• Thiago Azevedo
  • 20 de setembro de 2022

Prefeito Edesio Cavalcanti passa fim de semana acompanhando aliados políticos em atos de campanha

Neste fim de semana, o prefeito de Turiaçu Edesio Cavalcanti voltou a participar de atos políticos, ao lado de seus aliados políticos, dentro do território da terra do abacaxi, no sábado (17), o mandatário acompanhou Adriano Sarney em uma carreata, mesmo acontecimento que participou no domingo (18), ao lado de Aluísio Mendes e Ricardo Rios.

No Sábado, Edesio Cavalcanti e Adriano Sarney, deputado estadual que está buscando a reeleição pela segunda vez, passaram por diferentes povoados, a concentração foi no povoado de Rafael, mas grande parte do ato ocorreu no povoado de Colônia Amélia, um dos maiores povoados da região.

No dia seguinte, o prefeito acompanhou, em simultâneo, o deputado estadual Ricardo Rios e o deputado federal Aluísio Mendes, que assim como Adriano Sarney, ocupam seus cargos desde 2014 e também buscam a segunda reeleição. Após concentração no povoado de Canarinho, o trio seguiu até a sede de Turiaçu, onde realizaram discursos para a população.

Enquanto essa foi a primeira carreata de Adriano Sarney no município, Aluísio Mendes já havia participado de uma carreata em agosto, assim como Ricardo Rios, que também realizou outra, no último fim de semana.

  • Thiago Azevedo
  • 17 de setembro de 2022

Fake News contra Yglésio demonstra desespero de Ricardo Capelli

Às vésperas do primeiro turno das eleições deste ano, as redes sociais são inundadas por notícias falsas para, além de outras coisas, sugerir determinadas reações às pesquisas. Infelizmente, isso faz parte do vale-tudo das eleições, especialmente quando existem nomes na mira desses ataques disfarçados de jornalismo.

O deputado estadual e candidato à reeleição Dr. Yglésio (PSB) é um dos favoritos na disputa do seu atual partido, o PSB, que tem 15 nomes fortes, como Carlos Lula, Iracema Vale, Daniella, Francisco Nagib, Marco Aurélio, Andréa Rezende, Antônio Pereira, Davi Brandão, Ariston Gonçalo, Florêncio Neto, Adelson Soares, Rafael Leitoa, Édson Araújo e Miltinho Aragão.

Apesar de fazer parte do Governo Brandão, Ricardo Capelli, secretário da Comunicação, tem demonstrado um escancarado desespero em relação à candidatura de Carlos Lula. Isso porque, após deste ter deixado o governo para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa, vê as dificuldades enfrentadas pela sua campanha, especialmente na perda de volume e apoio político, o que pode deixar o ex-secretário de Saúde de Flávio Dino de fora das oito vagas que o PSB deve garantir na Casa do Povo.

Em função disso, fake news têm sido disseminadas para confundir o eleitor do deputado Yglésio, nome disparadamente à frente de muitos candidatos ‘queridinhos’ da direção estadual do Partido Socialista Brasileiro.

O atrito é visível, mas mesmo que o PSB quisesse fora o nome de Yglésio, a legislação eleitoral não permitiria a retirada de sua candidatura, a qual foi deferida pela Justiça Eleitoral, devendo assegurar o devido procedimento legal e o princípio da ampla defesa, tendo em vista o prazo legal de vinte dias. Assim, caso Capelli queira Yglésio fora do partido do governo, vai ter que aguardar para depois do dia 2 de outubro, quando ocorrem as eleições.

 

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 15 de setembro de 2022

Othelino e Flávia Alves recebem apoio em grande ato político em Ribamar

Na reta final da campanha eleitoral, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), segue em maratona de atos políticos em apoio à sua reeleição. Desta vez, o parlamentar e a candidata a deputada federal, Flávia Alves (PCdoB), participaram de grande evento em São José de Ribamar, onde apresentaram suas propostas e tiveram a confirmação de importantes adesões aos seus projetos de trabalharem em prol dos maranhenses.

No ato, organizado pelo ex-vereador Beto das Vilas, Othelino lembrou o início de sua vida pública como secretário de Cultura do município, momento que considerou fundamental à sua formação como o político que é hoje.

“É uma honra ter trabalhado por essa cidade que tanto estimo e que marcou o início de minha vida pública. Eu me sinto ainda mais comprometido em colaborar com o desenvolvimento do município. E que bela festa o ribamarense nos proporcionou hoje. Agradeço imensamente ao Beto das Vilas pela organização e ao ex-prefeito Eudes pelo apoio ao nosso time. Podem contar sempre comigo”, disse Othelino.

O ato político iniciou com um grande bandeiraço, seguido de comício com a presença de centenas de lideranças locais e populares.

Na ocasião, a candidata a deputada federal, Flávia Alves, disse se sentir feliz com tanto entusiasmo dos ribamarenses ao seu projeto de conquistar uma vaga na Câmara Federal. “O que me traz aqui e o que me faz atravessar o Maranhão de ponta a ponta, nessa campanha, é a necessidade de representar o povo do meu estado e a mulher maranhense em Brasília para lutarmos por políticas públicas voltadas às famílias, sob o ponto de vista de uma mulher que sente as mesmas dores da maioria das mulheres brasileiras”, afirmou ela.

O ex-vereador Beto das Vilas disse que apoia Othelino e Flávia Alves porque sabe da responsabilidade e do comprometimento que ambos têm para com os maranhenses. “Juntos, eles vão disponibilizar emendas para a melhoria do nosso município. Tenho certeza de que essa dupla irá mudar a história de São José de Ribamar e, juntos, vamos trazer de volta a esperança dos ribamarenses”, acrescentou.

No comício, o ex-prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio, reiterou seu apoio à coligação ‘Juntos Pelo Bem do Maranhão’. “Esse time formado por Othelino, Flavia Alves, Carlos Brandão, Flávio Dino e Lula é, sem dúvida, o melhor para o Maranhão e o Brasil”, concluiu.

  • Thiago Azevedo
  • 14 de setembro de 2022

Em agenda político, Dr. Fernando França no município de Primeira Cruz


Dr. Fernando (Progressista), participou nesta terça-feira (13) de mais uma agenda em sua campanha pelo interior, desta vez, no município de Primeira Cruz.

A sua visita ao povoado Aparecida foi de encontro com apoiadores e lideranças desse projeto politico para a cidade.

Em sua fala, Dr. Fernando ratificou a parceria com os moradores  e reafirmou seu compromisso com a população de Primeira Cruz.

Dr. Fernando enfatizou que enquanto o médico atuante da cidade as mães não tinham que passar por percalços como esse, de ter que se deslocar até a cidade de Barreirinhas para ter atendimento com maternidade, pois ele mesmo realizava os partos das gestantes.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 14 de setembro de 2022

Roseana e emedebistas oferecerão jantar a Simone Tebet em visita a São Luís


A presidente estadual do MDB, ex-governadora Roseana Sarney, oferecerá jantar a candidata à Presidência da República, Simone Tebet, durante a vinda da presidenciável a São Luís, na quinta-feira(15).

O jantar, marcado para às 21h30 na residência de Roseana, deve contar com a presença da executiva do MDB e de todos os deputados do partido, informou ao blog do John Cutrim um membro da direção do partido.

Tebet chega a São Luís na quinta e participa, primeiro, de uma caminhada, às 15h, na Rua Grande, organizada pela senadora Eliziane Gama(Cidadania), que chegou a ser cotada para ser a vice da emedebista.

Depois, Simone participa do jantar oferecido por Roseana. Algumas lideranças do MDB querem fazer também uma agenda de rua na sexta-feira, mas dependerá da compatibilidade de agenda de Tebet.

Vale lembrar que o ex-senador José Sarney ofereceu um jantar a Lula na visita recente do petista ao Maranhão.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 14 de setembro de 2022

Eleições 2022: TRE/MA conclui julgamento de registros de candidaturas


A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão concluiu o julgamento de 996 pedidos de registros de candidaturas e 26 impugnações relativas às eleições 2022. Ao todo, o órgão recebeu 1.021processos de registros e 38 de impugnações.

Pelo calendário eleitoral, os TREs e o TSE tinham até o dia 12 de setembro para julgar os pedidos de registros de candidatos a governador, vice-governador, senador e suplentes, deputados federais, estaduais e distritais, inclusive os impugnados e os respectivos recursos referentes às eleições 2022.

A desembargadora Angela Salazar, presidente do TRE-MA, explica, porém, que a conclusão em sua totalidade dos processos depende de diligências com prazos que excederam à data, como pedidos de substituição.

“Achei essa irmandade entre os integrantes da Corte muito marcante porque vi em todos a vontade de ajudar, de verem as coisas acontecendo, por isso agradeço o empenho de todos (as) os (as) envolvidos (as) para que alcançássemos este número tão alto de processos em tão pouco tempo”, comemorou a presidente, sendo ratificada pelos demais membros da Corte.

Em nome do Ministério Público Eleitoral, o procurador regional eleitoral Hilton Melo disse estar estimulado pela disciplina dos julgadores (as) e servidores (as). “Ali na Procuradoria estivemos no sistema de 24 horas, 7 dias por semana, durante várias semanas e agora vamos desacelerar para enfrentar a próxima onda que será o julgamento das prestações de contas. Que essa seja a eleição do povo!”.

Segundo dados da Secretaria Judiciária, restam o saldo de 25 processos de registros de candidaturas e 12 impugnações para serem julgados nas próximas sessões que serão realizadas, como nos dias 14 e 15.

No Maranhão foram registrados 955 candidatos, sendo 9 governadores, 9 vice-governadores, 5 senadores, 5 – 1º suplente de senador, 5 – 2º suplente de senador, 363 deputados federais e 559 deputados estaduais.

Já as decisões monocráticas da Comissão de Juízes Auxiliares são publicadas no Mural Eletrônico, disponível na área jurídica do endereço www.tre-ma.jus.br, o que acelera e amplia a publicidade dos atos praticados por partes e julgadores.

Os julgamentos são transmitidos ao vivo pelo canal TRE-MA do Youtube, ressalvadas as exceções de sigilo previstas na Constituição ou em lei específica.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 12 de setembro de 2022

Turiaçú| Prefeito Edesio Cavalcanti e Ricardo Rios levam milhares de pessoas para as ruas dos povoados

No último domingo (11), quase um mês depois da carreata com o deputado Aluísio Mendes, o prefeito de Turiaçu Edesio Cavalcanti participou da carreata de campanha do deputado estadual Ricardo Rios, um dos principais parceiros políticos do mandatário e que está buscando sua reeleição. O ato político passou por diferentes povoados do município.

Iniciada ainda pela manhã, a carreata se iniciou ainda pela manhã, no povoado de Fortaleza de Nazaré, local de origem da família do parlamentar, e seguiu até o povoado de Porto Santo, durante o trajeto, o prefeito e o deputado conversaram com moradores das regiões por onde passavam, e fizeram discursos para as pessoas que os acompanharam.

Ricardo Rios foi um dos primeiros aliados da gestão de Edesio Cavalanti, iniciada em janeiro de 2021, assim como também foi um dos políticos que mais ajudou o gestor turiense a levar benefícios para a terra do abacaxi, entre eles, estão as reformas do hospital municipal e da Praça da Família, pavimentação asfáltica para diferentes pontos de Turiaçu, e a ida de três viaturas de polícia para a cidade.

  • Thiago Azevedo
  • 12 de setembro de 2022

Dr. Fernando França intensifica campanha na Grande Ilha


O candidato a deputado federal, Dr. Fernando França (Progressista), intensificou sua agenda de campanha na Grande Ilha do estado, percorrendo, nos últimos dias, diversos bairros para fortalecer seu nome na corrida por uma vaga na Câmara Federal. Ele participou de uma carreata com lideranças políticas de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar.

Nos municípios que visitou, Dr. Fernando recebeu apoios à sua candidatura e contribuições da população para a formulação de suas propostas. Dr. Fernando França vem ouvindo com atenção as observações sobre os principais problemas que atingem a região.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 11 de setembro de 2022

Eleições 2022: Prestígio e força política marcam reunião de Fernando Muniz em Paço do Lumiar

Centenas de apoiadores do vereador Fernando Muniz estiveram presentes na reunião de apresentação de seus candidatos a Deputado Estadual e Federal, na tarde deste sábado (10), no Maiobão, em Paço do Lumiar. Guilherme Oliveira (Deputado Federal – 2324), e Ricardo Rios (Deputado Estadual – 65123), foram os nomes apresentados pelo vereador durante o ato.

O Deputado Estadual, Ricardo Rios, candidato a reeleição, elogiou a liderança do vereador no município. “Estou impressionado com esta manifestação de apoio, meu amigo Fernando, e sei que todo esse carinho é fruto do seu trabalho árduo desenvolvido com muito respeito e compromisso com a população luminense. Reitero aqui meu apoio ao município e não medirei esforços para ajudar no que eu puder para o desenvolvimento e prosperidade de Paço do Lumiar”, comprometeu-se Rios.

Guilherme Oliveira candidato a Deputado Federal se apresentou ao público e agradeceu o apoio do vereador Fernando Muniz, defendendo a renovação na política.
“Precisamos de uma nova política, de novas ideias, precisamos mudar os rumos deste país, de melhorar nossos municípios, e na câmara federal, com apoio de vocês , podermos juntos mudar essa situação. Quero reafirmar meu apoio ao amigo vereador Fernando Muniz , e que Paço do Lumiar terá um grande aliado, um amigo dedicado no desenvolvimento do município”, disse.

Lideranças de várias localidades e segmentos do município de Paço do Lumiar atenderam ao chamado de Muniz, declarando apoio aos seus candidatos.

Emocionado Fernando Muniz pediu o voto de confiança aos seus correligionários, amigos e lideranças. “Quero agradecer a Deus e do fundo do coração a presença de todos, saber que posso contar com cada amigo que aqui veio. Me enche de orgulho e satisfação tamanha disponibilidade e apoio neste momento de apresentação dos meus candidatos. Conto com o apoio de todos”, agradeceu Muniz.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 10 de setembro de 2022

Othelino participa de ato político em Paulino Neves em apoio à sua reeleição

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), participou, nesta sexta-feira (9), de um grande ato político, em Paulino Neves, promovido pelo prefeito Raimundo Lidio em apoio à sua reeleição. O evento, que contou ainda com a presença de Ana Paula Lobato (PSB), candidata à primeira suplência na chapa de Flávio Dino (PSB) ao Senado, reuniu lideranças e populares do município, que confirmaram o desejo de que o parlamentar continue com o seu mandato para seguir trabalhando pela cidade.

Em seu discurso, Othelino Neto lembrou importantes investimentos e obras que foram executadas no município com o seu apoio, a exemplo da construção da ponte sobre o Rio Novo, entre outros serviços de infraestrutura.


O parlamentar agradeceu, também, o apoio e a confiança da população no seu trabalho, lhe conferindo as maiores votações desde a sua primeira eleição.

“Aqui comecei minha carreira política. Desde a minha primeira eleição, sou votado aqui em Paulino Neves e, graças a Deus, ao carinho desse povo querido e ao grupo político liderado pelo prefeito Raimundo Lidio, sempre tivemos as maiores votações e a melhor forma de agradecer é trabalhando pela cidade”, afirmou Othelino Neto.


Ana Paula Lobato ressaltou que Paulino Neves precisa eleger Othelino Neto e Flávio Dino para que essa parceria continue resultando em bons frutos para a cidade. “Contamos com vocês e, tenham certeza, podem contar com o nosso apoio, carinho e cuidado com o município”, disse.

O prefeito Raimundo Lídio disse que, mais uma vez, Paulino Neves vai saber retribuir todo o trabalho do deputado Othelino Neto pela cidade. “Tenho certeza que, com Othelino na Assembleia, e Flávio Dino no Senado, nossa cidade vai crescer ainda mais”, declarou.