A gestão do enrolado prefeito Heliezer na cidade de Peri Mirim na Baixada Maranhense, acaba de celebrar mais um contrato suspeito no município.
Com uma gestão cheia de irregularidades que acumula várias denúncias no Ministério Público e demais órgãos competentes. O prefeito Heliezer demostra não temer a justiça ou ser preso a qualquer momento.
Sem construção, reforma ou qualquer tipo de obra em andamento no município, a prefeitura realizou mais um contrato com suspeitas de desvio da verba pública.
O contrato recém assinado com a Empresa KENNEDY COMERCIO E SERVICOS LTDA, com endereço na capital do estado, São Luís, para suposta aquisição de materiais de construção tem o valor total R$ 936.930,60 (NOVECENTOS E TRINTA E SEIS MIL, NOVECENTOS E TRINTA REAIS E SESSENTA CENTAVOS).
Quase R$ 1 Milhão, que poderá descer pelo ralo da corrupção caso a justiça não faça uma intervenção. Mais essa enuncia será levada aos conhecimento das autoridades.
Blog Vandoval Rodrigues

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil divulgou nota de esclarecimento sobre a Operação Arconte, da Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da União no Estado do Maranhão (CGU/MA), deflagrada nesta quarta-feira (19), com o objetivo de desarticular grupo criminoso investigado pelo cometimento de crimes contra a Administração Pública.
Fábio Gentil reinterou o compromisso da sua gestão com a transparência e disse estar colaborando com as investigações.
“Como gestor público que preza pela transparência e responsabilidade, estamos colaborando com as investigações junto à Polícia Federal, bem como a Controladoria Geral da União, na apuração concreta dos fatos ocorridos. Reitero ainda o nosso compromisso com a população, que sempre foi de total transparência para com a coisa pública”, diz a nota.
Durante as investigações, a PF e a CGU descobriram a participação de servidores públicos e empresários da área de saúde que recebiam o repasse de recursos públicos do município de Caxias para o combate da Covid-19.

A Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da União no Estado do Maranhão (CGU/MA), deflagrou nesta quarta-feira, dia 19/10/2022, nos municípios de Caxias/MA, São Luís/MA, São José de Ribamar/MA, Teresina/PI e Cajueiro da Praia/PI, a OPERAÇÃO ARCONTE visando desarticular grupo criminoso investigado pelo cometimento de crimes contra a Administração Pública.
Os investigados realizavam fraudes em procedimentos de dispensa de licitação no município de Caxias/MA, com o desvio de recursos públicos federais da área da saúde, constando dentre esses, verbas públicas que deveriam ser aplicadas no combate à pandemia de COVID-19.
Apurou-se durante as investigações a participação de servidores públicos e empresários da área de saúde que recebiam o repasse de recursos públicos do município de Caxias/MA.
A Controladoria-Geral da União identificou que muito embora existisse no município de Caxias/MA 52 empresas com potencial para serem contratadas pelo município, as dispensas de licitação eram direcionadas para a contratação de empresas diretamente ligadas aos servidores públicos e particulares investigados. Somente em relação a duas empresas investigadas foi realizado o repasse total de aproximadamente 9,45 milhões de reais.
Estão sendo cumpridos 44 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região – TRF1 em decorrência de representação feita pela Polícia Federal. Para o cumprimento das medidas judiciais estão sendo empregados 160 policias federais e 4 servidores da CGU. Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, fraude à licitação e lavagem de dinheiro, dentre outros, com penas que podem chegar a 43 anos de prisão.
A operação denominada Arconte se refere ao termo grego arkhon, que significa o responsável por um “cargo”. Sendo batizada dessa forma, pois os investigados foram flagrados em vídeos negociando diretamente não somente o repasse de recursos públicos com as empresas investigadas, mas também a nomeação de cargos na Administração Pública, em troca da obtenção de vantagens indevidas.

Na sessão legislativa desta terça (18), vereadores usaram a tribuna e destacaram a audiência pública realizada pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), sobre o SAMU de Paço do Lumiar.
A audiência realizada na última semana contou com a participação de membros do legislativo que apontaram os problemas gerados pela inatividade do serviço, no município. O vereador Miércio reforçou acerca de emendas imposivitivas do legistivo a serem destinadas para a reativação do serviço; na oportunidade, o vereador e lider do governo, Jorge Marú, também mencionou o envio de emendas para o retorno dos atendimentos à população.
Outros assuntos foram pautados na tribuna, como o PL N⁰ 013/2022 de autoria do Executivo Municipal, encaminhado para a Câmara, que trata da atualização e revisão do Plano Municipal de Educação (PME). Na ocasião o vereador Wellington Sousa comemorou a tramitação da proposição, pois trata-se do reconhecimento de todos os envolvidos na Conferência Municipal de Educação. “Teremos um PME atualizado e em sintonia com a classe educadora, atendendo às prioridades e anseios da população”, afirmou Sousa.
O vereador Miércio Martins fez um apelo à gestão Paula Azevedo, para que as comunidades da zona rural também sejam beneficiadas pelo asfalto recebido pela prefeitura, em especial, a região do Pau Deitado e Timbuba. Ainda em discurso, reiterou a importância criação do Conselho Municipal da Criança e do Adodescente (CMDCA) da zona rural e da zona urbana .
O vereador Jorge Marú alertou sobre a importância da imunização contra a Poliomielite, chamando atenção dos pais para que não deixem de levar os filhos aos postos de vacinação, uma vez que a doença há muitos anos erradicada no Brasil, recentemente voltou a ser registrada pelos órgãos de Saúde.
O líder de governo repercutiu o clima das eleições presidenciais do segundo turno, ressaltando a importância de respeitar a escolha de cada eleitor, fazendo valer o ato democrático do voto. A vereadora Ana Lúcia fez uma contribuição pedido também por respeito às escolhas nesse momento acalorado das eleições, para que as divergências não corroborem em violência e ataques pessoais.
Por fim, o vereador Mauro Multibancos fez um convite aos pares para que prestigiem a programação pelo Dia Municipal do Reggae, a ser realizado no próximo dia 23/10, na Sede do Município. “O movimento (reggae) é uma manifestação muito forte em nosso município e no estado, e que agrega vários adeptos”, relatou Mauro.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), editou decreto alterando o ponto facultativo do Dia do Servidor Público e decretando facultativo na véspera do feriado de finados no Maranhão.
Dessa forma, os servidores estaduais terão um feriadão de cinco dias entre o sábado (29) e a terça-feira (2).
“Editei agora o Decreto nº 37.205 transferindo o ponto facultativo do Dia do Servidor Público (28) para 31 de outubro, próxima segunda-feira. Decretei também ponto facultativo para o próximo dia 1º de novembro, terça-feira”, destacou Brandão nas redes sociais.

Os partidos Pros e Solidariedade chegaram a um acordo, nesta segunda-feira (17), para se unir e, desta forma, ultrapassar a chamada cláusula de desempenho.
Na prática, o Pros será incorporado ao Solidariedade. Eurípedes Júnior, que atualmente é presidente do Pros, comandará o partido nos próximos anos. O comando será alternado com o grupo liderado por Paulinho da Força. O Solidariedade vai manter seu número nas urnas, 77.
O novo partido terá uma bancada de oito deputados e, como conseguiu atingir a cláusula, poderá ter acesso a tempo de TV e ao fundo partidário na próxima legislatura.
Em nota divulgada nesta segunda (17), assinada por Paulinho da Força e Eurípedes Jr, os dois líderes partidários afirmaram que “a junção proporcionará um partido forte em todo o Brasil, capaz de agregar forças políticas que comunguem dos princípios democráticos e cuidado social”.
“Com isso, esse atual momento fará da agremiação um importante força política no cenário nacional com uma bancada em ascensão na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e já contando com um governador eleito no Amapá e a positiva projeção de vitória para o governo em Pernambuco”, completou.
O ex-prefeito de Macapá Clécio Luís (Solidariedade) foi eleito governador do Amapá em uma coligação formada por PSDB, Cidadania, Republicanos, PP, PL, PDT e União Brasil. O partido ainda disputa o segundo turno em Pernambuco, onde tem chances de eleger Marília Arraes, que disputa o governo estadual com Raquel Lyra (PSDB). As informações são da CNN Brasil.
O governador Carlos Brandão (PSB), anunciou no domingo (16), que vai iniciar a discussão com sua equipe de governo e os principais representantes da cultura popular do Maranhão, para que seja construído um espaço fixo e apropriado para grandes apresentações de Bumba Meu Boi. De acordo com o chefe do executivo estadual, São Luís vai ganhar seu Boiódromo que deve ser construído na região do Aterro do Bacanga.
Durante sua fala na abertura da Festa da Juçara no Parque do Maracanã, Carlos Brandão falou que vai visitar o Bumbódromo de Parintins no Amazonas, para avaliar a estrutura e saber o que eles podem incorporar no espaço que será construído em São Luís.
Durante sua fala, Carlos Brandão lembrou que Parintins só possui dois Bois, o Garantido e o Caprichoso, e conseguem fazer uma grande festa. Sendo assim na sua opinião, a cultura maranhense que tem centenas de manifestações do Bumba Meu Boi, pode fazer uma festa ainda maior e em um espaço bem estruturado.
O Bumbódromo de Parintins foi inaugurado em 1988 e tem capacidade para 35 mil pessoas. Já no interior de São Paulo na cidade de Cajamar existe também outra estrutura apelidada de Boiódromo, que cabe entre 15 e 25 mil pessoas e abriga eventos do tipo rodeio.

Em homenagem ao Dia do Médico, celebrado nacionalmente neste 18 de outubro, o médico cirurgião bariátrico e vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Dr. Gutemberg, parabenizou os colegas de profissão, exaltando o trabalho dos médicos que atuam no Maranhão. Dr. Gutemberg publicou em suas mídias sociais uma mensagem para aqueles que se dedicam à manutenção da saúde dos maranhenses.
“Abracei com muito carinho e dedicação a primeira missão que Deus me deu, que foi a de ser médico e ajudar a salvar a pessoas. . Digo sempre que ser médico é colocar em prática o amor ao próximo. Aos meus amigos e amigas de profissão que se dedicam à arte da medicina com tanta humanidade, eu desejo um Feliz Dia do Médico! E lembro que estamos unidos na busca de melhores condições de trabalho”, disse Dr. Gutemberg.
Membro da Academia Maranhense de Medicina, Dr. Gutemberg também é professor da Universidade Federal do Maranhão e coordenador do serviço de cirurgia bariátrica do Hospital Universitário da UFMA. Já publicou vários trabalhos científicos, além de 4 livros, entre eles: Cirurgia da Obesidade; Metodologia Científica e Desafios na Gestão da Saúde Pública no SUS.
Além de ajudar na formação de novos médicos, Dr. Gutemberg sempre defendeu os interesses da categoria na Câmara Municipal de São Luís, lutando por condições dignas de trabalho, salários e valorização da classe.
-Atuação Câmara Municipal de São Luís
Na Câmara Municipal de São Luís, no período mais crítico da pandemia, Dr. Gutemberg elaborou leis e destinou emendas em defesa da população mais vulnerável.
Foram emendas para a manutenção de abrigos sociais, garantia de alimentação aos mais necessitados e outras. Além de leis que também ajudaram a preservar empregos.
Para os profissionais da saúde que dedicaram suas vidas no trabalho, foram aprovadas Leis específicas como: o pagamento de 100% do adicional de insalubridade; e a Lei que concede pensão especial à dependentes de profissionais da saúde, servidores do quadro municipal, que morrerem em razão do combate à pandemia da Covid-19, e outras.

Nesta terça-feira (18), a partir das 10h, na Universidade Estadual do Maranhão (Campus Paulo VI), o governador Carlos Brandão assina termo de autorização para a criação do curso de Medicina da UEMA, antiga demanda da população da Grande Ilha de São Luís.
Na oportunidade, o governador fará uma vistoria às obras do prédio onde ocorrerão as aulas do curso.
“No Campus de São Luís, da UEMA, vou lançar o curso de medicina, que é uma demanda antiga. Assim, a gente dá a oportunidade para as pessoas de baixa renda terem uma profissão altamente qualificada”, anunciou o governador Carlos Brandão.

Por unanimidade, e de acordo com parecer do Ministério Público Eleitoral, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão julgou improcedentes os pedidos de recálculo do quociente eleitoral para nova distribuição de sobras feitos pelos partidos MDB, PSB, e Federação Brasil da Esperança (PT / PC do B e PV), referentes aos cargos de deputado federal, e do PSD, para o cargo de deputado estadual, nas eleições realizadas em 2 de outubro de 2022.
Os julgamentos dos quatro pedidos ocorreram na tarde desta segunda, 17 de outubro, durante sessão transmitida ao vivo e disponível no canal TRE-MA do Youtube.
A relatora dos processos foi a desembargadora Angela Salazar, presidente do órgão, que funciona também como presidente da Comissão Apuradora das Eleições, composta ainda pelo desembargador José Luiz de Almeida (corregedor) e pelo juiz André Bogéa.
Com a decisão do colegiado, o resultado dos eleitos para ambos os cargos no estado permanece inalterado.