• Thiago Azevedo
  • 9 de agosto de 2022

Gaeco oferece denúncia contra ex-prefeito de Lago do Junco desvios de R$ 10 milhões

O Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão ofereceu denúncia contra o ex-prefeito de Lago do Junco/MA, Osmar Fonseca dos Santos e outras 11 pessoas, dentre elas os filhos do ex-prefeito, empresários e servidores da prefeitura. Os denunciados integravam organização criminosa atuante para desviar verbas públicas por meio de certames licitatórios fraudulentos. Ao final, o dinheiro ilícito obtido era lavado na compra de veículos de luxo e compra de gados, beneficiando o ex-prefeito e sua família.
Os indícios dos crimes cometidos foram sendo confirmados à medida que as investigações do Procedimento Investigatório Criminal nº 050323-750/2021 avançavam. A Operação Grinch, realizada pelo Gaeco com apoio da Polícia Civil do Maranhão, em 17 de dezembro de 2021, permitiu, por meio de medidas cautelares de busca e apreensão e quebra de sigilo bancário, que fossem encontrados os elementos finais necessários para montar o quebra-cabeças da organização criminosa e as suas formas de lavagem de dinheiro.
Ainda, foram realizadas, por parte do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro do MPMA, análises de diversos certames licitatórios ocorridos no município de Lago do Junco ao longo dos anos de 2014 a 2020 e estima-se que cerca de R$ 10.865.006,38 (dez milhões, oitocentos e sessenta e cinco reais e trinta e oito centavos) foram indevidamente utilizados pelo poder executivo local, causando prejuízos a toda a população que se viu desassistida de serviços básicos para os quais o dinheiro público havia sido destinado.
Assim, foram imputados os seguintes delitos para as pessoas denunciadas: organização criminosa (art. 2º da Lei 12.850/2013), fraude em licitação (art. 90 da Lei 8.666/1993) e lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei 9.613/98).

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 9 de agosto de 2022

Santa Luzia: juíza indefere afastamento de França do Macaquinho

A juíza Marclle Silva, titular da 1ª Vara da Comarca de Santa Luzia, indeferiu nesta segunda-feira (8) pedido do Ministério Público pelo afastamento e indisponibilidade dos bens da prefeita de Santa Luzia, Francilene Queiroz, a França do Macaquinho (PP).

A gestora é acusada pelo promotor Leonardo Santana Modesto de desvios da ordem de R$ 64 milhões da Previdência municipal.

Ao decidir sobre pedido, a magistrada destacou que a Prefeitura Municipal, mesmo sem provocação, apresentou manifestação nos autos, alegando que o déficit previdenciário do Município advém de gestões anteriores – que fizeram renegociações, mas sem pagar os parcelamento – e que na atual gestão já foi aprovado um projeto de lei autorizando novo parcelamento.

“Compulsando os autos, constato que a parte autora trouxe aos autos a Lei Municipal no. 572, de 28 de junho de 2022, de Santa Luzia, aprovada pela Câmara Municipal, devidamente sancionada e publicada, a qual dispõe sobre o parcelamento e reparcelamento dos débitos do município de Santa Luzia com o Instituto de Previdência Social dos Servidores de Santa Luzia – Ipresal”, destacou a juíza, ao negar a liminar para bloqueio de bens da prefeita.

Sobre o pedido de afastamento, ela pontuou que as denúncias de improbidade do MP “necessitam de uma maior instrução probatória e com respeito à garantia do devido contraditório e ampla defesa”.

Sem aprovação

Por conta da decisão, uma confusão foi registrada, também na segunda-feira, na Câmara Municipal de Santa Luzia.

A líder da oposição, vereadora Professora Cleudimar, garante que o projeto do parcelamento não foi aprovado pelos parlamentares, e que França do Macaquinho teria anexado informação falsa ao processo para escapar do afastamento e do bloqueio de bens.

Em plenário, a pedetista acabou se envolvendo numa discussão e foi empurrada pela governista Edilene Granjeiro (PCdoB), que ainda não se pronunciou sobre o caso.

Do Imirante

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 9 de agosto de 2022

Prefeito Edésio mostra força para seus pré-candidatos em Turiaçu

O prefeito mais bem avaliado do Maranhão, Edésio Cavalcanti, seus 11 vereadores aliados, secretários, correligionários e uma multidão de turienses, fizeram uma grande festa para recepcionar a caravana do Maranhão não pode parar!

Carlos Brandão, Flávio Dino, Felipe Camarão, deputados estaduais Ricardo Rios, Adriano Sarney, Othelino Neto e outras lideranças políticas do estado, ficaram surpreso com a mega recepção preparada pelo prefeito Edésio e população turiense.

Turiaçu provou que acompanha o time da vitória do governador Carlos Brandão e o prefeito Edésio Cavalcanti.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 8 de agosto de 2022

Com a presença de Othelino e Ana Paula, candidatura de Flávia Alves é lançada em Vitorino Freire


O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), e a candidata a primeira suplente de Flávio Dino ao Senado, Ana Paula Lobato (PSB), foram recebidos com festa, nesse domingo (8), em Vitorino Freire, durante o ato político que marcou o lançamento da candidatura de Flávia Alves Maciel a deputada federal, na cidade.

O movimento, liderado pelo ex-prefeito do município, José Leandro Maciel, e que contou com o apoio de todo o grupo Jacaré, também marcou o lançamento da candidatura de Florêncio Neto a deputado estadual.

 

“Flávia está pronta para defender a cidade e representar os vitorinenses na Câmara Federal. Vamos, juntos, continuar buscando recursos, por meio do Governo do Estado, em prol do município, que tanto já  recebeu benefícios, porque esta luta é de todos nós”, enfatizou o chefe do Legislativo.

Ana Paula Lobato, também vice-prefeita de Pinheiro, enalteceu a importância de ter uma representante de Vitorino Freire em Brasília. “Flávia é uma mulher de coragem e grande potência, que está pronta para representar o povo desta cidade, onde tem fortes raízes e, principalmente, lutar pelos direitos das causas femininas”, destacou Ana Paula, que estava representando o candidato ao Senado, Flávio Dino.

Flávia Alves Maciel falou da emoção do momento. “Vivi uma das maiores emoções da minha vida, em Vitorino, cidade que me acolheu como filha. Meu coração se enche de orgulho. Muitas palavras, muitas emoções e uma certeza: estou no caminho certo”.

O governador Carlos Brandão (PSB) esteve presente e agradeceu o apoio recebido. “Grato pela recepção do grupo Jacaré e de todos que estiveram conosco, neste encontro que reuniu amigos, apoiadores e muitos vitorienses”, disse.

O secretário da Infraestrutura do Estado, Aparício Bandeira, o deputado estadual Carlinhos Florêncio e o empresário Marcos Maciel também estiveram presentes.

  • Thiago Azevedo
  • 8 de agosto de 2022

Paula Azevedo incentiva autonomia feminina durante Caravana Pra Elas

A prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, participou neste sábado (06), no Centro de Convenções da UFMA, do evento Caravana Pra Elas, que é um projeto do Sebrae que promove, exclusivamente para mulheres, oficinas, venda de artesanto, capacitação, serviços e muito mais.

Paula Azevedo destacou a importância do empoderamento feminino e do empreendedorismo para mulheres nos mais diversos segmentos do mercado.
Uma força tarefa foi realizada pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Coordenação da Mulher) e a Secretaria Municipal de Planejamento e Articulação Governamental para divulgar, mobilizar e recrutar a mulherada luminense.
E mais uma vez a prefeita de Paço do Lumiar saiu na frente levando mais de 300 mulheres para o evento fomentando, dentro e fora do município, a independência das mulheres.


“Nós sabemos que existem muitas mulheres talentosas em nossa cidade e essa parceria veio em um ótimo momento para que possamos qualificar centenas de mulheres. Aqui temos artesãs, costureiras, confeiteiras, marisqueiras e muitos outros segmentos. Certamente essas mulheres saírão daqui com uma visão de negócio diferenciada”, enfatizou Paula Azevedo.

  • Thiago Azevedo
  • 8 de agosto de 2022

Encontro político em Alto Parnaíba reúne lideranças em apoio a Othelino

O Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), esteve no município de Alto Parnaíba, em sua segunda agenda do dia na região sul do estado,  para mais um encontro político de apoio à sua reeleição a deputado estadual.

No evento, organizado pela liderança política da cidade, João Marcelo Soares, o parlamentar esteve acompanhado da sua esposa, Ana Paula Lobato (PSB), vice-prefeita de Pinheiro e candidata à primeira suplência ao Senado na chapa do ex-governador Flávio Dino. A reunião também contou com a presença do deputado federal Marreca Filho.

 

No ato, que reuniu dezenas de lideranças políticas, comunitárias e a população em geral, Othelino destacou a forte parceria que já mantém há mais de uma década com o grupo de João Marcelo Soares, que, segundo ele, herdou do pai Ernâni Soares, ex-prefeito do município, o espírito de liderança e a vontade de trabalhar pelos alto-parnaibanos.

“Estamos felizes de poder continuar contando com o apoio desse grupo que já fez tanto pela cidade. E o nosso desejo é contribuir para que Alto Parnaíba tenha mais prosperidade econômica e cresça para que sua população viva melhor”, disse o parlamentar.

João Marcelo Soares também destacou a parceria antiga com Othelino e reafirmou seu apoio à reeleição do deputado, bem como à do governador Carlos Brandão. “Tenho certeza de que esse trio que está nesse palanque: Othelino como deputado estadual, Ana Paula como nossa futura senadora e o deputado Marreca Filho, aliados ao governador Brandão, vão fazer história em nossa cidade, futuramente”, concluiu.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 8 de agosto de 2022

Othelino e Ana Paula participam de grande ato político em apoio a Dino e Brandão em Tasso Fragoso

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), e a vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato, participaram, neste domingo (7), em Tasso Fragoso, de mais um grande encontro político do movimento “Juntos para o bem do Maranhão” em apoio à eleição de Carlos Brandão (PSB) ao Governo do Estado e de Flávio Dino (PSB) ao Senado.

A mobilização, organizada pelo prefeito Dr. Roberth (Republicanos), que apoia a reeleição de Othelino Neto, contou com a presença da população tasso fragosense e de importantes lideranças políticas, entre elas o deputado federal Marreca Filho (Patriota).

Em seu discurso, Othelino falou da imensa satisfação em ter disponibilizado várias emendas para o município. “Tenho a alegria de já ter destinado várias emendas para Tasso Fragoso nas áreas da saúde e infraestrutura. Sempre temos defendido os interesses da cidade, atendendo aos pedidos do prefeito Dr. Roberth”.

Candidata à primeira suplência de Flávio Dino ao Senado, Ana Paula Lobato destacou que Tasso Fragoso foi um celeiro de obras na gestão do ex-governador e, agora, no governo de Brandão. “Em Tasso Fragoso tem Escola Digna, programa Mais Asfalto e ações da saúde. Difícil é não encontrar obras do governo neste município”.

*Saúde e infraestrutura*

Dentre as obras indicadas por Othelino para o município, destacam-se a recuperação de estradas vicinais e a pavimentação de ruas por meio do programa ‘Mais Asfalto’.

Na área da saúde, o presidente da Assembleia garantiu a entrega de ambulâncias e a construção do hospital municipal, que ainda está em obras. Othelino também assumiu o compromisso de, que no próximo exercício financeiro, vai destinar emendas parlamentares para aquisição de mais uma ambulância.

O prefeito Dr. Roberth Coelho agradeceu ao grupo político do governador Carlos Brandão, em especial ao deputado Othelino Neto, por ter sido responsável por mediações importantes junto ao governo estadual que garantiram grandes melhorias a Tasso Fragoso.

“É através de Brandão, Flávio Dino e Othelino que vamos continuar olhando pra frente. Tenho certeza que a população vai continuar escolhendo pessoas que querem o desenvolvimento de Tasso Fragoso”, declarou o prefeito.

  • Thiago Azevedo
  • 6 de agosto de 2022

Othelino e Ana Paula reúnem multidão em Pinheiro em apoio ao movimento ‘Juntos para o bem do Maranhão’

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), e a vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato (PSB), receberam o apoio da Baixada maranhense, durante ato do movimento ‘Juntos para o bem do Maranhão’.

A grande festa política, realizada na noite dessa sexta-feira (5), em Pinheiro, reuniu milhares de apoiadores do grupo. Além de pinheirenses, comitivas de outros municípios da Baixada, como Presidente Sarney, Turilândia, Santa Helena, São Vicente Férrer e Peri Mirim compareceram em peso.

O chefe do Legislativo agradeceu a presença maciça de lideranças e da população. “Foi uma festa maravilhosa, de muita alegria e energia positiva. Agradeço a população pinheirense, que atendeu ao convite da Ana Paula e compareceu neste grande encontro do Time da Vitória, que está pronto para dar continuidade ao desenvolvimento do nosso estado. Minha gratidão também às comitivas de vários municípios de toda a Baixada, demonstrando que o povo quer que o Maranhão continue crescendo e no rumo do progresso”, disse.

A  anfitriã Ana Paula, que também é candidata à primeira suplente de Flávio Dino ao Senado Federal, demonstrou gratidão e reforçou a vontade de trabalhar em prol do seu povo. “Saibam que, mesmo sendo candidata no Senado, não deixarei de ser vice-prefeita da minha cidade. Continuem contando comigo, ainda mais ao lado de Flávio Dino, que mostrou o quanto ama nossa cidade com a entrega de tantas obras importantes”, enfatizou.

Em seu discurso, o governador Carlos Brandão, candidato à reeleição, falou sobre a importância de Ana Paula ter sido escolhida para compor a chapa ao Senado ao lado de Flávio Dino. “Ela esteve durante 31 dias à frente da Prefeitura e mostrou que sabe governar, portanto, foi uma feliz escolha do nosso futuro senador. A Baixada precisava de uma pessoa de expressão para representa-la”, avaliou o governador, que estava acompanhado de Felipe Camarão, candidato a vice-governador.

Outros candidatos do grupo, com atuação política em Pinheiro e região, estiveram presentes ao evento.

  • Thiago Azevedo
  • 6 de agosto de 2022

Othelino e Ana Paula recebem apoios em Santa Helena durante ato da chapa ‘Juntos para o bem do Maranhão

Santa Helena recebeu, com grande festa, nesta sexta-feira (5), o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), a vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato (PSB), candidata à primeira suplência na chapa de Flávio Dino ao Senado Federal, e toda a comitiva da chapa ‘Juntos para o Bem do Maranhão’.


Sob a liderança do prefeito Zezildo Almeida, milhares de helenenses e grandes lideranças da cidade e região marcaram presença para confirmar apoio a Othelino Neto, candidato à reeleição como deputado estadual e que tem centenas de obras e serviços realizadas no município, por meio do seu mandato.


“Que alegria poder contar, mais uma vez, com o apoio do povo helenense na nossa candidatura a deputado estadual e de todo o Time da Vitória. Foram muitas conquistas para a cidade nos últimos anos, por meio do nosso mandato e com o apoio do @governodoma, somado ao belo trabalho do prefeito Zezildo Almeida”, destacou o chefe do Legislativo.


Ana Paula Lobato representou o ex-governador Flávio Dino, candidato ao Senado, durante o ato político. “Uma felicidade para todos nós, Dino ter escolhido uma mulher e baixadeira para ajudá-lo em Brasília. Nossa dedicação será ainda maior e agora se estenderá da nossa região para todo o Maranhão”, garantiu.

O prefeito Zezildo Almeida, acompanhado do vice João Jorge Pavao, de vereadores e grandes lideranças da cidade, agradeceu o trabalho de Othelino no município. “Foram inúmeros benefícios. Nossa gratidão a Othelino, que sempre buscou atender nossas demandas, junto ao Governo do Estado. Nos ajudou nos momentos em que mais precisamos, como na época da enchente. Além disso, indicou, entre tantas obras, a Praça da Família, a reconstrução da Beira Rio e milhares de quilômetros de asfalto”, afirmou.

*Mais obras*

Durante o ato, o governador Carlos Brandão, que concorre à reeleição, destacou as ações do governo no município. “Santa Helena é um verdadeiro canteiro de obras do Governo do Estado. Inúmeras obras importantes foram entregues ao longo dos últimos sete anos e não vão parar. Vamos dar continuidade ao trabalho com o apoio do nosso time”, enfatizou.

Brandão anunciou a inclusão do café da manhã e da feijoada aos sábados nos Restaurantes Populares do Maranhão, inclusive, na unidade de Santa Helena.

Outros candidatos da Baixada que compõem a chapa, encabeçado pelo governador Carlos Brandão, candidato à reeleição, e que tem Felipe Camarão como candidato a vice-governador, compareceram na grande festa política.

  • Thiago Azevedo
  • 5 de agosto de 2022

Neto Evangelista realiza ação de conscientização de fogos de alto estampido

Com o tema “Sua comemoração não pode falar
mais alto que o respeito pelo próximo”, o deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil) realizou, na última quarta-feira (4), na praça Deodoro, uma ação de conscientização da não utilização dos fogos de artifício de alto estampido.
“Nossa intenção é sensibilizar a sociedade do sofrimento das pessoas com autismo, dos enfermos, dos idosos, das crianças e animais quando expostas ao barulho da queima de fogos de artifício. E mostrar também a necessidade e a importância da sanção do projeto de lei 281/2022, de minha autoria, que proíbe a queima, a soltura, o manuseio, a utilização e a comercialização de fogos de artifícios de estampido, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos festivo de efeito sonoro ruidoso, que ultrapasse os 100 decibéis”, destacou Neto Evangelista.
Durante a atividade, várias pessoas, após passarem por avaliação, foram expostas, dentro de uma cabine acústica, a sons, reproduzidos tal qual, animais e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) escutam.
Todas as pessoas que participaram da atividade ficaram perplexas e espantadas. Algumas até ficaram assustadas com o barulho. Mas o mais importante foi que todos

parabenizaram a iniciativa e a coragem do deputado, além de concordarem que o projeto precisa se tornar Lei, imediatamente.
Para Alessandra Nunes, auxiliar administrativa e professora, foi muito perturbador, uma experiência inexplicável. “Esse projeto precisa virar Lei logo para que os autistas possam ter seus direitos assegurados”.
Fernando disse que o barulho é insuportável e defendeu a regulamentação do projeto urgente. Opinião parecida teve a estudante Jamile que disse que foi assustador. “Um zumbido muito alto, fiquei tremendo e tô até com medo de escutar fogos de novo”.

  • Tags: