
Os maranhenses pediram, e governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secma), vai realizar neste domingo (5) a segunda edição do Travessia Junina – sucesso de público no último dia 29, com cerca de 10 mil pessoas na ponte do São Francisco.
Dessa vez o evento acontecerá no Espigão Costeiro, e o local de concentração será a partir das 15h em frente ao edifício Champs Mall, na Av. Ivan Loureiro, na Ponta d’Areia.
Um dos mais belos e visitados cartões-postais de São Luís será palco para receber o Boi de Axixá; Companhia Barrica do Maranhão; e Boi da Maioba,. O Espigão agora também conta com as bandeirinhas juninas que antes decoravam a ponte do São Francisco.
“Foi uma inovação que agradou demais, todo mundo se divertiu com amor, segurança e sentimento de confraternização, então vamos levar esse grande sucesso que aconteceu na ponte do São Francisco para o Espigão e fazer mais outra grande festa. Essa é a vontade dos maranhenses e é uma determinação do governador Carlos Brandão”, disse o secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor.
Essa iniciativa é mais uma ação inovadora e integra a programação do maior São João do Brasil, que inicia sua programação oficial nesta quinta-feira (2), às 19h, nos arraiais do Ceprama e da Vila Palmeira.

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou sessão especial, nesta quinta-feira (2), para esclarecer dúvidas sobre o sistema de transporte de ferryboats, responsável pela travessia entre o Terminal da Ponta da Espera, em São Luís, e o Porto do Cujupe, em Alcântara. A sessão foi solicitada pelo deputado Neto Evangelista (União Brasil) por meio de requerimento aprovado pela Casa.
Participaram os deputados Ariston Ribeiro (PSB), Adelmo Soares (PCdoB), Dr. Yglesio (PSB), Thaiza Hortegal (PP), Jota Pinto (Podemos), Hélio Soares (PL), Carlinhos Florêncio (PCdoB), Zé Inácio (PT) e Wellington do Curso (PSC). Além dos parlamentares, estavam presentes membros do Ministério Público, representantes das empresas envolvidas e da sociedade civil organizada.
Na abertura dos trabalhos, o deputado Neto Evangelista ressaltou a necessidade de se discutir e buscar melhorias para o serviço prestado pelo sistema de ferryboats no Maranhão. “Queremos encontrar uma solução rápida para atender aos usuários, já que uns estão em manutenção e outros encontram-se parados”.
Presente à sessão, o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Celso Henrique Borgneth, respondeu aos questionamentos e explicou as ações do órgão para melhorar o sistema. Ele informou que, no máximo em 90 dias, o serviço voltará à normalidade com todos as embarcações operando.
“Estamos trabalhando para resolver tudo o mais rápido possível. Chegou uma embarcação nova e outras estão sendo recuperadas. Houve uma licitação, mas, infelizmente, o contrato não foi cumprido e teve de ser reincidido. Aqui, tivemos a oportunidade de discutir o assunto de forma transparente, colocando o Governo do Estado à disposição de todos os deputados para que, juntos, consigamos resolver esse problema que aflige a população da Baixada”, disse Borgneth.
Transparência
O deputado Adelmo Soares ressaltou que os esclarecimentos revelaram a transparência das ações do governo estadual. “O presidente da MOB respondeu a todas as perguntas com transparência. O que nós queremos é restabelecer o mais rápido possível o serviço oferecido à população”, disse.
Zé Inácio lembrou dos avanços do serviço ao longo dos anos. “Reconhecemos os problemas dos últimos meses, mas não podemos deixar de reconhecer, também, os avanços conquistados na área, assim como a boa vontade do governador Carlos Brandão de dar continuidade às melhorias”.
O procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, presente no debate, garantiu que o Ministério Público Estadual acompanha o desenrolar dos fatos e está aberto ao diálogo. “Este é um tema muito difícil e que acompanhamos desde a década de 1980. Nossa recomendação é que os ferryboats antigos sejam reformados para que os usuários não fiquem sem o serviço de travessia, pois a Baixada não pode ficar isolada”, destacou.

O ex-vereador Ivaldo Rodrigues declarou apoio ao pré-candidato Weverton Rocha (PDT) e inaugurou o que deve ser uma verdadeira onda de abandono dos apoiadores da minguada pré-candidatura de Carlos Brandão (PSB).
Há mais de 60 dias no governo e sem animar seus apoiadores, Brandão deve sofrer grandes derrotas antes mesmo da convenção.
O ex-vereador Ivaldo Rodrigues declarou apoio ao pré-candidato Weverton Rocha (PDT) e inaugurou o que deve ser uma verdadeira onda de abandono dos apoiadores da minguada pré-candidatura de Carlos Brandão (PSB).
Há mais de 60 dias no governo e sem animar seus apoiadores, Brandão deve sofrer grandes derrotas antes mesmo da convenção.
![]() Parabéns, governador Carlos Brandão! Em nome da população de Turiaçu o prefeito Édesio Cavalcanti, parabeniza o governador Carlos Brandão pelo seu aniversário, comemorado hoje 2 de junho.
“Parabéns, felicidades, saúde e vida longa, governador”, disse Édesio.
|

Com o firme compromisso de continuar levando dignidade a população turiense, o Prefeito Edésio Cavalcanti, através da Secretaria de Cultura do município, promoverá o maior arraial São João da história do município.
A grande festa do resgate da cultura, ARRAIÁ RESGATE JUNINO, acontecerá do dia 24 a 29 de junho, com uma vasta programação, que prestigiará com muito carinho, a cultura raiz da terra do abacaxi.
O incansável prefeito em visita ao Governador Carlos Brandão solicitou ajudar para ressuscitar a cultura local, foi prontamente atendido pelo Governo do Estado, que através da Secretaria de Cultura, secretário Paulo Victor, será parceiro da administração municipal nessa grande festa.
“Vamos matar a saudade desse período tão lindo e cheio de alegria! Com muita música, comidas típicas, atrações e muito mais, Turiaçu vive um novo momento, tempo de desenvolvimento e mais, tenham certeza, esse São João vai entrar pra história”, destacou o prefeito Edésio Cavalcanti.

Tio do deputado Pará Figueiredo, Carlos Figueiredo realizará encontro no dia 14 para anunciar que vai apoiar a dobradinha pela reeleição dos dois parlamentares que buscam a renovação dos mandatos para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa._
O servidor público Carlos Figueiredo, que foi 2º colocado na disputa pela Prefeitura de São João Batista nas eleições de 2020, revelou que bateu o martelo e fechou dobradinha para apoiar o deputado federal Josimar e o deputado estadual Pará Figueiredo (ambos do PL), que buscam a renovação dos mandatos para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa, nas eleições 2022.
De acordo com informações do blog do jornalista Jailson Mendes, Carlos vai preparar um encontro no dia 14 deste mês para apresentar os parlamentares aos moradores da cidade como seus pré-candidatos. No pleito municipal, ele obteve 3.937 votos, equivalentes a 25,48% do eleitorado joanino.
Como todos sabem, Pará Figueiredo é sobrinho de Carlos Figueiredo e mantém estreita relação com os municípios da Baixada Maranhense, de onde ambos são oriundos, principalmente em São João Batista, município em que o deputado é considerado o mais atuante da história.
Já Josimar volta a ser o nome do líder político nestas eleições, já que Carlos Figueiredo já disputou cargos políticos pelo partido do parlamentar: o PL. Além disso, é filho de lavradores e em 2004 ingressou na política maranhense, sendo eleito prefeito da cidade de Maranhãozinho, onde desenvolveu excelente trabalho pelo povo daquela cidade o que lhe rendeu uma reeleição com mais de 87% dos votos em 2008.
No ano de 2014, foi eleito deputado estadual mais votado do maranhão, com mais de 99 mil votos. Em seguida, continuou trabalhando pelo povo do Maranhão com muito zelo e dedicação. No ano de 2018, voltou a surpreender ao ser eleito o deputado federal mais votando com uma votação acima de 200 mil votos. Atualmente representa a terceira maior força política do maranhão, tornando-se um líder político reconhecido nacionalmente. Agora, no pleito deste ano, busca sua reeleição para deputado federal para o quadriênio 2023/2026.
“É com muita alegria e confiança que eu e meu grupo político, estamos com Josimar de Maranhãozinho”, declarou Carlos
Agora, com um movimento chamado de “União por SJB”, ambos serão apresentados no dia 14 deste mês, na sede do Sindicato dos Pescadores, a partir das 9 horas. O líder político aproveitou para convidar todos os moradores a participarem do encontro e destacou a atuação de ambos em prol do maranhão.
“São nomes conhecidos da nossa cidade, principalmente o deputado Pará, que é o mais atuante de toda a história de São João Bastiste. E Josimar de Maranhãozinho, que todos sabemos, foi candidato mais votado em 2018 no maranhão e tem grandes serviços prestados em todo o estado. Estaremos apresentando os nossos candidatos e, com isso, vamos formar uma corrente em prol da nossa cidade”, completou.
Na manhã da quarta-feira (1º), a Polícia Federal cumpriu quatro mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão nos municípios de Codó, no Maranhão, e em Marabá, no Estado do Pará. As prisões e apreensões foram feitas durante a Operação Êxodo, que tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa que praticava crimes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entre os presos, estão o advogado Guilherme Oliveira e dois servidores do Instituto, identificados como Israel Márcio Sousa Martins e Ary dos Santos Morais.
A operação foi realizada pela Delegacia de Polícia Federal em Caxias, no Maranhão, com a colaboração da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) do Ministério do Trabalho e Previdência.
Segundo a PF, as investigações tiveram início em 2020 e levou à identificação de um esquema criminoso. Os envolvidos confeccionavam documentos de identificação falsos e inseriam os dados desses documentos nos sistemas do órgão previdenciário, para obter a concessão, principalmente, de benefícios como aposentadoria por idade e pensão por morte, para pessoas que não detinham a qualidade de segurado especial (trabalhador rural).
No decorrer da investigação, a PF verificou que muitos requerentes, embora morassem no Estado do Pará, requereram seus benefícios no Estado do Maranhão, diante das facilidades proporcionadas pelos indiciados para o deferimento de benefícios fraudulentos. Até o momento, a polícia identificou um prejuízo de aproximadamente R$ 2,4 milhões com a concessão desses benefícios.

O Hospital Beneficiência Portuguesa divulgou, nesta quarta-feira (1º), boletim médico sobre a saúde do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), que se submeteu a cirurgia no último dia 22 de maio para retirada de um cisto renal.
Segundo o boletim assinado pelo cardiologista Marcelo Sampaio e pelo cirurgião urologista José Luis Chambo, o governador Carlos Brandão tem quadro de saúde estável e evoluindo satisfatoriamente.
Em vídeo, divulgado no início da tarde, Carlos Brandão afirmou que o pós-operatório é um “pouquinho chato e demorado” e que segue acompanhando as ações do governo.

O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, recebeu, nesta terça-feira, 31, a visita dos membros da Comissão dos Direitos das Pessoas Autistas da OAB Maranhão. O grupo pediu o apoio do Ministério Público para somar esforços em ações e projetos para ampliar o atendimento das crianças com transtorno de espectro autista.
A promotora de justiça de Defesa da Saúde de São Luís, Glória Mafra, também participou da reunião. Os advogados Anna Karina Cunha (presidente), Wellington Beckman (vice-presidente) e Rodrigo Néri (membro consultivo) da Comissão dos Direitos das Pessoas Autistas debateram linhas de cuidados e estratégias para o público infanto-juvenil.
“O Ministério Público está à disposição para colaborar nas causas a favor da coletividade e dos públicos mais vulneráveis. A parceria institucional com a OAB é muito bem-vinda, especialmente na defesa de crianças e adolescentes”, afirmou Eduardo Nicolau.

Com uma programação diversificada e com a presença de autoridades, estudantes, representantes da sociedade civil e da gestão municipal, iniciou nesta segunda-feira (31) a Semana do Meio Ambiente de Paço do Lumiar.
Com o tema “Um Paço Mais Sustentável”, um dos objetivos do evento é levar os participantes à conscientização quanto ao DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, que é comemorado dia 5 de junho, que nos faz refletir em defesa de atitudes individuais e coletivas que contribuem para sustentar, apoiar, conservar e cuidar do nosso meio ambiente. O evento é aberto a lideranças políticas, educadores e representantes da sociedade civil em geral.

A programação acontece de 31 de maio a 03 de junho com a promoção de palestras com especialistas, mesas de debates, mutirão do lixo eletrônico e oficinas com temáticas voltadas para a defesa da fauna, flora e bacias hidrográficas da Grande Ilha e de todo o Estado do Maranhão.
“Nosso interesse acima de tudo é gerar a reflexão e tentar minimizar os impactos da ação humana na natureza. Paço do Lumiar é rico em flora, fauna e com essa iniciativa da semana do Meio Ambiente queremos convidar todos a juntos fazermos um Paço melhor, um Paço mais sustentável”, afirmou o secretário municipal de meio ambiente e recursos naturais, Ivan Wilson.
Confira a programação dos próximos dias:
01 de junho:
Local: Clube da Assembleia
09h – Palestra: Resíduos sólidos e seus impactos ambientais com Dr. Douglas de Melo Martins (Juíz da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da COmarca da Ilha de São Luís).
10h – Debate
Das 09h às 13h – Mesa de atendimento para dúvidas sobre Licenciamento e Fiscalização (SEMAP)
Das 09h às 13h – Feirinha de Artesanato
02 de junho:
Local: Clube da Assembleia
Das 09h às 11h – Palestra: A Importância da Proteção dos Manguezais (Sr. Sávio Dino, coordenador do Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão).
Das 11h às 13h – Debate
Das 09h às 13h – Oficina de Artesanato
Das 09h às 13h – Feirinha de Artesanato
03 de junho:
Local: Clube da Assembleia
Das 09h às 13h – Palestra: Uso Consciente de Água e Esgoto (BRK Ambiental)
Das 09h às 13h – Oficina de aproveitamento de alimento (Profª Fabiana Cantanhede (UEMA)
Das 09h às 13h – Mutirão de Lixo Eletrônico (Techno Eco) na Praça da Família (Maiobão)