
Pela primeira vez após dois anos de pandemia, o povo de Paço do Lumiar encheu a Praça da Família, no Maiobão, para festejar. A segunda edição da Feirinha Luminense contou com aproximadamente 10.000 pessoas presentes e garantiu sucesso total de vendas dos produtos de pequenos agricultores, artesanato, bebidas e comidas típicas produzidas por produtores e artesãos atendidos pelos programas de fomento ao comércio e à agricultura familiar do município. A Prefeita Agricultora e “Pé no Chão”, Paula Azevedo(PCdoB) mostrou que sabe valorizar o agricultor local e também exaltou a cultura luminense com apresentações como o Cacuriá do Candinho, Show de Bruno Rodrigues e apresentação apoteótica do Boi da Maioba. A Feirinha também recebeu a visita do Deputado Federal, Bira do Pindaré(PSB), do ex-secretário de estado da agricultura familiar, Rodrigo Lago(PSB) e de Carlos Lula, ex-secretário de estado da saúde do Maranhão, além dos vereadores Jorge Maru(Republicanos) e Alexissandra Garcia(Rede).

Se a expectativa do povo luminense pelo São João já era grande, agora ela ficou ainda maior, pois o evento foi uma importante demonstração do que será o São João 2022 de Paço do Lumiar, prometido para ser o Melhor São João da História do município, que começa no dia 16 de Junho, na Praça da Família, no Maiobão com show de Mesa de Bar e seguirá com vários dias de festa no bairro Nova Canaã e na Sede do Paço, onde a banda encerrará as programações juninas, no dia 1 de Julho.
De acordo com a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo a Feirinha Luminense valorizou e garantiu visibilidade à agricultura familiar: “Para mim é um orgulho ver a feira cheia de pessoas comprando e participando, Paço do Lumiar precisa conhecer seu potencial produtivo e eu me sinto muito feliz e motivada para investirmos ainda mais nas próximas edições da Feirinha”, disse ela.
Segundo o Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Paço do Lumiar, Biné Amado, a experiência foi muito valiosa: “Nós queremos levar a feirinha a outras regiões de Paço do Lumiar e hoje nós observamos como essa experiência é importante para o comércio de produtos locais, seguiremos trabalhando em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento-SEMAPA para fazer da produção agrícola luminense um sucesso para atrair mais pessoas de toda a região metropolitana”, explicou.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, na noite de sábado (11), de um encontro com lideranças políticas de São Bento, na Baixada Maranhense, coordenado pelo ex-prefeito do município, Luizinho Barros. O parlamentar esteve acompanhado de sua esposa, Ana Paula Lobato (PSB), vice-prefeita de Pinheiro e pré-candidata à primeira suplência na chapa do ex-governador Flávio Dino (PSB), pré-candidato ao Senado.
Denominado ‘Diálogo com Amigos de Luizinho”, o evento reuniu centenas de pessoas em apoio à reeleição de Othelino Neto, bem como às pré-candidaturas de Carlos Brandão ao governo do estado e de Flávio Dino ao Senado Federal.
No encontro, o parlamentar agradeceu o apoio e as novas alianças reforçadas durante o ato, no qual reiterou seu compromisso com a população são-bentoense. Ele também enalteceu a liderança e a capacidade de gestão do ex-prefeito Luizinho Barros.
“Estamos de volta a São Bento, nesse encontro conduzido por esse grande líder que é o Luizinho, para dialogar com a população e apresentar nosso projeto de continuar servindo ao município e ao Maranhão, como já temos feito por meio de nossas indicações e emendas. Saio daqui satisfeito de ver nosso trabalho sendo reconhecido e por todo o carinho que recebi dessa gente tão acolhedora. Foi uma noite memorável, que retribuirei trazendo mais serviços públicos à cidade”, disse Othelino.
Entre as obras e serviços viabilizados com seu apoio, ele destacou a restauração asfáltica de vias e a entrega de uma ambulância para o sistema de saúde local.
*Juntos*
A vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato, que no ato representou o pré-candidato ao Senado, Flávio Dino, falou da satisfação de participar do momento e reforçou a importância do apoio dos são-bentoenses.
“Sem dúvida é um reforço que muito nos alegra e fortalece nossa jornada. Vamos caminhar todos juntos pelo bem do Maranhão e do país. E São Bento conta com essa grande liderança, o Luizinho Barros, sempre presente em busca de melhorias para o município”, disse.
No encontro, do qual também participou o deputado federal Rubem Júnior (PT), Luizinho Barros destacou a disponibilidade de Othelino Neto em lutar pelas demandas da cidade. “Sempre solícito e prestativo, o deputado não mede esforços para nos atender todas as vezes que buscamos o seu apoio para melhorar a vida do nosso povo”, ressaltou.

A população da região do Mojó acolheu neste sábado (11) a ação “Saúde na Comunidade”, uma parceria entre a Prefeitura de Paço do Lumiar e o Governo do Estado que visa promover serviços de saúde como teste de Covid-19, vacinação, aferição de pressão, glicemia, consultas médicas e muito mais.
A ação aconteceu na escola Nicolau Dino desde às 08h da manhã atendendo um público diversificado e facilitando o acesso ao atendimento médico.

“Hoje nós viemos até a comunidade do Mojó com uma série de serviços de saúde, a ideia dessa ação é proporcionar ao luminenses uma atitude preventiva quanto ao cuidado com a sua vida e de sua família”, ressaltou a prefeita Paula Azevedo.

A assessora especial do Gabinete da Secretaria de Estado da Saúde e coordenadora da ação, Carmem Belfort, reforça a importância desse tipo de ação dentro das localidades rurais.
“Dentro dessas ações sempre podemos rastrear doenças na fase inicial, o que auxilia muito no tratamento. A prevenção é sempre o maior aliado dentro de qualquer gestão”.


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB) confirmou nesta sexta-feira, 10, em conversa exclusiva com o blog Marco Aurélio D’Eça, que pretende mesmo retornar ao Maranhão na semana que vem.
De acordo com o parlamentar, ele não precisa, necessariamente, estar fora do Maranhão para não assumir o governo.
– Basta que eu informe meu desinteresse em tomar posse no cargo de governador – explicou.
Othelino deu como exemplo o caso de Alagoas, onde o colega presidente da Assembleia apenas informou que não tinha interesse na posse temporária no governo.
O deputado revelou ainda a este blog que está fora do país e que sua licença é anterior ao afastamento de Brandão.
– Meu retorno ao Maranhão independe da presença ou não de Brandão. Basta que eu informe à Assembleia meu desinteresse no cargo – afirmou o parlamentar.
Othelino não informou que dia da semana ele estará de volta ao Maranhão.
Brandão deve ficar pelo menos mais uma semana fora do estado…

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), comunicou à Assembleia Legislativa do Estado seu afastamento do governo por mais dez dias em função de cirurgia realizada em São Paulo no último dia 22 de maio. O comunicado de nova licença foi publicado no diário oficial nesta sexta-feira (10).
Nas redes sociais, Brandão postou um vídeo, na quinta-feira (09) à noite, em que aparece, fazendo caminhada pelos corredores do hospital, em tratamento de fisioterapia e reabilitação. Ele disse que, mesmo licenciado, vem acompanhando as demandas do Estado.
Segundo o último boletim médico, emitido na terça-feira (7), Carlos Brandão segue em recuperação após ter se submetido a uma cirurgia para retirada de um cisto no rim. Ele está internado no hospital BPA Beneficência Portuguesa de São Paulo, desde o dia 17 de maio. O informe médico não informou data de alta. A cirurgia foi realizada no dia 22 de maio.
O boletim identificou o cisto retirado como Bosniak IV e explicou que “exame anátomo patológico revelou uma lesão papilífera com margens livres, que não necessita de tratamento complementar de quimioterapia ou radioterapia”.
Ainda segundo o boletim médico, o governador encontra-se em recuperação no pós-operatório com breve previsão de alta, mas, não é informada uma data para a saída dele da unidade hospitalar.

Um sonho realizado! Depois de mais de 20 anos de espera, os moradores da Rua 04 do Residencial Abdalla II e da Rua do Ferreiro, no Conjunto Roseana Sarney agora podem sair de casa e andar por vias recuperadas e pavimentadas com revestimento em bloquetes. Os serviços foram executados com recursos próprios da Prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo-SEMIU. A Rua 04, possui 147 metros de extensão e a Rua do Ferreiro, possui um total de 130 metros, conforme o cronograma da Prefeitura.
As obras foram prometidas no início da gestão da Prefeita Paula Azevedo(PCdoB), em 2019, quando ela caminhou com os moradores e garantiu revitalizar ruas e levar melhorias para as comunidades. Na época a prefeita conversou com a população, que em sua maioria, se dizia desesperançosa, no entanto, as promessas gradativamente se tornaram realidade e Paula ganhou a confiança popular, desde então, foram várias melhorias, o corredor de transportes do Abdalla II foi completamente restaurado, beneficiando as duas comunidades com mais transporte e qualidade de vida, além de serviços de regularização fundiária e um vasto cronograma de ações que vem sendo cumprido nas duas localidades e em todo o município.

Paula vem desconstruindo falácias dos seus opositores, com uma linguagem popular, porém bastante eficaz, ela discursou, comparando a antiga realidade das vias recuperadas com a atual:”Quando caminhamos na Rua 04 do Conjunto Abdalla II e na Rua do Ferreiro, no Residencial Roseana Sarney, nós víamos ruas intrafegáveis, era realmente muito difícil, desde então percebemos que seriam necessárias várias intervenções e assim fizemos, estamos cumprindo todo o cronograma e iremos ampliar nossos projetos e melhorias, pois a população das comunidades merecem”, ela falou.

O Secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanismo de Paço do Lumiar, Walburg Neto, falou sobre o cronograma de obras: “Nesta quinta-feira(09) estamos entregando estas duas ruas mas o trabalho não para, também seguimos trabalhando na Comunidade Roseana Sarney, na Rua Mestre de Obras, que possui 375 metros de extensão e na Rua do Servente, que possui 130 metros, em seguida iniciarmos as obras da Rua do Carpinteiro, que possui 312 metros, todas serão pavimentadas em bloquetes com recursos próprios do município. Nossa prefeita Paula Azevedo também deu a ordem de serviço para recuperação da Avenida 04 e da Rua 02 do Conjunto Abdalla II, que juntas possuem aproximadamente 300 metros de extensão, esse é um compromisso que nós assumimos e cumpriremos como o prometido”, disse ele.
Marisa Ferreira é moradora do Abdalla II há mais de 20 anos e explicou que ficou emocionada ao ver a Rua 04 pavimentada:”Agira eu fico orgulhosa com a minha rua, por muitos anos nenhum transporte parava na porta da minha casa, isso era uma realidade triste, mas hoje o que eu vejo são crianças brincando, pessoas circulando livremente, sem medo dos dias de chuva, isso é simplesmente emocionante”, disse ela.
Incansável na busca por melhorias para seu povo, o Prefeito de Turiaçu, Edésio Cavalcanti, participou de mais uma importante reunião em São Luís. Desta vez, ele foi à sede da Superintendência da Caixa Econômica Federal para garantir uma grande conquista para a cidade.
Trata-se da assinatura de convênios que irão beneficiar todos os turienses.
“Estivemos aqui hoje para assinar a reativação de convênio de consignação com taxa de juros diferenciada e prazo de 144 meses, um novo contrato de arrecadação, que, além de tudo, vai iniciar a prospecção de investimentos entre a Caixa e o nosso município. Com tudo isso, nossa população só tem a ganhar. Agradeço a Deus e a todos os envolvidos por mais essa realização”, reiterou o gestor municipal.
Além de Edésio, participaram do encontro Luiz Peixoto, Nayrton Silva, e Simões Júnior, superintendente da Caixa Econômica.
Reunião Viva/Procon e Posto avançado do DETRAN

Ainda nesta semana, Edésio Cavalcanti, participou de uma reunião com representantes do Governo do Estado sobre como será o funcionamento do Viva/Procon no município, assim como o Posto Avançado do Detran, que também será instalado em Turiaçu.
“Nossa cidade anseia por esses serviços há muito tempo. E tenho certeza que agora vai dar certo. Trabalhamos dia e noite para buscar parcerias, investimentos para Turiaçu, e com muita responsabilidade, esforço e dedicação, estamos conseguindo. Os avanços são notórios e mais do que isso, estão chegando a quem realmente precisa”, destacou Edésio.


Seliton Miranda, prefeito do município de São Raimundo Doca Bezerra, filiado e eleito pelo PDT, decidiu deixar o pré-candidato ao governo do seu partido, o senador Weverton Rocha, e declarar apoio à reeleição do governador Carlos Brandão (PSB).
A cidade administrada por Seliton Miranda fica localizado na região do Médio Mearim onde a cada dia Weverton perde apoio para o candidato de Flávio Dino ao Palácio dos Leões.
Nesta quarta-feira (9), o prefeito Seliton esteve reunido com Marcus Brandão, irmão e braço direito do governador. Na ocasião, o gestor declarou ao lado de aliados, apoio do Chefe do Poder Executivo estadual.

O ‘Arraiá do Povo’ está de volta, no formato presencial, de 15 a 18 de junho, a partir das 19h, com as melhores atrações do São João do Maranhão. Com uma estrutura mais ampla, a festança realizada pela Assembleia Legislativa, sob a coordenação do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), vai proporcionar ao público ainda mais conforto, acessibilidade e segurança. O evento conta também com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).
Nos últimos dois anos, o evento foi realizado de forma virtual por conta da pandemia de Covid-19. Este ano, durante as quatro noites de festa, a diversidade de ritmos e sotaques invadirá o arraial da Casa do Povo. Na noite de abertura, quarta-feira (15), se apresentarão o Boi Novilho Branco, Boi Lendas e Magias, Boi de Axixá e Boi de Maracanã, além de danças típicas apresentadas por alunos da Creche-Escola Sementinha.
Para a quinta-feira (16) foram convidados a Quadrilha ‘Fogueira Viva’, Boi de Sonhos, Companhia Barrica, Boi da Maioba e Boi Brilho da Ilha. Na sexta-feira (17), será a vez de Seu Raimundinho e Forró Pé no Chão, Boi de Santa Fé, Cacuriá de Dona Teté e Boi de Upaon Açu, além de Lucas Seabra e Banda.
O encerramento da festa, no sábado (18), contará com a presença da Dança Portuguesa ‘Sonho de Portugal’, Boi da Madre Deus, Boi Orquestra Mocidade de Pinheiro, Boi de Ribamar, Boi Itapera de Maracanã e Boi de Morros.
Nas quatro noites de festejo, o cantor Marcone Gal se apresentará nos intervalos dos grupos folclóricos.
Estrutura

A estrutura do arraial terá seis barracas para comercialização de comidas típicas, parquinho infantil, uma arquibancada e palco para apresentação dos grupos folclóricos.
Segundo o diretor administrativo da Alema e coordenador-geral do evento, Antino Noleto, a ideia é superar as edições anteriores. “Foram dois anos sem termos essa festa e, agora, estamos todos empenhados em fazê-la de modo inesquecível. Estamos convictos de que será assim, porque tudo que tínhamos de positivo nos arraiais anteriores está sendo multiplicado nesse. O número de barracas será maior, a área, o palco, os brinquedos, o número de pessoas cadastradas para vendas ambulantes também serão maiores, assim como a quantidade de mesas”, afirmou Antino.
Segurança e Estacionamento
O trabalho de segurança do Gabinete Militar da Assembleia será reforçado com apoio de policiais militares, agentes civis e do Corpo de Bombeiros. “Nossa equipe estará atenta para atuar de forma preventiva, garantindo a segurança do espaço”, explicou o chefe do Gabinete Militar da Alema, coronel Marcelo Jinkings.
Este ano, o estacionamento do Multicenter Sebrae, ao lado da Alema, foi disponibilizado ao público que visitará o arraial. Diferente das edições anteriores, haverá, ainda, um estacionamento exclusivo para pessoas com deficiência, crianças de colo, obesos e Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de gestantes e lactantes.
“Como o evento estará concentrado no nosso maior estacionamento, ficará, de fato, um pouco reduzido. Por isso, tomamos providências para reservar uma área ao lado, no estacionamento do Multicenter Sebrae, e outra dentro da própria Assembleia, especifica para pessoas com prioridade, desde que comprovem suas devidas necessidades”, explicou Jinkings.
Transmissão
Como em todos os anos, a programação das quatro noites será transmitida ao vivo pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2, da MAXX TV, no canal 17, e pela SKY, no canal 309), Rádio Alema, site www.al.ma.leg.br e pelas redes sociais.
Programação
DIA 15 – QUARTA-FEIRA
19h00 – DANÇAS TIPICAS DA SEMENTINHA
20h00 – BOI NOVILHO BRANCO
21h00 – BOI LENDAS E MAGIAS
22h00 – BOI DE AXIXÁ
23h00 – BOI DE MARACANÃ
Intervalos com Marcone Gal & Banda
DIA 16 – QUINTA-FEIRA
19h00 – QUADRILHA FOGUEIRA VIVA”
20h00 – BOI DE SONHOS
21h00 – COMPANHIA BARRICA
22h00 – BOI DA MAIOBA
23h00 – BOI BRILHO DA ILHA
Intervalos com Marcone Gal & Banda
DIA 17 – SEXTA-FEIRA
19h00 – SEU RAIMUNDINHO E
FORRÓ PÉ NO CHÃO
20h00 – BOI DE SANTA FÉ
21h00 – CACURIÁ DE DONA TETÉ
22h00 – BOI DE UPAON AÇU
23h00 – LUCAS SEABRA & BANDA
Intervalos com Marcone Gal & Banda
DIA 18 – SÁBADO
19h00 – DANÇA PORTUGUESA
SONHO DE PORTUGAL
20h00 – BOI DA MADRE DEUS
21h00 – BOI ORQUESTRA MOCIDADE DE PINHEIRO
22h00 – BOI DE RIBAMAR
23h00 – BOI ITAPERA DE MARACANÃ
00h00 – BOI DE MORROS
– Intervalos com Marcone Gal & Banda