
O deputado federal Josimar de Maranhãozinho ainda segue pré-candidato ao Governo do Maranhão pelo PL, mas nos bastidores políticos é cada vez mais forte o rumor de que ele poderia abdicar da disputa majoritária e apoiar uma outra pré-candidatura.
As duas pré-candidaturas que vivem a expectativa desse novo apoio estão otimistas. Tanto a pré-campanha do senador Weverton Rocha (PDT), quanto a pré-campanha do governador Carlos Brandão (PSB), estão trabalhando para que uma forte sinalização já aconteça nesta semana.
Pelas informações do Blog, Josimar tem conversado com os dois lados e se prepara para tomar um direcionamento final sobre a campanha eleitoral de 2022.
Com alguns problemas pendentes e alvo de investigações, o deputado federal e presidente do PL no Maranhão, tende a buscar sua reeleição para manter sua imunidade parlamentar e foro privilegiado. Em decidindo seguir tal caminho, Josimar precisará definir quem ele e seu grupo político irão apoiar na disputa pelo Palácio dos Leões.
É aguardar e conferir, mas a semana promete ser decisiva para um encaminhamento.
Blog Jorge Aragão

O governador Carlos Brandão (PSB) acompanhou neste domingo (16), mais uma edição do Maranhão de Reencontros, na Concha Acústica, da Lagoa da Jansen que que ficou completamente lotada para as apresentações do bois de Axixá, Brilho da Ilha e Maioba.
Brandão destacou que já estamos vivendo o São João no Maranhão e reforçou que a festa garantirá a geração de emprego e renda a muitos maranhenses.
“Bom demais estar com todos no Maranhão de Reencontros. Já estamos vivendo um São João que tanto sabemos fazer: com alegria, alto astral, emprego, renda e com a valorização de nossa cultura. Parabéns a todos os envolvidos na Secretaria de Cultura! O Maranhão inteiro já em estado de festa!”, destacou Brandão.
O secretário de Cultura, Paulo Victor destacou a presença do governador Carlos Brandão e da digital influencer Thaynara OG.
“Mais uma noite de arrepiar em nosso Maranhão de Reencontros! Desta vez com Boi Brilho da Ilha, Boi de Axixá e Boi da Maioba, além da querida Thaynara OG. Presença também do governador Carlos Brandão e da primeira-dama, Larissa”, disse Paulo Victor. Blog Zeca Soares

Neste domingo (15), em Turiaçu, ocorreu a entrega oficial de uma patrol, consequência de um acordo entre o prefeito da cidade Edesio Cavalcanti e o deputado federal Aluísio Mendes, que já havia sido o responsável por uma patrol, levada para à Terra do Abacaxi, no final do mês de março. A dupla se encontrou na residência do prefeito, e depois, apresentaram a máquina para os turienses.
O mandatário e o parlamentar dirigiram a patrol em uma carreata, nas principais ruas da cidade, logo depois, compareceram na Quadra Poliesportiva do bairro Bela Vista, ao lado de diferentes autoridades locais, para discursarem à população, na sua vez, Aluísio Mendes fez mais promessas, entre os exemplos, estão 5,5 quilômetros de vicinais, 4 toneladas de alimentos e doação de R$ 1 milhão, em asfalto.

“Turiaçu já recebeu diversos benefícios por parte do meu amigo Aluísio Mendes, e eu agradeço muito a ele, não só por mais essa boa ação, mas por sempre estar disposto a ajudar a nossa cidade. Essa patrol veio uma hora excelente, pois nós, da gestão, estamos elaborando novos projetos, e boa parte deles envolvem diferentes usos para ela”, conta Edesio Cavalcanti.

Cumprindo extensa agenda política e de trabalho na região, o Governador Carlos Brandão esteve hoje, 13/05, na parte da tarde, em Turiaçu, juntamente com os deputados estaduais Ricardo Rios e Adriano Sarney, secretários estaduais, lideranças políticas regionais e assessores do governo estado.
Recepcionando a comitiva do Executivo Estadual, o Prefeito Edésio Cavalcanti, a primeira dama, Beth Cavalcanti, secretários municipais, assessores, vereadores, lideranças civis e religiosas e a população em geral para a grande festa, onde houve a entrega oficial de obras aos munícipes.

Houve a inauguração da Defensoria Pública, as entregas de 50 capacetes, 3 toneladas de peixes, 500 kg de ração para peixes, 500 kg de sementes de feijão, vistoria às obras de reforma do Hospital Municipal, assinatura de termo de Autorização para Regularização Fundiária e Lançamento do início das obras da Praça da Família.

Na oportunidade, o Governador Carlos Brandão, atendendo aos muitos pedidos do incansável prefeito Edésio Cavalcanti, anunciou para Turiaçu os seguintes investimentos: 01 unidade do IEMA, 01 Escola Militar, o portal da entrada da cidade, uma unidade do Viva/Procon incluindo um núcleo do Detran, continuidade das obras de reforma total do estádio Rabelão, uma quadra poliesportiva, 07 km de asfalto e mais 200 capacetes.

E antes de finalizar a cerimônia, o prefeito Edésio fez um pedido ao governador Carlos Brandão, solicitou a revitalização completa do cais da cidade e o chefe do Executivo Estadual, prontamente atendeu ao pedido do gestor municipal, garantindo assim, recursos para a tão sonhada obras que os turienses há muitos anos esperam.

A população do município de Turiaçu está muito feliz e satisfeita com os investimentos, que com muito empenho e luta, o prefeito Edésio Cavalcanti tem conseguido pra Turiaçu.





Nesta quinta-feira (12), a Prefeitura de São José de Ribamar entregou à população uma praça completamente revitalizada. O Viva Quinta, que estava em péssimas condições, agora tem piso novo, piso táctil, rampas de acessibilidade, pintura, estacionamento, bancos novos, meio-fio, academia ao ar livre, playground infantil, jardim e quadra poliesportiva. Tudo que é necessário para promover lazer à comunidade.
O Viva também conta com dois quiosques que receberam recuperação de piso, troca de bancadas, nova pintura e novas instalações hidráulicas e elétricas.

Segundo o morador Estanteanislu Luz, a reforma da praça é um sonho sendo realizado. “Esse aqui é nosso espaço de lazer e a gente não podia mais usar, porque estava tudo acabado, agora podemos voltar a trazer nossos filhos para brincar. Esse era um sonho da comunidade.”, disse o morador.
O prefeito da cidade, Dr. Julinho, que participou do evento de entrega da revitalização, destacou a importância da colaboração da comunidade na preservação do equipamento.

“A praça não é minha, é da comunidade, e eu peço que todos possam cuidar dela, não quebrando, não pichando e não sujando. Estamos trabalhando muito para levar mais qualidade de vida para nossa gente, aqui mesmo na Quinta, além da praça, a prefeitura já está realizando trabalho de recuperação das vias com pavimentação e assim vamos seguindo”, disse o prefeito.

A revitalização da praça do Viva Quinta é mais uma obra do programa RibAmar Cidade em Obras.
O Ministério Público do Maranhão ajuizou, na última terça-feira, 10, Ação Civil Pública, com pedido de liminar, para que o Município de Peri-Mirim seja obrigado a regularizar o fornecimento de medicamentos que compõem a farmácia básica.
Também estão sendo acionados pessoalmente o prefeito Heliézer de Jesus Soares e o secretário de Saúde de Peri-Mirim, Paulo Vinicius Dourado.
A ação foi ajuizada pelo promotor de justiça Raimundo Nonato Leite Filho, titular da Comarca de Alcântara, que está respondendo pela de Bequimão, da qual Peri-Mirim é termo judiciário.
O membro do MPMA requereu, ainda, que, se a Justiça conceder a liminar, seja estipulada multa pessoal diária em caso de descumprimento da ordem judicial, no valor de R$ 10 mil, a ser revertido ao Fundo Estadual de Direitos Difusos.
Após denúncia anônima enviada à Ouvidoria do MPMA sobre a precariedade da farmácia básica do Município de Peri-Mirim, a Promotoria de Justiça fez uma inspeção no local e constatou a falta de diversos medicamentos no estoque, entre os quais antidiabéticos e anti-hipertensivos, num total de 87 itens.
“Diante das consequências irreversíveis que podem acometer o usuário, é que se pleiteia a concessão da tutela de urgência em sua totalidade de acordo com o pedido final, e, após, intimação imediata do prefeito de Peri-Mirim e do secretário municipal da Saúde, para que a cumpram, imediatamente, nos moldes em que for concedida”, explicou o promotor de justiça.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), destacou o papel da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na garantia dos preceitos constitucionais e do estado democrático de direito, durante a sessão solene em homenagem aos 90 anos da instituição, nesta quinta-feira (12), no Plenário Nagib Haickel.
A solenidade foi presidida pelo chefe do Parlamento Estadual e contou com a presença do presidente da OAB Seccional Maranhão, Kaio Saraiva, da vice-presidente da OAB-MA, Tatiana Costa, do desembargador Ricardo Duailibe, de advogados e representantes da advocacia maranhense, além dos deputados estaduais Socorro Waquim (PP), autora da homenagem; Wellington do Curso (PSC), Neto Evangelista (DEM) e César Pires (PSD).
Na ocasião, Othelino Neto falou sobre o protagonismo da instituição em momentos importantes para o país, estando sempre à frente na luta pela justiça e em defesa dos cidadãos.
“Essa é uma homenagem não só da Assembleia Legislativa, mas um reconhecimento do povo do Maranhão. Não há como se fazer justiça sem uma advocacia forte. A OAB tem levantado bandeiras importantes e em momentos cruciais de dificuldade pelos quais o país já passou, sendo sempre essa voz ativa e de equilíbrio para a manutenção das garantias constitucionais”, afirmou Othelino.
O chefe do Legislativo maranhense disse, ainda, que a homenagem é, também, uma reflexão sobre o papel da instituição para o estado democrático de direito. “Que a OAB continue sendo essa instituição ativa e vigilante para que ninguém se sinta no direito de se insurgir contra as regras que estão estabelecidas na Constituição”, ressaltou o parlamentar.

Orgulho
O presidente da OAB-MA, Kaio Saraiva, agradeceu à Assembleia Legislativa e ao povo do Maranhão pela homenagem. “É uma honra poder representar com muito orgulho a advocacia do nosso estado. Não posso deixar de agradecer essa justa homenagem à OAB, um reconhecimento feito não apenas às gestões, mas à advocacia e à força da instituição, que contribuiu muito para o crescimento do país”, declarou.
A deputada Socorro Waquim (PP) afirmou que a OAB sempre foi decisiva na manutenção da democracia no país. “São 90 anos de uma luta profícua e de muitos resultados positivos. Não podemos deixar de ressaltar o papel fundamental da Ordem no aprimoramento das instituições constitucionais. A OAB é fundamental para garantir a boa aplicação das leis, assim como na defesa ética dos advogados”, completou.


Durante entrevista realizada na noite de quinta-feira (12) ao programa Panorama, da Rádio Mirante AM, o secretário Sebastião Madeira, chefe da pasta estadual da Casa Civil, comentou sobre a formação de uma frente ampla pró-Roberto Rocha (PTB) rumo ao senado. Madeira acredita que a articulação entre os pré-candidatos não é sólida. Ouça a entrevista na íntegra.
“Há controvérsias sobre a liga desse grupo. Eu tenho a impressão que, na primeira espatifada, é pedaço de grupo para todo lado”, disse.
Madeira também comentou a situação do senador Weverton Rocha, pré-candidato ao Governo do Maranhão pelo PDT, na disputa nacional para a Presidência da República. O comandante da Casa Civil acredita que o pedetista esteja num “limbo”.
“Porque é que o Weverton está faltando terra nos pés? Porque ele não é carne, nem peixe. Weverton Rocha não é Bolsonaro porque a vida dele toda não condiz com isso, e não é Lula porque Lula não quis. Ele está num limbo”, afirmou.
O secretário chefe da Casa Civil ainda disse acreditar que, se existir segundo turno na eleição para o Governo do Estado, a disputa seria entre Brandão e o pré-candidato pelo PSC, Lahesio Bonfim.

Com o fim do primeiro mandato de procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau conseguiu expandir e cumprir a promessa de campanha de ter mais proximidade do Ministério Público do Maranhão com a sociedade e, principalmente, os mais vulneráveis.
O PADHUM (Programa de Atuação em Defesa de Direitos Humanos) é um dos pilares da atuação do MP maranhense, em que atua em benefício, por exemplo, do direito das pessoas em situação de rua e tem um enfrentamento claro do feminicídio e da violência psicológica contra a mulher.
“A promoção do bem-estar do próximo e do respeito à coisa pública são as nossas credenciais para nos tornarmos cada vez mais respeitados“, é o que tem pregado Eduardo Nicolau desde que começou pedir apoio dos seus colegas ainda em 2020. De lá para cá, pouco mudou do que se propôs fazer no biênio de sua gestão.
Para o PGJ, é necessário quebrar o paradigma e mudar as diretrizes para gerar mais efetividade para o público-alvo e parar de “olhar apenas para nós mesmos, acalentando sentimentos dispensáveis para uma instituição como a nossa”, reflete Eduardo Nicolau.
A renovação para continuidade e finalização das metas apresentadas naquele ano podem ser confirmadas no próximo dia 23 de maio, quando o Ministério Público votará para escolha do Procurador-geral de Justiça. Nicolau fez campanha por “voto único” em seu nome.
No período de 2020, em meio a pandemia, o MPMA inaugurou ou reformou sete promotorias e ainda vai entregar mais quatro. Foram mais sete promotorias distritais, que tem como objetivo quebrar as pontes que separam o centro do poder e a sociedade, sobretudo, as mais vulneráveis.
Para José Márcio Maia Alves, responsável pela Secretaria de Assuntos Institucionais do MPMA, é necessário que em sociedades social-democratas, como no Brasil, é necessário que “há regras de reconhecimento constitucional que exigem políticas públicas sejam elaboradas com participação dos titulares dos direitos, sobretudo aquelas destinadas à amenização das desigualdades e à promoção dos direitos humanos que preencham um cabedal de serviços garantidores do básico existencial das pessoas”.
É diante dessa perspectiva que Eduardo Nicolau expandiu as Promotorias Distritais. Estas promotorias tem como objetivo de atuação realizar escutas sociais para subsidiar a elaboração de planos de atuação das promotorias. Também atuam de forma proativa e reativa. De forma reativa é uma forma de dar “resposta a danos emergentes verificados por qualquer forma de provocação da Promotoria ou por constatação de ofício do próprio membro, que devam deflagrar providências da Instituição para resolver problemas que já causaram danos a titulares de direitos sociais, difusos, coletivos, individuais homogêneos e individuais indisponíveis, preconizados na Constituição Federal”, segundo o Regimento Interno das Distritais.
