira

Iris Danielle de Araújo Santos entrou na magistratura em 2003, na Comarca de Grajaú, como substituta. Foi titularizada em 2006 na Comarca de Riachão. Foi promovida para a Comarca de Imperatriz e ficou até esta data. “O momento é de agradecer e renovar os votos servindo a comunidade e desejo continuar esse compromisso com a magistratura, na Comarca da Ilha de São Luís”, disse.

Participaram da solenidade a desembargadora Sônia Amaral, os desembargadores Gervásio dos Santos e Lourival Serejo, juízes e servidores.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 6 de outubro de 2022

Em reunião com a Alcoa Brasil, Brandão trata da centralização da produção de alumínio no MA

Nesta quarta-feira (5), em São Paulo, o governador Carlos Brandão esteve reunido com o presidente da Alcoa Brasil, Otavio Carvalheira, para discutir a ampliação da empresa como forma de promover o desenvolvimento do Estado e centralizar, no Maranhão, a cadeia de produção de alumínio.

A iniciativa de diálogo do Governo do Estado junto à Alcoa Corporation, líder mundial em produtos de bauxita, alumina e alumínio, busca aumentar a industrialização do Maranhão a partir do aproveitamento do metal na construção civil, em etapas de transporte, licenciamento e fontes de energia na fabricação.

A reunião contou, ainda, com presenças importantes como as do vice-governador Felipe Camarão, do senador Flávio Dino (PSB/MA), do secretário de Estado de Indústria e Comércio do Maranhão (Seinc), Cassiano Pereira Júnior; além da assistente executiva da presidência da Alcoa, Juliana Abade; dos diretores de Energia, Alfredo Duarte, e Tributário, Eduardo Doria.

“Nesta importante reunião com a Alcoa, viemos tratar de novos investimentos. Temos uma boa relação com a Alcoa, logo quando assumi, ela contratou 2.500 novos funcionários que foram capacitados no nosso estado. O meu governo será de atração de investimentos para a geração de muitos empregos e renda. Eu saio daqui muito otimista com essa reunião, as perspectivas para a expansão de novos serviços são muito boas”, afirmou o governador Carlos Brandão.

O vice-governador Felipe Camarão destaca que durante o diálogo foi tratada a possibilidade de integrar o projeto de educação técnica e profissionalizante dos Iemas à capacitação da mão de obra maranhense, visando ocupar os postos de trabalho em possíveis expansões da empresa.

“Acompanhei o governador Carlos Brandão e o senador Flávio Dino em reunião na Alcoa buscando investimentos, geração de emprego e renda e, também, oferecendo oportunidade de qualificação de mão de obra através da educação dos nossos Iemas, tanto dos de tempo integral, quantos dos profissionalizantes, para absorver a mão de obra dos maranhenses”, destacou Camarão.

Para Cassiano Pereira Junior, a geração de emprego é algo pensado a médio e longo prazo. “Durante a reunião, discutimos, também, a possibilidade de usar a estrutura dos Iemas vocacionais para capacitar a mão de obra necessária para as empresas que irão verticalizar a cadeia. A ideia é gerar emprego duradouro e continuo e não apenas o emprego momentânea para a implantação”, afirmou o secretário de Indústria e Comércio.

Para o presidente da Alcoa Brasil, Otávio Carvalheira, o diálogo junto ao governador e ao senador possibilitou a manutenção de uma convivência harmoniosa da empresa no estado, assim como a tratativa de novos negócios.

“Foi uma honra para a Alcoa ter recebido em nosso escritório o governador e o senador do Maranhão recém-eleitos. A Alumar tem uma presença há mais de 40 anos no Maranhão, e vamos continuar fazendo desta convivência algo harmonioso e proveitoso para todos os maranhenses. Hoje, tivemos a oportunidade de falar não só do religamento da [fábrica] Redução, mas também de outros importantes projetos que a Alumar tem pela frente”, pontuou o presidente da Alcoa Brasil.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 6 de outubro de 2022

Brandão e Dino querem ampliar votos de Lula no MA para vitória no 2º Turno

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), o senador eleito Flávio Dino (PSB) e o vice-governador eleito Felipe Camarão (PT), participaram na quarta-feira (05), da reunião, em São Paulo, que tratou de uma ampla aliança nacional, a fim de alinhar estratégias para que o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sai vitorioso nas urnas no 2º Turno.

Tanto Brandão quanto Flávio Dino entendem que ampliar a votação de Lula no Nordeste, pode ser o segredo para a vitória de Lula.

O governador reeleito garantiu que o desafio é bater o recorde de cotos e que o empenho de todos é importante.

“Nosso desafio é bater esse recorde de votos. Estamos firmes para ganhar essas eleições. O empenho máximo de todos é muito importante”, afirmou Brandão.

Já Flávio Dino, durante o encontro, ainda destacou que é importante também ampliar a votação na Região Norte, assim como no Nordeste.

“Ampliar no Norte e Nordeste é o vetor da nossa vitória”, destacou Dino.

É aguardar e conferir.

  • Tags: