
A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) testou positivo para Covid-19.
Ela anunciou a contaminação nas redes sociais.
A emedebista disse que sentiu-se febril na manhã desta terça-feira, 21, e, por isso, resolveu realizar o teste.

O presidente da CPI do Transporte, vereador Chico Carvalho (Avante), rebateu nesta segunda-feira, 20, críticas ao relatório final, a cargo do vereador Álvaro Pires (PMN), sem o indiciamento de nenhum investigado.
Em pronunciamento no plenário Simão Estácio da Silveira, durante sessão ordinária, Carvalho disse que a CPI concluiu hoje seu relatório e afirmou que o documento será encaminhado ao presidente da Câmara, vereador Osmar Filho (PDT), ao prefeito Eduardo Braide (sem partido) e ao Ministério Público, para que se promova a eventual responsabilização civil, criminal e política dos acusados.
“Quem vai indiciar o ex-prefeito [Edivaldo Júnior] ou o prefeito atual [Eduardo Braide], com base nas coisas que nós recomendamos, é o Ministério Público e não a Comissão Parlamentar de Inquérito. Então, que a gente não deixe que as pessoas usem como plataforma política, o caos no transporte público, que não é um privilégio apenas de São Luís”, disse Carvalho.
Votação do relatório
No discurso, o presidente da CPI disse ainda que o relatório não será apreciado em plenário e destacou que o documento, conforme explicou o procurador legislativo Samuel Melo, será votado apenas pelos membros do colegiado.
“Vamos apresentar o relatório final e enviar para o presidente Osmar Filho. O procurador da Casa disse que tem que ser votado só pelos membros da comissão e encaminhado para a Prefeitura e ao Ministério Público”, declarou o parlamentar.

Como anunciado no quadro Bastidores, da TV Mirante, na manhã desta segunda-feira, 20, o governador Carlos Brandão (PSB) pediu mais dez dias de licença do cargo.
Ele seguirá em São Paulo recuperando-se de uma cirurgia.
A nova licença é entre os dias 21 a 30 de junho.
Ao receber o ato do governador, o presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), também renovou sua “escusa temporária” de assumir o posto.
Com isso, segue à frente do Executivo estadual o desembargador Paulo Velten, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), informou, na tarde desta segunda-feira (20), por meio de suas redes sociais, a anulação da primeira etapa das provas objetivas do concurso público organizado pela Fundação Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (CEPERJ).
“Em razão dos registros e denúncias de falhas de execução, fiscalização e segurança na aplicação da prova objetiva, bem como pela correta interpretação sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), quando da divulgação do resultado preliminar, decidi anular a primeira etapa do concurso”, afirmou Othelino em suas redes sociais.
Othelino também destacou: “Nosso compromisso é com a transparência e a absoluta lisura de todos e quaisquer atos de gestão do Poder Legislativo”.
O ato de anulação foi oficializado por meio da Resolução Administrativa 469/22, de autoria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, publicada no Diário Oficial.
O ato legislativo considerou diversas reclamações de candidatos na Ouvidoria da Assembleia, no Ministério Público Estadual e na Defensoria Pública Estadual, apontando supostas falhas na execução da primeira etapa, na organização e fiscalização do concurso.
Todas as denúncias foram encaminhadas ao Ministério Público Estadual pela Presidência da Casa Legislativa, solicitando a imediata investigação.
*Ratificação*
A Resolução da Mesa Diretora determinou a ratificação das fases anteriores do concurso e que sejam mantidas válidas todas as inscrições deferidas, independentemente de comparecimento do candidato no dia da realização das provas objetivas.
À CEPERJ, foi determinado o cumprimento das obrigações contratuais pactuadas, consistente na realização de nova etapa de provas objetivas aos cargos disponibilizados no edital.
A Resolução da Mesa Diretora será encaminhada à Procuradoria Geral do Estado, à Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, ao Ministério Público Estadual, à Defensoria Pública Estadual e aos demais órgãos competentes.

O governador Carlos Brandão (PSB) ficará mais 10 dias em tratamento no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. Segundo repassado pelos médicos, ele precisa que seja cicatrizado um ponto onde foi instalado um dreno. Brandão se recupera de uma cirurgia para retirada de um cisto no rim. Em entrevista a emissora local de tv, ele pontuou que se recupera bem, que continua acompanhando a gestão do Governo do Estado e que quer retornar logo ao Maranhão.
“Estou muito otimista, mas, não depende de mim, depende do meu organismo na aplicação das medicações e, principalmente, dos médicos. São eles que vão liberar e dizer a data que posso sair. Mas, sou muito disciplinado, estou na mão de bons profissionais e não posso atropelar o processo. Eu preciso seguir as regras da medicina e seguir as orientações médicas”, explicou. A licença se estenderá até dia 30 de junho e enquanto isso, permanece comandando o governo estadual o desembargador e presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Paulo Velten.
O governador disse que vem mantendo contato com o governador em exercício, com os secretários e que as ações no Maranhão não pararam. “Nossa equipe está trabalhando e o Maranhão não pode parar, esse é nosso movimento”, ressaltou.
Ressaltou ainda importantes programas de governo que estão em sua continuidade. “São programas aprovados desde 2015, a exemplo do Mais Asfalto, Escola Digna, construção e ampliação de hospitais e outras ações na saúde, o programa Comida na Mesa, criado no período mais crítico da pandemia da Covid-19, a ampliação da rede de Restaurante Popular e outros. Não são obras que começaram agora em 2022. São continuidade de programas e estamos tocando em frente”, pontuou.
Sobre São João do Maranhão, mostrou-se feliz com o sucesso dos festejos. “Fico muito feliz em ver as pessoas ganhando seu dinheiro, trabalhando, hotéis e restaurantes cheios, a população se divertindo e ganhando dinheiro, neste que é o maior São João do país”, frisou.
E concluiu dizendo que está “saudável, tranquilo, me recuperando para voltar bem. Tenho muita saudade do povo do Maranhão”.

O prefeito de Turiaçu, Édesio Cavalcanti, apresentou para a população do município seus pré-candidatos a deputados federal e estadual, Aluisio Mendes (PSC) e Ricardo Rios (PCdoB) e Adriano (PV), respectivamente. O evento ocorreu, na manhã de ontem (19), no Haras Gui Cavalcanti, e reuniu um grande número de correligionários.

Durante discurso, o deputado estadual Adriano garantiu que não irá decepcionar à população de Turiaçu e frisou que essa parceria aconteceu no momento certo. Já Aluísio Mendes falou que vai concentrar todos os seus esforços e doar todas as suas forças “para ser o melhor e mais atuante deputado federal da história do município de Turiaçu”.

Honrado por ser amigo de Édesio Cavalcanti e feliz com a parceria o deputado Ricardo Rios, disse que, com essa união, Turiaçu vai continuar se transformando no corredor do desenvolvimento.
Estiveram presentes no evento autoridades, como secretários municipais, vereadores de Turiaçu, a primeira dama Dona Bethy Cavalcanti (PP), e uma grande multidão que vem dando apoio ao trabalho do prefeito Édesio Cavalcanti.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto (PCdoB), ganhou novos reforços à sua pré-candidatura a deputado estadual, durante ato liderado pelo prefeito de Dom Pedro, Galego Mota, e seu grupo político, realizado no sábado (18).
O encontro reuniu lideranças políticas e comunitárias dos mais diversos povoados e bairros do município. Na ocasião, o grupo de Galego Mota reiterou a manutenção da parceria com o parlamentar para um novo mandato no Legislativo maranhense.

No ato, Othelino destacou que sua pré-candidatura à reeleição ganha um reforço de peso com a confirmação do apoio do grupo de Galego Mota.
“É com grande alegria que recebo a confirmação de que continuaremos juntos. Isso é resultado da produtiva parceria que mantivemos até aqui, trazendo importantes obras e serviços para a cidade por meio de nossas emendas e indicações. Quero retribuir esse importante apoio lutando por mais benefícios para os dom-pedrenses”, garantiu Othelino.

*Confiantes*
Durante o evento, o chefe do Legislativo maranhense também reforçou as pré-candidaturas do governador Carlos Brandão (PSB) à reeleição, do ex-governador Flávio Dino (PSB) ao Senado e de Lula (PT) à Presidência.
“Nosso governador Carlos Brandão logo estará recuperado da cirurgia que fez e, juntos, estaremos aqui novamente para agradecer esse apoio. Estamos confiantes e vamos andar por todo o Maranhão levando nossa mensagem e dialogando com a população para que o estado continue se desenvolvendo”, ressaltou Othelino.
O prefeito Galego Mota ratificou a continuação da parceria e ressaltou a confiança no trabalho do parlamentar em prol do município.
“Othelino foi fundamental na conquista de muitos projetos destinados à nossa cidade, a exemplo da construção do novo Hospital Municipal e de obras de infraestrutura urbana, que têm deixado a cidade mais estruturada e bonita. Então, nada mais justo que continuemos juntos nessa nova empreitada”, disse Galego.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, neste sábado (18), do lançamento de uma nova etapa de pavimentação de ruas em Dom Pedro. Parte dos serviços realizados no município é fruto de emenda parlamentar de sua autoria. No ato, o secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, representou o Governo do Estado.

Os serviços integram um pacote de 10 km destinados ao município, por meio do programa ‘Mais Asfalto’, com apoio de Othelino.
Desta vez, as obras contemplaram vias do bairro Cândido Hermes, onde estão sendo aplicados cerca de três quilômetros de asfalto. Muitas das ruas beneficiadas estão recebendo pela primeira vez serviços de pavimentação.

“Temos buscado sempre obras e serviços para Dom Pedro, pois cultivamos uma sólida parceria com o prefeito Galego Mota. Eu fico feliz de ter conseguido colaborar com o município em diversos momentos, seja na área da infraestrutura, na saúde, educação ou outro setor importante ao seu desenvolvimento. Assim continuaremos pelo bem dos dom-pedrenses”, afirmou Othelino.

*Serviços*
Além dos serviços de infraestrutura na sede, que já chegam a cinco quilômetros de recapeamento, Othelino garantiu também asfaltamento de aproximadamente dois quilômetros e meio nas comunidades de Santa Vitória e Pacas, na zona rural do município.

O prefeito Galego Mota afirmou que a saúde local também tem recebido atenção especial do parlamentar. Segundo ele, a construção do Hospital Municipal, cujas obras iniciaram há um mês, contou com o apoio e a intermediação do deputado junto ao Governo do Estado.

“Também graças a Othelino, conseguimos realizar o ‘Arraial da Vacinação’, como medida de prevenção à Covid-19, no pico da pandemia. Além disso, o deputado está sempre do nosso lado, ouvindo os pleitos do município e intermediando nossas demandas”, completou Galego .
Os ex-secretários estaduais Clayton Noleto e Felipe Camarão também participaram do ato.
O Ministério Público do Maranhão através da 1º Promotoria de Justiça de Presidente Dutra emitiu uma recomendação ao prefeito município, Raimundinho da Audiolar (Republicanos) para o mesmo cancele a licitação que prevê o gasto de R$ 6.545.975,08 que seria gastos com a locação de estruturas, mão de obra especializada e a contratação de bandas para apresentação de shows artísticos na cidade.
Segundo MP, em tempos de crise, os recursos públicos devem ser canalizados para os serviços essenciais e contínuos, primando pela qualidade deles, a exemplo da saúde e educação, os quais não gozam de bom conceito perante a população.
Na recomendação, o promotor Clodoaldo Nascimento Araujo determinou que o prefeito “não utilize de recursos públicos para a organização e realização do evento festivo/shows referentes ao Pregão Eletrônico 13/2022 diante das razões acima expostas, de modo a atender aos princípios da razoabilidade, proporcionalidade, eficiência, economicidade e interesse público.
O promotor deu prazo de 48 horas para a gestão de Raimundinho da Audiolar se manifeste se acataria a recomendação do MP ou não. Segundo levantamento da Folha do Maranhão, mesmo após a recomendação do Ministério Público o processo de licitação segue normalmente, inclusive com a habilitação das empresas que vão participar do certame.

Chegou a hora de matar a saudade das festas juninas, pegar o pandeirão e bater matraca, porque o São João 2022 começou oficialmente em Paço do Lumiar. A Prefeitura prometeu e mostrou que a volta das celebrações tem tudo para ficar marcada como o Melhor São João da História do município. A grande festa de abertura aconteceu nesta quinta-feira(16), na Praça da Família, no Maiobão, através da parceria entre a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer-SEMCEL e o Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Cultura-SECMA e agitou a noite de luar com apresentações de bandas, Cacuriá e muito Bumba-Meu-Boi. Além do grande público, o evento contou com a presença do Deputado Federal Márcio Jerry(PCdoB) que acompanhou a festa ao lado da prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, secretários e vereadores do município.

A turma do Centro de Convivência do Idoso abriu as programações com duas apresentações de dança, seguida pelo Bumba-Meu-Boi de Jaguarema, e depois o cantor Totti Moreira e Banda subiram no palco cantando clássicos do São João maranhense. Sem perder a empolgação, o público caiu no ritmo do Sotaque de Orquestra com o Boi Estrela da Cohab. Com a praça completamente lotada, o chão tremeu ao som das matracas e pandeirões do Batalhão Pesado do Boi da Maioba, levando o público ao delírio com suas toadas. Para encerrar a noite, a Bruta do Arrocha subiu no palco e fez o público cair na dança.

A programação do São João 2022 de Paço do Lumiar terá três arraiais oficiais, na Praça da Família as festividades acontecem do dia 16 de Junho a 1 de Julho, na Sede do Paço a programação do arraial será entre os dias 24 e 30 de Junho e nos dias 28 e 29, acontece arraial do Residencial Canaã. Vale destacar que neste ano a SEMCEL está apoiando mais de 40 Arraiais Comunitários, um diferencial que faz as políticas de incentivo à cultura luminense, um exemplo para todo o Maranhão.
A prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo(PCdoB) falou que está muito otimista com as festividades do São João 2022:” Este São João é especial, é o primeiro a ser celebrado após o período de isolamento social, também é o primeiro após a modernização da Praça da Família e o que nós vemos é uma população empolgada para festejar e o município está disposto a corresponder a esse anseio do povo luminense”, falou a prefeita.

O Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Jocileno Golvea falou sobre a grandeza do São João 2022 em Paço do Lumiar: “Quebramos recorde de público na abertura do nosso São João e nós ainda iremos festejar muito em três grandes arraiais, além de apoiar por volta de 40 arraiais comunitários, assim nós mostramos que o desafio de fazer o Melhor São João da História de Paço do Lumiar, não só é possível, como será realidade”, afirmou o secretário.