
O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) anunciou, nesta quarta-feira (1), da entrada em operação da embarcação José Humberto que fará a travessia entre São Luís e Cojupe, ampliando para quatro o número de ferryboats em ciculação.
“Já temos nova embarcação à serviço da população, em especial da baixada, como parte do sistema de travessia da Ponta da Espera até Cujupe. De alto padrão, a embarcação José Humberto navegou de Belém, no Pará, e chegou até a nossa capital um dia antes do previsto”, destacou Carlos Brandão.
No último dia 23, o ferryboat Baía de São Marcos que tem a capacidade média de 52 veículos por viagem já havia retornado a operar.
Com a chegada da embarcação José Humberto já são quatro embarcações em operação. Ainda este mês deve voltar a operar o ferryboat Araioses.
Carlos Brandão está em São Paulo onde se recupera de uma cirurgia para retirada de um cisto nos rins. Ontem ele anunciou o seu afastamento do cargo para concluir o tratamento e a expectativa é que retorne ao Maranhão até a próxima sexta-feira.

O ex-prefeito Chico Leitoa arrumou uma forma de agradar a classe evangélica da cidade de Timon.
Agora, o devoto religioso está participando de vários cultos, afinal o eleitorado evangélico é muito importante para qualquer projeto político.
Prova disso, são as aparições do ex-prefeito em cultos da igreja Assembleia recebendo as orações dos fiéis.

Nesta quarta-feira (1º), o presidente do Tribunal da Justiça do Maranhão (TJ-MA), desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira, tomará posse como governador interino do Estado. A cerimônia de posse será realizada às 9h, no Palácio dos Leões, no Centro de São Luís.
Paulo Velten assume o Poder Executivo Estadual em substituição ao governador Carlos Brandão, que ainda se recupera de um procedimento cirúrgico realizado na semana passada.
O afastamento de Carlos Brandão foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) nesta terça-feira (31). Por meio da Mensagem Governamental nº 039/2022, encaminhada ao Poder Legislativo, o governador Brandão solicitou autorização para que, na forma do Artigo 62 da Constituição Estadual, ele possa, quando necessário, afastar-se do estado ou do país, seja em missão oficial ou para tratar de interesse particular, sendo a autorização válida para qualquer período do ano de 2022.
Governo interino
O presidente do TJ-MA assume o governo na ausência de Carlos Brandão e do presidente da Alema, deputado Othelino Neto – que também está fora do Maranhão – obedecendo, assim, a linha sucessória do Governo do Estado.
O primeiro compromisso de Paulo Velten como governador do Maranhão será às 10h, no bairro da Vila Palmeira, para a entrega de títulos de regularização fundiária. Durante a tarde, Velten participa às 14h, no município de Raposa, da inauguração do Colégio Militar Tiradentes XII e realiza visitas técnicas em obras de infraestrutura. Em seguida, às 17h30, participa da cerimônia de posse para o biênio 2022-2024, do novo defensor público Geral do Estado, Gabriel Santana Furtado Soares.
Blog John Cutrim

A Câmara Municipal de Vereadores de Paço do Lumiar realizou na manhã desta terça-feira (31), Sessão Extraordinária para a votação em redação do final dos projetos de lei Nº 03/2022 e Nº 04/2022, de autoria do Executivo Municipal, que tratam do reparcelamento e parcelamento de débitos do município e institui o regime de previdência complementar no município. As matérias receberam 17 votos favoráveis e 2 abstenções.
O projeto aprovado prevê condições para a quitação de dívidas acumuladas de gestões anteriores e da atual, além de regularizar o município perante o CAUC, torando- o adimplente para a celebração de instrumentos para a transferência de recursos para aquisição de bens e serviços à população.

Em razão das fortes chuvas que atingiram a capital no início da tarde desta terça-feira (31), inclusive com informação do Inmet como alerta amarelo, parte da decoração junina foi danificada na Ponte do São Francisco.
A equipe da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) identificou a situação no momento do ocorrido e prontamente compareceu ao local para evitar maiores danos, com apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e da CiteLum.
Desde que foi instalada, a equipe está acompanhando a decoração em tempo real e, agora, será retirada para evitar maiores transtornos, sendo destinada para outro local.
Destaca-se que não houve danos graves. A Secretaria ressalta seu comprometimento com a segurança de todos.

Será ponto facultativo na Assembleia Legislativa do Maranhão, no próximo dia 16 de junho, Dia de Corpus Christi. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), nesta terça-feira (31), na sua conta pessoal no Twitter.
O parlamentar ressaltou que essa é uma forma da Casa do Povo reconhecer a importância da data religiosa.
“Dessa forma, manifestamos o respeito do Parlamento Estadual à tradição cristã e à comunidade católica”, frisou Othelino Neto.
Celebrado sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa, o Corpus Christi é um ritual da Igreja Católica, que tem por objetivo comemorar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Cristo.

O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (31), o Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2022, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o governador Carlos Brandão a ausentar-se do Estado, quando for necessário.
Por meio da Mensagem Governamental nº 039/2022, encaminhada ao Poder Legislativo, o governador Brandão solicitou autorização para que, na forma do Artigo 62 da Constituição Estadual, ele possa, quando necessário, afastar-se do estado ou do país, seja em missão oficial ou para tratar de interesse particular, sendo a autorização válida para qualquer período do ano de 2022.
À exceção do deputado Wellington do Curso (PSC), o pedido do governador Brandão foi aprovado por todos os parlamentares que participaram da sessão plenária, tanto de forma presencial quanto remota.
O presidente da Assembleia Legislativa em exercício, deputado Glalbert Cutrim (PDT), que conduziu a sessão, foi elogiado pela condução dos trabalhos durante a aprovação do pedido formulado pelo governador.
No encaminhamento da votação, o deputado Marco Aurélio (PSB) explicou que o governador Brandão pediu licença para estender o período do resguardo da cirurgia a que se submeteu na semana passada, a fim de evitar qualquer tipo de intercorrência.
Em apartes, os deputados Rildo Amaral (PSB), Jota Pinto (Podemos), Neto Evangelista (União Brasil), Helena Duailibe (PP), Cleide Coutinho (PDT) e Arnaldo Melo (MDB) proferiram discursos favoráveis à solicitação do governador Carlos Brandão.
Após a votação, a Mesa Diretora promulgou o decreto, assinado pelos deputados Glalbert Cutrim, Andrea Rezende e Cleide Coutinho.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), deixou o Maranhão para não correr o risco de assumir o comando do Estado em caso de licença do governador Carlos Brandão (PSB), que está em São Paulo, onde submeteu-se a uma cirurgia na semana passada.
O socialistas pode ser obrigado a tirar uma licença médica para continuar a recuperação, já que o período de 15 dias que ele pode passar afastado do governo expira na quarta-feira (1º).
Se Brandão for mesmo obrigado a se licenciar, Othelino assumiria o cargo automaticamente – a menos que estivesse também licenciado do cargo de presidente da Assembleia, ou fora do estado.
Como ele ficaria inelegível se isso ocorresse, o parlamentar ele preferiu deixar o Maranhão.
Nesse caso, se ocorrer mesmo a licença de Brandão, quem assume o governo é o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Velten.
blog Gilberto Léda

O ex-governador Flávio Dino(PSB) liderou reunião, nesta segunda-feira(30), com 11 partidos que apoiam sua candidatura ao Senado e a reeleição do governador Carlos Brandão.
“O Conselho Político está formado sob a minha coordenação, na condição de presidente estadual do PSB. E vamos vencer”, disse Dino.
Na reunião de alinhamento e ajuste de estratégias, compareceram também lideranças e integrantes do governo. “Vamos pra batalha com toda força em defesa de avanços e contra retrocessos no nosso Maranhão”, afirmou o presidente do PCdoB/MA, deputado federal Márcio Jerry.
Estiveram presentes os presidentes e representantes dos partidos PSB, PT, PCdoB, PP, MDB, PSDB, Podemos, Patriota, PV, Cidadania, União Brasil.

Em live nesta segunda-feira(30), o deputado federal Josimar Maranhãozinho ao lado da esposa, deputada estadual Detinha, e do presidente da Famem, Erlànio Xavier, anunciou que o PL indicará o deputado Helio Soares como vice na chapa do senador Weverton(PDT) na disputa do governo do Estado.
“Uma decisão correta, é meu amigo pessoal, do PL, sempre me acompanhou, conhece todo o estado do Maranhão e onde o governador não poder estar, ele estará. Nós vamos lutar para no dia 2 de outro eleger Weverton governador e Helio vice-governador”, disse Josimar.
Josimar lembrou sua trajetória junto com Hélio antes de entrar na política e quando ainda era fazendeiro.
O prefeito de Igarapé Grande e presidente da Famem, Erlânio Xavier, elogiou a indicação.
“A sua experiência e sua maturidade tenho certeza que foi uma boa escolha e dará sua contribuição ao Maranhão”, disse.
Helio Soares é presidente estadual do PL e está no sexto mandato de deputado.
Um pouco sobre o deputado Hélio Soares
Nascido na cidade de Turiaçu (MA), Hélio é administrador de empresa. Está no exercício do quinto mandato de deputado estadual. Ele foi eleito em 1999 – 2002; 2003 – 2006; 2007 – 2010; 2011 – 2014 e 2018 – 2022.