• Thiago Azevedo
  • 3 de agosto de 2022

Brandão e Camarão se encontram com Lula em Teresina


Nesta quarta-feira (03), o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realiza um ato político da sua campanha na cidade de Teresina (PI).

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), e o candidato a vice-governador e ex-secretário de Educação, Felipe Camarão (PT), foram convidados para o evento e já se encontraram com Lula.

O registro foi postado por Felipe Camarão, que destacou a alegria em reencontrar Lula.

“Que alegria reencontrar o próximo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Estamos juntos, meu presidente. No Maranhão é Lula, Brandão, Dino e Camarão!”, afirmou o candidato a vice-governador do PT.

O governador Carlos Brandão também fez questão de registra o evento e destacar o encontro com Lula.

“É uma imensa satisfação participar desse momento, em Teresina, com o nosso presidente Lula, junto com o amigo Wellington Dias, com a governadora do Piauí, Regina Sousa, com o amigo Felipe Camarão e com todos que participam desse grande encontro de celebração da democracia. É hora de união entre todos que querem paz, igualdade e o povo como prioridade”, destacou o governador maranhense.

Durante a convenção partidária que oficializou, no Maranhão, a chapa Brandão e Camarão, tendo ainda o ex-governador Flávio Dino (PSB) candidato ao Senado, Lula gravou um vídeo de apoio aos candidatos da chapa que o ex-presidente está apoiando.Lula deve visitar o Maranhão ainda no mês de agosto.

É aguardar e conferir.

  • Thiago Azevedo
  • 3 de agosto de 2022

PF deflagra operação para combater extração ilegal de madeira no MA


A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 3/8, no município de Barra do Corda/MA, a Operação Pterodon, para dar cumprimento a 22 mandados de busca e apreensão e a 7 mandados de suspensão da atividade econômica. O objetivo é combater a extração e receptação ilegal de madeira da Terra Indígena Cana Brava, que abastece uma cadeia criminosa de serrarias, movelarias e depósitos de madeira clandestinos.

Durante as investigações, foram identificados diversos estabelecimentos madeireiros que atuam na clandestinidade, sem emissão de DOFs (Documentos de Origem Florestal), bem como seus possíveis proprietários. O tempo de atividade analisado por meio da evolução geoespacial desses estabelecimentos demonstrou que as condutas perduram há vários anos, causando impactos e danos consideráveis ao meio ambiente e ao equilíbrio ecológico.

Foram detectados 177 alertas de desmatamento na T.I. Cana Brava no período de um ano, por meio de imagens do Satélite Planet (Programa BASIL M.A.I.S). Os empreendimentos madeireiros alvos desta operação distam aproximadamente 40 km da Terra Indígena, o que demonstra a viabilidade econômica para atuarem na ilegalidade, com extração de madeira em área protegida, para abastecer esses estabelecimentos, auferindo “lucro fácil”.

A conduta de armazenar, beneficiar e comercializar insumos florestais fomenta o desmatamento ilegal, a invasão em terras da União e os conflitos com indígenas da região.

Os investigados poderão responder por crimes como receptação qualificada, depósito de produto de origem vegetal sem licença válida, funcionamento de estabelecimentos potencialmente poluidores sem autorização, dentre outros, com penas que podem chegar a 9 anos de reclusão.

Estão participando da OPERAÇÃO PTERODON aproximadamente 110 policiais federais, bem como servidores do IBAMA, Corpo de Bombeiros Militar (CBM), ICMBio e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
A operação foi denominada PTERODON por ser um gênero botânico considerado uma das espécies mais valiosas da Terra Indígena Cana Brava.

  • Thiago Azevedo
  • 3 de agosto de 2022

neto evangelista alerta que governo do estado ja pode zerar ipva sobre motos de ate 170cc

 

Durante pronunciamento nesta terça-feira (02), na tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil) fez um apelo e um alerta para que o governo do Estado envie à Casa Legislativa projeto de Lei que zera o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sobre motos de até 170 cilindradas.

“Vários trabalhadores utilizam essas motos para se deslocar ao trabalho. E com a isenção, este trabalhador, ao invés de pagar o IPVA no início do ano, pode comprar o material escolar do seu filho, ou até mesmo fazer um supermercado melhor. Agora, isso depende, exclusivamente, do Governo do Estado enviar, ainda este ano, para Assembleia Legislativa esse projeto de lei para que possa ser previsto na Lei Orçamentária Anual e possa valer em 2023”, destacou Neto.

O parlamentar enfatizou que o governo do Maranhão já está autorizado a zerar o imposto, uma vez que, o Senado Federal já aprovou em julho deste ano resolução que permite que os estados brasileiros zerem o IPVA dessas motos.

“Em tempos de crise financeira, quem tem dinheiro como poder público é quem tem que abrir mão do seu imposto para poder beneficiar os trabalhadores, aquelas pessoas que mais precisam”, finalizou Neto Evangelista.

  • Thiago Azevedo
  • 2 de agosto de 2022

Câmara aprova novo piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias


A Câmara Municipal de Vereadores de Paço do Lumiar iniciou na manhã de hoje (02), o segundo semestre o 2º período legislativo de 2022, com a aprovação em dois turnos, do PL Nº 11/2022 (EM), que reajusta os vencimentos salariais dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias de Paço do Lumiar. O projeto foi votado em caráter de urgência e dispensado interstício a pedido do presidente da Comissão de Constituição e Justiça, vereador Wellington Sousa, e atendido pelo presidente, vereador Fernando Muniz.
Os parlamentares usaram a tribuna e manifestaram apoio à categoria e os parabenizaram pela conquista, destacando a importância desses profissionais diariamente na promoção à saúde da família, serviços de vigilância epidemiológica e ambiental e de combate a endemias, bem como na orientação de toda a população luminense. A vereadora Ana Lúcia e o vereador Miércio Martins, membros da Comissão de Saúde, reforçaram a importância do projeto e emitiram parecer favorável ao reajuste salarial da categoria, considerando a importância desses profissionais para a política municipal de saúde.
Na oportunidade os vereadores Rafael Neves, Vanusa Neves, e também, a vereadora Ana Lúcia, aproveitaram para relembrar o período em que ocuparam o cargo de agentes comunitários de saúde, do trabalho diário de casa em casa, na zona urbana e nas comunidades mais afastadas do município. Já a vereadora Drielle da Pindoba destacou o trabalho fundamental dos agentes na pandemia, levando orientação e cuidados necessários.
Os vereadores Bianca Mendes, Fernando Feitosa, Orlete Mafra, Mary do Mojó, Alexsiandra Garcia, o líder de Governo Jorge Marú, e Wellington Sousa, também fizeram pronunciamentos voltados à conquista do reajuste salarial dos agentes, e reforçaram que seus mandatos são voltados à melhoria da qualidade do trabalho e do sistema municipal de saúde.
“Este é um momento muito especial para a categoria, pois sou conhecedor dos longos anos de caminhada, lutas e reivindicações dos mesmos pelo o piso salarial e valorização a nível municipal. Essa aprovação é uma conquista dos nossos agentes comunitários, mas também, a valorização da saúde luminense”, afirmou Wellington Sousa.
Na ordem do dia, ainda foram aprovados e encaminhados às comissões competentes, 03 (três) Projetos de Lei e 15 (quinze) Indicações ao Executivo Municipal.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 2 de agosto de 2022

Felipe Camarão desmonta Fake News sobre sua candidatura


Pelo visto o desespero começou a bater em alguns, tanto que tentaram criar, nesta terça-feira (02), uma Fake News, sem nenhuma consistência, sobre a candidatura de Felipe Camarão (PT) a vice-governador na chapa encabeçada pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB).

De maneira equivocada, até irresponsável, foi afirmado que Felipe Camarão estava inelegível pelo fato de não ter se desincompatibilizado dos conselhos de órgãos estaduais que ocupava enquanto esteve na Secretaria de Educação do Maranhão.

Professor da Universidade Federal do Maranhão e Procurador Federal, Felipe Camarão emitiu uma Nota, bastante detalhada, sobre o assunto e assegurando que está tranquilo para disputar o pleito eleitoral de 2022, que, diga-se de passagem, será o seu primeiro.

Sobre a inverídica suposição de inelegibilidade do candidato a Vice Governador Felipe Camarão:

1- O ato publicado no dia 27 de julho de 2022 é uma mera formalidade e, em verdade, desnecessária do ponto de vista jurídico na medida em que o ocupante de vaga no Conselho não é a pessoa física, mas sim o ocupante do cargo de Secretário de Estado da Educação conforme estabelece o art. 3º do ato que cria o referido conselho.

2- Deste modo, a exoneração publicada no diário oficial do dia 31 de março de 2022 é ato suficiente para que a pessoa física Felipe Camarão deixasse todas as atribuições referentes ao Cargo de Secretário de Estado da Educação, inclusive a atribuição de fazer parte do Conselho Administrativo do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria;

3- Ademais, mesmo que haja uma errônea interpretação de necessidade de pedido formal de desincompatibilização, o oficio solicitando o desligamento da função de conselheiro foi encaminhado ao gabinete do governador na data de 9 de junho de 2022 pelo ofício nº 523/2022-GAB/IPREV satisfazendo assim, também, a legislação que determina que conselheiros se desincompatibilizem até 90 dias antes do pleito o que, para esta eleição, era o dia 02 de julho de 2022.

4- Por fim, resta esclarecer que este conselho não é remunerado e que não houve qualquer ato emitido, ou participação em qualquer reunião desde o real afastamento das funções de Secretário de Estado da Educação na data de 31 de março de 2022, comprovando assim o afastamento, além de legal e formal, também de fato dessa função, bem como de todas as outras referentes ao cargo de Secretário de Estado da Educação.

5- Deste modo, está provado que não há qualquer vinculação jurídica ou de fato com as atribuições de Secretário de Estado da Educação, inclusive com relação ao Conselho de Administração do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria respeitando, portanto todas as determinações da legislação eleitoral vigente.

E desta forma, mais uma Fake News foi desmontada e Felipe Camarão segue sendo o candidato a vice-governador de Carlos Brandão nas eleições de 2022.

  • Thiago Azevedo
  • 2 de agosto de 2022

Em reunião com Othelino e Ana Paula, vereadores de Pinheiro declaram apoio a Brandão e Flávio Dino

O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão e candidato à reeleição, recebeu a visita dos vereadores de Pinheiro, Professor Sandro Lima (PDT) e Edinildo Rodrigues (PDT), que manifestaram apoio às candidaturas de Carlos Brandão ao governo do Estado e de Flávio Dino ao Senado.

A aliança em prol do movimento “O Maranhão Não Pode Parar” foi firmada, neste domingo (31), durante encontro que reuniu, em Pinheiro, o líder do Parlamento estadual e os vereadores pedetistas que possuem forte liderança política na Baixada Maranhense. O candidato a vice-governador, Felipe Camarão, e Ana Paula Lobato, candidata à primeira suplência de Flávio Dino ao Senado e vice-prefeita de Pinheiro, também estiveram presentes.

“Ficamos muito felizes por estes importantes apoios, que tenho certeza que vão nos ajudar muito nestas eleições e com grande votação na querida Pinheiro”, declarou Othelino Neto.

A vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato, agradeceu a parceria. “Ter esses dois apoios aqui em minha cidade é muito importante e, podem ter certeza, Pinheiro e toda a Baixada serão sempre muito bem vistas pelo governo Brandão”, declarou Ana Paula.

“Nós estaremos vestindo a camisa e unindo forças para termos o resultado esperado aqui em nossa Baixada”, afirmou o vereador Edinildo Rodrigues, que está em seu quarto mandato como legislador municipal de Pinheiro.

O vereador reeleito, Professor Sandro Lima,  afirmou que o apoio é o reconhecimento do trabalho feito pelo governo do Estado em prol do desenvolvimento de Pinheiro. “Devemos reconhecer o trabalho do governo, especialmente na área da educação. Faremos tudo para garantir votação expressiva aqui no município”, garantiu o vereador.

“Em nome do governador Carlos Brandão, agradeço o apoio do deputado Othelino Neto, de Ana Paula Lobato e dos amigos vereadores. A Baixada sempre terá a atenção do governo”, enfatizou Felipe Camarão.

  • Thiago Azevedo
  • 2 de agosto de 2022

PF deflagra operação para combater de fraudes bancárias eletrônicas

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (2/8), a Operação Não Seja um Laranja, para desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes em contas eletrônicas mantidas em diversas instituições bancárias do país. O montante de fraudes bancárias eletrônicas investigadas totaliza R$ 18,2 milhões.

Estão sendo cumpridos 43 mandados de busca e apreensão em 13 Estados (Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e no Distrito Federal. A operação conta com apoio e participação das Polícias Civis do Distrito Federal, Pará e São Paulo.

Nos últimos anos, a Polícia Federal detectou um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento. Este “lucro fácil”, com a cessão das contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos. Tais pessoas são conhecidas, no jargão policial, como “Laranjas”.

A Polícia Federal alerta a sociedade que: emprestar contas bancárias para receber créditos fraudulentos é crime, além de provocar um dano considerável aos cidadãos, quer pelo potencial ofensivo deste tipo de conduta delitiva, a qual tem sido um dos principais vetores de financiamento de organizações criminosas, como também pelos prejuízos financeiros a milhares de brasileiros.

Os investigados podem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso e falsidade ideológica, cujas penas podem somar mais de 20 anos de prisão.

Tentáculos

A ação é resultado de mais uma iniciativa da Força-Tarefa Tentáculos, instituída pela Polícia Federal para a repressão a fraudes bancárias eletrônicas, a qual envolve esforço cooperativo e integração com as Polícias Civis e as instituições bancárias, por meio da Febraban. Destaca-se o apoio operacional da Unidade Especial de Investigação a Crimes Cibernéticos, a qual iniciou as atividades recentemente e já tem participação em sua segunda operação de grande porte.

Em tempo: durante cumprimento de mandado em Cáceres/MT, um homem foi preso em flagrante com 3 kg de maconha e cocaína. As informações são da PF.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 1 de agosto de 2022

Em Pinheiro, Othelino e Ana Paula prestigiam encerramento do festejo de Santo Inácio de Loyola

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), e a vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato, participaram, neste domingo (31), do encerramento do tradicional festejo religioso em homenagem a Santo Inácio de Loyola, padroeiro da cidade da Baixada maranhense.

Othelino Neto, que concorre à reeleição, destacou a beleza desta grande festa, que reúne Igreja e comunidade em um ato de devoção. “Estar junto deste povo de fé foi um momento que nos trouxe muita paz e alegria“, declarou o parlamentar.

Ana Paula Lobato, candidata à primeira suplência de Flávio Dino ao Senado, ressaltou a emoção de participar do Festejo, que já faz parte do calendário da cidade. Filha do município de Pinheiro, ela prestigia todos os anos a homenagem a Santo Inácio de Loyola.  “Desde criança, eu frequento esta igreja e, para mim, é uma alegria muito grande poder estar aqui, rever meus amigos e minha comunidade“, ressaltou.

No ato de celebração, Othelino Neto e Ana Paula Lobato estavam acompanhados do candidato a vice-governador do estado, Felipe Camarão. “Vim aqui, em um ato de fé cristã, para também pedir bênçãos a Santo Inácio para nossa caminhada política“, afirmou.

*Procissão e missa*

O evento religioso, que começou no dia 22 de julho, foi encerrado com procissão e missa campal, celebrada no Largo da igreja, pelo arcebispo metropolitano de São Luís, Dom Gilberto Pastana, e pelo bispo diocesano de Pinheiro, Dom Elio Rama.

Foram dez dias de celebrações com a realização de carreata, caminhada, procissão e missas. Este ano, o festejo, que marca os 167 anos da Paróquia Catedral Santo Inácio de Loyola, trouxe o tema “Inácio de Loyola, fiel a Jesus Cristo e à missão”

“A programação do festejo está completa. Uma felicidade para a comunidade, pois foram dois anos sem realizar todas as atividades da celebração“ , declarou Marcelo França, coordenador da Pastoral da comunicação da Paróquia.

O arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana, saudou os devotos. “Quero saudar a todos os devotos, em especial as crianças e os pais que as ensinam os caminhos de Santo Inácio”, disse durante a missa.

  • Thiago Azevedo
  • 31 de julho de 2022

Roberto Rocha anunciou seus suplentes nas eleições de 2022

Durante a convenção do PDT, o senador Roberto Rocha (PTB) fez questão de anunciar o nome de mais um suplente na sua chapa que buscará a reeleição para o Senado nas eleições de 2022.

Um dos suplentes já era conhecido, o Pastor Bel (Agir). O Pastor Bel já havia confirmado que disputaria o Senado, mas segundo o próprio, depois de conversar com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), decidiu retirar a pré-candidatura e aceitar uma vaga de suplente de Roberto Rocha (reveja).

No evento da sexta-feira (29), Roberto Rocha anunciou que o outro suplente, no caso o primeiro suplente, será Ildemar Gonçalves (PL), que é ex-prefeito de Açailândia.

“Meu querido amigo Ildemar Gonçalves, líder político da região tocantina, ex-prefeito de Açailândia por quatro vezes, que tenho a alegria de dizer que é meu primeiro suplente. Agradeço muito a confiança do PL, que está o Ildemar”, ressaltou Roberto Rocha, garantindo assim mais espaço para o PL, que já tem o vice-governador na chapa de Weverton Rocha na disputa pelo Palácio dos Leões.

Sendo assim, sobrou a segunda suplência de Roberto Rocha para o Pastor Bel.

  • Thiago Azevedo
  • 31 de julho de 2022

Marcos Grande retira pré-candidatura a deputado federal e apoia Flávia Alves

O ex-presidente da Emserh Marcos Grande anunciou nesta semana a retirada da sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.

Nas redes sociais, ele anunciou que, a partir de agora, ele apoiará o projeto de Flávia Alves Maciel. Ambos são do PCdoB.

“Minha história de militância política sempre foi em prol da coletividade e da justiça social, sob a bandeira do meu partido PCdoB. Na esteira desse projeto, anuncio para todos e todas que me acompanham e acreditam no meu trabalho: caminharei ao lado da pré-candidata a deputada federal @flaviaalvesmaciel do PCdoB, na busca de uma vaga para a Câmara dos Deputados”, declarou.

E completou: “Uma liderança de renovação, comprometida com princípios que eu compactuo e que, sem sombra de dúvidas, fará a defesa do SUS e da classe trabalhadora da saúde, temas primordiais dentro das minhas convicções”.