• Thiago Azevedo
  • 22 de maio de 2022

Cirurgia do governador Carlos Brandão foi um sucesso, afirma primeira-dama Larissa


A primeira-dama do Maranhão, Larissa Mesquita Brandão, informou que foi um sucesso o procedimento cirúrgico em que foi submetido o governador Carlos Brandão (PSB).

A cirurgia para a retirada de um cisto no rim foi realizada na manhã de hoje (22), no estado de São Paulo.

O governador e a primeira-dama agradeceram as orações e as energias positivas.

Blog Matias Marinho

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 20 de maio de 2022

Prefeitura de Paço do Lumiar realiza caminhada no dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes


A prefeitura de Paço do Lumiar organizou uma grande caminhada que aconteceu na tarde desta quarta-feira, 18 de Maio, Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra a Criança e o Adolescente, a data remete ao caso da pequena Araceli Sanchez que foi violentada e brutalmente assassinada a 22 anos atrás por jovens de classe média alta na cidade de Vitória do Espírito Santo. Hoje a campanha é realizada nacionalmente para proteger crianças e adolescentes que sofrem abuso ou violência sexual, muitas vezes, em silêncio. Em Paço do Lumiar, a população foi às ruas para dizer NÃO a esse grave problema social com uma caminhada que partiu da Secretaria Municipal de Saúde-SEMUS, até a Praça da Família, na Avenida 13 do Maiobão.

O evento organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social-SEMDES, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação-SEMED, trouxe o tema: “Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater. Faça Bonito, Proteja Nossas Crianças e Adolescentes” e contou com interpretações teatrais e dança apresentadas pelas crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos(SCFV) da Vila Cafeteira. O time da Escolinha de Futebol Menino Bom de Bola, da Pindoba, também marcou presença para mobilizar a população a não se calar e denunciar o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, também participaram servidores municipais, lideranças políticas e moradores da região.

A prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo(PCdoB), falou sobre a importância da caminhada: “Quando nós vamos às ruas falar sobre esse assunto tão sério, nós estamos dando uma chance para quem sofre calado e mostramos que eles têm amparo do poder público através dos nossos serviços de atendimento social”, destacou.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social de Paço do Lumiar, Elizabeth Diniz destacou a importância da denúncia:

“Quando nós denunciamos, estamos salvando vidas, vale dizer também que esse serviço é gratuito e não precisa se identificar, basta entrar em contato que nós iremos atender”, explicou.

O telefone para denúncias de crimes de violação contra os direitos humanos é o DISQUE 100. Não se cale, denuncie!!

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 19 de maio de 2022

Turiaçu: Prefeitura realiza caminhada contra o abuso e a exploração sexual infantil

Ontem quarta (18), na sede de Turiaçu, ocorreu a caminhada alusiva ao 18 de maio-Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual e a Exploração Sexual contra crianças e adolescentes, a ação foi organizada pela prefeitura, através da secretaria municipal de assistência social, e marca o início dos projetos, idealizados para conscientizar a população.

Centenas de pessoas participaram da caminhada, que se iniciou na rodoviária e se encerrou na praça São Francisco Xavier, localizada na sede do município. Diferentes autoridades locais marcaram presença e chegaram a discursar, como o presidente da câmara Adonilson Rabelo e a primeira-dama Beth Cavalcanti, representantes do prefeito Edesio Cavalcanti.

A secretária da mulher Gisele Ribeiro, a coordenadora do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)  Lidiane Ferreira e a do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) Telma Carvalho, também compareceram e estiveram entre as envolvidas na organização do evento, com o objetivo de garantir o seu sucesso diante dos turienses.

A iniciativa tem como objetivo, criar uma consciência coletiva, em toda a sociedade, para diminuir os índices da violência, estimular que as crianças façam as denúncias, e que os pais e responsáveis aprendam a identificar, os casos de violência, e abuso contra as crianças e adolescentes, pois estamos lidando com um crime silencioso. É importante que a população participe das ações e fique atenta a situações de abuso e exploração, contra menores de idade. Disse

Enivone Brasil, Secretária de Assistência Social 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 19 de maio de 2022

TCU aprova processo de privatização da Eletrobrás

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou o processo de privatização da Eletrobrás, conforme indicação de votos dos ministros em julgamento na tarde de quarta-feira (18).

A decisão dá passe livre para o governo abrir mão do controle da maior empresa de energia da américa latina.

Foram a favor da privatização o relator Aroldo Cedraz, e os ministros Benjamim Zymler, Bruno Dantas Augusto Nardes, Jorge Oliveira Antonio Anastasia, Walton Alencar Rodrigues. O Ministro Vital do Rêgo Filho votou contra.

“Essa foi uma decisão histórica. Não tenho qualquer dúvida de que as futuras gerações vão reconhecer o esforço do TCU para proteger o Estado e a sociedade com possibilidade de modernizar o setor elétrico brasileiro”, disse Cedraz.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 19 de maio de 2022

Weverton Rocha sairá de licença do Senado

Está tudo certo para que o senador e pré-candidato ao Governo do Maranhão pelo PDT, Weverton Rocha, saia de licença do Senado Federal.

Weverton deve tirar a licença logo nos primeiros dias do mês de julho, para se dedicar exclusivamente a campanha eleitoral no Maranhão. A licença do pedetista será de 120 dias, exatamente até a disputa do 1º Turno, que acontecerá em 02 de outubro.

No lugar de Weverton, durante a licença, irá assumir a vaga de senador o ex-prefeito de Santa Inês, Roberth Bringel. Além de ex-prefeito, Bringel é médico, casado com a ex-prefeita Vianey Bringel e é tio do deputado federal, Juscelino Filho (União), um dos principais aliados e entusiasta da pré-candidatura de Weverton.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 19 de maio de 2022

Angela Salazar toma posse como presidente do TRE-MA nesta quinta-feira, 19

Na próxima quinta, dia 19 de maio, às 16h, a desembargadora Angela Maria Moraes Salazar e o desembargador José Luiz Oliveira de Almeida tomam posse como presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, respectivamente, durante sessão solene a ser realizada no plenário Ernani Santos da sede do órgão (Avenida Senador Vitorino Freire, s/n – Areinha – São Luís). É obrigatório o uso de máscara para acessar as dependências do TRE-MA.

Na mesma data, despede-se o desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, que tomou posse como membro efetivo em 19 de maio de 2020 e presidiu a Corte a partir de 1º de março de 2021.

A nova mesa diretora do TRE-MA comandará no estado as eleições majoritárias em que haverá escolha de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República.

Currículos resumidos

Angela Maria Moraes Salazar nasceu em São Luís Gonzaga do Maranhão, filha de Benedito Salazar e de Maria da Conceição Moraes Salazar.

Bacharelou-se em Direito pela UFMA (1980) e 3 anos depois concluiu o curso de Serviço Social, também pela UFMA. Tem MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas e em Ciências Criminais pelo Uniceuma.

Exerceu a atividade de delegada de polícia entre 1982 e 1983, quando foi aprovada no concurso para promotora de justiça, cargo que ocupou até 1986. No mesmo ano foi nomeada juíza de direito, tomando posse como titular da comarca de Vitória do Mearim. Atuou na comarca de Barra do Corda (1991-1992) e participou da implantação da comarca de Açailândia, tornando-se a primeira juíza e diretora do Fórum, em 1992. No ano seguinte obteve remoção para a comarca de Pedreiras.

Foi promovida à comarca de São Luís em 1996 como juíza auxiliar da 1ª Vara da Infância e da Juventude, acumulando também a mesma atribuição na 2ª Vara de mesma especialização. Trabalhou ainda no 1º Juizado Criminal da capital e foi juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça por dois biênios, de 2002 a 2005. Implantou, em dezembro de 2005, a 11ª Vara Criminal de São Luís, com competência para processar e julgar crimes contra crianças e adolescentes.

Foi coordenadora do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais do TJMA em 2006 e 2007, e retornou para a 11ª Vara Criminal, onde permaneceu até novembro de 2008, quando obteve remoção para a 5ª Vara da Família. Teve acesso ao cargo de desembargadora pelo critério de merecimento, empossada em 16/10/13, com destaque atual nas áreas da infância e juventude e direitos humanos das mulheres.

Em março de 2014 assumiu o cargo de presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça (CEMULHER), onde permaneceu até março de 2020.

Por aclamação, assumiu em 1º de março de 2021 a vice-presidência e corregedoria regional eleitoral maranhense.

Em 23 de março de 2022 recebeu o Prêmio Bertha Lutz, concedido pelo Senado Federal, como reconhecimento pela relevante contribuição na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no Maranhão.

José Luiz Almeida

José Luiz Oliveira de Almeida é natural de Vitorino Freire, casado com Ana Rita e pai de dois filhos. Formou-se em Direito pela UFMA em 1977. Iniciou a carreira em novembro de 1986, então nomeado juiz-substituto e titularizado depois na comarca de Presidente Dutra.

Em seguida, foi promovido, por merecimento, para as comarcas de Colinas, em março de 1990; Imperatriz, em junho do mesmo ano; e para o cargo de juiz auxiliar de São Luís, em fevereiro de 1992, tendo sido titularizado na 7ª Vara Criminal, onde atuou por 18 anos.

Foi também juiz eleitoral das 10ª e 76ª zonas da capital, além de promotor eleitoral com atuações nos municípios de São João dos Patos e Cururupu.

Também lecionou as disciplinas Direito Penal e Direito Processual Penal na UFMA (tanto capital como Imperatriz) e na ESMAM. Possui ainda inúmeras publicações em diversos sites e jornais no Brasil e

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 19 de maio de 2022

Carlos Brandão realiza exames pré-cirúrgicos enquanto é planejada data da cirurgia

O governador Carlos Brandão(PSB) está em São Paulo e realiza exames preparatórios para o procedimento de retirada de um cisto renal.

“Quero agradecer a todos pelas mensagens e ligações animadoras! Estou fazendo exames pré-cirúrgicos. Enquanto a data da cirurgia está sendo planejada: vida que segue. Participo de compromissos e reuniões com as ferramentas disponíveis. Vamos em frente!”, disse.

Dada a simplicidade da cirurgia, após o procedimento, enquanto passa por observação médica, o governador deve seguir com os principais compromissos, e, após alta hospitalar, retornará ao Palácio dos Leões.

John Cutrim

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 19 de maio de 2022

TCE-MA suspende pagamentos à fornecedora de medicamentos do município de Raposa

Em decisão tomada pelo pleno do TCE-MA na sessão ordinária desta quarta-feira, 18, foi aceita cautelar pleiteada pelo Ministério Público de Contas (MPC) para determinar ao município de Raposa-MA e à Secretaria Municipal de Saúde daquela cidade a suspensão de pagamentos à empresa Droga Rocha Distribuidora de Medicamentos Ltda.

O pedido de cautelar e consequente voto favorável levam em conta que essa empresa está sendo investigada como parte de uma organização criminosa e teve as contas bancárias bloqueadas e suspenso o direito de contratar com o Poder Público.

Essa suspensão decorre de processo criminal no qual foi identificado que a empresa representada é parte de uma organização criminosa que obtém contratos ilicitamente em municípios do Estado do Maranhão e, após ser contratada, declara fornecimento fictício de medicamentos ou superfatura o valor dos medicamentos fornecidos, utilizando parte dos valores recebidos para pagar propina aos gestores municipais, distribuindo, ainda, dinheiro para os integrantes da organização criminosa por meio de empresas de fachada controladas pelos envolvidos no esquema, e há indicativos de que as fraudes ocorram em outros municípios.

O voto do conselheiro Caldas Furtado também determinou que sejam ouvidos o Município de Raposa-MA, o Senhor Romilson Lopes Froes, Secretário Municipal de Saúde de Raposa-MA, e o representante da Droga Rocha Distribuidora de Medicamentos Ltda. no prazo de 15 dias. A mesma cautelar determina ainda a realização de inspeção in loco para fiscalizar a execução do contrato entre o municio e a distribuidora.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 18 de maio de 2022

Neto Evangelista convida presidente da MOB para debater situação dos ferry boats


O deputado estadual Neto Evangelista apresentou nesta terça-feira (17), à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, requerimento convidando o presidente da Agência de Mobilidade Urbana (MOB), Celso Henrique Rodrigues Borgneth, para prestar esclarecimentos acerca do funcionamento do sistema de travessia de veículos e passageiros, no trecho Ponta da Madeira – Cujupe – Ponta da Madeira, operado pelos ferry boats pertencentes as empresas Internacional Marítima e Servi-Porto.

“Tenho acompanhado de perto a situação desse sistema de transporte. Nunca foi um sistema bom e agora, depois que o estado tomou conta de um serviço que era pra ele apenas fiscalizar e fazer acontecer o contrato feito junto a ele [Estado], está péssimo. Ou seja, fizeram intervenção em uma empresa, ela tinha três ferry boats funcionando depois que foi pra mão do estado já colocou tudo no prego. A Servi-Porto hoje não tem um ferry boat funcionando”, disse Neto.

O parlamentar destacou ainda que a população fez protesto no terminal da Ponta Espera, em São Luís e no terminal do Cujupe, em Alcantâra. “Não dá pra população ser tratada dessa forma. Precisa se chegar a uma solução para entregar um serviço de qualidade”, completou.

De acordo com o requerimento, também serão convidados representantes da secretaria de Infraestrutura, do Ministério Público do Consumidor, das empresas Servi Porto e |Internacional, das cooperativas e associações de transporte autônomo e da Famem, representando os municípios da baixada.

Neto ressaltou por fim que, se os parlamentares aprovarem o requerimento, dialogará com as partes a partir do convite. “Caso isso não seja respeitado podemos fazer uma convocação, e posteriormente, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O Fato é que precisamos dá uma resposta as pessoas que usam esses serviços”, finalizou Neto Evangelista.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 18 de maio de 2022

Governo do Estado garante normalização dos serviços de FerryBoat

Após rodada de negociação sobre a normalização do serviço de transporte aquaviário (ferryboat) entre a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) e empresas Serviporto e Internacional Marítima, o secretário chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, afirmou que este é um cenário com prazo curto para acabar. Madeira garantiu que na próxima quinta-feira (19) retorna da manutenção a embarcação Araioses, e anunciou contrato com uma empresa de Belém, e também o aluguel de uma outra embarcação, ampliando os horários de translado.

“O Governo Brandão está ciente de todas as questões que envolvem o transporte de ferryboat e não mede esforços para retomar plenamente esta atividade. A curto prazo, estamos viabilizando contrato com uma empresa de Belém, vamos alugar uma embarcação. A médio prazo, o Estaleiro Escola vai recuperar o segundo barco da Serviporto. E a longo prazo, o terceiro barco, também da Serviporto, será recuperado”, afirmou o chefe da Casa Civil.

Enquanto as empresas cuidam do restabelecimento da prestação de serviços e o Estado faz o intermédio na garantia de que as embarcações estejam aptas para atender às demandas dos diversos públicos, Sebastião Madeira reforçou a preocupação do governo em corresponder às reivindicações de segurança nos terminais de embarcação. “Sabemos da importância deste transporte para a população e mantivemos diálogo com a Polícia Militar para garantir maior tranquilidade a quem utiliza este meio de locomoção. A segurança está sendo reforçada”.

  • Tags: