
Durante a sessão desta terça-feira, 3, foram definidas as regras para a eleição da Mesa Diretora da Câmara de São José de Ribamar (CMSJR), para o biênio 2023-2024. De acordo com a Resolução nº 08/2022, o pleito será realizado amanhã, 5, às 9h00, no Plenário Aldenor Pereira Nojosa. As informações são do blog do Jamys Gualhardo.
Segundo a página, a atual presidente da casa legislativa, a vereadora Francimar Jacinto , concorrerá à reeleição, tendo como companheiros de chapa os vereadores: J Lindoso ( Vice-Presidente), Cloves do J Câmara ( 2º Vice- Presidente), João Carlos (1º Secretário), Juliano Cruz (2º Secretário), Chrystianne Dourado (3ª Secretária ) e o vereador Serra Alta (4º Secretário).
Na chapa Avança São José , o cabeça de chapa é o vereador Dudu Diniz, tendo como aliados os parlamentares Moisés Gama (Vice-Presidente) , Prof. Cristiano (2º Vice-Presidente ) , Jordão Reis (1º Secretário), Aldiran (2º Secretário) , Thays Negão (3ª Secretária) e, fechando a chapa , o vereador Mário Santos (4º Secretário).
Votos soltos:
1-Luciana Lauande (com a demissão do pai, a relação ficou estremecida com o grupo do prefeito);
2-Marlene Monroe (conhecida pela proximidade com o ex-prefeito de Ribamar, Luís Fernando).
3-Dodó de Santaninha (nunca foi agraciado pela gestão, devendo seguir com a oposição)
Há quem diga que, neste momento, o voto mais disputado é o da vereadora Chrystianne Dourado, que teria um “passivo” a ser quitado com o vereador Dudu Diniz, que também concorre em chapa oposta.

Chama atenção a determinação da secretária municipal de Educação de Turiaçu, Graciete dos Santos Ferreira, à frente da pasta.
A auxiliar do prefeito Edésio não tem medido esforços para atender todo município no intuito de melhorar os índices educacionais de Turiaçu.
“Tenho visitado as escolas para ver de perto a realidade. Pegamos prédios com escolas sucateadas e esse tem sido o nosso maior desafio, disse a secretária em contato ao blog Tribuna 98.
De um total de 100 escolas, 30 já foram reformadas e outras 39 tiveram algum tipo de reforma.

“A determinação do prefeito Edésio é uma só: gerar mais oportunidades por meio da educação, com um ensino de qualidade”, disse a secretária ao blog Tribuna 98.
A expectativa é que em breve mais 27 escolas possam receber reformas. Segundo a secretária, o retorno de ensino já atingiu 99% de forma presencial.

O presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto(PCdoB) exercerá a coordenação política da pré-candidatura de Flávio Dino(PSB) ao Senado.
“Juntos venceremos, mais uma vez, em favor do Brasil, especialmente do Maranhão”, disse Dino.
A esposa de Othelino, a vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula será a primeira suplente de Flávio Dino.
Blog John Cutrim

O Sindeducação (Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís) que mantém uma greve considerada ilegal pela Justiça por 16 dias, nesta terça-feira (03), deu mais uma prova da sua total e completa intransigência.
Depois de mais uma audiência de conciliação sem acordo entre o sindicato e a Prefeitura de São Luís, já que o Município alega que só poderia reajustar o salário da categoria em 10,06%, enquanto que o Sindeducação diz não abrir mão de 17,62%, o Ministério Público, pensado nas milhares crianças que seguem prejudicadas, fez uma nova proposta.
O MP propôs expedir, ainda nesta semana, uma Recomendação à Prefeitura de São Luís para que encaminhe um projeto de lei à Câmara de Vereadores reajustando em 10,06% os salários dos professores, já sendo aplicado em maio, com isso as aulas seriam retomadas, mas com a garantia que as negociações seguiriam acontecendo entre as partes.
No entanto, após uma nova reunião promovida pelo Sindeducação, a nova proposta também foi rejeitada. Os professores prometem fazer uma nova mobilização tanto na Prefeitura de São Luís, quanto na Câmara de Vereadores na próxima quinta-feira (05).
Durante as manifestações, um professor chegou a afirmar que o MP não manda professor para sala de aula e que a categoria seria uma “pedra” no objetivo do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, virar governador do Maranhão.
Lamentavelmente cada vez tem ficado mais claro que o viés político partidário da greve tem falado mais alto e o movimento ilegal, sem nenhuma ação também por parte da Justiça, seguirá.
Pior para as crianças que estudam na rede pública municipal de ensino da capital maranhense, que depois de dois anos praticamente sem aulas por conta da pandemia, também estão sendo prejudicadas em 2022.
É aguardar e conferir.

Apresentado como um dos pré-candidatos do Solidariedade no Brasil, Simplício Araújo usou a palavra no encontro do partido com o pré-candidato Lula para chamar atenção para os gravíssimos problemas que o povo e o país passam nesse momento.
“O povo brasileiro passa por muita dificuldade atualmente, desemprego, fome, falta de esperança, o país vive dias complicadíssimos e todos os pré candidatos a presidente precisam entender que só vai estar bom para todos quando estiver bom para os mais pobres, precisamos garantir futuro, garantir empregos, saúde, educação e auto estima a nosso povo”, disse Simplício.
“No Maranhão com o ex-governador Flávio Dino garantimos comida, assistência durante a pandemia, saúde e educação com mais qualidade, agora eu quero garantir a mais um milhão de pessoas mais dignidade com empregos, crescimento econômico do nosso estado e elevação do orgulho e respeito ao nosso estado e ao nosso povo”, finalizou o pré-candidato a governador do Maranhão Pelo Solidariedade, Simplício Araújo.

A pré-candidata a deputada Federal, Kellyane Calvet esteve reunida na manhã desta terça-feira (03) com o deputado federal, Pedro Lucas Fernandes (União Brasil) e com o secretário de estado de Desenvolvimento Social, Paulo Casé.
Na pauta, a articulação política para as eleições de outubro e assuntos relacionados ao interesse da população do município de Bacabeira – cidade onde foi eleita Vereadora na eleição de 2020, ocupando o posto de única Vereadora Mulher da legislatura 2017/2020.

Kellyane Calvet é filiada ao partido União Brasil e deverá fortalecer os quadros do partido no Maranhão – disputando uma vaga no parlamento federal.
Em 2018, foi candidata ao cargo de deputada estadual e recebeu o voto da maioria dos eleitores de Bacabeira, sendo a candidata a deputada estadual mais votada daquele pleito, na cidade.
Em mais uma tradicional Cavalgada em Turiaçu, evento que acontece todo feriado do Dia do Trabalho, o Prefeito Edésio Cavalcanti, ao lado da população, percorreu diversas áreas do município, onde reuniu também moradores da sede e dos povoados. População de cidades vizinhas também participou do evento.
A Cavalgada também teve o apoio do deputado estadual Adriano Sarney, e já é bastante aguardada pela população todos os anos, pois é um momento onde todos se confraternizam, além de estimular a prática do esporte.
“Essa Cavalgada já é tradicional e um momento muito importante para nós, pois aqui nos encontramos, praticamos esse esporte maravilhoso que é cavalgar, e claro, ressaltando a importância da promoção da saúde e o bem-estar do povo da nossa amada cidade. E também uma forma de homenagear nossos trabalhadores, afinal, eles são a alma da nossa cidade. Nossos sinceros parabéns a todos e nosso muito obrigado”, declarou Edésio Cavalcanti.

Nesta segunda-feira (2), Eduardo Braide apresentou sua nova base na Câmara Municipal de São Luís, ao lado de 23 dos 31 que integram o Parlamento.

Cientes da imensa dificuldade de tentar derrotar o favoritismo do ex-governador Flávio Dino (PSB) na disputa pela única vaga do Senado pertencente ao Maranhão nessas eleições, todos os aliados do presidente Jair Bolsonaro decidiram se unir em torno do projeto de reeleição do sanador Roberto Rocha (PTB).
E na tarde desta segunda-feira (02) durante coletiva de imprensa no Hotel Brisamar, o grupo bolsonarista anunciou que Roberto será o candidato de nove partidos: PTB, PDT, PL, PSC, PSD, Pros, Republicanos, Agir 36 e PMN, Patriotas e Avante
“Quero manifestar minha decisão, minha determinação e minha gratidão por revelar minha pré-candidatura à reeleição com o apoio de uma força tão expressiva”, declarou o candidato de Bolsonaro ao Senado.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) destacou, nas redes sociais a sua lealdade ao governador Flávio Dino (PSB).
Brandão disse que seguirá ao lado de Flávio Dino e Felipe Camarão para continuar mudando a realidade do Maranhão.
“Lealdade é um valor inegociável. Uma marca da relação que construimos juntos, ao longo de anos de trabalho, para mudar a realidade do Maranhão. Seguimos unidos, Felipe Camarão e Flávio Dino, e o povo reconhecerá isso nas urnas, fazendo de você o nosso representante no Senado!”, disse Brandão.