
O ex-presidente José Sarney (MDB) divulgou uma nota em defesa do Supremo Tribunal Federal (STF). No texto, Sarney presta “solidariedade” à Corte e a seus ministros e afirma que “sem um Supremo forte e íntegro não há democracia e os direitos individuais desaparecem”.
“Na sofrida história brasileira foram fechados o Executivo e o Legislativo, nunca o Judiciário. Rui Barbosa declarou: ‘Eu instituo esse tribunal venerando, severo, incorruptível guarda vigilante desta terra’. A estrutura do país repousa sobre o Supremo Tribunal Federal, que será sempre a base da democracia e da liberdade”, ressaltou o ex-presidente.
A nota não detalha nenhuma crítica ou ataque específico ao STF, mas a Corte é alvo frequente de críticas do presidente Jair Bolsonaro e de seus apoiadores. Apesar de não ter declarado voto publicamente nas eleições presidenciais, Sarney é próximo do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.
O político disse que, “sem um Supremo forte e íntegro, não há democracia e os direitos individuais desaparecem”. “Devemos nos reunir todos, sem partidarismo ou ideologia, e prestigiar o Supremo Tribunal Federal. É ele que guarda a Constituição, nossa garantia como nação democrática”, acrescentou.
Sarney ressalta que “o Supremo Tribunal Federal nunca faltou à nação” e que “sobretudo nos momentos difíceis como o que vivemos que ele assegura os direitos humanos, individuais, difusos e sociais, o Estado de Direito, o governo das liberdades e sobretudo a democracia, que não existe sem a Justiça”.
“A estrutura do país repousa sobre o Supremo Tribunal Federal que será sempre a base da democracia e da liberdade. Minha solidariedade à Suprema Corte e a seus Ministros, que zelam pelas instituições. Sem um Supremo forte e íntegro não há democracia e os direitos individuais desaparecem”, diz o ex-presidente.

O Moto goleou o Juventude, por 5 a 0, no Estádio Castelão, pela 2ª rodada da Copa FMF e garantiu a classificação antecipada à semifinal da competição.
O Moto lidera o Grupo A, com 6 pontos ganhos, pois na estreia já havia vencido o São José por W.O.
Os gols do Moto foram marcados por Romarinho, de pênalti no primeiro tempo. Pedrinho fez 2 a 0, no início do segundo tempo. Ronald, Bruno e Enzzo fecharam a goleada.
O Moto Club no dia dois de novembro, no Castelão, às 15h30, contra o Maranhão. O Juventude pega o São José, no Nhozinho Santos, no mesmo dia e horário.
Nesta segunda-feira (24), o Maranhão enfrenta o São José, às 19h, no estádio Nhozinho Santos fechando a segunda rodada. Se vencer, o MAC também garantirá vaga na semifinal.

O Blog do Matias Marinho recebeu de fontes ligadas ao Governo do Maranhão que, de forma inédita, o governador Carlos Brandão (PSB) irá disponibilizar 100% gratuitamente o transporte de ferryboat durante o 2° turno das eleições de 2022.
A gratuidade será a partir do sábado (29) na ida de São Luís para o Cujupe e vai até o domingo dia (30), até o meio-dia.
No retorno do Cujupe para São Luís será gratuito do meio-dia do domingo (30) até o meio-dia da segunda-feira (31).
O governador também irá garantir gratuidade nos transportes semiurbanos na Grande Ilha e na cidade de Imperatriz.

O vereador Paulo Victor (PCdoB) disse nesta quinta-feira (20), em entrevista ao Panorama, na Rádio Mirante AM, que não será candidato à reeleição para vereador em 2024.
Paulo Victor disse que é um político de grupo e que se for chamado pelo grupo político do governador Carlos Brandão e Flávio Dino para disputar a Prefeitura de São Luís estará à disposição.
O vereador que assume a presidência da Cãmara de São Luís no próximo ano disse que será vigilante em relação à gestão do prefeito Eduardo Braide, mas descartou qualquer tipo de perseguição.

Em entrevista na Rádio, nesta quinta-feira (20), o ex-secretário de Indústria e Comércio do Maranhão, Simplício Araújo, declarou apoio ao candidato Jair Bolsonaro, e disse estar à disposição dele no estado.
“Eu vou votar e vou ajudar, qualquer movimento no Maranhão que precisar de ajuda pra aumentar o voto no Bolsonaro aqui é importante”, disse.
Simplício justificou seu apoio como forma de acabar com o PT no país. Ele também relembrou que quando era deputado federal, tentou retomar o projeto da Refinaria Premium, e penalizar os envolvidos.
“Eu trouxe aqui a direção da Petrobras pra explicar a refinaria, eu era membro da comissão de fiscalização e controle. Quando secretário, eu retomei a área do Maranhão que estava no nome da Petrobrás, eu pedi de volta, hoje é do Maranhão. Eu tentei resolver o problema tentando trazer outras refinarias menores”, explicou.
Simplicio acredita que não só o Maranhão, mas também o Brasil precisa de refinarias nessa região.
“Nós precisamos de uma refinaria aqui nessa região. O Brasil explora o petróleo e paga caro pela gasolina que volta de fora. Então se a gente tiver refinarias no Brasil, consegue adensar a cadeia produtiva e deixar mais dinheiro e emprego no país. O Maranhão é estratégico pra isso, temos uma localização fantástica, mas precisamos de um bom gestor”, explicou Simplicio.

A prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, tem se engajado fortemente na campanha pró-Lula dentro e fora do município. Nesta quarta-feira (19), ela participou de uma caminhada com aproximadamente mil mulheres, que percorreram algumas avenidas do bairro Maiobão e finalizaram em frente à sede do PCdoB, na Avenida 13.
O candidato do PT foi o mais votado para a Presidência da República na cidade, obtendo 60,54% dos votos (37.374) contra 31,84% (19.484) do segundo colocado, Jair Bolsonaro (PL).
“Fizemos essa caminhada para mostrar que estamos torcendo e trabalhando para conquistar mais votos para o nosso futuro presidente. Minha sugestão é que todos se esforcem para multiplicar as adesões. Paço do Lumiar tem muito a ganhar com o time que vai governar verdadeiramente em favor do povo”.
A prefeita, que mostrou sua força nas urnas ao conseguir eleger seus deputados, pediu aos presentes que seja feita uma grande mobilização para diminuir as abstenções nas urnas no segundo turno das eleições.
“Que nós possamos nos ajudar e ajudar os colegas, amigos e vizinhos que precisam de uma ajuda para se locomover no dia da votação, pois é importante que consigamos diminuir as abstenções”.
O evento contou com a participação dos deputados eleitos Marcio Jerry ( federal) e Rodrigo Lago (estadual). Também estavam presentes os vereadores luminenses Drielle da Pinboda (que discursou reforçando a importância de cada voto em Lula), Jorge Maru e Wellington Sousa.
Sobre a programação de campanha neste segundo turno, Paula Azevedo informou que ainda haverá mais um ato político em Paço do Lumiar, mas que todas as informações sobre o mesmo ainda serão divulgadas.

Nesta quarta-feira (19), cumprindo agenda de inauguração de obras pelo Maranhão, equipe do Governo do Estado, esteve na cidade de Turiaçu, onde foi inaugurada a Praça da Família.

Representantes de clubes da Série A do Campeonato Maranhense se reuniram nesta quarta-feira (19) na sala de comissões da Assembleia Legislativa do Maranhão para iniciarem a Liga Maranhense de Clubes Profissionais.
Estiveram na reunião representantes de Moto Club, Maranhão, Sampaio, Cordino, Chapadinha, Pinheiro, São José e Iape, portanto os oito times que jogam a elite do futebol maranhense em 2023. No dia 9 de novembro, a segunda reunião entre os clubes deve ser para aprovar o estatuto da liga.
Nesta primeira reunião, o calendário 2023 esteve em discussão e há uma ideia de não seguir com um seletivo no segundo semestre, como é o caso da Copa FMF, fazendo com que todas as vagas para competições nacionais e regional sejam definidas no Campeonato Maranhense Série A.
Histórica e importante reunião realizada hoje em busca do fortalecimento do futebol profissional maranhense. Com a presença dos presidentes ou representantes do MAC, Moto Club, Sampaio Corrêa, Cordino, Chapadinha, Pinheiro, São José e IAPE, encaminhamos, entre outras pautas, a criação da Liga Maranhense de Clubes Profissionais, que terá, em breve, a apresentação do Estatuto e a eleição da diretoria. Somente com a união dos clubes conseguiremos, de fato, profissionalizar o futebol maranhense e torná-lo mais atrativo para as torcidas e para os investidores. Estamos juntos!
Por Redação do ge — São Luís
A senadora Eliziane Gama segue desapontando seus aliados. Dessa vez foi a Convenção Estadual das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus no Maranhão (CEADEMA), que através do conselho politico, emitiu nota repudiando o apoio da senadora a candidatura de Lula, quando a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil já havia declarado apoio a Bolsonaro.
A nota da entidade que representa os evangélicos no Maranhão também repreendeu a condução do mandato de Eliziane Gama, que para eles vai de encontro ao que defendem e acreditam, como a preservação dos bons costumes, da família tradicional, do combate à corrupção e o apoio ao Governo que defende os princípios e pautas conservadoras.
“A senadora Eliziane Gama, desde o início do seu mandato, tem dado sinais claros, através de discursos e posicionamentos, da falta de compromisso com a CEADEMA, inclusive com os termos assinados pela senadora, quando da homologação da sua pré-candidatura ao Senado Federal. É público e notório que a grande maioria dos posicionamentos da senadora caminha na direção contrária ao que a CEADEMA defende e acredita”, diz a nota.


A partir do próximo dia 01 de novembro o Terminal Rodoviário de São Luís disponibilizará telefone para atendimento 0800.
Usuários e passageiros poderão contar a partir de novembro com o serviço de atendimento 0800 do Terminal Rodoviário de São Luís.
O atendimento será disponibilizado pela Concessionária SINART, sendo um canal aberto para os usuários e passageiros dedicado a esclarecer dúvidas, receber sugestões, elogios e reclamações acerca dos serviços prestados no Terminal Rodoviário.
O número de contato disponibilizado será o 0800 000 2577 com atendimento de segunda a sexta-feira das 08h às 18h. O usuário também poderá entrar em contato com a Concessionária SINART através do e-mail administrativo.trsl@sinart.com.br.