• Thiago Azevedo
  • 6 de setembro de 2023

Francisco Chaguinhas destaca avanços da educação em São Luís

Em discurso, vereador também fez uma cronologia da linha do tempo para falar da transição dos prefeitos eleitos da era analógica ao digital_

SÃO LUÍS: O vereador Francisco Chaguinhas (Podemos), vice-presidente da Câmara de São Luís, usou a tribuna da Casa, na manhã desta terça-feira (05), para destacar os avanços do programa Escola Nova na capital maranhense.

“Passei 12 anos em ‘jejum’ em termos de reforma e ampliação de escolas em São Luís. Achava que chegaria a 16 anos como vereador desta cidade, sem ver nenhum aceno neste sentido”, declarou.

De acordo com Chaguinhas, seu “jejum” foi quebrado pela gestão do prefeito Eduardo Braide, que entregou essa semana a 17ª escola completamente reformada e ampliada, beneficiando a comunidade da Santa Clara.

“É bom que se diga isso em alto e bom som: a educação é um patrimônio primordial da humanidade. E eu vi todas essas obras nas unidades que foram beneficiadas com uma reforma abrangente, que vai desde o esforço da engenharia, para melhorar o ambiente interno e externo”, frisou.

Para o parlamentar, em todas elas, as reformas foram abrangentes, que vão desde o esforço da engenharia em proporcionar um ambiente acolhedor para professores e estudantes, com salas climatizadas, até a construção de espaços exclusivos com o objetivo de oferecer recreação para que os alunos possam se divertir e desenvolver seus conhecimentos com segurança.

“De 2009 a 2020 esta cidade degringolou a Rede de Educação, que é a veia por onde passa o desenvolvimento de qualquer sociedade. Mas nós, muitas vezes aliados desses gestores, a gente deixa o barco navegar e aí, eu me incluo nessa autocritica”, pontuou o vereador. Ele acrescentou que, da mesma forma, algumas vezes, o Parlamento, adormecido da sua essência, esquece os avanços que estão ocorrendo e deixa de fazer críticas positivas.

Somente em agosto, a gestão municipal já entregou 16 escolas, e mais quatro serão entregues até o aniversário da cidade, totalizando mais 20 unidades totalmente requalificadas, como parte dos presentes em comemoração aos 411 anos da cidade de São Luís.

As escolas passaram por uma reestruturação total, com infraestrutura nova, além de novos recursos pedagógicos, com livros, brinquedos e jogos educativos, sala dos professores, sala da direção escolar, refeitórios, banheiros infantis, adultos e banheiro com acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD). Todos os espaços das unidades estão climatizados, modernos e mais seguros.

Prefeitos analógicos e digitais

Em discurso, Chaguinhas também fez uma cronologia da linha do tempo para falar da transição dos últimos prefeitos eleitos da era analógica ao digital, citando exemplos a partir de Jackson Lago, Tadeu Palácio e João Castelo, além de Edivaldo de Holanda Júnior e Eduardo Braide.

“Nós temos a analogia e a era digital. Quais foram os prefeitos eleitos no final da era analógica? Jackson Lago, Tadeu Palácio e João Castelo. Veja a idade destes homens? Quem escolheu não foi a Câmara, mas a sociedade na sua mais profunda sabedoria. A sociedade entendeu que deveria deixar para trás a era analógica e entrar na era digital. Hoje temos dois prefeitos eleitos na era digital: Edivaldo Holanda Júnior e Eduardo Braide. Façam a comparação da idade dos prefeitos. Então, temos que nos encontrar com a realidade marcada pela própria sociedade e não podemos ir de encontro a isso”, concluiu.

  • Thiago Azevedo
  • 5 de setembro de 2023

Iracema Vale destaca importância da Expoema para agropecuária

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), prestigiou, na noite deste domingo (3), a abertura da 63ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), ao lado do governador Carlos Brandão (PSB). O evento é uma realização da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem) e do Governo do Estado.

“A Expoema fortalece o setor agropecuário e o turismo do Maranhão, além de estimular os negócios de vários municípios que fazem suas exposições no evento. Também são gerados empregos e o comércio formal e informal são impulsionados. É um grande e importante evento que merece estar na agenda do Estado”, afirmou a chefe do Parlamento Estadual.

Na exposição, Iracema Vale também visitou os estandes dos órgãos e secretarias do Governo do Maranhão, que totalizam mais de 20. Entre estas, as secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), Agricultura Familiar (Saf), Infraestrutura (Sinfra), Segurança Pública (SSP-MA), Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e Indústria e Comércio (Seinc).

Para o governador, o apoio do Governo do Estado na realização da Expoema é uma estratégia abrangente que promove o desenvolvimento econômico, cultural e social, gerando impactos positivos no setor agropecuário do Maranhão e no turismo local.

“O evento traz uma ampla agenda de exposição de animais, de participação de criadores, concurso, capacitações, shows com nomes locais e, também, nacionais, além de estimular o comércio de itens agropecuários, alimentos e bebidas. O evento é uma iniciativa exitosa que deve continuar sendo valorizada no nosso Estado”, ressaltou Carlos Brandão.

Também presentes, os deputados Roberto Costa (MDB) e Ana do Gás (PCdoB), Júnior Cascaria (Podemos) e Fabiana Vilar (PL) .

O evento seguirá até 10 de setembro, no Parque Independência, com vasta programação cultural que incluem mais de 20 atrações nacionais e locais. Na arena de shows, só será permitida a entrada de pessoas acima de 18 anos ou acompanhados do responsável. Também será necessário doar 1 quilo de alimento não perecível para acessar as apresentações.

  • Thiago Azevedo
  • 5 de setembro de 2023

Deputada Daniella reforça convite para 1º Seminário de Legisladoras

A deputada Daniella (PSB), procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa do Maranhão, reforçou o convite para o 1º Seminário Nacional de Legisladoras – Mulheres no Poder, que acontecerá nesta terça-feira (5), a partir das 9h30, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Cohafuma). A parlamentar foi a entrevistada do quadro “Bastidores”, do Bom Dia Mirante, nesta segunda-feira (4).

O evento é promovido pela Assembleia Legislativa do Maranhão, em parceria com a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). No bate-papo, a parlamentar também falou sobre a importância do debate proposto pelo Seminário, diante do cenário em que a presença feminina vem se fortalecendo cada dia mais nos espaços de poder.

“Tem uma pesquisa feita pela ONU que mostra a diferença da paridade entre homens e mulheres, que deve chegar ainda a 300 anos para que nós, mulheres, possamos acompanhar os homens. Então, a gente precisa debater mais e fazer mais parte do processo, principalmente dos debates políticos, que é onde tudo começa. Foi pensando nisso que buscamos esse seminário, para preparar as mulheres”, assinalou.

A procurada da Mulher da Alema disse, ainda, que as mulheres precisam conhecer os seus direitos, sobretudo dentro dos partidos políticos, sobre as cotas de gênero, os repasses, fundos partidários, entre outros. “O principal objetivo é, justamente, trazer esse conhecimento para as mulheres do Maranhão, tendo em vista que se aproxima o processo eleitoral ano que vem e nós precisamos de mulheres preparadas”, afirmou.

A deputada Daniella comentou que o Maranhão tem avançado no que diz respeito à presença das mulheres na política. “Nós tivemos a primeira governadora legitimamente eleita, que foi a governadora Roseana Sarney. Agora, nós temos uma presidente na Assembleia Legislativa do Maranhão e temos a segunda maior bancada feminina das Assembleia Legislativas em todo o país, em termos de proporcionalidade. Temos avançado muito e as políticas públicas para as mulheres do Maranhão também têm acompanhado esse avanço”, completou.

Por fim, a deputada Daniella frisou a satisfação do Parlamento Estadual em promover um evento nacional desta proporção, em parceria com a Unale, voltado especialmente para as mulheres.

“Tivemos mais de 2 mil inscrições, superando nossas expectativas. Nosso seminário está sendo direcionado para mulheres que gostam do debate político, vereadoras, prefeitas, suplentes, lideranças políticas, pessoas que trabalham com política indiretamente, que trabalham políticas sociais. Queremos levar conhecimento e preparar as mulheres”, finalizou.

Para quem não conseguiu se inscrever e quer acompanhar tudo, o 1º Seminário Nacional de Legisladoras terá transmissão Ao Vivo pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309) e pelo canal do YouTube da Alema.

  • Thiago Azevedo
  • 4 de setembro de 2023

Plantio de mudas de árvores marca abertura do Setembro Amarelo

O projeto Rede do Bem: estamos aqui para ajudar!, de iniciativa do Ministério Público do Maranhão, por meio do Centro de Apoio dos Direitos e Humanos e Cidadania (CAO-DHC), em parceria com o Fórum Estadual de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, realizou no último sábado, 2, no canteiro principal da Avenida Carlos Cunha, em frente à Procuradoria-Geral de Justiça, o tradicional plantio de mudas de árvores, para marcar a abertura das atividades do Setembro Amarelo.

Setembro é mundialmente conhecido como o mês de sensibilização sobre a importância da prevenção da automutilação e do suicídio.

Foram plantadas 12 mudas de árvores, entre ipês e palmeiras, em parceria com o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

Conduzida e organizada pela promotora de justiça Cristiane Lago, coordenadora do CAO-DHC, a atividade contou com as presenças do presidente do Impur, Wálber Pereira, da secretária municipal de Meio Ambiente, Karla Lima, do deputado estadual Wellington do Curso e da promotora de justiça Sandra Garcia, coordenadora do Centro de apoio Operacional de Enfrentamento à Violência de Gênero (CAO-MULHER).

ATIVIDADES
O projeto institucional Rede do Bem realizará uma série de atividades de prevenção durante todo o mês de setembro, como seminários, capacitações, palestras e atividades culturais, conforme calendário organizado em parceria com as Secretarias Municipal e de Estado da Educação (Semed e Seduc), com as Secretarias Municipal e de Estado da Saúde Municipal (Semus e SES), bem como com o apoio de instituições privadas como o Instituto Ruy Palhano, Clínica Estância Bela Vista e Agência Humanitária ADRA.

A maioria das atividades serão realizadas no auditório do Centro Cultural do MPMA.

  • Thiago Azevedo
  • 4 de setembro de 2023

Prefeito Dr. Julinho transforma São José de Ribamar com avanços na Assistência Social, Trabalho e Renda

Em uma gestão marcada por conquistas notáveis, o prefeito Dr. Julinho está fazendo a diferença na vida dos ribamarenses. Sua atuação incansável na assistência social, trabalho e renda tem beneficiado centenas de famílias e impulsionado o desenvolvimento do município.

Uma das principais realizações da administração de Dr. Julinho é o fomento do emprego e empreendedorismo. Mais de 1.800 certificados foram emitidos, capacitando os cidadãos para conquistarem independência financeira.

A parceria estratégica com a Equatorial resultou no Programa Tarifa Social, beneficiando mais de 39.239 famílias com tarifas de energia mais acessíveis, aliviando o orçamento doméstico.

Dr. Julinho já implantou duas unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), uma na Vila Sarney e outra no Bom Jardim, conhecido como Cras Rual. De janeiro a julho deste ano, foram realizados impressionantes 24.387 atendimentos nos centros de referência, e 61.527 famílias foram cadastradas no CadÚnico desde o início da gestão. A descentralização eficiente foi implementada, com unidades CRAS equipadas com 2 cadastradores para proporcionar maior agilidade.

A implantação da Casa de Acolhimento – CAT representa um lar acolhedor para idosos, enquanto a nova Casa Lar oferece conforto e amor para crianças e adolescentes que mais precisam.

O Programa Criança Feliz testemunhou um aumento notável de 703% no número de crianças atendidas, demonstrando o compromisso da administração com o bem-estar das famílias ribamarense.

O Selo MigraCidades é o reconhecimento da dedicação de Dr. Julinho em servir a todos os cidadãos. A 3ª edição do evento “Brincando na Cidade” espalhou sorrisos pela comunidade, promovendo a alegria para a criançada.

Com uma equipe comprometida, a administração de Dr. Julinho superou metas e fortaleceu os vínculos comunitários por meio do Serviço de Convivência, demonstrando um firme compromisso com o futuro de São José de Ribamar.

  • Thiago Azevedo
  • 4 de setembro de 2023

Carlos Brandão e Iracema Vale prestigiam lançamento da nova marca da TV e Rádio Assembleia

Nova identidade visual das emissoras foi lançada durante a abertura da 63ª Expoema e tem como slogan a frase “A gente faz, a gente mostra”

A TV Assembleia (canal aberto digital 9.2, 17 da Maxx e Sky 309.2) e a Rádio Assembleia (96.9) apresentaram a nova identidade visual, neste domingo (3), na abertura da 63º Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), com a presença do governador Carlos Brandão (PSB) e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB). As novas marcas reforçam o compromisso dos veículos do Poder Legislativo estadual com uma programação 100% regional.

Iracema Vale destacou que a nova marca preserva o principal símbolo do Parlamento Estadual. “Preservou a estrela, o coração da marca da Assembleia, que é o povo do Maranhão. Então, tanto a TV, como a Rádio estão de parabéns pela marca, que ficou muito bonita”, assinalou.

O governador Carlos Brandão também elogiou o novo momento da TV e Rádio Assembleia. “As novas marcas são muito bonitas e eu fico muito feliz de participar dessa estreia do novo momento da Assembleia”, disse.

Reestruturação

Segundo a diretora de Comunicação da Alema, Jacqueline Heluy, após 12 anos, a TV e Rádio Assembleia apresentam uma marca moderna, que simboliza justamente a nova cara do Parlamento Estadual. “A modernidade, a aproximação com a difusão da cidadania, maior aproximação com os nossos telespectadores, ouvintes e todo o público que acompanha o nosso trabalho”, afirmou.

A nova identidade visual da TV e Rádio Assembleia tem como slogan a frase “A gente faz, a gente mostra” e está no ar a partir de segunda-feira (4), em inserções ao longo da programação diária.

Juraci Filho, subdiretor de Rádio e TV da Assembleia, os investimentos que têm sido feitos no Complexo de Comunicação da Casa, pela gestão da presidente Iracema Vale, fortalece o compromisso das emissoras com os maranhenses.

“A gente tem a oportunidade de colocar uma marca mais forte agora, mostrando bem o que é a revitalização de todo o trabalho e reestruturação da TV Assembleia”, completou.

  • Thiago Azevedo
  • 4 de setembro de 2023

SÃO LUÍS – MPMA realiza vistoria em hospital na Vila Palmeira

O titular da Promotoria de Justiça Distrital do Polo Coroadinho, Antonio Coêlho Soares Junior, realizou, no último dia 28, uma vistoria no Hospital Dr. Genésio Rego, localizado na Vila Palmeira. Na ocasião, foram verificados aspectos como estrutura física do prédio, mobília, medicamentos disponíveis aos pacientes internados e o número de profissionais de saúde que trabalham no local.

A visita foi acompanhada pela diretora-geral da unidade de saúde, Kátia Regina Campos Soares, e pela diretora clínica, Thamyris Danusa Lucena.

Entre outros aspectos, foi observado que o hospital conta com boa estrutura física e com quadro de pessoal preenchido de maneira satisfatória. Quanto à questão de falta de insumos médicos, não foi relatado pela diretora deficiência no fornecimento.

No entanto, a empresa prestadora de serviços de limpeza não tem disponibilizado adequadamente os produtos necessários, razão pela qual já teria sido notificada da irregularidade. Ainda segundo a diretora-geral, uma reunião com o representante da contratada aconteceria no mesmo dia, visando à regularização da situação.

Uma das iniciativas positivas verificadas na unidade de saúde é a existência de uma sapataria, que confecciona calçados sob medida para pacientes com hanseníase.

  • Thiago Azevedo
  • 4 de setembro de 2023

Porto do Itaqui recebe um dos equipamentos mais modernos do mundo

Na próxima segunda-feira (4), o Porto do Itaqui dará um importante passo rumo à modernização de sua logística de movimentação de celulose, com a introdução de um spreader automático de última geração. Este equipamento de alta tecnologia, com capacidade para manusear até 32 toneladas, promete elevar tanto a segurança quanto a produtividade nas operações portuárias.

O investimento, no valor de R$ 9 milhões, está sendo feito pela Suzano, uma referência global na fabricação de bioprodutos derivados do cultivo de eucalipto. Esta inovação é uma resposta aos desafios da indústria de celulose e logística portuária, representando um marco significativo em direção à excelência operacional.

O spreader automático se destaca pela capacidade de manuseio de cargas de celulose com maior autonomia, eliminando completamente os riscos enfrentados pelos arrumadores. Além dos benefícios em termos de segurança, o equipamento promove uma redução significativa do tempo necessário para a movimentação de celulose nos navios, otimizando o fluxo logístico e aprimorando a eficiência geral das operações portuárias.

O Itaqui é o segundo porto no mundo a adotar essa tecnologia revolucionária, com o primeiro já em operação na Portocel, na cidade de Aracruz/ES, em uma parceria entre Suzano e Cenibra.

Eficiência

O spreader automático representa um avanço em eficiência e capacidade operacional, cobrindo todo o processo, desde o engate até o içamento e a acomodação dos fardos de celulose nos navios de transporte. O impacto é duplo: otimiza e acelera as operações, ao mesmo tempo em que aumenta a capacidade de carga do porto, ampliando suas operações e potencialidade.

Além disso, um dos benefícios mais notáveis desse avanço tecnológico é a redução substancial dos riscos associados às operações portuárias. A automação desse processo elimina qualquer risco para os arrumadores, aprimorando não apenas a segurança das operações, mas também protegendo os produtos e as instalações do porto, resultando em operações mais fluidas e confiáveis.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 4 de setembro de 2023

Diretora de Comunicação da Alema destaca importância do 1º Seminário Nacional de Legisladoras

Diretora de Comunicação da Alema destaca importância do 1º Seminário Nacional de Legisladoras

A diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão, jornalista Jacqueline Heluy, destacou, na manhã desta sexta-feira (1º), no programa “Em Discussão”, da Rádio Assembleia, a importância do 1º Seminário Nacional de Legisladoras: Mulheres no Poder. O evento será realizado nesta terça-feira (5), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Cohafuma), em São Luís.

“É uma honra para o Parlamento maranhense a realização deste Seminário, que será bem abrangente, e com a discussão de temas de suma importância para o momento político que vive a sociedade brasileira”, salientou Jacqueline Heluy, destacando que o seminário é promovido pela Assembleia Legislativa (Alema), em parceria com a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

Durante o programa, apresentado pelo radialista Henrique Pereira, Jacqueline Heluy afirmou que toda a equipe do Complexo de Comunicação – TV e Rádio Assembleia, site e redes sociais – já está mobilizada para realizar uma ampla cobertura jornalística do seminário, que terá transmissões simultâneas.

Jacqueline Heluy ressaltou que a presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), é a grande entusiasta da realização deste 1º Seminário Nacional de Legisladoras. “Não há como negar todo o apoio que a presidente Iracema está dando para que este evento seja realizado com o maior sucesso possível aqui em São Luís”. A diretora de Comunicação destacou, ainda, que a Procuradoria da Mulher, sob o comando da deputada Daniella (PSB), também mobilizou toda sua equipe para os preparativos e organização do evento.

“Dada a dimensão e a importância deste evento, estaremos atuando com todas as nossas mídias. Cerca de 70 profissionais aqui do Complexo de Comunicação estarão diretamente mobilizados tanto nos trabalhos de cobertura jornalística quanto nas pautas de produção audiovisual”, declarou Jacqueline.

Inscrições encerradas

Ela acrescentou que as inscrições para participação no evento já foram encerradas: “O número de inscritos para este evento superou as expectativas, sendo o de interessados bem além do que havia sido previsto, e chegou ao limite de acomodações no local do evento”, frisou a diretora de Comunicação, assinalando que somente terá acesso ao seminário quem tiver efetuado a inscrição no site da Unale.

O seminário terá como tema “Mulheres no Poder” e abordará assuntos como violência política de gênero e necessidade de maior participação feminina na política. O evento também abordará ações e estratégias para ampliar a presença feminina nas próximas eleições e assegurar que mais mulheres sejam eleitas.

A diretora de Comunicação observou que toda a programação jornalística e os telejornais da Alema já estão focados na organização do 1º Seminário Nacional de Legisladoras, cuja programação contará com painéis de debates sobre variados temas relacionados à participação feminina nos espaços de poder, trabalho das Procuradorias da Mulher e as boas práticas de políticas públicas para mulheres.

Também ocorrerá premiação para as Câmaras de Vereadores pela implantação da Procuradoria da Mulher no âmbito dos Legislativos municipais.

Já confirmaram presença no evento, além de outros convidados, a ex-governadora, ex-senadora, deputada federal e secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados, Roseana Sarney (MDB); a especialista em Direito Eleitoral, Maria Claudia Bucchianeri; e a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo.

Jacqueline Heluy durante entrevista ao radialista Henrique Pereira, no programa “Em Discussão”

  • Thiago Azevedo
  • 4 de setembro de 2023

TV e Rádio Assembleia apresentarão nova marca durante Expoema 2023

TV e Rádio Assembleia apresentarão nova marca durante Expoema 2023

A TV Assembleia (canal aberto digital 9.2, 17 da Maxx e Sky 309.2) e a Rádio Alema (96.9), veículos do Poder Legislativo estadual, vão apresentar nova identidade visual, cujos elementos reforçam seu compromisso com uma programação 100% regional. O lançamento acontecerá na noite do próximo domingo (3), às 19h, no Parque Independência (Santa Bárbara), durante a abertura oficial da 63º Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema).

Um estande plotado será o QG das emissoras, que ocupará o espaço até o término da feira agropecuária, inclusive realizando coberturas de todas as atividades.

A nova identidade visual da TV e Rádio Assembleia tem como slogan a frase “A gente faz, a gente mostra” e estará no ar a partir de segunda-feira (4), em inserções ao longo da programação diária.

“A nova marca reforça o novo momento que o Complexo de Comunicação está passando, com programação diversificada tanto na rádio quanto na TV, e também nas mídias digitais.  Demonstra, ainda, a nossa preocupação em democratizar a produção legislativa, levando-a para todo o Maranhão, mostrando também nossa gente por meio dos diversos programas e telejornais, com ênfase em conteúdos voltados a temas como cidadania, esporte e cultura, entre vários outros. O objetivo é despertar ainda mais o interesse dos telespectadores/internautas para a descoberta e contemplação das potencialidades do nosso estado”, afirma a diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa, jornalista Jacqueline Heluy.

Segundo o subdiretor de Rádio e TV da Assembleia, Juraci Filho, a nova marca mostra uma revitalização e traduz, entre outras coisas, a leveza na cobertura do Parlamento estadual maranhense. “A identidade visual renova totalmente o conceito de uma TV Legislativa prestadora de serviços à comunidade”, frisa.

A TV Assembleia trabalha em função do exercício da cidadania. Além de transmitir ao vivo todas as sessões plenárias e solenes, o jornalismo da emissora acompanha os trabalhos das comissões permanentes, seminários e, também, qualquer manifestação de interesse público. A linguagem recebe especial atenção para tornar a notícia e a informação mais claras e acessíveis aos telespectadores.

Atualmente, 13 programas compõem a grade de programação, entre eles dois telejornais diários, além de documentários e reportagens especiais.