
Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 2, na sede do Ministério Público do Maranhão, em São Luís, o procurador-geral de justiça Eduardo Nicolau e os promotores de justiça com funções de controle externo da atividade policial pediram a designação de novos delegados, policiais civis e militares para atender os municípios da Baixada Maranhense.
O pleito foi formalizado pelo chefe do MPMA e pelos promotores de justiça dos municípios de Arari, Vitória do Mearim, Viana, Penalva, Matinha, Olinda Nova, São João Batista e São Vicente Férrer ao secretário de estado de Segurança Pública, coronel Sílvio Leite.
Também estiveram presentes o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Emerson Bezerra, e major Santana, da assessoria da Secretaria de Segurança Pública.
Do MPMA participaram da reunião os promotores de justiça Isabelle Fernandes Saraiva (Viana), Lays Gabriella Pedrosa Souza (Viana), João Viana dos Passos Neto (Matinha), Rogernilson Ericeira Chaves (Penalva), Natália Macedo Luna Tavares (Olinda Nova do Maranhão); além dos promotores de justiça Pedro Lino Silva Curvelo (São Luís) e Reinaldo Campos Castro Júnior, representando a Associação do Ministério Público do Maranhão (Ampem).
O documento também foi assinado pelos promotores de justiça Patrícia Fernandes Gomes Costa Ferreira (Arari) e Karina Freitas Chaves (Vitória do Mearim).
“Debatemos a aplicabilidade dos nossos profissionais de segurança pública na Baixada. Ouvimos algumas demandas para serem avaliadas e com objetivo de trabalhar de maneira integrada, conjunta e sistêmica em parceria com os órgãos do Poder Executivo, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Centro Tático Aéreo, Perícia Geral do Estado e Detran. Essa parceria é de suma importância para o nosso trabalho”, explicou o secretário de Segurança Pública, Sílvio Leite.
A promotora de justiça Natália Macedo explicou que o 36º Batalhão da Polícia Militar, que tem jurisdição na Baixada Maranhense, conta com 139 policiais quando o número adequado seriam 261 militares. “Estamos pedindo, neste documento, a designação de um número maior de policiais para atender a região”.
Ao final da reunião, Eduardo Nicolau agradeceu o diálogo institucional com a cúpula da segurança pública na busca de alternativas para melhor atender os cidadãos. “Entregamos um documento ao secretário de segurança solicitando um olhar especial para a nossa Baixada Maranhense. Os promotores de justiça da região precisam dessa retaguarda da segurança para melhor atender nossa população”.

Aliado do governador Carlos Brandão (PSB), o Podemos pode não apoiar o ex-governador Flávio Dino (PSB) na disputa pelo Senado.
Foi o que deu a entender o presidente do partido no Maranhão, Fábio Macedo, horas depois de o senador Roberto Rocha (PTB) confirmar a formação uma frente ampla em apoio ao seu nome.
Segundo ele, a siga ainda decidirá em quem votará para senador.
“Analisando o cenário político estadual e a coletiva de imprensa do senador Roerto Rocha, observamos a formação de uma frente ampla e democrática histórica no Maranhão. Nosso partido Podemos irá se reunir breve para tomarmos nossa posição para o Senado”, destacou.
Ele reafirmou que, por ora, a única posição definida da legenda diz respeito ao apoio a Brandão.“O posicionamento já definido e unânime do Podemos quanto ao cargo de governador é de apoio total e irrestrito do nosso líder e amigo Carlos Brandão na sua reeleição”, completou.

Para fomentar o turismo e o lazer no município, a Prefeitura de São José de Ribamar inaugurou mais um ponto destinado aos ribamarenses e turistas, que é a Escadaria Gomes de Castro, completamente revitalizada e está pronta para receber a população.
Com um investimento de 196 mil reais, a obra foi realizada por meio da Secretaria Municipal de Recuperação da Malha Viária, Logradouros e Prédios Públicos (SEMMAV) sendo executada a recuperação do piso, dos revestimentos, canaletas de escoamento de água, instalação de piso táctil para acessibilidade, corrimãos, além de construção de canteiros e bancos e de um deck de madeira para contemplação do mar.
Uma das grandes novidades da escadaria é a pintura feita por artistas plásticos, dirigidos pelo renomado artista ribamarense Wendel Rocha, que retratou nos degraus da escadaria uma revoada de guarás-vermelhos, um retrato da paisagem da orla marítima do município.

Segundo o prefeito municipal, que esteve presente no ato inaugural, esta é uma obra que a prefeitura entrega ao turismo ribamarense. “Temos investido no turismo de nosso município, sendo esta, mais uma concretização do nosso desejo de transformar a nossa cidade cada vez mais em um polo turístico”, disse.
Além da Escadaria Gomes de Castro, foi entregue aos ribamarenses a Praça da Cidadania, que também foi totalmente revitalizada pelo município.

O deputado estadual Yglésio Moisés (PSB) em parceria com o ex-vereador Braga, distribuiu no domingo, 1° de maio, 1 tonelada de peixes aos Vargengrandenses.
A medida faz parte do Programa “Peixe no Prato” que o parlamentar vem realizando na grande Ilha de São Luís e no interior do estado.
A distribuição do pescado que foi realizada no Bairro São Miguel, o mais populoso de Vargem Grande, nas proximidades da residência do líder comunitária Isael Sousa, foi executada pelo próprio deputado Yglésio e Braga.

“Estivemos aqui em Vargem Grande com o nosso amigo e importante liderança no município, o Braga, realizando a entrega de pescados pelo programa ‘Peixe no Prato’, e a seguindo trabalhando pela população, daqui a pouco estaremos em Itapecuru dando continuidade à nossa atuação”, disse Yglésio.
O ex-vereador Braga, falou que Vargem Grande só tem que agradecer ao deputado Yglésio por esta grande ação de distribuição de pescados realizada pelo programa ‘Mesa no Prato’ que beneficiou centenas de famílias do município.

A Concha Acústica da Lagoa da Jansen ficou lotada na noite deste domingo (1º), na estreia do “Maranhão de Reencontros” – a primeira prévia junina promovida pelo governo do Maranhão.
As atrações nesta primeira noite foram o Cacuriá de Dona Teté, o cantor Mano Borges e o Boi de Morros.
O secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor disse que o “Maranhão de Reencontros” é uma determinação do governador Carlos Brandão para fomentar a cultura e economia local.
“Com Deus na frente temos vencido todos os desafios. E o Maranhão de Reencontros é prova de que com amor e dedicação faremos o maior São João do Brasil, conforme determinou o governador Carlos Brandão”, disse o secretário.
“Agradeço imensamente a presença de todos que saíram de suas casas para festejar esse momento de muita alegria. Também agradeço ao Cacuriá de Dona Teté, Mano Borges e Boi de Morros. No próximo domingo tem mais emoção na Concha Acústica da Lagoa. Vem com a gente”, afirmou Paulo Victor.

Pesquisa Exata/TV Difusora de intenção de votos divulgada no fim de semana confirma como está acirrada a disputa pelo Governo do Maranhão.
No levantamento, quem aparece na frente é o senador Weverton Rocha (PDT), com 22%. Em segundo aparece o governador Carlos Brandão (PSB), com 21%, seguido por Lahésio Bonfim (PSC), com 12%, e Edivaldo Holanda Júnior (PSD) e Roberto Rocha (PTB), amos com 11%.
Não votariam em nenhum/branco/nulo e 11% não responderam.
O instituto Exata ouviu 1.400 eleitores, entre os dias 25 e 29 de abril. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3,44 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº MA-05691/2022.
Blog Gilberto Leda

A deputada estadual Daniella (PSB), que também é Procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa do Maranhão e Coordenadora da Frente Parlamentar de Combate e Erradicação do Feminicídio confirmou que vai protocolar nas próximas horas um pedido de informações sobre o chocante caso de feminicídio da jovem Ianca do Amaral, que aconteceu na cidade de Dom Pedro nesse final semana. A solicitação será direcionada às autoridades responsáveis pelo caso, com o objetivo de acompanhar o processo de investigação.
“Estou protocolando pedido de informações às autoridades competentes e garanto que esse caso terá meu empenho e toda atenção como Procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa”, afirmou.
Por meio de suas redes, a parlamentar também lamentou o ocorrido e se solidarizou com a família. “A Ianca é mais uma jovem que tem sua vida tirada pelo fato de ser mulher. Um crime absurdo, uma tragédia na vida de mais uma família. É revoltante. Minha solidariedade aos familiares!”
Daniella manifestou, ainda, sua indignação ao falar do aumento do número de mulheres assassinadas pelos companheiros.
“Tenho acompanhado com muita revolta e preocupação esse avanço negativo nos números de crimes de feminicídio no Maranhão”.
Sobre o caso – Ianca Vales do Amaral, de 26 anos, foi assassinada na residência onde morava com o companheiro identificado como Rony Veras Nogueira, de 41 anos. Para a polícia, ele é o principal suspeito de ter assassinado a tiros a companheira e, até o momento, está foragido.

O Grupo Mirante de Comunicação divulgou neste domingo (01) mais uma pesquisa Escutec para o Governo do Maranhão. O novo levantamento apontou uma ampliação da liderança do governador Carlos Brandão (PSB) em busca da reeleição.
Brandão aparece agora com 24%, contra 20% do senador e pré-candidato pelo PDT, Weverton Rocha. Na sequencia aparecem o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PSD) com 12% e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (PSC) com 11%. Os demais não conseguiram alcançar a casa de dois dígitos.
Com relação a última pesquisa, Brandão ampliou a diferença para Weverton, já que era de 1% e passou a ser de 4%.
Rejeição
No quesito de rejeição, a liderança é do deputado federal e pré-candidato pelo PL, Josimar de Maranhãozinho com 24%. Na sequencia aparecem o senador Roberto Rocha (PTB) com 21%, Weverton 15%, Brandão 13% e Edivaldo 11%.
A pesquisa Escutec foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (MA-02565/2022), ouvindo dois mil eleitores do Maranhão, entre os dias 26 a 30 de abril. Com margem de erra de 2,19% para mais ou para menos e com grau de de confiança de 95%.
Blog Matias Marinho

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, acompanhou a posse da nova Mesa Diretora do Poder Judiciário do Maranhão, em solenidade realizada no início da noite desta sexta-feira (29), no Auditório Darcy Ribeiro, no Centro de Convenções do Multicenter Sebrae, em São Luís.
Tomaram posse o novo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten Pereira; o vice-presidente, desembargador Ricardo Duailibe; o 2º vice-presidente, Marcelino Everton e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho. A nova Mesa Diretora vai comandar o judiciário maranhense no biênio 2022-2024.
Acompanhado do secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, Carlos Brandão prestigiou a solenidade destacando a importância da “harmonia” entre os poderes, para a garantia da cidadania e do aprimoramento da democracia.
“Nós temos exercitado essa democracia, nessa grande harmonia dos Poderes com independência, que merece ser cultivada. E isso nós fazemos muito bem. Temos uma excelente relação com o Poder Judiciário. Nós temos que alimentado esse bom ambiente; ambiente que melhora a vida das pessoas”, pontuou Brandão.
“É uma honraria muito especial e ao mesmo tempo, também, um grande compromisso. Entrega, trabalho e dedicação. Vamos nos empenhar ao máximo para melhorar as instituições do sistema de Justiça”, disse o desembargador Paulo Velten Pereira, que vai presidir o TJMA nos próximos dois anos.
Continuidade e diálogo – De acordo com o novo presidente do TJMA, Paulo Velten Pereira, a nova Mesa Diretora deverá dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo atual presidente do Tribunal (biênio 2020/2022), o desembargador Lourival Serejo.
“Será uma gestão de continuidade. Vamos dar sequência ao bom trabalho que foi e vem sendo desempenhado pelo desembargador Lourival Serejo”, antecipou Paulo Velten Pereira.
Ainda de acordo com Paulo Velten Pereira, a meta da nova diretoria é trabalhar em constante diálogo com os demais atores do Poder Judiciário maranhense.
“Será um trabalho de diálogo, de cooperação com a advocacia, com o Ministério Público, com a Defensoria Pública, com a área de Segurança do Estado. Esse que é o nosso trabalho. Para aperfeiçoar as instituições do Judiciário”, frisou o novo presidente do TJMA.

Nesta última sexta-feira (29) foi um dia muito importante para o Maranhão onde a o senador e pré-candidato a governador Weverton Rocha declarou o rompimento com o ex-governador Flávio Dino que o traiu ao rasgar a carta que ele mesmo fez, sendo também realizado mais um gigantesco evento do Maranhão Mais Feliz desta vez em Caxias.

Várias lideranças políticas estaduais participaram deste grande evento realizado em Caxias, pelo ex-vereador Ironaldo, vereador Daniel, prefeito de Matões Ferdinam Coutinho e pela pré-candidata a deputada estadual Cláudia Coutinho.
Durante o evento Weverton confirmou o que disse horas antes durante uma entrevista, que não apoiará Flávio Dino. Blog Pedro Jorge