
Criada em 1969, comarca não tem defensor público e isto sobrecarrega MPMA
A pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a Justiça determinou nesta quarta-feira, 30, a instalação, no prazo de 180 dias, de um núcleo da Defensoria Pública Estadual (DPE) na comarca de São Domingos do Maranhão. A unidade deve ser composta por, pelo menos, um defensor público concursado.
Proferida pelo juiz Caio Davi Veras, a decisão acolhe solicitações feitas, em 14 de agosto, pelo promotor de justiça Rodrigo Ronaldo Martins Rebelo da Silva, que responde pela comarca, A jurisdição inclui os municípios de Fortuna e Governador Luiz Rocha.
Apesar da comarca de São Domingos do Maranhão ter sido criada em 1969 e abranger população de aproximadamente 60 mil habitantes, não há núcleo da Defensoria Pública na localidade. A maioria dos habitantes é formada por pessoas de baixa renda, que solicitam concessão da justiça gratuita.
“A população hipossuficiente da comarca tem recorrido ao Ministério Público, que fica sobrecarregado. Isto reflete a necessidade de defensoria no município”, explica o promotor de justiça, na Ação.
PREVISÃO
O MPMA solicitou ao defensor público-geral e ao governador do Maranhão informações sobre previsão de instalação de núcleo da Defensoria Pública em São Domingos do Maranhão. Não houve resposta da administração estadual. O defensor público-geral, Gabriel Soares, informou que a instalação seria realizada em 2024.
“O município de São Domingos do Maranhão não pode aguardar tão longo período. A Defensoria Pública ainda é um órgão que continua à margem dos interesses dos governantes. Os promotores de justiça que assumem a titularidade da comarca oferecem demandas judicias próprias de um defensor público”, explica o representante do MPMA.
INCOERÊNCIA
Na avaliação do promotor de justiça, a situação é ainda mais preocupante na esfera criminal, pois a Constituição assegura ao cidadão a prestação jurídica gratuita.
“Como o Ministério Público fará tal papel se sua função principal, na maioria dos casos, é o de órgão de acusação?”, questiona. “As funções ministeriais e de defesa, nestas ocasiões, são opostas e, para isso, é necessário a presença de um defensor”, afirma Rodrigo Ronaldo Martins.
Além disso, devido à ausência de defensor público, o juiz designa defensor dativo, cujos honorários acabam saindo bem mais onerosos para o Estado do que manter um núcleo da Defensoria Pública em São Domingos do Maranhão.
A multa por descumprimento foi fixada no valor de R$ 50 mil.
A Prefeitura Municipal de Turiaçu, através da Secretaria Municipal de Educação, vem transformado a educação turiense, tanto dentro quanto fora da sala de aula.
“Água potável sempre disponível, merenda boa todos os dias, manutenção e segurança, são marcas fortes de uma gestão preocupada com o bem estar de professores, funcionários e claro, nossos alunos.” Declarou o prefeito Édesio Cavalcanti.

A oposição se reuniu neste sábado (02/09/2023), na residência do Pré – candidato a prefeito Gilmar Pereira e anunciam aliança política. Fizeram-se presentes os Pré-candidatos a prefeito de Peri Mirim, vereador Dr. Charles, ex vice-prefeito Gilmar Pereira, ex vereadora Rosa Pinheiro e o empresário Ernildo Gomes. Do grupo sairá um candidato a prefeito e um a vice-prefeito. O grupo unido representa a maior liderança nas pesquisas uma vez somados os percentuais de apoio de um dis cada pré-candidatos.
E a missão doravante, unidos, é pela RENOVAÇÃO, COMPROMISSO e TRABALHO por Peri Mirim.
Tambem estiveram presentes o ex vereador Rui Ribeiro, ex vereador Adalberto Ferreira e o ex vereador Jorge Pereira e as demais lideranças de várias localidades do município de Peri Mirim que abraçaram o projeto.

Peri Mirim precisa de mudança e essa união representa um projeto coletivo que não busca conquistar o “poder pelo poder”, mas garantir ao povo perimiriense, um futuro de mais oportunidades, avanços e conquistas para todos.
RESSURGE ASSIM A ESPERANÇA NOS CORAÇÕES DOS PERIMIRIENSES, PELA UNIÃO DE PRE CANDIDATOS QUE TEM HISTÓRIA, RAIZES E TRABALHO JUNTO COM O POVO!

O município de São João dos Patos, localizado no coração do Maranhão, não tem motivos para reclamação e nem ter greve de prefeito. Em meio a desafios econômicos que afetaram muitas cidades brasileiras, São João dos Patos no período de janeiro a agosto de 2022, o município recebeu R$ 20.076.163,90 do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). No entanto, o ano de 2023 trouxe ainda mais boas notícias, com um montante de R$ 20.980.425,10 recebidos até agora. Esses números demonstram que a administração do prefeito Dr. Alexandre não apenas manteve o FPM estável, mas também com chances de impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade.

A cidade de São João dos Patos não tem motivo para lamentar prejuízos com o FPM e caso a gestão municipal use esses argumentos para atrasar pagamentos de funcionários e fornecedores será somente a pura “miguelagem”.

A agenda do Governador Carlos Brandão e do Ministro Juscelino Filho, estava programado para 9h na Ponta da Espera para lançamento do projeto de melhoria da infraestrutura de serviços móveis de telefonia nos terminais da Ponta da Espera e Cujupe, que são os principais pontos de acesso à capital do Maranhão via ferryboat.
No entanto, a agenda do ministro Juscelino Filho foi adiada, após operação da PF, com alvo a prefeitura de Vitorino Freira e assim que uma nova data for definida, será comunicada ao público. O objetivo desse encontro era abordar uma demanda crucial para a região: a falta de conectividade adequada nos terminais de ferryboat.
O projeto, uma parceria entre o Governo do Maranhão e a operadora de telefonia TIM, tem como objetivo implementar infraestrutura de rede móvel nesses terminais. Isso beneficiará significativamente os mais de 1,8 milhão de passageiros e cerca de 330 mil veículos que utilizam anualmente os serviços de transporte de ferryboat na região.

São Luís presenciou hoje (1) a inauguração do Estádio Luizão, localizado no coração da Vila Luizão. Esta inauguração contou com a participação do deputado estadual Dr. Yglesio e do governador do estado, Carlos Brandão, destacando o compromisso do governo com o esporte local.
Durante a cerimônia de inauguração, o governador Carlos Brandão também demonstrou seu entusiasmo com a entrega do estádio, ressaltando o papel do esporte na formação da juventude e no desenvolvimento da região.

Além de servir como palco para competições esportivas locais, o Estádio Luizão também será um espaço para eventos culturais e sociais, promovendo a integração da comunidade e fortalecendo os laços entre os moradores da Vila Luizão e áreas vizinhas.

O Ministério Público do Maranhão, por meio de sua Corregedoria Geral e da Escola Superior (ESMP) realizou, na manhã desta sexta-feira, 1º de setembro, no auditório do Centro Cultural e Administrativo do MPMA, uma palestra com a promotora de justiça Selma Regina Souza Martins, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher de São Luís.
A promotora de justiça abordou os temas “Violência de gênero e suas consequências psicológicas” e “Escuta, empatia e acolhimento das vítimas de violência”.

Na abertura da atividade, o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, enalteceu o trabalho desenvolvido por Selma Martins e demonstrou a sua felicidade em contribuir, como chefe da instituição, para o trabalho de redução de violência contra a mulher. Para Eduardo Nicolau, o Ministério Público, mais que qualquer outro órgão, tem o dever de se colocar a favor da mulher. “Quanto mais tivermos plataformas e meios de impedir essa situação, melhor para a sociedade”, observou.
A corregedora-geral do MPMA, Themis Pacheco de Carvalho, destacou a importância dos temas discutidos no ciclo de palestras promovido pela Corregedoria e ESMP, enfatizando que a violência contra a mulher é algo que toca a todos. A procuradora de justiça reforçou que os estudantes presentes serão multiplicadores das informações contra a violência. “Precisamos construir uma sociedade melhor, mais harmônica, mais solidária e menos violenta”, enfatizou.

A procuradora de justiça Sandra Lúcia Mendes Alves Elouf, ouvidora do Ministério Público do Maranhão, apresentou os canais de atendimento do órgão e falou sobre o trabalho de levar a Ouvidoria aos bairros. “Nós estamos a serviço da sociedade e nos deparamos com o problema na base, ouvimos o cidadão, e não esperamos que ele venha até nós”, explicou.
A diretora em exercício da ESMP, Elyjeane Carvalho, ressaltou a parceria com a Corregedoria, que tem apresentado excelentes resultados, e destacou a importância do tema, observando a vasta experiência da palestrante, reconhecida nacionalmente por sua atuação na defesa das mulheres.
PALESTRA
A promotora de justiça Selma Martins iniciou sua fala apresentando a possibilidade de requisição de medidas protetivas de urgência de forma online, por meio da plataforma “MPU Salva Vidas”, disponível no site do Ministério Público do Maranhão. Ela apresentou o formulário online, que tem abrangência em todo o Maranhão, ensinando como preencher os campos.
De acordo com Selma Martins, uma mulher é assassinada a cada 90 minutos no Brasil, país com o 5º maior índice de feminicídios no mundo. Mas para além da morte, as mulheres são vítimas de uma série de tipos de violência, como a física, psicológica, sexual, moral e patrimonial. Sobre a violência psicológica, a promotora de justiça apresentou algumas de suas formas, como humilhações, ameaças, vigilância constante, chantagens e controle da vida social. “Esse é um tipo de violência para o qual não existe corpo de delito”, observou.
A palestrante também abordou formas de violência velada, como o controle do que a mulher veste ou a tentativa do parceiro de afastá-la da família, dos amigos, estudo ou trabalho, e os motivos que levam as vítimas a não denunciarem ou voltarem para os seus agressores, que vão de casos em que as mulheres sequer têm consciência de que vivem uma situação de violência até a incerteza do que pode acontecer com elas ou com os filhos em caso de prisão do companheiro.
DEPOIMENTO
Girlene Araújo foi vítima de uma tentativa de feminicídio praticada pelo seu ex-companheiro. Ela esteve presente, dando o testemunho de sua experiência acontecida há cerca de cinco anos.
Anos após a separação, Girlene passou a ser perseguida pelo ex-marido, que queria retomar a relação. Essa situação chegou ao extremo quando ele a atacou com 18 facadas, só parando quando ela conseguiu tomar a faca de suas mãos. Desde então, ela já passou por sete cirurgias em decorrência do ataque.
Em sua fala, a vítima da tentativa de feminicídio descreveu toda a situação enfrentada, inclusive a necessidade de ficar escondida enquanto o ex-companheiro estava fora da prisão. Segundo ela, só foi possível vencer aquela situação com apoio de sua família, amigos e outras pessoas que a ajudaram nesse período.
NAV
A promotora de justiça Lana Cristina Barros Pessoa, titular da 6ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de São Luís, aproveitou a oportunidade para apresentar o Núcleo de Apoio às Vítimas (NAV), coordenado por ela.
O NAV foi criado a partir da necessidade de dar apoio às vítimas de violência doméstica e familiar, e teve como base a Resolução nº 243, de 18 de outubro de 2021, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). No Maranhão, o Núcleo foi criado em maio deste ano. Entre as suas atribuições estão a orientação jurídica e o apoio psicossocial às mulheres vítimas de crimes relacionados à violência doméstica e familiar, bem como feminicídio, além de seus familiares, considerados vítimas secundárias.
De acordo com a promotora de justiça, o trabalho desenvolvido tem como princípios Acolher, Respeitar e Reparar. Recentemente, foi firmado um termo de cooperação técnica com a Universidade Ceuma, prevendo o oferecimento de atendimento psicológico às vítimas por meio de uma Clínica Flutuante. Já há 14 atendimentos agendados pelo Núcleo.
Lana Pessoa também apresentou o projeto “Em nome da mãe – proteção na orfandade de crianças e adolescentes vítimas de feminicídio”. O objetivo do projeto é acolher as vítimas secundárias ou indiretas de feminicídio: crianças e adolescentes órfãos, da região metropolitana de São Luís, garantindo os amparos social, jurídico e psicológico, além do acesso a todos os benefícios que estas vítimas tiverem direito.
Para garantir a efetividade do projeto, está sendo realizada uma busca ativa das vítimas, por meio da coleta de informações no sistema de segurança ou sistema processual, além da rede de proteção social e serviços de assistência social, saúde e educação. Nesse trabalho, estão sendo verificados processos de 2019 a 2023.

Evento ocorrerá na terça-feira (5) e é promovido pela Assembleia Legislativa, em parceria com a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale)
Palestras sobre a participação feminina nos espaços de poder, políticas públicas e violência de gênero fazem parte da programação do 1º Seminário Nacional de Legisladoras – Mulheres no Poder, que acontecerá na próxima terça-feira (5), a partir das 9h30, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. O evento é promovido pela Assembleia Legislativa do Maranhão, em parceria com a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
A ministra Edilene Lôbo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), participará, às 14h, da mesa redonda sobre o tema “Violência Política”, que será medida pela diretora da Casa da Mulher Brasileira no Maranhão, Susan Lucena.
A delegada Kazumi Tanaka será palestrante na mesa redonda “Pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. A juíza federal Cláudia Valéria Bastos também ministrará palestra “Violência Institucional no Brasil Contemporâneo”.
Entre as palestrantes, estão a deputada estadual Tia Ju (Republicanos/RJ), que será uma das expositoras do painel “Cases de Boas Práticas de Políticas Públicas para Mulheres”, às 13h30, com a apresentação “Selo Empresa Amiga da Mulher”. Participam do mesmo painel a deputada Edna Auzier (PSD/AP), com uma exposição sobre a “Rede de Atendimento à Mulher”, e a deputada Daniella (PSB/MA), que fará entrega à Procuradoria da Mulher de São Luís.
Também estão entre as convidadas a deputada federal Roseana Sarney (MDB/MA), secretária da Mulher na Câmara Federal, e a doutora Maria Claudia Bucchianeri, especialista em Direito Eleitoral. Elas participam do painel “Participação Efetiva da Mulher nos Espaços de Poder”, às 11h.

A Prefeitura de São José de Ribamar segue avançando com a entrega de kits merenda a alunos da rede municipal. Nesta semana mais de 750 cestas foram entregues na Escola Municipal Miritiua. Cada aluno tem direito a uma cesta, isso é válido até mesmo para quem tem irmãos na mesma escola, ou seja, se tiverem 5 crianças da mesma família matriculados na mesma escola, 5 cestas serão entregues a essa família.
Apesar da grande quantidades de Kits, a entrega foi feita de forma muito rápida, confortável e organizada. Segundo o Sr. Raimundo José, pai de um aluno da escola, não se tem do que reclamar. “Não posso reclamar de nada, tá tudo bem rápido e vou levar pra casa uma cesta de comida saudável. Muito boa essa iniciativa da prefeitura”, disse
o Raimundo.
Os itens dos kits são produzidos pela agricultura familiar local. Os alunos receberam frangos ou peixes, frutas, legumes e verduras. A entrega é feita por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semagri) com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Só no mês de agosto foram entregues 3.806 kits, isso representa 57,09 toneladas e o valor investido foi de R$ 522.066,63.