
O secretário de Cultura do Maranhão, Paulo Victor, esteve neste domingo (16) na abertura da 53°edição da Festa da Juçara, no bairro Maracanã em São Luís, junto ao governador Carlos Brandão.
O tradicional evento reuniu milhares de pessoas que foram deliciar-se com a famosa juçara servida de todos os tipos e para todos os gostos. O secretário Paulo Victor enalteceu o evento destacando sua importância para o Maranhão.
“A Festa da Juçara é muito marcante em nosso estado, é um evento que garante geração de renda para a população, preservação de uma tradição, além de ser lazer para muitas famílias. Vamos trabalhar junto ao nosso governador Carlos Brandão, para trazer ainda mais avanços para a zona rural da nossa capital”, afirmou Paulo Victor

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, recebeu na última sexta-feira (14), a Medalha Sousândrade do Mérito Universitário, que tem por objetivo homenagear personalidades da sociedade civil que tenham contribuído de forma significativa para o engrandecimento da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A solenidade, presidida pelo reitor Natalino Salgado, foi realizada no auditório do Palácio Cristo Rei, no Centro de São Luís. No total, foram homenageadas 15 personalidades.
Instituída pelo Conselho Universitário (Consun), em 22 de setembro de 1981, a Medalha Sousândrade é conferida para profissionais que tenham trabalhado pela Instituição e que contribuíram de forma significativa na estruturação, funcionamento e projeção da universidade ao longo da sua existência. A medalha também é concedida a personalidades que, embora não atuem na Universidade, trabalharam em prol da educação e da cultura do Maranhão.
A medalha leva esse nome devido à figura de Joaquim de Sousa Andrade, publicamente conhecido por Sousândrade, um dos maiores poetas românticos do Brasil. Sousândrade foi presidente do primeiro Conselho Municipal de São Luís, criou escolas municipais mistas e noturnas da cidade, idealizou a bandeira do estado e foi um dos primeiros intelectuais que tentou instituir uma universidade no Maranhão.
Eduardo Nicolau, que chegou acompanhado da mãe e de familiares, declarou sentir-se honrado com a homenagem da UFMA e acrescentou que compreende a educação como a base do desenvolvimento do Estado Democrático de Direito e que também é um admirador e incentivador da cultura do nosso Estado.
“Recebo essa honrosa comenda como reconhecimento a uma vida inteira de dedicação ao trabalho, e como um incremento da minha responsabilidade em aprofundar meus esforços, para assegurar a efetividade dos direitos humanos, com destaque para a educação, que, hoje em dia, se mostra mais necessária do que nunca”, destacou.
O reitor Natalino Salgado saudou todos os homenageados, enfatizando a contribuição deles para a educação e a cultura maranhenses. A professora Sonia Pereira Mugschl, que falou em nome dos homenageados, agradeceu a honraria e fez reverências à contribuição de Sousândrade para as lutas abolicionistas e em favor da liberdade no Brasil.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, cumpriu agenda de campanha no sábado (15) em São Luís, ao seu lado o mais novo aliado da campanha do Capitão, o deputado estadual, Dr. Yglésio (PSB), que demonstrou sintonia com Bolsonaro e já se destaca como nome forte da direita no Estado.
Aguardar e conferir…

No último sábado (15), ocorreram as últimas atividades da Carreta da Mulher, em Turiaçu, a iniciativa realizada pela Prefeitura da cidade, por meio da secretaria municipal de políticas
públicas para a mulher turiense, em parceria com o governo do Maranhão, através
da secretaria de estado da mulher. As secretarias municipais de saúde e assistência social também estavam envolvidas.
Entre os dias 13 e 15 de outubro, mulheres das mais diferentes áreas da terra do abacaxi realizaram atividades e procedimentos organizados pelo projeto, que faz parte da campanha do Outubro Rosa, visando a incentivar as representantes do gênero feminino a cuidarem da própria saúde, em especial, combater câncer de mama, doença que possui estimativa para 66 mil novos casos, em 2022, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer).

Entre as atividades realizadas durante os dois dias da ação social, para as mulheres do município do litoral maranhense, estiveram exames de mamografia, testes de glicemia, aferição
de pressão arterial, palestras educativas e distribuição de preventivos. De acordo com os órgãos organizadores, 1.008 mulheres foram atendidas enquanto a Carreta esteve em Turiaçu.

O aumento das exigências para ultrapassar a cláusula de desempenho nessas eleições ampliou o número de legendas que perderam acesso às verbas públicas do fundo partidário, da possibilidade de dispor dos espaços de liderança no parlamento e do precioso tempo na propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão. Os seis novos nanicos (Novo, Patriota, Pros, PSC, PTB e Solidariedade) elegeram, juntos, 21 parlamentares para a Câmara dos Deputados, mesmo assim perdem cerca de R$ 140 milhões do fundo partidário ao ano.
Dos 32 partidos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), depois das eleições desse ano, apenas 13, alguns por causa de federações, vão manter o acesso aos fundos públicos. Nas eleições anteriores já tinham ficado de fora do reparte 10 legendas, entre eles a Rede Sustentabilidade, que mesmo com representantes no Congresso, não tinham direito ao espaço para liderança nem acesso ao tempo de propaganda no rádio e na TV. Na próxima legislatura, a Rede, com dois deputados, volta a receber verbas com a união na federação partidária com o PSol.
Além da Rede com o PSol, só conseguiram superar a cláusula de barreira por meio de federações, o PCdoB, com seis parlamentares eleitos; e o PV, também com seis, em função da federação com o PT. Cidadania, que elegeu cinco deputados, escapa da cláusula de desempenho em função da federação formada com o PSDB.
Já o Novo viu encolher a bancada de oito para apenas três parlamentares. A legenda recebeu do fundo partidário, só este ano até setembro, mais de R$ 21 milhões em recursos públicos, de acordo com os dados publicados pelo TSE, que poderá contar com esse financiamento já em 2023. O Pros, que no apoio o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) protagonizou uma disputa pública em que chegou a lançar o influenciador Pablo Marçal como candidato à Presidência da República, também não conseguiu superar a cláusula de barreira e sai deste pleito com a bancada reduzida para três deputados.
Dos 32 partidos registrados no TSE, 10 já não tinham alcançado a cláusula de desempenho, foram eles: PCO, PSTU, UP, PCB, PMB, DC, Agir, PMN, PRTB e a Rede, que agora volta ao reparte.
Com a inclusão da Rede em uma federação, sobraram 15 legendas que não atingiram o mínimo necessário. Assim, dos 32 partidos registrados sobraram apenas 17, mas, desses, sete estão unidos em três federações, o que fará o bolo do fundo partidário ser rateado por 13 agremiações nos próximos quatro anos.
A cláusula de barreira, adotada em 2018, prevê um escalonamento dos requisitos em cada eleição geral até 2030. Em 2022, o índice de desempenho exigido, foi de atingir no mínimo 2% dos votos válidos para deputado federal, em ao menos nove unidades da Federação, e alcançado em cada uma delas ao menos 1%, ou, alternativamente, eleger 11 deputados federais, em no mínimo nove UFs.
Nas próximas eleições, os índices a serem atingidos sobem. Em 2026, será preciso alcançar o índice mínimo de 2,5% ou 13 parlamentares, já em 2030 fica em 3% ou 15 deputados federais.
A cláusula de barreira ou desempenho não impede o registro dos partidos políticos no país, mas torna muito mais difícil a manutenção, que precisará contar com recursos de doações dos filiados. Sem conseguir manter uma estrutura permanente, uma das saídas para as pequenas siglas é a fusão com outras até que atinjam as condições estabelecidas.

A tarde e noite de sexta-feira(14) ficarão marcadas na vida de 44 casais que disseram SIM durante o Primeiro Casamento Comunitário da gestão Paula Azevedo(PCdoB) em Paço do Lumiar. A grande festa aconteceu no Espaço Amarelinho Recepções, na região do Conjunto Bob Kennedy e ofereceu aos noivos e familiares estrutura com música ao vivo, decoração, conforto e total segurança, como toda grande festa tem direito. Paula segue com a proposta de oferecer mais qualidade de vida à população carente do município, que já vem sendo atendida com serviços como o Programa de Regularização Fundiária que já beneficiou mais de 2.000 famílias luminenses, além de serviços de saúde, educação e muito mais. O Primeiro Casamento Comunitário de Paço do Lumiar foi organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social-SEMDES, em parceria com o cartório do 2⁰ Ofício Extrajudicial de Paço do Lumiar.

A prefeita Paula Azevedo falou sobre o evento: “A festa foi um sucesso, nosso objetivo é realizar outros eventos, levando dignidade aos luminenses”, falou a prefeita.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Elizabeth Diniz afirmou que o resultado do evento foi muito satisfatório: “Estamos no caminho certo e garantimos que este é apenas o primeiro de muitos casamentos comunitários que iremos realizar, pois muitos casais não têm condições de fazer uma festa e nós estamos tornando esse sonho uma realidade”, disse a secretária.

Servidores públicos estaduais estiveram unidos, nesta sexta-feira (14), por uma boa causa: salvar vidas por meio da doação de sangue. Através do projeto “Servidor Cidadão”, desenvolvido pela Secretaria de Gestão Patrimônio e Assistência dos Servidores (SEGEP), o mutirão de doação de sangue teve como objetivo aumentar os estoques do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar).
A estrutura do Hemomar foi montada na área de vivência do Espaço Bem-Estar, localizado no térreo do Edifício Nagib Haickel, em São Luís. A campanha se estendeu aos familiares e amigos dos servidores públicos. Para doar, bastava estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos com autorização) e pesar, no mínimo, 50 Kg. Ainda era preciso ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar bem alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), e a primeira suplente de senador eleito, Ana Paula Lobato (PSB), participaram da ‘Carreata do 13’ em São Luís em apoio à candidatura de Luís Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República. O movimento também contou com a presença do governador Carlos Brandão (PSB), do vice-governador eleito, Felipe Camarão (PT), e do senador eleito Flávio Dino (PSB).
Othelino Neto afirmou que o Time de Lula no Maranhão está comprometido em dar uma votação ainda maior para o ex-presidente neste segundo turno.
“Mais uma bela noite de campanha, em que vimos a manifestação de alegria do povo do Maranhão, que quer Lula de volta à Presidência. Está chegando o grande dia e, no dia 30 de outubro, nós daremos uma grande vitória para o presidente Lula não só aqui no Maranhão, mas no Brasil”, assinalou o chefe do Legislativo maranhense.
Ana Paula Lobato falou que a eleição de Lula representa a volta de um país mais feliz e digno para todos os brasileiros. “Para que o Brasil volte a sorrir é Lula 13, nosso presidente. Tenho certeza que vamos vencer!”, declarou.
O governador Carlos Brandão disse que a expectativa é de que o ex-presidente Lula aumente a sua votação no Maranhão. “Nós vamos mostrar para todo o Brasil que o Maranhão é Lula 13. Estamos caminhando para a vitória”, garantiu.

A mudança repentina de comportamento do presidente Jair Bolsonaro (PL) em relação aos nordestinos, classificados por ele com pau de arara, cabeças chatas e analfabetos, na avaliação do governador reeleito do Maranhão, Carlos Brandão (PSB). em nada deve mudar o comportamento da região majoritariamente favorável ao candidato da Frente Brasil da Esperança, Luís Inácio Lula da Silva (PT).
“Depois de insultar reiteradas vezes os nordestinos nos últimos quatro anos, Bolsonaro agora apela pelos votos do Nordeste. Tarde demais. Temos um país inteiro para melhorar e não somente uma região, e o mais preparado para isso é Lula”, observa o chefe do Executivo maranhense, um dos principais coordenadores da campanha do petista no estado ao lado do senador eleito Flávio Dino (PSB).
Brandão, que contou com o decisivo apoio do ex-presidente para vencer a eleição logo no primeiro turno, disse está impressionado com a falta de ética do atual presidente tentar se apossar de obras executada em sua grande maioria pelo governo Lula, a exemplo das obras de transposição do Rio São Francisco.
Para o governador reeleito, impressiona como o atual presidente tentou tirar proveito das obras do governo Lula no debate da Band. “A transposição do Rio São Francisco teve 88% das obras feitas por Lula, mas Bolsonaro diz que foi sua gestão, ao concluir apenas cerca de 4%”, observa Brandão.

Paula Azevedo(PCdoB) já venceu muitos desafios e resolveu problemas antigos na saúde em Paço do Lumiar, agora a prefeita avançou mais uma etapa em busca da reabertura da unidade do SAMU no município. Nesta sexta-feira(14), a prefeita participou de uma audiência pública no prédio da Promotoria de Justiça de Paço do Lumiar. Paula esteve no evento ao lado da promotora de justiça, Gabriela Tavernard, o Auditor do Ministério Público Federal no Maranhão, Wang Yran, o promotor da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha de São Luís, Douglas de Melo Martins, a Secretária Municipal de Saúde de Paço do Lumiar, Danielle Pereira e o Auditor da Coordenação do SAMU no Estado do Maranhão, Kalil Trabulsi.
A audiência trouxe como pauta a proposição de medidas para agilizar o recredenciamento para retorno da prestação do serviço do SAMU aos luminenses, desativado em 2020 em decorrência de problemas ocorridos em gestões anteriores, como a existência de débito de R$ 804.000,00. Desde o início da sua gestão, Paula tomou medidas para solucionar problemas existentes desde 2016, reestruturando o espaço físico da sede do SAMU e hoje busca adquirir novas ambulâncias, e dialogar com o Governo Federal em busca do recredenciamento. A principal solução apresentada foi o parcelamento da dívida, aquisição de ambulâncias, motos e veículos de atendimento básico, além da proposição de pedido junto a deputados e vereadores pela destinação de recursos com apoio de emendas de vereadores para agilizar a quitação da dívida o mais breve possível.

A prefeita Paula Azevedo falou dos esforços da gestão para o retorno das atividades do SAMU: “Nós nunca deixamos de buscar soluções para o SAMU, mas temos enfrentado burocracias junto ao Ministério da Saúde, as quais estamos reunindo com o Ministério Público e nossos vereadores para solucionar de vez esse problema”, explicou a prefeita.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar, Danielle Pereira, Paço do Lumiar segue investindo em saúde: “Nós já fizemos muita coisa pelo retorno dos serviços do SAMU no município, porém, estamos buscando todas as soluções junto ao Ministério da Saúde e buscando a aquisição das ambulâncias e mais insumos para que Paço do Lumiar possa ter o serviço reabilitado”, concluiu a secretária.