
O advogado Brenno Gomes, sócio do escritório Gomes, Frota e Jorge Associados, explicou como funciona o cálculo de quociente e sobras eleitorais. O tema vem ganhando destaque no cenário político do Maranhão, pois o MDB, PSB e PSD entraram com pedidos de recálculos para a composição da bancada maranhense na Câmara Federal e Assembleia Legislativa.
No caso da disputa de deputado federal, os beneficiados seriam Hildo Rocha (MDB) e Clayton Noleto (PSB) e os prejudicados seriam Márcio Honaiser (PDT) e Cléber Verde (Republicanos), que perderiam as suas vagas. No âmbito estadual, César Pires (PSD) seria considerado eleito e Neto Evangelista (União), ficaria sem o mandato.

Na tarde desta sexta, Michelle Bolsonaro e Damares Alves participaram de um evento eleitoral de Jair Bolsonaro, no Multicenter Sebrae, ao falar ao público, Michelle fez um agradecimento especial ao deputado estadual Yglesio Moyses (PSB), que declarou votar em Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições para a presidência da República.
Mesmo fazendo parte do partido do governador reeleito no Maranhão, Carlos Brandão e que tem o candidato a vice Geraldo Alckmin, na chapa encabeçada por Lula, o deputado Yglésio disparou contra o PT, na Tribuna da Assembleia Legislativa. “Eu já fui do PT e eu não quero nunca na minha vida o PT no poder de novo. Não sabem fazer gestão, onde estão, destroem tudo, destroem as finanças, o país quebra.”, afirmou Yglésio.

Ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro estava a médica Juliana Britto, esposa do deputado Dr. Yglesio, representando o marido que estava em compromisso profissional em hospital da Capital.
Veja:

O candidato à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva, vai receber mais um ato de apoio no município de Paço do Lumiar com a liderança da prefeita Paula Azevedo que vai reunir as mulheres comunitárias em uma grande caminhada no dia 19 de outubro às 16 horas com concentração na feira da Avenida 10.

Moradores de Paço do Lumiar tem motivos e tanto para comemorar a chegada da nova Policlínica na região do Maiobão, construída às margens da MA-201 no mesmo local onde funcionava o antigo Ricardo Eletro, vai atender toda a população de Paço, local bastante estratégico que facilitará o atendimento de moradores.
Uma grande conquista para a prefeita Paula Azevedo que tem sido forte aliada do governo de Carlos Brandão, que passa a ser retribuída pelo governador pelo gesto de fidelidade com a implantação desse novo equipamento público de saúde como forma de fidelidade.
A unidade vai ofertar exames e consultas em sete especialidades, incluindo fisioterapia, ginecologia, cardiologia e pediatria.
A policlínica está em fase de finalização e com os dias contados para a sua inauguração, e será um grande presente para todos os moradores do Maiobão que antes teriam que se deslocarem para outros hospitais em busca de atendimento e consulta médica.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem presença confirmada em ato de campanha na cidade de São Luís neste fim de semana.
Candidato à reeleição, ele desembarca na capital maranhense no sábado (15) para um culto no Santuário Assembleiano, na BR-135, Estiva, às 19h.
Membros da direita maranhense esperam que ele vá do aeroporto até o local em uma motociata.

Cerca de 60 policiais federais cumprem 16 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária, nos municípios de Igarapé Grande/MA, Lago do Junco/MA, Lago dos Rodrigues/MA, Caxias/MA, Timon/MA, Parnaíba/PI e Teresina/PI
A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria-Geral da União e o Ministério Público Federal, deflagrou nesta sexta-feira (14/10), a Operação Quebra Ossos, com a finalidade de desarticular grupo criminoso responsável por inserir dados falsos em sistemas do Sistema Unificado de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde, para receber repasses federais decorrentes de emendas parlamentares.
Cerca de 60 policiais federais cumprem 16 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária, nos municípios de Igarapé Grande/MA, Lago do Junco/MA, Lago dos Rodrigues/MA, Caxias/MA, Timon/MA, Parnaíba/PI e Teresina/PI. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Bacabal/MA.
As investigações apontaram que o município de Igarapé Grande/MA teria informado, em 2020, a realização de mais de 12,7 mil radiografias de dedo, quando a sua população total não supera os 11,5 mil habitantes, fato que culminou na elevação do teto para o repasse de recursos que financiam ações e serviços de saúde no ano subsequente (2021).
Foram verificados indícios de fraudes em contratos firmados pelo município de Igarapé Grande/MA como meio de desviar tais recursos recebidos indevidamente. Além disso, os responsáveis pela inserção de dados falsos nos sistemas do SUS, alvos de prisão temporária, são suspeitos de terem efetuado as práticas ilegais investigadas em vários municípios maranhenses desde o ano de 2018.
As empresas investigadas ocupam posições de destaque no “ranking” das empresas que mais receberam recursos públicos da saúde no período de 2019-2022 no estado do Maranhão, sendo que uma delas foi agraciada com quase R$ 52 milhões recebidos.
Dentre as medidas cautelares expedidas, destacam-se o afastamento de servidor público do cargo, em razão da posição que ocupava durante o período da inserção dos dados falsos nos sistemas do SUS e da formalização de parte dos contratos investigados, e a suspensão do direito dos empresários e empresas investigadas de participarem de licitações e de contratarem com órgãos públicos.
Uma vez confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por inserção de dados falsos, fraude à licitação, superfaturamento contratual, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa. As informações são da PF.

Deputada estadual eleita com a maior quantidade de votos no último dia 02, a ex-prefeita Iracema Vale, de Urbano Santos, confirmou ao editor do Blog, em entrevista concedida ao programa Ponto Continuando, na noite de ontem, que o govenador reeleito Carlos Brandão só irá tratar sobre a eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, biênio 2023/24, após o dia 30 deste mês, quando irá se encerrar o segundo turno para presidente da República.
A parlamentar explicou que Brandão e o ex-governador Flávio Dino, eleito senador, já se reuniram com os deputados eleitos e reeleitos do PSB e cravaram que, somente a partir de novembro, tratarão sobre o tema.
“A gente teve uma conversa com o governador e o senador e que só discute isso depois da eleição presidencial”, disse.
Ex-vereadora e prefeita de Urbano Santos por dois mandatos, Iracema Vale afirmou que será uma deputada municipalista; que utilizará o seu mandato para obter benefícios para todas as regiões do Estado, em especial aonde ela sempre atuou politicamente.
Clique Aqui e veja a entrevista na íntegra.

O prefeito de Turiaçu, Edesio Cavalcati, afirmou nesta quinta-feira, 13, que o grupo derrotado nas eleições deste ano no município, estão criando uma onda de notícias falsas. Para Édesio os criadores de fake news tentam confundir os moradores simultaneamente utilizando a morte do empresário do Nando Net, que comoveu toda a cidade.
Outro artifício é o uso de informações veiculadas por sites apócrifos da região para plantar conteúdos desinformativos que são replicados pela oposição para enfraquecer a popularidade do prefeito.
Nando Net foi assassinado a tiros no dia 25 do mês passado dentro do posto de combustível em que era proprietário, em Turiaçu. Também era dono de um provedor de internet nessa cidade. O caso segue sendo investigado pela equipe da SHPP.
Em contato com o titular do Blog Tribuna98, o Prefeito Edesio Cavalcanti, informou que todas as providências estão sendo tomadas em apoio a Secretaria de Segurança do Estado, para que o caso seja concluído com as prisões dos envolvidos no crime. E que repudia radicalmente essas fake news o qual os autores estão sendo investigados e serão punidos pela justiça. “Nunca fui chamado ou convidado para depor em delegacia”, disse Edesio.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) transferiu para a próxima segunda-feira (17) o feriado Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro. A medida foi editada em portaria assinada pela secretária de Educação, Leuzinete Pereira da Silva.
A portaria nº 1.113, de 11 de outubro de 2022, destaca que o feriado dedicado ao professor ocorrerá no âmbito da Rede Estadual de Ensino e não acarretará em prejuízos ao cumprimento do calendário escolar.
“Trata-se de uma ação que reforça a valorização e o respeito aos educadores deste Estado, que muito têm se empenhado na luta por uma educação pública e de qualidade aos maranhenses”, ressaltou a secretária, que também é professora de carreira da Rede Estadual de Ensino.
