
O Governo do Estado criou mais uma secretaria com 35 cargos comissionados na gestão de Carlos Brandão (PSB). A nova pasta chama-se Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura (Sepa) e faz parte do desmembramento da Secretaria Estadual de Agricultura, Pesca e Pecuária (Sagrima).
Na prática, o governo estadual retirou a competência da Sagrima de atuar nas áreas de pesca e aquicultura assim podendo criar a nova pasta.
Para o funcionamento, a Sepa tem 35 cargos em comissão. A princípio a previsão era de que a pasta funcionasse com 70 comissionados, mas acabou ficando com a metade com salários considerados médios.
O Governo do Estado anunciou o nome de Patrick Souza Freire que comandará a Sepa. A indicação é do deputado Edson Araújo (PSB).

Recentemente, moradores e usuários da Lagoa da Jansen, notaram que o nível da água da laguna estava abaixo do normal. Por se tratar de uma responsabilidade estadual, chegou ao conhecimento do Governo a insatisfação das pessoas que utilizavam o espaço como lazer e, até mesmo, como local de pesca amadora.
Entendendo a preocupação da população, o Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), explicou o que tem acontecido no local.
O Governo afirma que, regularmente, realiza a operação de abertura e fechamento da comporta do vertedouro, que permite a comunicação entre a Lagoa da Jansen (laguna) e o mar, dentro dos parâmetros técnicos que proporcionam a renovação da água e oxigenação. Essa operação tem sido responsável pela diminuição do odor que, anteriormente, era característico da Lagoa da Jansen e, também, pelo aumento da quantidade de espécies de peixes que, atualmente, são encontrados por lá.
A Sinfra informou que, recentemente, desenvolveu, em conjunto com a Secretaria de Governo (Segov), uma investigação para diagnosticar o problema de dificuldade de manutenção no nível da água da lagoa, tendo em vista que a operação de abertura e fechamento segue sendo realizada corretamente e, apesar disso, há perda de volume muito grande de água.
O diagnóstico realizado levou a identificação de diversos problemas estruturais na parte submersa do canal original, que foi construído na década de 70. Já na década de 90, a fim de ampliar o canal original, o Governo, há época, construiu um segundo segmento de canal, que, desde então, não apresentou problemas.
Um dos principais pontos, dentre os problemas diagnosticados, trata-se do recalque do canal da década de 70, que tem como consequência o desalinhamento com o canal mais recente. Devido a esse desencontro, há fuga de volume de água, que vem impedindo a manutenção do nível da lagoa da Jansen.
Após esse reconhecimento, a Sinfra, prontamente, já está no desenvolvimento de projetos de engenharia para intervencionar e fazer o reparo no canal que está apresentando problema. Após a materialização dos projetos, será dada, imediatamente, a execução das obras de reparo.
Por se tratar de uma obra de enormes dimensões e proporções e devido a delicadeza e peculiaridade do tipo de obra, com uma parte submersa em água e outra sobre o solo, não evolui de maneira rápida. Entretanto, a mesma já está recebendo o planejamento e cuidado que é requerido, para que não haja prejuízo maior à população.

O pré candidato a deputado federal, Umbelino Junior declarou oficialmente apoio à reeleição de Carlos Brandão ao Governo do Estado.
O anúncio foi realizado por Umbelino na manhã desta segunda-feira (6), nas redes sociais, após uma visita ao Palácio dos Leões ao secretário-chefe da Casa Civil Sebastião Madeira e ao secretário de Cultura, Paulo Victor.
“Meus amigos, hoje estive no Palácio dos Leões em visita ao secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira e do Secretário de Cultura, Paulo Victor, onde reafirmei meu apoio a reeleição do nosso governador Carlos Brandão. Seguiremos juntos em busca de Maranhão melhor a cada dia”, declarou o parlamentar nas redes sociais.
Para as eleições deste ano, Umbelino conta com importantes parcerias e apoio em cerca de 40 municípios como Turiaçu, São João Batista, Icatu, Governador Nunes Freire, Pirapemas, Pinheiro, Santa Helena, Turilândia, Cândido Mendes, Apicum Açu, Barreirinhas, Balsas, Anajatuba, além de dezenas de cidades do Estado.

O deputado federal Josimar (PL), participou, neste domingo (5), do lançamento da lançamento da pré-candidata a deputada federal da liderança Luiza do Friagro. A programação, que começou pela manhã, ocorreu na residência da líder politica na cidade de Açailândia.
Ele disse que o PL “se sentiu muito confortável” em escolher Luiza do Friago como pré-candidata a deputada federal, afirmando que o lançamento da pré-candidata dela, foi um lindo evento em que foi possível perceber o quanto a seriedade e o comprometimento fazem a diferença na politica.
“São em momentos como esse que vemos que todo o esforço vale a pena, um sentimento de alegria em conversar com o povo”, disse. “Participamos do lançamento da pré-candidata a deputada federal Luiza do Friago, um lindo evento em que foi possível perceber o quanto a seriedade e o comprometimento fazem a diferença na politica”, completou.

Weverton enfatizou o fortalecimento do grupo com a pré-candidatura da Luiza.
“É uma honra estarmos aqui hoje prestigiando a nossa amiga Luiza neste lançamento. Nosso projeto de um Maranhão Mais Feliz se fortalece cada vez mais e o resultado será a vitória. Também agradeço aos amigos Josimar, Hélio Soares e Vinícius Louro pela companhia e presença constante em todo o estado”, frisou.
“Não vou desistir de Açailândia e do Maranhão”
Em seu discurso, Luiza enfatizou a alegria em receber uma caravana desse nível, com pessoas que trabalham e pensam no desenvolvimento da região sul do estado. Ela falou ainda que são pessoas como estas que a fazem não desistir de Açailândia e do Maranhão.
“Estamos pegando o foguete do Weverton, pois sabemos que nele estão pessoas comprometidas com o nosso povo. Josimar, que sempre tem nos apoiado, nosso deputado Vinícius Louro e agora nosso pré-candidato a vice, Hélio Soares. Somos uma família e juntos continuaremos empenhados na realização de novos dias para a nossa gente. Muito obrigada, pois vocês fazem a não vou desistir de Açailândia e nem do Maranhão!”, concluiu.

O dia tão sonhado por dezenas de moradores luminenses que sonham com o título de regularização fundiária enfim chegou. Neste sábado (04) os moradores da comunidade Menino Gabriel estiveram no Convento Irmãs da Purificação, no Maiobão, para receber o tão sonhado título de propriedade.

Ao todo 135 famílias foram beneficiadas com o documento, após solicitação realizada pela associação de moradores do bairro.
“Hoje nós estamos entregando 135 títulos de propriedade para essas famílias, isso significa a permanência, a tranquilidade, a segurança jurídica, enfim. Eles podem fazer o que quiserem com a casa que é deles”, afirmou a Prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo.
A coordenadora da Regularização fundiária, Jéssica Arruda, ressalta que todo o processo foi realizado sem nenhum custo para a população.
“A prioridade da Prefeitura é fazer a regularização de interesse social, que contempla os moradores de baixa renda. Foram entregues 135 títulos de propriedades para os moradores da comunidade Menino Gabriel, protocolado por meio da associação de moradores o pedido da regularização e com todos os custos para obter a documentação foram garantidos pela Prefeitura de Paço do Lumiar”.
O Corregedor Geral de Justiça, José de Ribamar Fróes Sobrinho, ressalta a importância dessa documentação para os moradores.
“A história dessa comunidade é de resiliência. Agora esses moradores vão poder fazer negócio com essas propriedades, poderão se sentir donos dessas propriedade. Quem não tem esse documento é como um sujeito que não tem sua certidão de nascimento. O mais importante é viver naquele lugar e transformar em um lar com segurança, inclusive segurança jurídica de que esse lar lhe pertence”.

Para os moradores o momento é de festa.
“Foram 10 anos de luta e hoje esse sonho se tornou realidade. Passei por momentos bem tristes, sem a segurança da casa própria totalmente documentada, mas hoje nós alcançamos essa vitória e estamos muito felizes”, disse Gillene Santos, moradora há 11 anos no bairro Menino Gabriel.
*REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA: Como se regularizar?
A prioridade da Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Coordenação de Regularização Fundiária, é alcançar inicialmente os moradores que são baixa renda. Além de ser feita por pessoas de baixa renda, também deve ser feita de forma coletiva por meio de associação de moradores, por exemplo.
É necessário procurar a Coordenação de Regularização Fundiária, na sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (avenida 12, Maiobão), onde é aberto um processo e todas as fases são realizadas pela prefeitura.

Esta semana resolvi utilizar esse espaço para escrever sobre mim mesmo. Parece estranho, mas é que na reclusão do apartamento, concluindo minha recuperação pós-cirurgia, vários pensamentos povoam a mente. Embora esteja atentamente acompanhando o Maranhão e tomando diariamente decisões referentes ao Governo, a distância física nos dá um bom poder de observação. A correria cotidiana por vezes nos distancia até de nós mesmos. Então, aproveitei esse tempo preparado por Deus para refletir sobre muito de mim, minhas atitudes e, principalmente, sobre quem estou sendo dentro da missão que abracei.
E antes que pensem ser este um texto de autoajuda: digo que não. Apenas compartilho com vocês um pouco do que aprendi, refletindo. Até porque acredito muito que o autoconhecimento é um pré-requisito para que possamos caminhar, de forma mais segura, rumo ao sucesso, às conquistas que temos como meta. E o meu objetivo é fazer o melhor pelo Maranhão.
Nesse tempo – tendo que lidar com gente que escreveu sobre a possibilidade de eu estar usando enfermidade em favor próprio -, me ocupei dos pensamentos positivos e das críticas construtivas, que nos ensinam e geram soluções. Aí, visualizei inúmeras ideias que temos para fazer com que nosso estado não apenas siga no caminho certo; mas, principalmente, que imponha um novo ritmo de crescimento e confiança, baseados na garantia dos direitos adquiridos e em novas conquistas, a partir da geração de emprego e de renda para a nossa gente.
E foi pensando no Brandão que muito analisei sobre o Maranhão. Tenho plena confiança na equipe que montamos e, independentemente do período eleitoral, faremos um trabalho ainda mais presente e voltado para a cidadã e para o cidadão.
Nesses dias, aprendi o quão importante é termos ciência do que acontece dentro de nós mesmos. Perceber e compreender as mudanças pelas quais passamos são movimentos essenciais para o nosso crescimento. Não podemos ser atropelados pela ansiedade. E só alcançamos esse estágio olhando para dentro de nós.
Retornarei na próxima semana, sem dar peso algum a comentários maldosos. Apenas respeitando e valorizando – ainda mais – minha família, meus amigos e todos aqueles que, assim como eu, querem um estado cheio de autoestima e acreditando no que podemos construir juntos. Afinal, ainda há muito por vir.

A ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney (MDB) que sempre foi grande incentivadora da cultura maranhense prestigiou, neste domingo, a segunda edição do Travessia Junina que aconteceu no Espigão, na Península.
Roseana publicou nas redes sociais uma mensagem de reconhecimento ao governador Carlos Brandão pelo São João no Maranhão. Ela, melhor do que ninguém sabe o quanto este momento refletirá positivamente na economia e turismo.
“Meu reconhecimento e congratulações ao governador Carlos Brandão por tudo que tem feito para festejar o São João. Na foto, com o secretário Paulo Vitor”, destacou Roseana Sarney.
O governador Carlos Brandão comentou a postagem de Roseana. “A alegria do nosso povo é contagiante!”, disse.
O secretário de Cultura, Paulo Victor também reagiu: “Querida ex-governadora, uma grande satisfação poder tê-la conosco em nossa travessia junina, carrego reflexos e sentimentos pela cultura popular, nascidos em uma época encantadora que a senhora fez valer em nosso estado, em nossa cultura, no nosso São João! Viva a Cultura”, destacou Paulo Victor.
O reconhecimento Roseana ao governador Brandão por conta do São João não é pouca coisa não, pois, afinal vem de alguém que tem grande intimidade com as festas e as brincadeiras maranhenses e sabe muito bem o que diz.

A decisão do PT de apoiar a reeleição do governador Carlos Brandão (PSB) – e ainda indicar Felipe Camarão como vice na chapa – foi mais uma derrota do senador Weverton Rocha (PDT) no seu projeto de candidatura.
Apesar de já de conhecimento geral antes mesmo do Encontro de Tática Eleitoral, a definição petista foi um petardo no pedetista porque enterra mais um dos argumentos da sua pré-campanha: o de que ele tem apoio do PT e de que é amigo “o melhor amigo do Lula no Maranhão”.
A aliança PT/PSB no estado teve apoio da quase unanimidade do partido.
A situação para Brandão ficou ainda mais confortável depois que alguns dos poucos petistas aliados de Weverton decidiram sequer participar do encontro.
Sem apoio da militância local, e com Lula cada vez mais próximo da dupla Carlos Brandão/Flávio Dino, Weverton vai, mais uma vez, precisar corrigir a rota rumo à disputa pelo Palácio dos Leões.

Todo mundo sabe e percebe que a profissão de DJ é predominantemente masculina e poucas são as garotas que se atrevem a discotecar e entrar nessa vida das pick-ups, mixagens e muita música.
Mas calma, ainda bem que temos exceções, como é o caso de Ana Luiza Martins Coelho, ou simplesmente DJ ALMC.
Ana Luiza teve envolvimento com a música desde muito jovem e com apenas 11 anos de idade já via seu pai, Mauro Blug, tocando em festas e Boates onde era o DJ residente. Ela teve a curiosidade e o privilégio de estar sempre curtindo a noite e já o acompanhava , logo se apaixonou pela profissão, já que tinha o ‘dna’ na veia.
“Eu nasci e fui criada nesse Mundo, e isso já foi um dos motivos de mergulhar de cabeça nisso tudo. Eu comecei com 11 anos e a sensação foi inexplicável, o êxtase da intimidade com a música e foi tudo muito rápido. Eu sendo muito nova nesse universo só me desafia há cada dia em dar o meu melhor, levar alegria para as pessoas através do meu som. Sou apaixonada pelo que faço e é muito bom alcançar as pessoas assim de forma tão positiva”, fala com entusiasmo a jovem DJ.
Aliás falar em entusiasmo pela música, pai e filha tem algo em comum, os dois começaram suas carreiras bem cedo. O DJ Mauro Blug começou com 14 anos e recentemente completou 30 anos de carreira.
“Só o clube da Cohab que ele tá fechado já completou mais de 20 anos. Na época que eu entrei lá eu já tocava em festas”, relembra o experiente DJ.
Mauro fala com orgulho em sua filha seguir seus passos como DJ.
“Eu me sinto imensamente feliz por ela ser DJ também e mais ainda, por todo sucesso que ela vem fazendo. Posso falar que Ana Luiza já nasceu com esse dom. Quando a vejo se apresentando, eu me sinto realizado”, conta emocionado.
Teve um fato marcante na vida da DJ ALMC, que aconteceu no ano de de 2018 onde ela decidiu e teve a coragem de expandir seu conhecimento nos palcos, onde chegou a se apresentar para um público estimado em 3 mil pessoas em um aniversário de bairro. Era apenas para uma apresentação no intervalo, porém a ‘garota prodígio” foi o destaque daquela noite e isso mudou de vez a sua carreira.
Depois disso, ela foi naturalmente se destacando cada vez mais na cena, chegando a se apresentar em programas de TV e até se apresentando fora do Maranhão e olha que ela tem apenas 17 anos de idade, uma vida ainda inteira pela frente.
A DJ ALMC fala da sua alegria e satisfação de seguir a profissão do seu pai.
“Eu me sinto imensamente feliz em seguir os passos do meu pai. Falam que eu sou muito parecida com ele em tudo. Os mesmos gestos, a intimidade com o som, pela forma de comandar a pista e muito mais. E olhando a arte do DJ, abracei firme tudo isso! Sempre estudando e me atualizando sobre tudo relacionado. Ele sempre fala: a música é universal! Music forever”, finaliza a DJ.
Muito sucesso ainda a jovem DJ ALMC e parabéns ao papai, DJ Mauro Blug.
No próximo post finalizamos essa série de matérias especiais sobre os DJs que estão seguindo os passos dos seus pais como DJ.
O último episódio será com o DJ Gáudio e seu filho Ethan.
Até a próxima!

Na mesma noite em que viu o ex-vereador Ivaldo Rodrigues (PDT) abandonar seu projeto de reeleição, o governador Carlos Brandão (PSB) teve confirmada mais uma declaração de apoio.
Em evento no Bairro de Fátima, seu reduto eleitoral, o vereador de São Luís Beto Castro (Avante), confirmou adesão à pré-candidatura do socialista.
“É com muita ousadia que vamos pra mais uma batalha nessas eleições, Hoje demos os primeiros passos rumo a essa luta árdua, Mais que no final tudo dará certo com a benção de Deus. Nosso grupo está se realinhado sim, Mais o que temos de mais precioso jamais deixamos de lado que é à vontade de vencer !! O X da questão vai com Brandão”, publicou o parlamentar em suas redes, na noite desta quinta-feira (2).
Beto Castro é mais um membro de partido de Josimar de Maranhãozinho (PL) a não seguir com o deputado federal no apoio ao senador Weverton Rocha (PDT).
Nesta semana, dois prefeitos do PL – Daniel Castro, de Nova Iorque, e Eudes Barros, de Raposa – também já aderiram à pré-candidatura de Brandão.