
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), deu grande demonstração de força política ao reunir, na noite de segunda-feira (9), parlamentares federais e estaduais para reforçar a unidade do grupo em torno das pré-candidaturas majoritárias do governador Carlos Brandão à reeleição e do ex-governador Flávio Dino (PSB) ao Senado.
O encontro contou também com a presença do pré-candidato a vice-governador, Felipe Camarão (PT), da vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato (PSB), pré-candidata à primeira suplência na chapa de Flávio Dino, além da senadora Eliziane Gama (Cidadania), de 21 deputados estaduais e dos deputados federais Márcio Jerry (PCdoB), André Fufuca (PP), Zé Carlos (PT) e Rubens Júnior (PT).
Na ocasião, Othelino Neto afirmou que a reunião de tantas forças políticas tem um significado muito forte e que a presença da ampla maioria dos deputados estaduais ao encontro reforça o compromisso dos parlamentares com esse projeto político, que pretende continuar promovendo grandes transformações no estado.
“Cada deputado estadual, que aqui está, representa milhares de maranhenses, pois foram escolhidos pelo povo do Maranhão. E nós vamos levar essa mensagem para cada canto do estado. O governador Carlos Brandão pode contar comigo, como um militante político, porque, sobretudo, tenho responsabilidade com o que estamos construindo desde janeiro de 2015”, declarou o parlamentar.

Othelino, que comandará a coordenação política da pré-candidatura de Flávio Dino ao Senado, destacou, ainda, que todo o grupo está empenhado em fazer com que esse projeto seja vitorioso.
“Faço parte desse projeto porque confio e acredito que é o melhor para o meu estado. O Maranhão merece continuar se desenvolvendo e superando desigualdades históricas. Tenho convicção, a cada dia, que esse grupo de deputados estaduais, deputados federais, do governador Carlos Brandão, do ex-governador Flávio Dino e de tantas forças políticas será vitorioso para o bem dos maranhenses”, assinalou o chefe do Parlamento Estadual.
*Unidade*
O governador Carlos Brandão agradeceu o empenho do deputado Othelino Neto em priorizar a unidade do grupo político pelo bem dos maranhenses. “A sua capacidade de articulação é o que mais se destaca. Othelino tem o nosso respeito e a nossa gratidão por decidir continuar conosco nesse projeto, iniciado pelo ex-governador Flávio Dino, e que pretendemos continuar desenvolvendo em prol do Maranhão”, disse.
O ex-governador Flávio Dino também reconheceu a importância de Othelino Neto nessa caminhada. “Quero agradecer a você pela parceria, lealdade e pela decisão de priorizar o nosso estado e esse projeto. Você sempre será reconhecido como uma figura fundamental na nossa caminhada que, certamente, será vitoriosa”, afirmou o pré-candidato ao Senado.
Ana Paula Lobato ressaltou que a chapa está comprometida em levar aos quatro cantos do Maranhão a bandeira pela continuidade. “Esse é um grupo que tem trabalho no Maranhão e tem resultado. Então, tenho certeza que teremos uma eleição vitoriosa, pois os maranhenses reconhecem isso. Contem sempre com o meu apoio, força de vontade e determinação para que possamos avançar ainda mais”, completou a vice-prefeita e pré-candidata à primeira suplência ao Senado.
A senadora Eliziane Gama falou sobre a importância da unidade do grupo político. ”Othelino e eu trabalhamos muito para manter a unidade do grupo e fomos ao limite dessa busca. Conseguimos a união daqueles que querem o bem do Maranhão e que os avanços continuem acontecendo. Estaremos juntos em mais uma vitória”, afirmou.

A irreverência do espetáculo teatral “Pão com Ovo” abriu a segunda edição do projeto Maranhão de Reencontros, prévia junina que segue animando a Concha Acústica Reynaldo Faray, na Concha Acústica da Lagoa, em São Luís, durante os domingos do mês de maio.
Organizado pelo governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), pelo segundo domingo consecutivo o evento lotou o local, que reuniu mais de 3 mil pessoas, conforme informações da Polícia Civil. O público não se preocupou com a chuva e aproveitou a noite para se divertir com as piadas das personagens Dijé (Adeíson Santos) e Clarisse Milhomem (César Boaes), além de cantar e dançar ao ritmo do Boi de Nina Rodrigues e da Companhia Barrica.
Neste domingo (8), Dia das Mães, a comédia de costumes encenada pelo grupo Santa Ignorância Cia de Artes preparou uma apresentação especial em homenagem às mamães que moram no Maranhão.
“Pão com Ovo acabou de se apresentar aqui na Concha Acústica. Foi lindo! Lotado aqui no projeto Maranhão de Reencontros. Estamos em temporada em São Paulo e viemos especialmente para atender esse chamado do povo do Maranhão”, disse o ator César Boaes, que também assina a direção do espetáculo.
De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor, a ideia do projeto é fazer um ‘aquecimento’ em preparação para a programação oficial do São João, que em 2022 será realizado durante dois meses, após a ausência de festas juninas por dois anos, em razão da pandemia de covid-19.
“Dia das Mães, mas ainda assim, o público maranhense lotou a Concha Acústica. Esse é o Maranhão de Reencontros, que aquece o nosso maior São João, que acontecerá aqui em São Luís e em todo o Maranhão, e será o maior São João do Brasil. Todos os domingos acontece o Maranhão de Reencontros com os grandes grupos folclóricos e aquele gostinho de saudade”, pontuou o secretário.
Público e artistas: reencontros
As toadas, o colorido e as coreografias harmonizadas do Boi de Nina Rodrigues e da Companhia Barrica também encantaram a plateia da Concha Acústica da Lagoa da Jansen. A empresária Junia Ariadne foi com a filha conferir as atrações do Maranhão de Reencontros neste domingo de Dia das Mães e aprovou as apresentações.
“Muito lindo esse Maranhão de Reencontros. Aproveitei hoje, Dia das Mães, e trouxe minha filha para conhecer um pouquinho da cultura maranhense. O povo só tem a ganhar. Parabéns ao governo do Estado que está com essa inciativa. Agora o nosso São João está realmente de volta”, elogiou a empresária.
Já a dançarina Dinara Ferreira, que volta aos palcos como índia do Boi de Nina Rodrigues após o longo hiato gerado pela crise sanitária, comemorou o “reencontro” com o público.
“A gente tá voltando depois desse tempo parado. Quando a gente entra no palco e vê o carinho do público, todo o cansaço e esforço de estar trabalhando, bordando, ensaiando se transforma em uma grande alegria. É muito contagiante”, disse Dinara Ferreira.
Mais Renda e mais alegria
“Maravilhoso!”. Essa foi a expressão que a microempreendedora Antonia Ribeiro usou para descrever a sua sensação ao participar do projeto Maranhão de Reencontros, por meio do programa Mais Renda, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).
Antonia é uma das 10 beneficiárias do Mais Renda, que durante todos os domingos estarão vendendo seus produtos na Praça de Alimentação do Maranhão de Reencontros. A iniciativa via estimular a geração de renda entre microempreendedores e trabalhadores informais.
“É uma grande satisfação tá aqui participando do São João. Nós passamos dois anos em casa, sem trabalhar, sem nada. Agora a gente tá podendo sair e trabalhar”, disse Antonia Ribeiro.
A vendedora de lanches Nilde Sousa também aproveitou o evento para aumentar a renda familiar e se divertir.
“Hoje eu tô aumentando a minha renda e tô me divertindo com o Dia das Mães, nesse projeto lindo. A minha renda tá melhor, e trabalhar em um evento cheio de alegria faz a gente mais feliz”, relatou Nilde Sousa.
Acessibilidade
O Maranhão de Reencontros também conta com a parceria da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), que disponibiliza o Serviço Travessia para garantir acessibilidade a pessoas com deficiência, com o translado de usuários do serviço que desejarem prestigiar os shows.
Até o dia 29 de maio, o projeto Maranhão de Reencontros vai levar à Concha Acústica Reynaldo Faray diversas atrações, das mais variadas manifestações artísticas e culturais maranhenses. As apresentações são gratuitas e começam sempre às 17h.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, na tarde de sábado (7), da inauguração da Unidade Básica de Saúde Othelino Filho, em Meruoca, no Ceará. A UBS leva o nome do pai do parlamentar e foi construída em um terreno doado por sua família, no distrito Sítio Boa Vista, como uma forma de colaborar com a população da comunidade.
Ao lado da sua mãe, Yolete Gomes, das suas irmãs, Flávia Alves Maciel e Claudia Zeneida, e outros familiares, Othelino Neto destacou a emoção em ver o pai ser homenageado na terra que tanto amava.
“Para além da homenagem ao meu amado pai, a comunidade agora tem uma unidade de saúde perto de casa e não vai mais precisar se deslocar até a sede do município para ter atendimento médico. Fico particularmente feliz em saber que esse pedaço do nosso sitio foi bem usado para cuidar da vida de muitas pessoas”, afirmou Othelino.

O prefeito de Meruoca, Herton Alves, falou sobre a importância do posto de saúde para os moradores e agradeceu a generosidade da família do deputado Othelino Neto em doar o terreno para a construção da unidade.
“Essa localidade tinha dificuldades quanto ao acesso aos serviços de saúde, mas, hoje, estamos entregando essa UBS que vai melhorar muito o atendimento na comunidade. Agradecemos ao Othelino e toda a sua família pela doação dessa área para que construíssemos esta importante unidade de saúde”, disse o prefeito.
Também estiveram presentes ao evento a vereadora Ana Carina Oliveira, que propôs a homenagem ao jornalista Othelino Filho, e o deputado federal AJ Albuquerque (PP-CE).

Biografia
O jornalista Othelino Filho nasceu em Sobral, no Ceará, no dia 22 de dezembro de 1949. Faleceu em São Luís, aos 67 anos, no dia 14 de dezembro de 2017, reconhecido como um dos grandes profissionais da imprensa do Maranhão. Casado com dona Yolete Gomes, ele é pai de três filhos: Cláudia, Flávia e Othelino Neto.
Deixou uma obra literária com vasto material de artigos e crônicas. Ficou conhecido pela maneira que se dedicava à cobertura de assuntos políticos, sempre se colocando ao lado de boas causas, como a incansável luta pela liberdade, justiça e respeito aos direitos humanos.
Nos últimos anos, mesmo limitado por problemas de saúde, ele continuava acompanhando e analisando fatos políticos. Othelino Filho chegou a escrever para o Jornal Pequeno a “Coluna do Othelino”, em parceria com Othelino Neto, seu filho, hoje deputado estadual, investido no cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão.


O presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), reúne na noite desta segunda-feira, 9, deputados estaduais da base aliada em um jantar na sua residência.
Esse é o primeiro importante ato do comunista como coordenador de Flávio Dino (PSB), pré-candidato ao Senado.
Para o encontro de hoje foram convidados parlamentares que já apoiam o “pacote completo”: tanto o governador Carlos Brandão (PSB), quando o ex-governador Dino.
Por ora, Othelino vai pavimentando com segurança o caminho para a eleição de Dino…
Blog Gilberto Leda

No último domingo (08), a prefeitura de Turiaçu organizou um evento na Quadra Poliesportiva da Escola Municipal do Castanhal, como forma de celebrar o Dia das Mães, recebidos pelo prefeito Edesio Cavalcanti e pela primeira-dama Beth Cavalcanti, diversos moradores da sede e dos povoados compareceram para participar e apreciar as atividades.
Ocorreram sorteios de diferentes categorias de utensílios e objetos para as mães da Terra do abacaxi, como moveis e eletrodomésticos, entregues pela própria primeira dama, quem esteve presente também apreciou apresentações de música ao vivo de diferentes artistas e organizações, como o músico Tony Soubler e a banda da escola de música Gregório Costa.

“Pensamos em tudo para fazer as mães da nossa cidade se sentirem especiais e valorizadas, não só pelos próprios filhos, mas também por todos que convivem com elas, afinal, o dia das mães tem exatamente essa finalidade: demonstrar o quanto a figura materna é importante, e aproveitar para deixar claro que devemos respeitá-la e amá-la”.
Edesio Cavalcanti

Um grande cortejo pela Feirinha São Luís marcou o Dia Municipal dos Blocos Tradicionais, comemorado neste domingo, 8 de maio. A manifestação reuniu 16 blocos, teve início em frente ao Palácio de La Ravardière, sede do Executivo Municipal, e foi organizada pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph) e pelas secretarias municipais de Cultura (Secult) e Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).
Representando o prefeito Eduardo Braide, a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda elencou que tem sido um compromisso da atual gestão o incentivo às manifestações culturais locais que vinham perdendo espaço por falta de apoio do poder público.
“Temos trabalhado para trazer de volta essas manifestações que estavam apagadas; que existem na lei, mas que não estavam sendo colocadas em prática, a exemplo da que institui o Dia Municipal dos Blocos Tradicionais há 16 anos e que só agora está sendo comemorada”.

O Dia Municipal dos Blocos Tradicionais foi instituído pela Lei 4.698/2006, de autoria do vereador Gutemberg Araújo (PSC). A data escolhida para homenagear os Blocos Tradicionais, 8 de maio, é o dia de nascimento do mestre Walmir Moraes Corrêa, fundador do bloco tradicional Os Foliões e considerado uma grande personalidade do carnaval maranhense. Walmir morreu em 27 de junho de 2010.
A comemoração, que saiu em cortejo e animou ainda mais o domingo de Feirinha São Luís, contou com a participação da Academia de Blocos Tradicionais do Estado do Maranhão e a Associação Maranhense dos Blocos Carnavalescos, representadas pelas seguintes agremiações: Os Brasinhas; Príncipe de Roma; Os Imbatíveis; Os Foliões; Os Trapalhões; Os Guardiões; Os Curingas; Os Vingadores; Os Apaixonados; Kambalacho do Ritmo; Os Vampiros; Tropicais do Ritmo; Os Reis da Liberdade; Vinagreira Show; Os Tremendões; Fanáticos e Dragões da Liberdade.
O evento terminou na Praça João Lisboa, no palco em que acontecem as apresentações das atrações convidadas, todos os domingos, para a Feirinha São Luís. Cada um dos 16 blocos teve a oportunidade de se apresentar ao público, mostrando o figurino próprio que sempre se destaca por muita exuberância e opulência em suas cangas, mantos, golas, chapéus, camisões, perneiras e botas, fazendo cada um dos ludovicenses e turistas presentes dançarem os sons obtidos pelos tambores contratempo, retintas, cabaças, reco-recos, agogôs, ganzás, maracás, rocas, apitos, afoxés e pelos instrumentos de corda como banjo, violão e cavaquinho.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), anunciou na noite de sábado (7) a nomeação de mais um membro da sua equipe de governo.
Para a presidência da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), o socialista indicou o professor Allan Kardec Duailibe Barros Filho.
“O professor Allan Kardec Duailibe Barros Filho assumirá a presidência da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), sociedade de economia mista que tem contribuído para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, declarou.
Kardec é engenheiro eletricista e professor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma). No posto, ele sucederá Sebastião Madeira, que assumiu recentemente a Secretaria da Casa Civil do governo. Fonte Imirante

Às vésperas do Dia Das Mães, a prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), presenteou, neste sábado (7), as futuras mamães ribamarenses com a inauguração do seu 1º Centro de Parto Normal, uma nova ala da Maternidade Municipal, voltada para às gestantes que terão o parto humanizado.
O centro conta com 5 leitos, incluindo 1 com banheira, para as gestantes que desejam ter seu parto realizado na água. Mas o grande diferencial está na assistência especializada de profissionais, que acompanharão as gestantes desde o pré-parto, até os primeiros cuidados com o bebê.

Esse centro representa um grande salto para a saúde ribamarense, pois poderá reduzir as mortes infantis evitáveis, por adequada atenção à gestação, parto e nascimento, dando assistência às gestantes, bebês e familiares durante todo o processo do parto.
De acordo com o prefeito, Dr. Julinho, esse é mais um dever cumprido pela atual gestão do município. “O que eu puder fazer para engrandecer a cidade, eu vou fazer. Agradeço a Deus, pela prefeitura ter construído um dos maiores centros de Parto humanizado do país. Essa é uma forma de respeitar e valorizar todas as mães de São José de Ribamar”, disse o prefeito.

A inauguração contou com a presença da secretária municipal de saúde, Bernardete Veiga, e vereadores do município.

A ex vereadora Kellyane Calvet esteve hoje, dia 07 de maio visitando alguns bairros de BACABEIRA.
A população já sabe que uma das marcas de Kellyane durante seu mandato foi sempre está presente nas principais datas comemorativas do nosso calendário. Kellyane em sua passagem pela Câmara municipal de Bacabeira, se destacou muito com a realização de grandes eventos e ações.
E o mês de maio como sabemos é o mês das mães. E Kellyane não deixou passar em branco. Esteve na Sede, em Peri de baixo, Peri de cima, alto Satuba, revendo amigos, visitando seus conterrâneos e aproveitou para parabenizar as mamães de cada localidade distribuindo cestas basicas.

Foram dezenas de cestas básicas. Decerto que a necessidade de milhares de famílias nesse momento difícil, não pode ser completamente assistida, mas Kellyane fez um gesto de respeito, carinho e acima de tudo gratidão, doando algumas cestas para diversas famílias.
“A Kellyane sempre quando vem por aqui, faz questão de olhar pra gente e sempre que pode traz um pouco de alegria para muitas famílias aqui…” Assim disse uma moradora de Peri de baixo quando Kellyane Calvet esteve na sua casa.E a ex vereadora retribui o carinho:

“Nossas ações, nossos gestos jamais serão reconhecidos pelos adversários. Pelo contrário, ficarão sempre incomodados com os passos da Kellyane Calvet, porque sabem que eu conheço bem nosso povo e sei como cuidar dessa gente em qualquer momento que precisarem de mim”. Disse a ex vereadora que, na oportunidade diz está disposta a concorrer as eleições desse ano para uma vaga de deputada federal.

A cidade de Imperatriz receberá, até o mês de dezembro de 2022, um volumoso investimento estadual em obras nas áreas de Infraestrutura, Saúde e Educação. O pacote de obras, orçado em aproximadamente 103,5 milhões, foi anunciado nesta quinta-feira (5) pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão, durante a abertura da I Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, no Parque de Exposições de Imperatriz.
Brandão informou à imprensa que o Governo do Estado vai destinar R$ 35 milhões para pavimentação de vias da zona urbana de Imperatriz, R$ 67 milhões para investimentos na área da Saúde e R$ 1,5 milhão em obras na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).
Asfalto – Segundo Carlos Brandão, ao todo, serão aplicados 70 km de asfalto em ruas e avenidas de Imperatriz. As obras incluirão serviços de sinalização, recapeamento, além de dispositivos de drenagem, construção de sarjetas e meio-fio.
A Ordem de Serviço autorizando o início dos trabalhos já foi assinada pelo governador e as máquinas já estão na cidade para a execução dos serviços.
“A partir de hoje, a empresa já está autorizada para começarmos a pavimentação. Nós fizemos um levantamento de norte a sul, para atender todos os bairros. Eu quero que a imprensa acompanhe e veja se o serviço está bem feito. São 70 quilômetros de pavimentação de uma vez só. Já fizemos 130 quilômetros e agora vamos fazer mais 70”, comunicou o governador Carlos Brandão.
Socorrão e Materno Infantil – No setor da Saúde, Imperatriz receberá de abril até dezembro, R$ 44 milhões em obras, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), e outros R$ 23 milhões, empreendidos via Secretaria de Estado de Governo (Segov).
Parte dos recursos será utilizada na continuidade das obras de construção do Socorrão de Imperatriz. Avaliada em R$ 65.966.281,85, a obra será continuada e o investimento para finalizar a construção será de quase R$ 36 milhões.
O outro montante será aplicado na obra de reforma dos módulos IV e V do Hospital Materno Infantil de Imperatriz. Para garantir a finalização do projeto, até o final do ano, serão destinados R$ 7.151.308.00, o que corresponde a 15% da execução total da reforma.
UEMASUL – Para finalizar intervenções estruturais no Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (Cesi) da UEMASUL, obra avaliada em R$ 3.837.313,14, o Governo do Maranhão também irá aplicar, até dezembro, cerca de R$ 1,5 milhão.
Mais dois Restaurantes Populares – Também em Imperatriz, o governador Carlos Brandão anunciou a implantação de mais dois Restaurantes Populares na cidade, ampliando a rede estadual de segurança alimentar na Região Tocantina. Os novos restaurantes estaduais da cidade serão instalados na Feira do Bom Sucesso e na Avenida Pedro Neiva de Santana.
“Vamos lançar mais dois restaurantes populares aqui em Imperatriz. Antes nós tínhamos apenas seis e hoje nós temos 106, para que a gente possa oferecer uma comida de qualidade acompanhada por nutricionistas ao preço simbólico de R$ 1,00”, concluiu Carlos Brandão.