• Thiago Azevedo
  • 1 de junho de 2022

Novo FerryBoat começa a operar entre São Luís e Cujupe


O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) anunciou, nesta quarta-feira (1), da entrada em operação da embarcação José Humberto que fará a travessia entre São Luís e Cojupe, ampliando para quatro o número de ferryboats em ciculação.

“Já temos nova embarcação à serviço da população, em especial da baixada, como parte do sistema de travessia da Ponta da Espera até Cujupe. De alto padrão, a embarcação José Humberto navegou de Belém, no Pará, e chegou até a nossa capital um dia antes do previsto”, destacou Carlos Brandão.

No último dia 23, o ferryboat Baía de São Marcos que tem a capacidade média de 52 veículos por viagem já havia retornado a operar.

Com a chegada da embarcação José Humberto já são quatro embarcações em operação. Ainda este mês deve voltar a operar o ferryboat Araioses.

Carlos Brandão está em São Paulo onde se recupera de uma cirurgia para retirada de um cisto nos rins. Ontem ele anunciou o seu afastamento do cargo para concluir o tratamento e a expectativa é que retorne ao Maranhão até a próxima sexta-feira.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 1 de junho de 2022

Timon: Ex-prefeito Chico Leitoa entre “irmãos”

O ex-prefeito Chico Leitoa arrumou uma forma de agradar a classe evangélica da cidade de Timon.

Agora, o devoto religioso está participando de vários cultos, afinal o eleitorado evangélico é muito importante para qualquer projeto político.

Prova disso, são as aparições do ex-prefeito em cultos da igreja Assembleia recebendo as orações dos fiéis.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 1 de junho de 2022

Paulo Velten tome posse como governador interino do Maranhão nesta quarta-feira


Nesta quarta-feira (1º), o presidente do Tribunal da Justiça do Maranhão (TJ-MA), desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira, tomará posse como governador interino do Estado. A cerimônia de posse será realizada às 9h, no Palácio dos Leões, no Centro de São Luís.

Paulo Velten assume o Poder Executivo Estadual em substituição ao governador Carlos Brandão, que ainda se recupera de um procedimento cirúrgico realizado na semana passada.

O afastamento de Carlos Brandão foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) nesta terça-feira (31). Por meio da Mensagem Governamental nº 039/2022, encaminhada ao Poder Legislativo, o governador Brandão solicitou autorização para que, na forma do Artigo 62 da Constituição Estadual, ele possa, quando necessário, afastar-se do estado ou do país, seja em missão oficial ou para tratar de interesse particular, sendo a autorização válida para qualquer período do ano de 2022.

Governo interino

O presidente do TJ-MA assume o governo na ausência de Carlos Brandão e do presidente da Alema, deputado Othelino Neto – que também está fora do Maranhão – obedecendo, assim, a linha sucessória do Governo do Estado.

O primeiro compromisso de Paulo Velten como governador do Maranhão será às 10h, no bairro da Vila Palmeira, para a entrega de títulos de regularização fundiária. Durante a tarde, Velten participa às 14h, no município de Raposa, da inauguração do Colégio Militar Tiradentes XII e realiza visitas técnicas em obras de infraestrutura. Em seguida, às 17h30, participa da cerimônia de posse para o biênio 2022-2024, do novo defensor público Geral do Estado, Gabriel Santana Furtado Soares.

Blog John Cutrim

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 31 de maio de 2022

Paço do Lumiar: Projeto de Lei do Executivo que reorganiza a previdência privada do município é aprovado em sessão extraordinária

A Câmara Municipal de Vereadores de Paço do Lumiar realizou na manhã desta terça-feira (31), Sessão Extraordinária para a votação em redação do final dos projetos de lei Nº 03/2022 e Nº 04/2022, de autoria do Executivo Municipal, que tratam do reparcelamento e parcelamento de débitos do município e institui o regime de previdência complementar no município. As matérias receberam 17 votos favoráveis e 2 abstenções.

O projeto aprovado prevê condições para a quitação de dívidas acumuladas de gestões anteriores e da atual, além de regularizar o município perante o CAUC, torando- o adimplente para a celebração de instrumentos para a transferência de recursos para aquisição de bens e serviços à população.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 31 de maio de 2022

Em Nota, Secma esclarece sobre a danificação da decoração Junina na Ponte do São Francisco

Em razão das fortes chuvas que atingiram a capital no início da tarde desta terça-feira (31), inclusive com informação do Inmet como alerta amarelo, parte da decoração junina foi danificada na Ponte do São Francisco.

A equipe da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) identificou a situação no momento do ocorrido e prontamente compareceu ao local para evitar maiores danos, com apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e da CiteLum.

Desde que foi instalada, a equipe está acompanhando a decoração em tempo real e, agora, será retirada para evitar maiores transtornos, sendo destinada para outro local.

Destaca-se que não houve danos graves. A Secretaria ressalta seu comprometimento com a segurança de todos.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 31 de maio de 2022

Presidente da Assembleia Legislativa anuncia ponto facultativo na Casa no dia de Corpus Christi

Será ponto facultativo na Assembleia Legislativa do Maranhão, no próximo dia 16 de junho, Dia de Corpus Christi. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), nesta terça-feira (31), na sua conta pessoal no Twitter.

O parlamentar ressaltou que essa é uma forma da Casa do Povo reconhecer a importância da data religiosa.

“Dessa forma, manifestamos o respeito do Parlamento Estadual à tradição cristã e à comunidade católica”, frisou Othelino Neto.

Celebrado sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa, o Corpus Christi é um ritual da Igreja Católica, que tem por objetivo comemorar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Cristo.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 31 de maio de 2022

Assembleia aprova autorização para governador Carlos Brandão ausentar-se do Estado

O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (31), o Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2022, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o governador Carlos Brandão a ausentar-se do Estado, quando for necessário.

Por meio da Mensagem Governamental nº 039/2022, encaminhada ao Poder Legislativo, o governador Brandão solicitou autorização para que, na forma do Artigo 62 da Constituição Estadual, ele possa, quando necessário, afastar-se do estado ou do país, seja em missão oficial ou para tratar de interesse particular, sendo a autorização válida para qualquer período do ano de 2022.

À exceção do deputado Wellington do Curso (PSC), o pedido do governador Brandão foi aprovado por todos os parlamentares que participaram da sessão plenária, tanto de forma presencial quanto remota.

O presidente da Assembleia Legislativa em exercício, deputado Glalbert Cutrim (PDT), que conduziu a sessão, foi elogiado pela condução dos trabalhos durante a aprovação do pedido formulado pelo governador.

No encaminhamento da votação, o deputado Marco Aurélio (PSB) explicou que o governador Brandão pediu licença para estender o período do resguardo da cirurgia a que se submeteu na semana passada, a fim de evitar qualquer tipo de intercorrência.

Em apartes, os deputados Rildo Amaral (PSB), Jota Pinto (Podemos), Neto Evangelista (União Brasil), Helena Duailibe (PP), Cleide Coutinho (PDT) e Arnaldo Melo (MDB) proferiram discursos favoráveis à solicitação do governador Carlos Brandão.

Após a votação, a Mesa Diretora promulgou o decreto, assinado pelos deputados Glalbert Cutrim, Andrea Rezende e Cleide Coutinho.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 31 de maio de 2022

Othelino Neto deve sair do Estado para não assumir Governo


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), deixou o Maranhão para não correr o risco de assumir o comando do Estado em caso de licença do governador Carlos Brandão (PSB), que está em São Paulo, onde submeteu-se a uma cirurgia na semana passada.

O socialistas pode ser obrigado a tirar uma licença médica para continuar a recuperação, já que o período de 15 dias que ele pode passar afastado do governo expira na quarta-feira (1º).

Se Brandão for mesmo obrigado a se licenciar, Othelino assumiria o cargo automaticamente – a menos que estivesse também licenciado do cargo de presidente da Assembleia, ou fora do estado.

Como ele ficaria inelegível se isso ocorresse, o parlamentar ele preferiu deixar o Maranhão.

Nesse caso, se ocorrer mesmo a licença de Brandão, quem assume o governo é o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Velten.

blog Gilberto Léda

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 31 de maio de 2022

Flávio Dino lidera reunião com 11 partidos que o apoiam para o Senado e Brandão ao governo


O ex-governador Flávio Dino(PSB) liderou reunião, nesta segunda-feira(30), com 11 partidos que apoiam sua candidatura ao Senado e a reeleição do governador Carlos Brandão.

“O Conselho Político está formado sob a minha coordenação, na condição de presidente estadual do PSB. E vamos vencer”, disse Dino.

Na reunião de alinhamento e ajuste de estratégias, compareceram também lideranças e integrantes do governo. “Vamos pra batalha com toda força em defesa de avanços e contra retrocessos no nosso Maranhão”, afirmou o presidente do PCdoB/MA, deputado federal Márcio Jerry.

Estiveram presentes os presidentes e representantes dos partidos PSB, PT, PCdoB, PP, MDB, PSDB, Podemos, Patriota, PV, Cidadania, União Brasil.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 31 de maio de 2022

Deputado Hélio Soares é indicado para ser o vice de Weverton Rocha


Em live nesta segunda-feira(30), o deputado federal Josimar Maranhãozinho ao lado da esposa, deputada estadual Detinha, e do presidente da Famem, Erlànio Xavier, anunciou que o PL indicará o deputado Helio Soares como vice na chapa do senador Weverton(PDT) na disputa do governo do Estado.

“Uma decisão correta, é meu amigo pessoal, do PL, sempre me acompanhou, conhece todo o estado do Maranhão e onde o governador não poder estar, ele estará. Nós vamos lutar para no dia 2 de outro eleger Weverton governador e Helio vice-governador”, disse Josimar.

Josimar lembrou sua trajetória junto com Hélio antes de entrar na política e quando ainda era fazendeiro.

O prefeito de Igarapé Grande e presidente da Famem, Erlânio Xavier, elogiou a indicação.

“A sua experiência e sua maturidade tenho certeza que foi uma boa escolha e dará sua contribuição ao Maranhão”, disse.

Helio Soares é presidente estadual do PL e está no sexto mandato de deputado.

Um pouco sobre o deputado Hélio Soares

Nascido na cidade de Turiaçu (MA), Hélio é administrador de empresa. Está no exercício do quinto mandato de deputado estadual. Ele foi eleito em 1999 – 2002; 2003 – 2006; 2007 – 2010; 2011 – 2014 e 2018 – 2022.

  • Tags: