• Thiago Azevedo
  • 11 de setembro de 2023

Dr. Yglésio consegue na justiça desfiliação do PSB

Na turbulenta arena da política, a trajetória do deputado estadual Dr. Yglésio, filiado ao PSB-MA, tem sido marcada por desafios e reviravoltas.  Com defesa do escritório Veras & Mousinho o parlamentar conquistou uma vitória significativa hoje (11) ao obter sua desfiliação do partido através de uma ação judicial que alegou discriminação partidária e perseguição política. Essa decisão unanime entre os membros da corte abriu caminho para sua pré-candidatura à prefeitura de São Luís e a busca por um novo partido político.

A decisão de Dr. Yglésio de buscar sua desfiliação do PSB foi resultado de uma longa e árdua batalha dentro do partido. O deputado alegou que vinha sofrendo discriminação partidária e perseguição política desde a campanha eleitoral de 2022, por suas opiniões e posicionamentos, o que o levou a buscar a via judicial para se desvincular da legenda sem o risco de perder seu mandato.

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) emitiu decisão favorável ao deputado, reconhecendo a existência de discriminação partidária e permitindo sua desfiliação sem a perda do mandato. Essa decisão não apenas fortaleceu o direito de Dr. Yglésio de seguir sua trajetória política sem amarras, mas também chamou a atenção para questões mais amplas sobre a liberdade de expressão e diversidade de opiniões dentro dos partidos políticos.

Com sua desfiliação autorizada, Dr. Yglésio agora está livre para buscar um novo partido político que melhor represente seus valores e visão para São Luís. Sua pré-candidatura à prefeitura da capital maranhense é aguardada com grande expectativa.

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 11 de setembro de 2023

Seduc realiza coleta seletiva em escolas da rede pública estadual da Grande São Luís

IMG_6884.jpeg

Em alusão ao Clean Up the Word (Dia Mundial da Limpeza), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Secretaria Estadual de Comunicação (Secom) e Empresa Equatorial, vai realizar uma semana de mobilização para coleta seletiva em escolas da rede estadual, com início nesta segunda-feira (11).

A ação está sendo mobilizada e executada pela Unidade Regional de Educação (URE) de São Luíse integra outras iniciativas da Coordenação de Educação Ambiental da Seduc. Nos próximos meses, o projeto será expandido para todas as escolas da rede estadual.

Nos dias 11 e 12 de setembro, cerca de 150 escolas da Grande Ilha estarão empenhadas em participar dessa mobilização, que consiste na entrega de materiais didáticos defasados e sem condições de uso, em seis pontos: Centro de Ensino São Cristóvão, Centro de Ensino João Paulo II, Centro de Ensino Vicente Maia, Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, Centro de Ensino João Pereira Martins Neto e Unidade Regional de Educação.

Após a coleta, nos dias 13 e 14, com o apoio da empresa Equatorial e empresas Recicladoras e de Catadores e Catadoras de Resíduos, os materiais serão destinados corretamente para os devidos locais de descarte. O valor arrecadado com a venda será revertido em desconto na conta de energia de uma escola comunitária da região da Grande Ilha.

A semana de mobilização será encerrada dia 16 de setembro (sábado), com o evento Clean Up Day, a partir das 15h, realizado pela SEMA e empresas parceiras, no Parque do Itapiracó. Serão ofertadas oficinas de temáticas socioambientais e a participação de escoteiros e estudantes de escolas adjacentes, que farão um mutirão para a coleta de resíduos sólidos e apoio à limpeza das trilhas do Parque. Nessa mesma ação de encerramento, haverá também a troca de lâmpadas, coleta de lixo eletrônico, vacinação e castração de animais.

  • Thiago Azevedo
  • 11 de setembro de 2023

Câmara aprova projeto de lei com regras sobre renegociação de dívidas do FIESO


Estudantes que têm dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão contar com parcelamentos especiais. A medida está em projeto de lei que foi aprovado na Câmara dos Deputados e que agora segue para análise no Senado Federal. O projeto também fixa um teto para os aportes feitos pelas instituições privadas de ensino que têm alunos beneficiados pelo programa.

O projeto de lei estabelece a reabertura de parcelamento das dívidas com as mesmas condições estipuladas na legislação para aqueles que estavam devendo em 30 de dezembro de 2021. A proposta é que a nova data de referência seja 30 de junho de 2023.

Pelo texto aprovado, estudantes com dívidas poderão ter descontos de 12% a 99% do valor principal dependendo do tempo que estão devendo e das condições financeiras. Poderão também, a depender dos casos, parcelar as dívidas em até 150 vezes. Aqueles que estão inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021terão condições especiais.

“O texto vem da necessidade de aprovar rápido e de permitir essa renegociação mais rápida. Muitos estudantes estão em situação de inadimplência”, diz a relatora, deputada Flávia Morais (PDT-GO).

O Projeto de Lei 4172/23 foi enviado ao Congresso Nacional pelo governo federal e trata do Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica e Profissionalizante e à Saúde. Morais apresentou um substitutivo, que foi o texto aprovado, que incluiu mudanças na política cultural Aldir Blanc e no Fies.

Aportes das instituições de ensino

Além do trecho que trata do refinanciamento, o projeto de lei muda o percentual de aporte das instituições privadas de ensino participantes do Fies no chamado Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies). O fundo é responsável por cobrir o rombo com os não pagamentos do Fies.

A porcentagem de contribuição até o quinto ano de adesão ao programa é mantida. Do sexto ano de adesão ao programa em diante, as instituições de ensino terão de aportar entre 10% e 27,5% das mensalidades. O valor varia em função de critérios estabelecidos em regulamento.

Atualmente, as instituições devem aportar com um percentual calculado em função da inadimplência comparada ao valor mensal esperado de pagamento pelo financiado. Segundo a deputada, o texto inicial estipulava um teto de até 40%. Já as instituições de ensino pleiteavam uma redução para até 25%.

Em nota, a Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) diz que a redução do teto “ainda não resolve o problema na sua totalidade. No modelo atual, algumas instituições chegam a contribuir com 60% ou mais, o que tem comprometido a saúde financeira das mantenedoras, sobretudo as menores”. Segundo a associação, a inadimplência chega hoje a 50% dos contratos.

  • Thiago Azevedo
  • 10 de setembro de 2023

Entrevista: Felipe Camarão discorre sobre o impacto da política de alfabetização no Maranhão


A nova política educacional do Governo Federal vai subsidiar ações concretas dos estados, municípios e Distrito Federal para a promoção da alfabetização de todas as crianças do país. Os investimentos são da ordem de R$ 3 bilhões em quatro anos. O “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada” encheu de otimismo o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, que destacou: “Alfabetizar nossas crianças deve ser um compromisso coletivo, pois a alfabetização é o caminho da esperança”.

O entusiasmo de Felipe Camarão com a política de alfabetização do Governo Lula se explica porque no Maranhão, o Governo do Estado realiza diversas ações em regime de colaboração com os municípios, visando à alfabetização dos pequenos. O apoio do Governo Federal será fundamental para ampliar o acesso à alfabetização para as crianças maranhenses.

Durante entrevista, Felipe Camarão abordou sobre o compromisso nacional pela alfabetização – confira:

1 – Quais são os objetivos do “Compromisso NacionalCriança Alfabetizada? 

Felipe Camarão – O Governo Federal visa garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental, e que seja efetiva a recomposição de aprendizagem na leitura e escrita de todas as crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia. Com a nova política de alfabetização, o Governo Federal dá um passo importante para garantir a efetivação de uma política de alfabetização exitosa em todo o território brasileiro.

2 – Qual é o diferencial da proposta de alfabetização do Governo federal?

Felipe Camarão – O Compromisso estabelece colaboração entre União, estados e municípios para garantir alfabetização na idade certa. Eis aí um grande diferencial. Com diretrizes, apoio técnico e financeiro do Governo Federal, estados e municípios estarão amparados, e poderão elaborar suas próprias políticas locais de alfabetização, de acordo com suas especificidades. Acredito que essa estratégia ajudará a melhorar os indicadores educacionais no país e a concretizar as metas do Plano Nacional de Educação.

3 – O que o Governo do Estado tem feito para garantir que as crianças maranhenses tenham acesso à alfabetização?

Felipe Camarão – Desde 2019, o Governo do Maranhão tem estabelecido parcerias com os municípios para ajudar a garantir que as nossas crianças tenham acesso à alfabetização. Um bom exemplo de nossas ações é o Pacto pela Aprendizagem, que faz parte do Regime de Colaboração entre o Estado e os municípios, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação [Seduc], com dois eixos de trabalho: Educação Infantil e Alfabetização e com a parceria de entidades e instituições que apoiam a iniciativa. Ao longo dos anos, as ações do Pacto têm garantido resultados satisfatórios para a educação no estado.

4 – Destaque algumas ações do Pacto pela Aprendizagem realizadas neste ano, para fortalecer a alfabetização no Maranhão:

Felipe Camarão – No ano de 2023, já foram realizadas assessorias técnicas e pedagógicas na formação continuada de professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e equipes técnicas dos municípios; juntamente com a realização de formação continuada em rede dos profissionais que atuam no ciclo de alfabetização, por meio da execução de uma agenda permanente de formação, desenvolvida em nível estadual e municipal, através de webinários, estudos em grupo e encontros formativos (on-line ou presencial). Este ano, também já realizamos plenária com prefeitos e secretários municipais, para que apresentem melhorias nos resultados de aprendizagem, com focoespecialmente na alfabetização das crianças maranhenses em idade escolar. Pesquisas recentes realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram que as ações de alfabetização executadas pelo Governo do Maranhão têm obtido êxito.

5 – As formações realizadas para fortalecer a alfabetização nos municípios estão sendo bem aceitas pelos Articuladores Regionais e Municipais?

Felipe Camarão – Eu diria que as formações estão sendo extremamente positivas e aprovadas pelos profissionais envolvidos. Para se ter uma ideia, realizamos o Encontro Formativo Estadual Presencial – I Módulo – com a participação de 30 Articuladores Pedagógicos Regionais e 398 Articuladores Pedagógicos Municipais, representando os 217 municípios. Durante três dias de formação, discutiu-se o processo de ensino e aprendizagem no processo de alfabetização das crianças do território maranhense. Em continuidade às atividades, realizamos, também, o Encontro Formativo Estadual Presencial – II Módulo – com a participação de 31 Articuladores Pedagógicos Regionais e 509 Articuladores Pedagógicos Municipais. Nesse sentido, acredito que as ações foram muito satisfatórias e ajudarão o Maranhão a melhorar seus índices educacionais.

6 – Os ciclos formativos municipais têm alcançado um número satisfatório de profissionais da educação, na luta pela alfabetização no estado?

Felipe Camarão – A adesão às formações está sendo bem aceita pelos municípios. O primeiro módulo do Ciclo formativo municipal alcançou 13.116 professores, 4.797 gestores escolares, 2.374 coordenadores, representando a participação de 5.382 escolas em todo Estado. O segundo módulo do Ciclo formativo municipal está em andamento, e seguirá até dia 15 deste mês. Acredito que essas ações fortalecem a educação no estado e ajudam a garantir o direito de nossas crianças.

7 – Sobre o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, qual será o papel do Governo do Estado?

Felipe Camarão – O estado terá uma atuação estratégica e caberá ao Governo do Maranhão, em parceria com a Undime, dar prosseguimento às ações já realizadas, ampliando sua cobertura, com o apoio do Governo Federal, tendo como foco a alfabetização de todas as crianças. Já tivemos a adesão dos 217 municípios maranhenses e estamos produzindo material didático autoral com a participação de autores genuinamente maranhenses em parceria com a Nova Escola, com previsão de entrega às redes municipais em 2024, para ajudar na alfabetização de nossas crianças. Além disso, estamos promovendo constantemente ações de incentivo à melhoria da educação por meio de programas como o Bolsa Auxílio Educacional, Prêmio Escola Digna, Selo Prefeito da Educação e ICMS Educacional, entre outros. Com essas e outras ações, o Maranhão segue no caminho certo para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas.

8 – Como a nova política do Governo Federal poderá ajudar a fortalecer as ações de alfabetização já realizadas no Maranhão? 

Felipe Camarão – Precisamos unir forças para garantir que as nossas crianças tenham seus direitos garantidos. A alfabetização de crianças na idade certa é responsabilidade de todos. O Governo Federal entende que o esforço estratégico coletivo e apoio técnico e financeiro são fundamentais para que estados e municípios desenvolvam ações bem-sucedidas. No Maranhão, por exemplo, o apoio do Governo Federal garantirá que ações do Pacto sejam fortalecidas, visando à alfabetização de um número cada vez maior de crianças em todo o estado. Oferecer as condições ideais para que estados e municípios desenvolvam suas ações de alfabetização será um grande diferencial.

9 – Para finalizar, o que podemos esperar da Jornada de Alfabetização de Jovens e Adultos no Maranhão, criada pela Comissão de Combate ao Analfabetismo da Seduc?

Felipe Camarão – Estamos a todo vapor mobilizados neste encontro, que visa desde a promoção da cidadania e da inclusão social e econômica por meio da alfabetização, ao estímulo dos alunos para desenvolvimento de suas habilidades profissionais, com reintegração ao mercado de trabalho. Já iniciamos encontros com parceiros e realizamos, também, a primeira etapa de iniciação do projeto, com 18 municípios pré-selecionados. A previsão é que o ciclo do programa ocorra em um total de dez meses: três para mobilização e formação; seis para a alfabetização em sala de aula; e um mês para conclusão e análise de resultados. Com o projeto, iremos alcançar jovens, desde que com idade a partir de 15 anos e que estejam fora da sala de aula, adultos e pessoas idosas, e focaremos nosso trabalho em tornar essas cidades territórios livres do analfabetismo.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 8 de setembro de 2023

“População é fundamental na construção da nossa amada cidade”, diz Orleans Brandão ao parabenizar São Luís por seus 411 anos

O secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, reforçou a importância da população na construção de São Luís e destacou as belezas da capital maranhense, que completa 411 anos nesta sexta-feira (8). A homenagem de aniversário foi por meio de publicação nas suas redes sociais.

“São Luís celebra hoje 411 anos. Quanto orgulho da nossa capital maranhense, uma cidade de tantas belezas históricas, culturais e naturais e de um povo tão acolhedor. Seus casarões, praias, ritmos e sabores cativam quem é daqui e encantam quem vem nos visitar. Neste dia especial, parabenizo e deixo o meu abraço a toda população, que é fundamental na construção da nossa amada cidade”, disse na postagem.

Orleans Brandão afirmou ainda que o trabalho por uma São Luís mais desenvolvida e humana acontece todos os dias. Somente neste mês de setembro, o Governo do Maranhão entregará 120 obras, um investimento de R$ 160 milhões em áreas como Saúde, Educação, Segurança e Infraestrutura. Até o fim do ano serão 213 obras concluídas, totalizando R$ 338 milhões.

Como secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans tem desempenhado papel importante na garantia de melhorias para São Luís e todos os outros 216 municípios maranhenses, promovendo o diálogo com prefeitos, vereadores e demais lideranças. Dessa forma, atua na aproximação entre o Governo do Maranhão, gestores públicos e a população, somando forças para levar avanços em todas as áreas e para todas as regiões do estado.

VEJA VIDEO

 

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 8 de setembro de 2023

Dra. Camyla avança com sua pré-candidatura em Cajari

A cidade de Cajari está testemunhando um movimento político fervoroso à medida que Dra. Camyla, intensifica sua presença nas comunidades locais. Sua proximidade com o povo é evidente, pois ela tem dedicado tempo para visitar diversas áreas do município. Essas visitas não apenas demonstram seu compromisso com a comunidade, mas também confirmam sua pré-candidatura à prefeitura de Cajari.

Camyla tem se destacado não apenas por suas visitas, mas também por seu compromisso com as necessidades e preocupações da população. Ela tem ouvido atentamente as vozes da comunidade, promovendo diálogos abertos e construtivos para entender as questões mais prementes enfrentadas por Cajari. Sua abordagem de escuta ativa tem conquistado o apoio de muitos, que veem nela uma líder genuinamente preocupada com o bem-estar da cidade.

À medida que a pré-candidatura de Camyla avança, a cidade de Cajari observa com entusiasmo o desenvolvimento dessa jornada política. Sua proximidade com o povo, sua disposição de ouvir e seu compromisso com a comunidade estão consolidando sua posição como favorita para liderar o município. A expectativa é que sua dedicação contínua às necessidades locais resulte em propostas de políticas eficazes que beneficiem a todos os cidadãos de Cajari.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 8 de setembro de 2023

Marlon Botão reivindica local de votação para eleição de conselheiros tutelares no bairro da Estiva

“A retirada das urnas é uma situação muito preocupante pela distância e pelo aglomerado de áreas que são atendidas pelo bairro da Estiva e que ficarão descobertas na eleição dos conselheiros”, explicou o vereador.

Marlon Botão mencionou a relevância desse processo eleitoral: “Todos nós sabemos que, infelizmente, a taxa de violência contra crianças e adolescentes em nossa cidade é alta. Esse momento de renovação que o Conselho Tutelar vai passar poderá garantir a proteção desse público, por meio de políticas públicas de assistência social e de enfrentamento da violência. Portanto, a escolha dos conselheiros precisa ser a mais democrática e acessível possível, para que a população possa fazer uma boa escolha visando a proteção das crianças e adolescentes do nosso município”, destacou.

O parlamentar também informou que apresentou um requerimento junto à Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS) solicitando a revisão da portaria publicada no Diário Oficial do Município e a inclusão do bairro da Estiva na eleição para os conselheiros tutelares.

Saúde

Durante seu discurso, Marlon Botão também falou sobre a necessidade de reforma das Unidades Básicas de Saúde dos bairros Maracanã e Pedrinhas 2.

“Ontem, encaminhei ofício solicitando as reformas, esperadas há muito tempo, da Unidade Básica de Saúde do Maracanã e do bairro de Pedrinhas 2. Todos nós sabemos a importância que a saúde preventiva tem para que a população seja mais saudável, pois, é por meio da saúde preventiva que conseguimos evitar diversas doenças”, afirmou o vereador.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 8 de setembro de 2023

Turiaçu celebra o Maior Desfile de 7 de Setembro da História da Cidade

No último 7 de setembro, a cidade de Turiaçu, localizada no interior do Maranhão, viveu um dia histórico. As ruas se encheram de cores, alegria e patriotismo, enquanto a população se unia para celebrar a Independência do Brasil no maior desfile já realizado na cidade. Estudantes de escolas públicas, moradores e autoridades locais se reuniram para uma jornada de festa cívica que encheu os corações de orgulho.

O Desfile de 7 de Setembro é uma tradição em todo o Brasil, mas em Turiaçu, esse evento ganhou uma importância especial nos últimos anos, graças ao compromisso da administração do prefeito Edesio Cavalcanti em melhorar cada vez mais os momentos marcantes da cidade.

União e Patriotismo nas Ruas de Turiaçu

As ruas de Turiaçu se transformaram em uma verdadeira passarela de patriotismo no último 7 de setembro. Com as cores da bandeira do Brasil como pano de fundo, estudantes de todas as idades marcharam orgulhosamente, exibindo seus trajes, faixas e cartazes que celebravam a independência do país e destacavam a importância de ser um cidadão consciente e ativo.

O desfile contou com a participação de escolas públicas do município, que se empenharam em preparar apresentações criativas e emocionantes. Desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, os estudantes mostraram o seu compromisso em honrar as tradições cívicas do Brasil.

Aplausos para a Administração do Prefeito Edesio Cavalcanti

Uma das razões pelas quais o Desfile de 7 de Setembro de Turiaçu se tornou um evento tão grandioso é o compromisso da administração municipal em promover a educação, a cultura e o patriotismo. O prefeito Edesio Cavalcanti tem sido um grande incentivador dessas iniciativas, investindo na melhoria das escolas públicas, na formação dos professores e na valorização da identidade cívica da cidade.

A população de Turiaçu não poupou aplausos e reconhecimento à administração do prefeito Edesio Cavalcanti, que tem trabalhado incansavelmente para elevar a qualidade de vida e as oportunidades de crescimento para os cidadãos da cidade. O prefeito, por sua vez, demonstrou sua gratidão pelo envolvimento ativo da comunidade na celebração do 7 de setembro.

Tradição e Compromisso com o Futuro

O Desfile de 7 de Setembro de Turiaçu é mais do que uma celebração da independência do Brasil; é um reflexo do compromisso da cidade com suas tradições e com o futuro. Cada edição do desfile é uma oportunidade para os moradores de todas as idades se unirem em um sentimento de orgulho nacional e amor à cidade.

Turiaçu continuará a honrar sua tradição cívica e a fortalecer seu compromisso com a educação e a cultura. O desfile deste ano é um testemunho vivo desse compromisso e serve como inspiração para as gerações futuras de turiacuenses.

À medida que o maior desfile de 7 de setembro de Turiaçu entra para a história, a cidade reafirma seu papel como um exemplo de comunidade que valoriza suas raízes, celebra sua diversidade e trabalha incansavelmente para um futuro melhor. A administração do prefeito Edesio Cavalcanti e o espírito cívico da população continuam a iluminar o caminho de Turiaçu.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 6 de setembro de 2023

Advogadas participam do 1º Seminário Nacional de Legisladoras – Mulheres no Poder

Mulheres advogadas integraram a força e voz feminina no 1º Seminário Nacional de Legisladoras – Mulheres no Poder. A vice-presidente da OAB/MA, Tatiana Costa, acompanhada por várias presidentes de Comissões da OAB, entre elas Nathusa Chaves (da Mulher e da Advogada), Jesus Reis (Defesa da Criança e do Adolescente), Ana Saraiva (Advocacia Militar) acompanharam os debates que envolveram políticas e ações de fortalecimento da mulher em vários espaços de decisão política.

O presidente Kaio Saraiva, que se encontra em compromissos do Conselho Federal, foi representando pela vice, Tatiana Costa. “É uma oportunidade para a mulher advogada valorizar ainda mais sua atuação no mercado de trabalho e em espaços de decisões políticas. Não poderíamos ficar de fora desse evento inédito que reuniu tanta representatividade feminina”, afirmou a vice.

A abertura foi comandada pela presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), e pelo presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Diogo Morares (PSB/PE), que destacaram a importância e o ineditismo do evento. “Para nós é uma alegria receber tantas mulheres, deputadas de todo o país e, também, as mulheres líderes do nosso estado, prefeitas, senadoras, vereadoras e líderes comunitárias, profissionais liberais. É um momento único de discussão sobre as mulheres ocupando espaços de poder para que nós, nas próximas eleições, tenhamos cada vez mais mulheres em posição de liderança”, assinalou a presidente da Alema.

O presidente da Unale, Diogo Moraes, afirmou que o seminário engrandece o debate sobre a presença das mulheres na política brasileira e, a partir desse primeiro encontro, deve entrar efetivamente no calendário anual de eventos da instituição. “A ordem do dia nos pede mais presença de mulheres na política. A partir desse primeiro seminário, vamos partir para fazer anualmente um fórum para que as mulheres possam, cada vez mais, ocupar seus espaços e decidir, justamente, as políticas públicas que sirvam para a valorização das mulheres brasileiras”, completou.
Representatividade

Caravanas de diversos municípios marcaram presença no seminário, reunindo mulheres de mandato e, também, pré-candidatas e envolvidas em organizações sociais. A senadora Eliziane Gama (Cidadania) e a primeira-dama do Maranhão, Larissa Brandão, também participaram do evento.

Na ocasião, a deputada Daniella (PSB), procuradora da Mulher da Alema, anunciou o lançamento do protocolo para auxiliar as Câmaras Municipais a implantarem Procuradorias da Mulher nas Casas Legislativas.

A presidente da Comissão da Mulher da Unale, deputada Tia Ju (Republicanos/RJ), também vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), ratificou que as mulheres vêm, a cada dia, contribuindo cada vez mais para a política nacional.

O Brasil se moveu para o Maranhão. Esses eventos regionais mobilizam e tratam das questões locais e isso é muito importante. Nós chegamos para ficar e estamos contribuindo para o desenvolvimento e para a política do nosso país”, declarou a parlamentar.

  • Thiago Azevedo
  • 6 de setembro de 2023

Lula demite Ana Moser do Ministério do Esporte para dar pasta ao PP

O presidente Lula demitiu a ministra do Esporte, Ana Moser, nesta terça-feira (5/9). A demissão aconteceu durante uma conversa de cerca de uma hora entre eles no final da tarde, no Palácio do Planalto.

Ana Moser foi demitida na esteira da reforma ministerial que o presidente da República fará nas próximas horas para abrir espaço para o PP e para o Republicanos no governo federal.

Como vem noticiando a coluna, o comando do Ministério do Esporte deverá ser entregue por Lula para o deputado André Fufuca (AM). Ele é o atual líder do PP, partido do presidente da Câmara, Arthur Lira.

Porém, a mídia repercutiu que a bancada do PP não aceitou o ministério, apesar de Lula garantir que a pasta será turbinada.