
O novo portal do Ministério Público do Maranhão entrou no ar nesta quarta-feira, 25 de maio, com novos conteúdos, ferramentas e maior facilidade de acesso às notícias e informações institucionais. O site também amplia a interação com o público, por meio de uma plataforma que facilita a navegação.
A reformulação do portal foi coordenada pela Secretaria para Assuntos Institucionais (Secinst) com apoio da Coordenadoria de Comunicação (CCOM) e da Coordenadoria de Modernização e Tecnologia da Informação (CMTI). O processo de modernização ampliou a facilidade de acesso, inclusive por meio de smartphones.
A separação do conteúdo voltado para o público externo e interno foi um dos pontos levantados pelo Plano Nacional de Tecnologia da Informação do Conselho Nacional do Ministério Público.
De acordo com pesquisas internas, 70% dos acessos ao site do MPMA acontecem por meio de dispositivos móveis, por isso o novo portal foi pensado com uma arquitetura adequada a esse tipo de tecnologia.
Além disso, houve um aperfeiçoamento dos sistemas de busca e localização de Promotorias de Justiça, contatos e escalas de plantão. Outro ponto considerado estratégico é a acessibilidade, que foi ampliada por novas ferramentas e o uso do VLibras. O dispositivo transforma textos para a Língua Brasileira de Sinais e a disponibilização de ferramentas para alterar tamanho das letras e contraste, facilitando o acesso às pessoas com baixa visão.
Intranet
A nova intranet deixa de ser um repositório de arquivos e espaço para acesso a sistemas internos e agrega novos conteúdos de interesse de membros e servidores do MPMA.
Com as adaptações, a intranet fica integrada ao e-mail institucional e mostra as últimas mensagens a cada acesso. O e-mail também será a forma de acesso a um banco de peças disponível a todos os setores do Ministério Público.
A plataforma voltada ao público interno conta, ainda, com tutoriais para facilitar o acesso às novas ferramentas.

O governo do Estado do Maranhão dá início à programação oficial do São João 2022 nesta sexta-feira (27), reunindo, às 14h, expressivas e tradicionais atrações da cultura local, a exemplo do famoso bumba meu boi, na Praça do Pantheon (em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite), no Centro.
Às 16h, os bois Upaon-Açu; de Leonardo; de Axixá; de Santa Fé; da Madre Deus; da Fé em Deus; Brilho da Ilha; Novilho Branco; Meu Tamarineiro; da Juventude (Miranda do Norte); e de Pindaré saem em cortejo, pelo Centro Histórico, percorrendo as ruas do Outeiro, Grande (Oswaldo Cruz), Afonso Pena, de Nazaré, da Estrela, da Alfândega, Beco Catarina Mina, rua Portugal, avenida Senador Vitorino Freire, com destino à Praça da Fé (em frente à Casa do Maranhão – importante museu folclórico da cidade).
Além dos grupos de bumba-boi, a programação está aberta para distintas manifestações culturais, como tambor de crioula, cacuriá, quadrilha, dança do coco, entre outras.
Palco na Praça da Fé – Às 18h, haverá uma solenidade de abertura do São João 2022 com o governador do Maranhão, Carlos Brandão; e o secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor.
Em seguida, a programação continua na Praça da Fé, onde haverá um palco para apresentação do grupo Afrôs (18h30); Boi de Nina Rodrigues (19h30); Companhia Barrica do Maranhão (20h); da Floresta (21h); e Boi de Maracanã (21h30).
Programação oficial, com dois meses de festa – No dia seguinte, 28 de maio, tem início a programação oficial. Serão dois meses de festejo, com mais de 500 atrações e mais de 20 arraiais no maior São João do Brasil, considerando apenas os oficiais, ou seja, fora os de bairro que terão apoio do Governo.
Os que devem receber um maior público são Nauro Machado, Ipem, zona rural, Shopping da Ilha, Ceprama, Vila Palmeira, Cidade Operária, Maiobão, Santo Antônio, Lagoa da Jansen, área Itaqui-Bacanga e Convento das Mercês.
Os destaques ficam por conta da Nauro Machado, com programação de 11 de junho a 3 de julho; da Vila Palmeira, com um mês de duração, de 2 de junho a 2 de julho, de quinta a domingo para ambos; e o do Ipem, que funcionará diariamente, de 11 de junho a 10 de julho.
Decoração junina – São muitas as intervenções decorativas em mais de 20 cidades maranhenses. Na capital, quem passa pelo Centro Histórico se encanta com o colorido forte e vibrante das bandeirinhas, bandeirolas e mosaicos.
Os locais que recebem a decoração são as ruas Portugal, Djalma Dutra, da Estrela, da Alfândega (próximo à Feira da Praia Grande). Na Praça dos Catraieiros (próximo à Casa do Maranhão) será montado um painel instagramável. A decoração junina, que é de iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), apresenta uma novidade em 2022: a Ponte José Sarney – conhecida como ponte do São Francisco -, que pela primeira vez recebe um mosaico, com seis trechos de 60 metros de extensão.
Contagem regressiva e Maranhão de Reencontros – Logo na solenidade de posse como governador do Maranhão, no último 2 de abril, Carlos Brandão anunciou que, depois de dois anos de interrupção por causa da pandemia, o estado voltaria não apenas a celebrar os festejos juninos, mas organizar o maior São João do Brasil.
Deu-se início, então, a contagem regressiva. Um mês depois, mais precisamente no dia 1º de maio, um saudoso e numeroso público já pôde conferir as prévias juninas do projeto Maranhão de Reencontros – evento que tem recebido, todos os domingos, vários artistas tradicionais da cultura local.
O público, que chegou a ultrapassar mais de 3.500 pessoas na Concha Acústica Reynaldo Faray, localizada na Lagoa da Jansen, em São Luís, desfrutou o talento de nomes como Cacuriá de Dona Teté, Mano Borges, Boi de Morros, comédia Pão com Ovo, Boi de Nina Rodrigues, Companhia Barrica do Maranhão, Boi Brilho da Ilha, Boi de Axixá, Boi da Maioba, Boi Novilho Branco, Roberto Ricci e Boi de Santa Fé.

O deputado federal Josimar de Maranhão (PL), em entrevista ao Ponto Final, na Mirante AM falou sobre as decisões tomadas nesta semana que definem o rumo da sua campanha para as eleições em outubro.
Durante uma Live esta semana, Maranhãozinho decidiu pela retirada de sua pré-candidatura ao Governo do Maranhão, confirmou que irá disputada ao de deputado federal e garantiu apoio ao senador Weverton Rocha (PDT) que é pré-candidato à chefia do executivo estadual.
Sobre a escolha por Weverton Rocha, o deputado federal explicou que tentou antes dialogar com Brandão, mas disse que nunca se sentiu à vontade e que seu grupo nunca foi acolhido pela base governista.
“Inicialmente, antes, no final do ano passado eu conversei com Brandão, sempre me dei bem com Brandão. Ele, vice-governador. Nós estivemos juntos aqui na eleição municipal, na disputa da eleição da Famem e mesmo assim ele sempre pautou que naquele momento ele não poderia fazer nada de diferente pois ele não seria governador naquele momento. Mas quando ele fosse governador tudo seria diferente. Eu assumi o compromisso que nunca trataria de nada com ninguém antes de ouvi-lo para que chegássemos a um entendimento desde que eu decidisse não ser candidato e assim eu fiz. Procurei, ficamos tratando de uma junção por mais de 30 dias e esses 30 dias foram essenciais para que eu pudesse ver que o governo que hoje está é o mesmo governo que eu deixei a mais de um ano, que eu nunca me senti a vontade, que nunca acolheu o nosso grupo. Então nós deliberamos que quem tem a melhor proposta e quem pode realmente dividir os anseios, a vontade de mudar esse Maranhão é o senador Weverton Rocha”, disse Josimar.
Josimar também ressaltou que o PL já tem garantida a indicação do nome para compor a chapa com Weverton como vice-governador, mas descartou que seja a sua sobrinha, Fabiana Villar, como chegou a ser especulado.
O presidente do PL no Maranhão ainda salientou que jamais procurou ou foi procurado pelo pré-candidato ao Governo do Maranhão, Lahesio Bonfim (PSC). O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, entre todos os pré-candidatos ao Palácio dos Leões é o único declarado apoiador da reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro, que é do PL mesmo partido de Josimar.

Na última quinta-feira, dia 19/05, o prefeito de Turiaçu Edesio Cavalcanti esteve na CODEVASF acompanhado do deputado federal amigo de Turiaçu, Aluísio Mendes, para cumprir agenda de trabalho em prol da população turiense.
Na oportunidade, Edesio recebeu das mãos do parlamentar federal, 03 barcos de alumínio com motores de polpa, todos equipados para proporcionar aos beneficiados qualidade na execução dos serviços que serão desenvolvidos nessas embarcações.

Edesio, muito alegre e satisfeito com mais essa conquista através do deputado Aluísio Mendes, destacou a sólida parceria entre os dois: “O deputado Aluísio é um irmão que só ajuda Turiaçu, um homem leal, positivo e trabalhador. Turiaçu com certeza reconhecerá seu empenho e dedicação”.


Seis mil policiais militares serão destacados na Operação São João, garantindo a segurança no período que vai de 28 de maio até final de julho. Serão cerca de 700 policiais, diariamente, cobrindo os 70 arraiais, além de pontos estratégicos como paradas de ônibus, terminais de integração e vias de grande fluxo. O policiamento estará, também, nos bairros onde haverá agenda junina, conforme plano de ação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA).
“Nosso planejamento para o São João foi concluído e será uma integração das forças de segurança, com policiamento intensificado na Região Metropolitana de São Luís, assim como em municípios do interior onde haverá programação junina. Estaremos atuando de manhã, tarde, noite e madrugada para combater a criminalidade e garantir um São João tranquilo e seguro”, pontuou o comandante geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), coronel Emerson Bezerra.
Haverá barreiras nas principais avenidas e nos acessos aos arraiais, com policiais em vans e a pé, abordando e revistando para evitar entrada de pessoas com armas; monitoramento nos arraiais oficiais; abordagens a pessoas e veículos, incluindo os coletivos; e policiamento a pé, a cavalo, em motos e viaturas. Equipes militares serão reforçadas no Centro Histórico de São Luís, onde haverá um grande arraial e vários pontos de festejo.
O comandante geral ressaltou que a corporação militar conta com 274 novos policiais, recrutados do concurso público, que já passaram pela formação e já estão nas ruas. “Com mais esse reforço, o policiamento está sendo intensificado e, com certeza, a população sentirá mais segurança, pois, o sistema de segurança pública está atento e de prontidão”, afirmou o coronel Emerson Bezerra.
Integram as ações, a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Centro Tático Aéreo (CTA), Polícia Judiciário, com apoio da Guarda Municipal (atuando nos terminais de integração) e Polícia Rodoviária Federal (com ações na BR, inclusive a operação Catraca). Colaboram os sindicatos dos usuários, dos empresários e dos rodoviários.
Catraca
Ações da Operação Catraca também integram o plano de ação da segurança, durante os festejos. Tem foco na abordagem em coletivos, tanto nos terminais de integração, quanto nas paradas de ônibus.
“Esta operação já vem sendo executada e vai ser intensificada com o início da programação junina”, informa o comandante Emerson Bezerra.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, nomeou, na manhã desta terça-feira, 24, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, para o cargo de procurador-geral de justiça no biênio 2022-2024. Com isso, o atual PGJ permanece à frente do Ministério Público do Maranhão.
Eduardo Nicolau foi o mais votado na eleição realizada nesta segunda-feira, 23. O atual procurador-geral de justiça obteve 264 votos de membros e promotores da instituição, sendo 200 votos únicos.
Após a divulgação do resultado da eleição, a Comissão Eleitoral – composta pelos procuradores de justiça José Antonio Oliveira Bents (presidente), Krishnamurti Lopes Mendes França, Flávia Tereza de Viveiros Vieira (como titulares) e Mariléa Campos dos Santos Costa (como suplente) – levou o resultado ao Palácio dos Leões, sede do Governo do Maranhão. O secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, o secretário de Estado de Articulação Política, Rubens Pereira, e a secretária-chefe do Gabinete do Governador, Luzia Waquim, receberam o documento.
Conforme a Constituição Federal, ao chefe do Executivo compete a escolha do procurador-geral de justiça, a partir da lista tríplice encaminhada pelo Ministério Público.

O deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL) rompeu o silêncio nesta segunda-feira (23) e declarou apoio ao senador Weverton Rocha (PDT) para o Governo do Maranhão.
Os indícios nós bastidores da política já apontavam para a aliança. Dias atrás, Josimar havia desistido de tentar conquistar o Palácio dos Leões e começou a dialogar sobre quem apoiar.
Agora Josimar é Weverton e Weverton é PL.

Terminou a eleição para Procurador-geral de Justiça do Maranhão (biênio 2022/24). Das 8h às 15h, procuradores e promotores de Justiça definiram que o atual procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, é o melhor nome para conduzir o Ministério Público do Maranhão pelos próximos dois anos.
Com 324 eleitores, o procurador de Justiça Eduardo Nicolau foi escolhido por 264 votos, enquanto o procurador de Justiça, José Augusto Cutrim Gomes obteve 115 votos, somente 7 votaram em branco.
Nicolau fez uma campanha por voto único para ser reconduzido no cargo. Após a eleição, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), pode escolher por qualquer um dos nomes.
A expectativa no Palácio dos Leões é que Brandão respeite a decisão do colegiado, da mesma forma que aconteceu com a Defensoria Pública do Maranhão, onde o defensor Gabriel Furtado foi escolhido para suceder Alberto Bastos, de quem era sub-defensor público-geral.

Mal colocado nas pesquisas, o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a desistência de sua pré-candidatura à Presidência no início da tarde desta segunda-feira (23), na capital paulista. Ele enfrentava resistências internas no PSDB e de partidos da terceira via e fez o anúncio em pronunciamento na Zona Sul.
“Para as eleições deste ano, me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve”, disse Doria. A decisão do tucano é anunciada um dia antes de a executiva do PSDB se reunir para definir como o partido se posicionará na disputa presidencial de outubro.
No encontro desta segunda-feira, a cúpula tucana reformou o pedido para Doria retirar a candidatura para consolidar o nome da senadora Simone Tebet (MDB) como candidata da terceira via. Bruno Araújo, presidente do PSDB, estava presente na reunião e no pronunciamento do ex-governador.
Em seu pronunciamento, o ex-governador afirmou que o Brasil “precisa de uma alternativa para oferecer aos eleitores que não querem os extremos”. “Hoje, neste 23 de maio, serenamente, entendo que não sou a escolha da cúpula do PSDB. Aceito esta realidade de cabeça erguida”, afirmou o ex-governador.

A possível decisão do deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL) pela pré-candidatura a governador do senador Weverton Rocha (PDT) pode fazê-lo perder metade da sua base política no Maranhão.
Um dos nomes mais fortes desta base, ex-prefeito e ex-deputado Júnior Marreca (Patriota), já teria entrado em entendimento com Maranhãozinho sobre sua posição pró-Brandão. Com ele, pelo menos 20 prefeitos devem fazer o mesmo caminho, além de outros que também já comunicaram preferência pela reeleição do atual governador.
Nesse caso, fica claro que Josimar pode diminuir seu patrimônio eleitoral pela metade ao colocar cerca de 50 prefeitos em “saia justa”.
É unanimidade nesse grupo de cerca de 50 prefeitos que o compromisso estava firmado em torno da pré-candidatura de Josimar, não em torno de Weverton, rompido com o Palácio dos Leões e com o ex-governador Flávio Dino (PSB).
A expectativa é que Maranhãozinho defina seu rumo nas próximas horas.
Blog Gilberto Leda