• Thiago Azevedo
  • 17 de junho de 2022

Eleições 2022: Édesio Cavalcanti apresentará seus pré candidatos em Turiaçu

Trabalhar e desenvolver um município não é possível sem apoios políticos, e com o forte compromisso de continuar implantando o progresso em Turiaçu, o Prefeito Edésio Cavalcanti promoverá no domingo agora, dia 19/06, a partir das 10h da manhã na sua fazenda e horas Gui Cavalcanti, uma grande reunião com o povão.

Nesta reunião o gestor apresentará oficialmente os seus pré candidatos a deputado federal e estadual.

A presença já está confirmada no grandioso evento do deputado federal Aluísio Mendes e os estaduais Ricardo Rios e Adriano Sarney, parlamentares de mandatos e pré candidatos a reeleição.

Assim sendo, Edésio convida a população de modo geral a recepcionar os deputados que tanto já fizeram e que tem muito fazer pelo município de Turiaçu.

É neste domingo, dia 19 de junho, a partir das 10h, no Haras Gui Cavalcanti.

Com trabalho e unidade, Edésio Cavalcanti e seu grupo com certeza retribuirão com muitos votos todos os benefícios e investimentos já recebidos pelo município.

  • Thiago Azevedo
  • 17 de junho de 2022

Brandão mantém dianteira sobre Weverton, aponta Escutec

Pesquisa Escutec/Grupo Mirante de intenções de votos para o Governo do Maranhão aponta que o governador Carlos Brandão (PSB) mantém a dianteira sobre o seu principal adversário, senador Weverton Rocha (PDT), mesmo um mês praticamente fora do debate eleitoral em virtude de sua internação em São Paulo para uma cirurgia.

De acordo com o levantamento, ambos cresceram acima da margem de erro, de 2,19 pontos percentuais – para mais, ou para menos -, com o candidato do PSB chegando a 27% no cenário estimulado, contra 23% do pedetista.

Para efeito de comparação, na consulta de maio Brandão aparecia com 24%, contra 20% de Weverton, que, por outro lado, interrompeu uma sequência de queda, após trinta dias de intensa pré-campanha pelo Maranhão.

No mesmo cenário, mudança na terceira colocação, agora ocupada por Lahesio Bonfim (PSC), com 15% – tinha 11% em maio. Ele desbancou o Edivaldo Holanda Júnior (PSD), que tinha 12% no mês passado, e agora aparece com 11%.

O ex-prefeito de São Luís foi o único a oscilar negativamente entre os líderes.

O pré-candidato do Solidariedade, Simplício Araújo, oscilou positivamente, saindo de 2% para 3%. Hertz Dias (PSTU) e Enilton Rodrigues (PSOL) estão empatados com 1%.

Outros 8% dos 2 mil entrevistados disseram votar em branco, nulo, ou em nenhum dos candidatos apresentados, e 11% não sabem, ou não responderam.

A pesquisa foi realizada em 70 municípios do Maranhão, entre os dias 11 e 16 de junho, e registrada na Justiça Eleitoral sob o número MA-05721/2022. O nível de confiança é de 95%.

Votos válidos

Se fossem computados apenas os votos válidos – excluídos brancos, nulos e indecisos, Brandão teria, segundo o Escutec, 33%, contra 28% de Weverton, 19% de Lahesio, 13% de Edivaldo Júnior, 4% de Simplício, 2% de Enilton Rodrigues e 1% de Hertz Dias.

Rejeição

No quesito rejeição, a liderança é do senador Weverton Rocha, com 23% dos entrevistados afirmando que não votariam nele. Carlos Brandão foi rejeitado por 17%, seguido por Edivaldo Júnior (8%), Lahesio Bonfim (7%), Simplício Araújo (6%), Enilton Rodrigues (3%) e Hertz Dias (3%).

Segundo turno

O Escutec também levantou possíveis cenários de segundo turno entre os líderes, Carlos Brandão e Weverton Rocha, e os demais principais concorrentes.

Na primeira simulação, Brandão venceria Weverton por 36% a 34%. O governador também venceria Edivaldo Holanda Júnior (39% a 23%) e Lahesion Bonfim (38% a 29%).

Weverton também venceria Edivaldo Júnior, por 39% a 20%; e Lahesio Bonfim por 35% a 28%.

  • Thiago Azevedo
  • 17 de junho de 2022

Descartado caso suspeito de Monkeypox (Varíola do Macaco) em São Luís

A Secretaria de Estado da Saúde(SES) descartou, através de nota, caso suspeito de Monkeypox (Varíola do Macaco), em São Luís.

O comunicado foi feito pelo Ministério da Saúde, após exame laboratorial realizado pela Fundação Ezequiel Dias, em Minas Gerais.

O paciente suspeito, 30 anos, deu entrada na Unidade Mista do Bacanga no dia 8 de junho onde recebeu atendimento e foi encaminhado para o Hospital Universitário (HUUFMA).

Até o momento não há nenhum caso da Monkeypox (Varíola do Macaco) em São Luís.

 

  • Thiago Azevedo
  • 17 de junho de 2022

César Nascimento vai abrilhantar ‘Arraiá do Povo’ no encerramento da festança neste sábado

 

O cantor e compositor César Nascimento fará o show de encerramento do “Arraiá do Povo”, na noite deste sábado (18). A programação da última noite da festança, realizada pela Assembleia Legislativa, sob coordenação do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), começará às 19h incluindo dança portuguesa e cinco grupos de bumba meu boi.

César Nascimento é dono de sucessos como “Maguinha do Sá Viana”, “Serenin”, “Sananinha no baião”, “Janela aberta”, “Lençóis de Areia” e a icônica “Ilha Magnética”, canção declarada patrimônio cultural imaterial do Maranhão por meio da Lei n° 10.523/2016, aprovada pela Assembleia Legislativa e originária do projeto de lei 179/2016, da então deputada Maura Jorge.

Hits como esses e muitos outros do artista estarão no roteiro musical programado para embalar o público na última noite do “Arraiá do Povo”, deixando um gostinho de quero mais.

No show, a plateia também poderá conferir a sonoridade resultante das experimentações criativas de César Nascimento, a partir de suas pesquisas musicais com o bumba meu boi e o tambor de crioula.

A programação da última noite destacará, a partir das 19h, Dança Portuguesa Sonho de Portugal, Boi da Madre Deus, Boi Orquestra Mocidade de Pinheiro, Boi de Ribamar, Boi Itapera de Maracanã e

Boi de Morros. Nos intervalos, a animação ficará a cargo de Marcone Gal & Banda.

PROGRAMAÇÃO DO “ARRAIÁ DO POVO” 2022

DIA 17 – SEXTA-FEIRA

19h – Seu Raimundinho e Forró Pé no Chão

20h – Boi de Santa Fé

21h – Cacuriá de Dona Teté

22h – Boi de Upaon Açu

23h – Lucas Seabra & Banda

– Intervalos com Marcone Gal & Banda

DIA 18 – SÁBADO

19h00 – Dança Portuguesa Sonho de Portugal

20h00 – Boi da Madre Deus

21h00 – Boi Orquestra Mocidade de Pinheiro

22h00 – Boi de Ribamar

23h00 – Boi Itapera de Maracanã

00h – Boi de Morros

00h30 – Show de César Nascimento

– Intervalos com Marcone Gal & Banda

  • Thiago Azevedo
  • 17 de junho de 2022

Obras indicadas por Othelino inauguradas em Pedro do Rosário

Indicada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), a Praça da Família, inaugurada em Pedro do Rosário, nesta quinta-feira (16), é a mais nova área de lazer, esporte e entretenimento da cidade. O ato de entrega do espaço foi realizado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, com a presença do prefeito do município, Toca Serra, entre outras autoridades.

Além da praça, foram entregues serviços de pavimentação asfáltica e assinado Termo de Doação de blocos de concretos, frutos também de indicação do deputado Othelino. Na solenidade, o parlamentar pontuou outros benefícios disponibilizados ao município com o seu apoio.

“Temos atuado fortemente em parceria com o prefeito Toca Serra e o Governo do Estado para trazermos melhorias à cidade. Agradeço ao ex-governador Flávio Dino por ter atendido nossas indicações para instalação, aqui, do Restaurante Popular, de pavimentação de vias, entrega de duas ambulâncias, entre muitos outros benefícios”, elencou o parlamentar, ressaltando, ainda, que destinou emendas para a Saúde do município.

No ato, também foram entregues obras de pavimentação asfáltica, assinada ordem de serviço para recuperação de novas vias e o Termo de Doação de equipamentos hospitalares, além da entrega de Títulos de Domínio de Terra e de pescado.

*Celebridade*

Representando o Governo do Estado no evento, o secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, destacou a celeridade da entrega das obras. “Mesmo com o governador Carlos Brandão licenciado, temos inaugurado benfeitorias todos os dias. E vamos seguir com o cronograma intenso de entrega de novos benefícios à população”, disse.

O prefeito Toca Serra fez questão de elencar os serviços conquistados com o apoio de Othelino e agradeceu a parceria. “É um grande amigo do nosso município, que tem trabalhado de forma permanente ao nosso lado para ajudar no desenvolvimento de Pedro do Rosário. Somos muito gratos a esse grande deputado”, enfatizou.

  • Thiago Azevedo
  • 17 de junho de 2022

Turiaçu: Prefeito Edésio implanta 05 escolas cívico militares em parceria com Governo do MA


O Prefeito Edésio Cavalcanti não mede esforços para melhorar o município de Turiaçu, e a prova disso, são os avanços conquistados diariamente, impactando positivamente a vida dos turienses.

Desta vez, em parceria com o Governador Carlos Brandão, Secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar, implantarão 05 escolas cívico militares no segundo semestre letivo, a partir do mês de agosto, o que representa um grande avanço na educação de Turiaçu.

As escolas que apresentam um elevado índice de violência, indisciplina e outros dados não saudáveis de uma educação de qualidade, foram contempladas.

Sob a coordenação da Secretária Graciete, a SEMED em parceria com coordenadora geral das escolas de referência cívico militares, Bianca, SGT Paulo e toda a equipe envolvida no projeto, realizam neste primeiro momento, os estudos e processos de adaptação das escolas, reuniões, visitas técnicas e adequações das unidades de ensino para a efetiva inserção do projeto.

Serão trabalhadas além das disciplinas do currículo normal de ensino, as disciplinas curriculares dos cursos de formação militar, que são elas: Atendimento Pré-Hospitalar (APH), primeiros socorros, combate a incêndios, hierarquia e disciplinas entre outras mais.

O responsável maior pelo projeto é o Sargento Paulo, tutor das escolas no município.

O objetivo do projeto dentre muitos é, melhorar índices educacionais, a ordem, a disciplina e a segurança da comunidade escolar no município.

Mais uma importante conquista que o prefeito Edésio Cavalcanti consegue para Turiaçu.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 16 de junho de 2022

Arraiá do Povo’ – Othelino destaca satisfação em realizar a festança após dois anos de pandemia

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), saudou o público no primeiro dia de programação do ‘Arraiá do Povo’, na noite de quarta-feira (15). Acompanhado da primeira-dama do Legislativo, Ana Paula Lobato, o chefe do Parlamento Estadual destacou a alegria em realizar mais uma edição do tradicional arraial promovido pelo Parlamento Estadual, por meio do Grupo de Esposa de Deputados do Maranhão (Gedema), que já se consagrou no calendário dos festejos juninos maranhenses.

Othelino Neto disse que a edição deste ano do ‘Arraiá do Povo’ foi pensada e organizada com muito carinho, reunindo as melhores atrações e brincadeiras do São João do Maranhão para matar a saudade da festança após dois anos de pandemia.

“Depois de dois anos de saudade, estamos de volta com o ‘Arraiá do Povo’, recebendo e distribuindo alegria para todos. Tenho certeza que estavam todos ansiosos, assim como eu e Ana Paula, que esperamos muito por esse dia. Parabenizo a equipe do Gedema pela organização, assim como todos os servidores envolvidos para que o nosso arraial aconteça durante os quatro dias de festa”, afirmou.

O governador em exercício do Maranhão, desembargador Paulo Velten, acompanhado da primeira-dama em exercício, Daniela Velten, também prestigiou a primeira noite do ‘Arraiá do Povo’ e elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa em promover uma grande festança para o público.

“A comemoração dos nossos festejos juninos é algo hoje reconhecido mundialmente. Por isso, nada melhor do que celebrarmos, após enfrentarmos dois anos de pandemia. A Casa do Povo está de parabéns por proporcionar esse momento aos maranhenses”, disse.

A primeira-dama do Legislativo maranhense, Ana Paula Lobato, também falou da satisfação em retornar com os festejos juninos. “A Assembleia Legislativa reabre as suas portas para receber o povo, neste mês festivo e que todos nós maranhenses amamos bastante. Chegou a hora da Casa do Povo receber o público para nos divertimos juntos com as melhores brincadeiras juninas”, declarou.

 

*Apresentações*

A estreia do  “Arraial do Povo” foi com as Danças Típicas da Creche Sementinha. Depois,  o Boi Novilho Branco fez um passeio por diversos sotaques da manifestação e animou a todos com suas ricas indumentárias e belas índias.

O sotaque de orquestra deu o tom à apresentação do Boi Lendas e Magias, que encheu o arraial com o som dos metais e o bailado tradicional. A batida ritmada do Boi de Axixá, também de orquestra e sob o comando de Leila Naiva, pôs todo mundo para cantar hits juninos eternizados por Francisco Naiva e Donato Alves, a exemplo de “Bela Mocidade” e “Linda Morena”.

Em seguida, ecoaram as matracas do tradicional batalhão do Boi de Maracanã, que fez o público acompanhar na palma da mão as toadas eternizadas na voz de Humberto do Maracanã e hoje entoadas por seu filho, Ribinha do Maracanã.

Para encerrar a primeira noite, um mosaico de canções juninas com Marcone Gal & Banda, com direito a xote e baião.

O “Arraiá do Povo” seguirá com atrações até o sábado (18). Nesta quinta-feira (16), a partir das 19h, a programação destacará Quadrilha Fogueira Viva, Boi de Sonhos, Companhia Barrica, Boi da Maioba e show de Marcone Gal & Banda.

  • Thiago Azevedo
  • 15 de junho de 2022

Ex-prefeita “Ostentação” e mais 6 pessoas são condenadas a devolver R$ 3,5 milhões


Uma Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Estado do Maranhão, em setembro de 2017, levou a Justiça a condenar a ex-prefeita de Bom Jardim, Lidiane Leite da Silva, outras cinco pessoas e uma empresa por improbidade administrativa. A condenação foi causada por irregularidades em duas licitações e contratos firmados pelo Município em 2014.

Também foram condenados Humberto Dantas dos Santos (conhecido como Beto Rocha, marido de Lidiane Leite e secretário municipal de Articulação Política na época dos fatos), Rodolfo Rodrigo Costa Neto, José Ribamar Oliveira Rego Junior, Macson Mota Sá, Márcio Magno Ferreira Fontes e a empresa R J Construções Ltda.

O Ministério Público do Maranhão apurou que os dois procedimentos licitatórios foram fraudados para que o Município de Bom Jardim tivesse acesso aos recursos de dois convênios firmados com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) para “serviço de melhoramento de caminhos de acesso em diversas localidades desse município”. O valor total foi de R$ 2.100.475,40.

Embora os serviços nunca tenham sido realizados pela R J Construções Ltda, a empresa e seus representantes legais – Rodolfo Rodrigo Costa Neto e José Ribamar Oliveira Rego Junior – receberam R$ 3.588.193,27 da Prefeitura de Bom Jardim, em pagamentos parcelados entre os anos de 2014 e 2015.

Além disso, as licitações tiveram uma série de irregularidades, como a falta de comprovação técnica da empresa para prestar os serviços e de vários documentos exigidos. Também não foi feita pesquisa de mercado prévia e nem especificado o real objeto do contrato, estipulando quantos quilômetros de estradas seriam melhorados e de que forma isso se daria. A empresa também não funcionava no endereço indicado.

“Todas essas irregularidades comprovam que realmente houve uma fraude operacionalizada pela associação criminosa capitaneada por Humberto Dantas e Lidiane Leite para desviar recursos de Bom Jardim, que, somente por meio dessas licitações, causou prejuízo de mais de R$ 3.588.193,27, referentes aos valores diretamente depositados na conta da empresa e de seus sócios”, observou, na Ação, o promotor de justiça Fábio Santos de Oliveira.

De acordo com o membro do Ministério Público, além da lesão aos cofres públicos e do enriquecimento ilícito dos envolvidos, foram violados os princípios constitucionais da impessoalidade, moralidade, legalidade, eficiência, economicidade e publicidade na administração pública.

No esquema de corrupção, Marcio Magno Pontes era o presidente da Comissão Permanente de Licitação, que atestou que a empresa estaria qualificada para concorrer; e Macson Mota Sá, engenheiro civil, assinou um contrato “informal” com a R J Construções Ltda. para tentar demonstrar que estava prestando serviços à empresa na época da licitação e atendesse aos requisitos técnicos.

Todos os envolvidos foram condenados a ressarcir ao erário o valor transferido (R$ 3.588.193,27), que deve ser corrigido. Eles também tiveram seus direitos políticos suspensos por cinco anos e estão proibidos de contratar ou receber benefícios do Poder Público pelo mesmo prazo. Os acionados também deverão pagar multa equivalente a duas vezes o valor do dano.

ESQUEMA

As investigações do Ministério Público do Maranhão apontaram que um grande esquema de corrupção foi montado por Humberto Dantas em Bom Jardim, utilizando-se do cargo de Lidiane Leite.

As empresas contratadas irregularmente, por meio de licitações fraudadas, recebiam os recursos do Município sem prestar serviços ou fornecer produtos. “Grandes comissões” eram repassadas a Dantas, geralmente por meio de depósitos sem identificação.

Com os valores recebidos, Humberto Dantas adquiria grande quantidade de gado e revendia os animais para empresas regularmente identificadas. Com a venda do gado, era feita a lavagem do dinheiro obtido ilicitamente.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 15 de junho de 2022

CPI do Transporte adia apresentação do relatório final


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades na gestão do transporte público da capital maranhense adiou a apresentação do relatório final, a cargo do vereador Álvaro Pires (PMN), de quinta-feira (16) para a próxima segunda-feira (20). A decisão, segundo o parlamentar, foi tomada devido ao feriado de Corpus Christi, celebrado na data em que estava marcada pelo cronograma de trabalho.

“De fato nós tínhamos combinado que o prazo de entrega do relatório final seria a próxima quinta-feira (16), mas não levamos em consideração o feriado de Corpus Christi, celebrado na data em que estava marcada pelo cronograma de trabalho. Agora, pretendo entregar o documento para apreciação dos colegas, somente na segunda-feira (20)”, declarou Álvaro Pires.

Após sete meses consultando documentos e recolhendo depoimentos, vereadores da CPI chegaram à conclusão de que viajar de ônibus virou um drama sem fim para os usuários ludovicenses.

As principais reclamações também devem constar no relatório das investigações. Entre elas estão ônibus velhos, falta de cobradores, demora, monopólio de empresas e inconstância nos horários. Na audiência pública, conduzida pelo presidente do colegiado, vereador Chico Carvalho (Avante), diversos usuários relataram os transtornos que passam diariamente por depender dos coletivos.

De acordo com os relatos, o problema atinge quase todos os bairros, mas a situação mais crítica, conforme as reclamações, afeta especialmente a população que mora em comunidades afastadas da região central.

Leitura e a votação

Álvaro Pires também explicou que após a apresentação do relatório final, sua leitura e votação ficarão a cargo do presidente da Casa, vereador Osmar Filho (PDT), para que possa colocar em plenário para apreciação dos parlamentares.

“Nestes seis meses de atuação, realizamos diligências, oitivas, visitas técnicas e análise de documentos com muita seriedade, ética e comprometimento, a fim de entregar um trabalho de excelência à população e aos órgãos competentes. Vamos apresentar um relatório técnico para que o presidente da Casa, Osmar Filho, possa disponibilizar para leitura e votação dos demais colegas em plenário. A data, entretanto, dependerá da própria Mesa Diretora”, explicou o relator.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 15 de junho de 2022

OTHELINO PEDE AO MINISTÉRIO PÚBLICO QUE INVESTIGUE DENÚNCIA DE FRAUDE NO CONCURSO DA ASSEMBLEIA


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto, usou as redes sociais para informar que solicitou ao Ministério Público que investigue denúncias sobre possíveis irregularidades no concurso público realizado pela Casa em que teriam sido aprovados parentes de figurões da política e do judiciário.

“Informei ao Ministério Público sobre denúncias de irregularidades no concurso público da Assembleia Legislativa do Maranhão. Pedi que o órgão procedesse a investigação. Na hipótese de confirmarem as denúncias, não hesitarei em tomar as providências legais”, disse Othelino.

  • Tags: