
O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) viajará para São Paulo onde será submetido a uma cirurgia de retirada de um cisto no rim. O procedimento foi recomendado por um médico após realização de exames de rotina.
Brandão permanecerá no cargo apesar de ter que se ausentar por alguns dias haja vista que brevemente retornará a São Luís.

O presidente estadual do Podemos, deputado estadual Fábio Macedo, ao lado da presidente do diretório municipal, Lorena Macedo, inaugurou nesta segunda-feira (16), a nova sede do partido, em um coquetel para os filiados, pré-candidatos a deputados estaduais e federais, com a presença de lideranças de todo Maranhão e da imprensa.
A nova sede possui espaços privilegiados, com capacidade de atender todos os membros, que contam a partir de agora com um local para fazer política de fato.
“Quando recebemos o partido, já tínhamos uma representação na Câmara, mas éramos completamente desconhecidos no Estado. Eu sempre digo que pegamos um partido na gaveta e em apenas 5 dias, com todo esforço e dedicação montamos uma chapa com 42 pré-candidatos a deputados estaduais e 19 pré-candidatos a federal, e hoje, com muita alegria, inauguramos essa nova sede, que a partir de agora está aberta a todos, das 8h às 18h. A nossa nova casa, recebe de braços abertos todos os nossos membros e também os que desejam fazer parte do Podemos”, disse o presidente estadual da legenda, Fábio Macedo.
Representando o legislativo municipal no evento, o vereador Chaguinhas, disse demonstrar confiança na nova direção do partido.
“É um grande prazer estabelecer esta acolhida a todos que estão aqui. A democracia e a liberdade nos remete a sonhos e também a realidade. Dentro desta perspectiva, temos o nosso presidente estadual, Fábio, que traz um novo momento para o Podemos com a inauguração desta sede nos dando a certeza e a realidade que quer um país bom e um partido grande para todos os filiados aqui no nosso Estado, disse o vereador.
Já o vereador Marcial Lima, destacou o crescimento da legenda nas últimas semanas.
“Estou filiado no partido desde 2019, temos uma boa representatividade na Câmara Municipal, mas isso não se refletia fora de São Luís. Infelizmente nosso partido não tinha uma sala, um diretório decente e hoje vemos essa grande estrutura, um espaço para fazer política e abrigar todos os nosso membros”, afirmou o vereador. O deputado estadual, Jota Pinto, falou sobre as perspectivas para as próximas eleições. Não tenho dúvidas que aqui tem um dos maiores partidos do Maranhão, conduzido com mestria pelo nosso presidente Fábio e sua esposa Lorena, que empenharam grandes esforços para nos trazer até aqui. O desenho que vem por aí é grande, nas próximas eleições vamos fazer grandes bancadas e sair com uma grande representação”, reiterou Marcial Lima.
O evento ainda contou com a presença de Cleomar Tema Cunha, Professor Sá Marques, Elizabeth Gonçalo, Expedito Junior, Natassia Weba, o ex-prefeito Hernado Macedo, Dedé Macedo, Maria Muniz, entre outras lideranças políticas.
O deputado estadual Adriano Sarney repercutiu texto publicado pelo editor do Blog, no qual foi mostrado que o ex-governador Flávio Dino (PSB) pode usar do seu poder de influência junto a Federação PT, PV e PC do B para alterar resultado do Encontro de Tática Eleitoral petista, que ocorrerá este mês, para beneficiar o ex-secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
De acordo com o parlamentar, que preside regionalmente o PV, a referida Federação ainda não decidiu seus candidatos aos cargos majoritários.
“Nunca tivemos uma reunião nesse sentido e aqui precisa do consenso dos três partidos: PV, PT e PCdoB. Se não houver, sobe para a nacional! Ninguém nos controla aqui!”, twittou o deputado em uma espécie de resposta as pretensões do comunasocialista.
Adriano já declarou apoio do Verdes a reeleição do governador tampão Carlos Brandão (PSB).
No entanto, ainda analisa o posicionamento da sigla em relação ao Senado.

Atendendo ao pedido do Ministério Público do Maranhão, em pedido liminar ajuizado em 12 de maio, o Poder Judiciário determinou a imediata suspensão do contrato firmado entre o Município de Pedreiras e a empresa Construservice Empreendimento e Construções LTDA, no valor de R$ 5.995 milhões.
O pedido de tutela antecipada em caráter antecedente foi ajuizado pela titular da 1ª Promotoria de Justiça de Pedreiras, Marina Carneiro Lima de Oliveira.
A liminar determina à Prefeitura de Pedreiras que se abstenha de realizar qualquer pagamento à empresa ou aos seus sócios Rodrigo Gomes Casanova Júnior e Adilton da Silva Costa. A licitação, na modalidade concorrência, resultou na contratação da Construservice para prestação de serviços de drenagem, pavimentação asfáltica e sinalização horizontal e vertical no Residencial Maria Rita.
Caso já tenha sido iniciada a execução do contrato, o Poder Executivo municipal deve encaminhar à Justiça, dentro de cinco dias, cópia do instrumento contratual e a publicação do extrato no Diário Oficial, detalhamento dos serviços executados, pagamentos eventualmente realizados, cópias das respectivas notas fiscais, guias de recolhimentos de tributos, ordens de serviço e notas de empenho.
Pela liminar, a Prefeitura de Pedreiras é obrigada a informar se a empresa celebrou outro contrato administrativo com a administração municipal nos anos de 2021 e 2022. Foi determinado o pagamento de multa diária de R$ 2 mil, em caso de descumprimento, a ser paga pela prefeita Vanessa dos Prazeres Santos.
De acordo com a promotora de justiça, a empresa requerida já foi alvo da Operação Imperador I, realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em conjunto com a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) da Polícia Civil, por participação em esquema criminoso de fraudes licitatórias, corrupção, desvio de verbas públicas e agiotagem em várias cidades maranhenses. A operação resulto uma prisão do sócio administrador e bloqueio de bens dos sócios.
Além disso, uma empresa que também concorreu no certame fez representação ao MPMA detalhando que a Construservice Empreendimento deveria ter sido inabilitada para o certame, em razão de apresentar atestado de capacidade técnico profissional em cópia simples, quando o correto seria apresentar o documento autenticado. Outro item questionado é o atestado de drenagem superficial incompatível com o objeto do certame.
“Há indícios de clara violação aos princípios da publicidade, eficiência e moralidade. Também há indícios de prejuízo ao erário e enriquecimento ilícito dos envolvidos, acarretando mais morosidade para a instrução e impulso da futura ação civil pública”, afirmou, no pedido liminar, Marina Lima de Oliveira.
Na avaliação da representante ministerial, a situação evidencia o risco ao patrimônio público ao constatar que a empresa vencedora do certame e contratada figura como investigada e ré em várias ações propostas nas cidades do Maranhão por fraude em licitações e organização criminosa.
A decisão é da juíza Ana Gabriela Costa Everton.


O deputado estadual Neto Evangelista decidiu disputar a reeleição em outubro. O anúncio foi feito durante entrevista ao jornalista Clovis Cabalau, no programa Bastidores da Política, da TV Mirante, nesta terça-feira (17). A decisão, segundo o parlamentar, atende a um apelo da população que, por onde passava, expressava sua vontade em tê-lo por perto.
“Quem ouve mais, acerta mais, por isso sempre escutei as pessoas e elas nesse momento estão precisando de mim aqui, perto delas. Recentemente passamos por um momento difícil de perdas, de crise sanitária, econômica e financeira. Muitas pessoas passando fome e estivemos sempre presente do lado das pessoas”, disse.
Neto Evangelista enfatizou que optou pela reeleição em respeito as pessoas que sempre confiaram na sua trajetória política.
“As pessoas sempre me perguntavam: vai ser candidato a federal? E sempre vinha acompanhado de um sentimento de perda. Então, em respeito as pessoas que sempre confiaram em mim ao longo de toda minha trajetória política, decidi continuar cumprindo com seriedade, honestidade e convicções meu trabalho, ouvindo as pessoas e suas demandas, estando perto dos parceiros e amigos de cada município”, completou.
Neto Evangelista está no seu terceiro mandato como deputado estadual. Tem 33 anos, é advogado, casado e pai de três filhos. Foi secretário de Estado do Desenvolvimento Social e candidato a prefeito nas eleições municipais de São Luís de 2020, obtendo mais de 83 mil votos.

Com a intenção de dar oportunidade para que mais grupos juninos possam participar do Edital São João 2022, a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) aumentou o número de vagas para todas as categorias previstas no certame. Assim, a categoria banda/show, por exemplo, que tinha 50 vagas, dobrou a quantidade passando para 100. Anteriormente o edital previa 366 vagas, agora com a ampliação do quantitativo, passou para 503.
“Por determinação do governador Carlos Brandão em realizar o maior São João do Brasil, entendemos que precisamos também ampliar esse número de vagas para que mais grupos e artistas pudessem ser incluídos, e assim tornar este São João de 2022, realmente, o maior do Brasil”, disse o secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor.
As vagas de Artes que eram 10, passaram para 12; o Bumba meu boi, que tinha 141 vagas, passou a ter 173; Danças regionais passaram de 100 para 130; Forró, que tinha 25 vagas, passou para 30; os Grupos Alternativos dispunham de 15 vagas, e passaram a ter 23; e o Tambor de Crioula que tinha 71 vagas, passou para 81. A única categoria que não sofreu alterações foi Cordel, pois não houve tanta procura.
No último dia 4, a Secma encerrou o prazo de recurso para o resultado preliminar dos selecionados para edital São João 2022. O resultado do recurso está previsto para ser divulgado no próximo dia 20.
A Secretaria ressalta que esse é um edital de credenciamento de atrações. Os artistas selecionados poderão ser contratados pela Secma de acordo com a necessidade, durante o período junino.
Acesse em cultura.ma.gov.br a íntegra do edital e confira o valor dos cachês por categoria e as regras completas do credenciamento de atrações para o São João do Maranhão 2022.

O deputado federal e ainda pré-candidato ao Governo do Maranhão pelo PL, Josimar de Maranhãozinho, admitiu publicamente, pela primeira vez, que pode desistir da disputa majoritária e buscar sua reeleição na disputa eleitoral de 2022.
Diante do crescimento de rumores, cada vez mais forte nos bastidores políticos, que Josimar abdicaria da disputa ao Governo do Maranhão para apoiar uma outra pré-candidatura, o deputado federal tratou do assunto na sua live semanal, realizada todas as segundas.
Durante a live, Josimar, pela primeira vez publicamente, falou que irá reunir seu grupo político e na próxima sexta-feira (20), deverá tomar uma posição definitiva sobre as eleições deste ano.
“Tudo que tem sido dito nas redes sociais não passam de especulação, pois eu jamais vou deliberar, a exemplo de vários líderes políticos, uma decisão tão importante, fazendo dela uma decisão pessoal. Agora na sexta-feira, dia 20, nós vamos reunir todos os prefeitos e, posteriormente, vamos reunir com os pré-candidatos para deliberar sobre o que é melhor para nosso grupo. Nós vamos avaliar se vamos continuar candidatos ou se nós vamos fazer adesão a alguém que tem uma proposta que realmente venha somar com o que nós queremos, que é um Maranhão melhor”, afirmou.
Alvo de investigações, Josimar sabe que não pode ficar sem mandato e por esse motivo deve tentar sua reeleição, mantendo sua imunidade parlamentar e, principalmente, foro privilegiado.
Após anunciar sua desistência da disputa majoritária, Josimar irá decidir quem apoiar para o Governo do Maranhão. Josimar estaria entre apoiar a pré-candidatura do senador Weverton Rocha (PDT) e o atual governador Carlos Brandão (PSB).
Como ambas as pré-candidaturas são ligadas nacionalmente ao campo da esquerda, Josimar, que é presidente do PL no Maranhão, pode adotar uma neutralidade, para não contrariar o comando nacional do partido do atual presidente da República, Jair Bolsonaro, mas liberaria seu grupo, com cerca de 40 prefeitos atualmente, para trabalhar por uma das duas pré-candidaturas.
É aguardar e conferir.

A Câmara Municipal de São Luís aprovou, nesta segunda-feira (16), o Projeto de Lei nº 211/2021, que determina que placas de advertência sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes sejam fixadas em estabelecimentos comerciais na capital maranhense.
Para que a proposta fosse votada em plenário, o vereador Chico Carvalho (Avante), que é autor da norma, apresentou um pedido de urgência urgentíssima, com dispensa de pareceres e interstício. A solicitação foi aprovada por unanimidade.
Durante a discussão da matéria, o co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT), parabenizou o colega de plenário pela apresentação do dispositivo e destacou um alto índice de violência sexual infantil no Maranhão.
“Parabenizou o vereador Chico Carvalho pela proposta e destaco que nosso Estado do Maranhão ainda é recordista em abusos e estupro que envolvem crianças e adolescentes. A área da Cidade Operária é recordista nessa situação aqui na capital maranhense”, frisou o parlamentar que é ex-conselheiro tutelar.
O vereador Anderson Martins (Avante), que também é ex-conselheiro tutelar, afirmou que o projeto pode contribuir muito para inibir este tipo de crime. Ele, entretanto, declarou que espera que a norma vigore e seja executada.
“O nosso parlamento é muito unido em um só objetivo, que é melhorar a vida da população ludovicense. Espero que esta proposta vire lei, para que possamos criar cada vez mais ferramentas para combater este crime bárbaro que destrói a vida de várias crianças”, completou.
O autor agradece a aprovação argumentando que sua iniciativa complementa o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que proíbe a hospedagem de menores de 18 anos em hotéis, motéis e pensões, a menos que estejam acompanhados pelos responsáveis ou haja uma autorização específica. Para Chico Carvalho, sua proposta visa obrigar que esses estabelecimentos fixem placas, reforçando esta proibição.
“A exploração sexual infantil tem se tornado cada vez mais alarmante nos dias atuais, por essa razão, se faz necessário o combate a esta prática com todos os meios disponíveis. Isto posto, o presente projeto visa criar uma campanha de ampla divulgação a fim de dar ciência aos munícipes sobre a prática delitiva. Dar visibilidade à importância do combate à exploração sexual infantil fará com que haja um crescimento às denúncias, facilitando aos órgãos públicos competentes uma repressão a esse crime que fere profundamente a dignidade de nossas crianças”,
concluiu.
Após aprovação em plenário, o projeto segue para análise do prefeito Eduardo Braide (sem partido), que pode sancionar ou vetar. Caso vete, a proposta volta para apreciação da Câmara. Se sancionada, salvo disposição em contrário, a lei começa a vigorar na capital maranhense depois de publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) projeta para o próximo fim de semana o seu retorno a São Luís.
Ela se recupera em São Paulo de uma cirurgia na face para retirada de um fungo.
“Olá pessoal. Eu continuo me recuperando da cirurgia que fiz há 10 dias. Estou bem melhor. Se Deus quiser, no próximo fim de semana eu espero estar retornando a São Luís”, afirmou em vídeo no qual faz ainda uma mensagem no Dia Internacional da Família.