• Thiago Azevedo
  • 20 de julho de 2023

Prefeito de Turiaçu faz vistoria em caminho de praia local

Na última terça (18), o prefeito de Turiaçu Edesio Cavalcanti, acompanhado de uma comitiva, passou o dia na praia de Cunhã Coema, visando realizar uma de forma detalhada uma vistoria, para uma possível futura reforma em um local da região.

O gestor municipal foi até Cunhã Coema para vistoriar uma passarela, que se encontra em mau estado e é utilizada pelos moradores das redondezas, visto que a região repleta de mangues e lagos, o que dificulta a locomoção.

Para resolver o problema, a gestão de Turiaçu está analisando em reformar a passarela, para que assim seja possível levar mais segurança e confiança. Pessoas com conhecimento em obras estiveram presentes na companhia do prefeito.

  • Thiago Azevedo
  • 20 de julho de 2023

Sinfra inicia obra de construção do elevado na avenida dos Holandeses

A primeira estaca do viaduto da Holandeses/Litorânea foi cravada, nesta semana, pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra-MA). O serviço marcou o início da construção do elevado, no encontro das Avenidas dos Holandeses e Litorânea, área turística de acesso à orla de São Luís.

Márcio Muniz, engenheiro prestador de serviço da secretaria, explicou que foram realizadas a perfuração e concretagem das duas primeiras estacas. A construção do viaduto utilizará vigas de concreto protendido (estendido) e estacas, para garantir a estabilidade e durabilidade da estrutura.

O engenheiro confirmou que a previsão de conclusão do viaduto é, até, dezembro.

“São obras que vão aumentar a segurança no tráfego em São Luís e garantir mais mobilidade. Na Holandeses vamos construir um viaduto no acesso à Avenida Litorânea, uma das principais áreas turísticas da capital, que sempre conta com grande fluxo de veículos. As obras irão gerar mais emprego e renda e ainda, solucionar antigos problemas de trânsito da capital”, afirmou o governador Carlos Brandão.

O secretário da Sinfra, Aparício Bandeira, destacou que o viaduto vai acabar com os engarrafamentos e semáforos no cruzamento das Avenidas dos Holandeses e Litorânea na região da Ponta do Farol, dando mais fluidez ao trânsito.

Para o servidor público Luan Farias, que passa pela região todos os dias a caminho do trabalho, o viaduto vai desafogar o tráfego na área, principalmente nos horários de pico. “Vamos ganhar tempo e acho que o viaduto vai deixar mais bonita esta área por onde passam muitos turistas que visitam a nossa capital”, afirmou.

O viaduto terá cerca de 200 metros de extensão com 20 metros de vão livre. Quem trafega na Avenida dos Holandeses no sentido Ponta d’Areia seguirá por cima do viaduto e quem vier no sentido contrário, seguirá por baixo. Assim, o trânsito fica totalmente livre na Holandeses e, também, para quem está entrando ou saindo da Litorânea no cruzamento das duas avenidas.

  • Thiago Azevedo
  • 20 de julho de 2023

Ex-presidente Sarney se recupera em casa e recebe visita de Brandão

O ex-presidente da República, José Sarney se recupera em casa, após queda no último domingo (16) e ter sido diagnosticado após a realização de exames médicos com “pequena área de isquemia cerebral”.

Sarney recebeu a visita do governador do Maranhão, Carlos Brandão e aproveitou para tranquilizar os maranhenses em relação ao seu estado de saúde.

“Estou extremamente comovido e agradeço a todos os brasileiros, especialmente os maranhenses, que, no momento desse problema de saúde, se solidarizaram comigo por orações, demonstrações de carinho e apreço. Já estou bem, já voltei às minhas atividades. Quero agradecer a todos que tiveram esse gesto de bondade e solidariedade”, afirmou José Sarney.

O presidente Luiz Inácio Lula também conversou com Sarney por telefone.

O ex-presidente Sarney segue se recuperando em casa e trabalhando em um livro inédito.

  • Thiago Azevedo
  • 20 de julho de 2023

Iracema Vale traça estratégias para fortalecer campanhas de vacinação com a SES, Unicef e Famem

Para a melhoria dos indicadores oficiais de cobertura vacinal infantil no Maranhão, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (19), com o secretário de Estado da Saúde (SES), Tiago Fernandes. O objetivo foi discutir meios de acelerar e fortalecer a vacinação em crianças menores de cinco anos no estado.

No encontro, também estavam presentes o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Ivo Rezende, e a chefe regional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Ofélia Silva, que ajudaram a traçar estratégias para a promoção de campanhas de conscientização da população e o fortalecimento das ações de vacinação.

“O Governo do Maranhão, por meio da SES, no próximo mês, lançará um programa que visa à ampliação da vacinação no nosso estado e busca incentivar as pessoas a levarem suas crianças para se protegerem. A ideia é unir as esferas estadual, municipal e entidades da sociedade civil para que possamos alcançar êxito no nosso trabalho”, afirmou Iracema Vale.

Agentes de saúde

O secretário de Saúde destacou a importância da parceria com o Poder Legislativo para alcançar mais pessoas. “A presidente Iracema Vale fez um pedido especial, que integremos os agentes de saúde que estão trabalhando na ponta, no eixo da discussão, por serem os principais aliados das campanhas de imunização nos municípios. Certamente faremos um grande trabalho em cima disso”.

Segundo o presidente da Famem, o reconhecimento e a inclusão dos agentes de saúde no programa é uma forma de valorizar os profissionais. “Eles estão em contato diário com as pessoas que o programa deseja alcançar. Quanto mais pessoas envolvidas e com vontade de fazer dar certo, mais rápido vamos alcançar a nossa meta”, enfatizou Ivo Rezende.

Abrangência

Para Ofélia Silva, é necessário que o Parlamento Estadual se envolva nos projetos para que mais crianças sejam alcançadas. “Necessitamos que haja uma proximidade real com o Legislativo nessas campanhas. Estamos felizes pela parceria porque quando os parlamentares se envolvem, a abrangência do trabalho que está sendo feito fica muito maior”, salientou.

No Maranhão, o Unicef foca sua atuação nos territórios que concentram as maiores populações de crianças e adolescentes excluídos e vulneráveis. Em cada território, desenvolve estratégias específicas voltadas aos desafios locais nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes, além de monitorar os resultados alcançados.

  • Thiago Azevedo
  • 20 de julho de 2023

Bolsonarista, Deputado JP emplaca aliado em Superintendência do governo Lula no MA

O deputado federal Josivaldo dos Santos Melo, conhecido popularmente como “JP”, do PSD, conseguiu emplacar um aliado político em um cargo de destaque no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Maranhão.

Wellington Reis Sousa (foto), principal assessor do parlamentar, foi nomeado desde o último dia 20 de junho na SFA/MA (Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Maranhão).

A mudança de postura política do deputado Josivaldo foi drástica, vez que ele é, ou era, fanático bolsonarista até a abertura das urnas nas eleições de 2022. Mas agora, pesou o perfil barganhador de JP, que se rendeu ao PT.

O acerto político e indicação de Wellington por cota de JP à SFA/MA ocorreu após reunião do parlamentar com o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha (PT-SP).

Aliás, vale destacar que todas as inúmeras vezes que o deputado reúne com o ministro Padilha, ele não faz publicações das fotos em suas redes sociais, fica se escondendo para não se “queimar” com o eleitorado bolsonarista, sobretudo, os evangélicos da cidade de Imperatriz – seu principal reduto eleitoral e onde é pré-candidato a prefeito.

O acordo do deputado Josilvado com o PT chega a ser surpreendente, vez que o político era considerado, até então, símbolo do bolsonarismo.

https://blogdominard.com.br/

  • Thiago Azevedo
  • 19 de julho de 2023

Prefeitura de São José de Ribamar assina Ordem de Serviço para reforma de Quadra Poliesportiva

O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, assinou nesta terça-feira (18), a Ordem de Serviço para a reforma da Quadra Poliesportiva Zé de Zanda. A quadra é o principal equipamento de esporte da região da Avenida Mascarenhas de Morais, na Estrada da Mata e atenderá a comunidade escolar.

Alunos matriculados da rede municipal, que frequentam a EMEI – Creche Matinha, serão o público-alvo da reforma da quadra e da urbanização de sua área externa, juntamente com a população que reside nas imediações, quando houver eventos abertos para a comunidade.

A reforma da quadra coberta segue o padrão do FNDE e conta com um palco. A obra está avaliada no valor de R$ 1.842.927,17 (Um milhão, oitocentos e quarenta e dois mil, novecentos e vinte e sete reais e dezessete centavos) e tem a previsão de seis meses para conclusão.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 19 de julho de 2023

Iracema Vale e presidente da Unale alinham realização do I Seminário Nacional de Legisladoras em São Luís

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), reuniu-se, nesta terça-feira (18), com o presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado Diogo Moraes (PSB-PE), para alinhar os preparativos do I Seminário Nacional de Legisladoras, que acontecerá no dia 5 de setembro, em São Luís.

Também participaram do encontro, a procuradora da Mulher do Parlamento Estadual, deputada Daniella (PSB); o deputado Roberto Costa (MDB); o deputado Antônio Pereira; a diretora de Comunicação da Assembleia, Jacqueline Heluy; a chefe do Cerimonial da Alema, Aristeia Barros; o comandante do Gabinete Militar, coronel Emerson Bezerra; a chefe da Comunicação da Unale, Camila Ferreira, além de assessores.

“Nosso objetivo é motivar as mulheres a cada vez mais assumirem postos e espaços de poder. A participação feminina é indispensável para uma gestão com paridade e que constrói políticas públicas que atendam a população como um todo. Estamos muito felizes por São Luís sediar esse primeiro encontro e vamos fazer um lindo evento”, afirmou Iracema Vale.

Organizado pela Comissão de Mulher da Unale, em parceria com a Alema, o seminário terá como tema “Mulheres no Poder” e abordará assuntos como a violência política de gênero e a necessidade de maior participação feminina na política. O evento reunirá deputadas estaduais de todo o Brasil, bem como vereadoras, prefeitas e secretárias maranhenses.

Para Diogo Moraes, o seminário marcará uma rica troca de experiências entre as parlamentares de todo o país. “Além de todos os debates, serão compartilhadas as boas práticas realizadas nas Assembleias Legislativas do Brasil para que o tema se torne pertinente. No Maranhão, temos a primeira mulher a se tornar presidente, o que certamente é algo em que se inspirar”, enfatizou.

A procuradora da Mulher da Alema, deputada Daniella, ressaltou que o evento busca garantir maior participação feminina na política. “As mulheres têm uma visão mais ampliada da sociedade e é mais afeita ao diálogo e as pautas femininas, além de já terem provado terem total capacidade e qualificação para ocupar quaisquer funções”, acrescentou.

O seminário deve, ainda, rever ações e estratégias para ampliar a presença feminina nas próximas eleições e assegurar que mais mulheres sejam eleitas. Após a reunião de alinhamento, a presidente do Parlamento Estadual e os demais presentes foram visitar as instalações do Multicenter Sebrae, espaço onde acontecerá o evento. O deputado Antonio Pereira (PSB) participou da visita.

Visita ao Complexo de Comunicação

O presidente da Unale, acompanhado da equipe de Comunicação do órgão, também visitou o Complexo de Comunicação do Legislativo Maranhense. Na ocasião, eles foram recepcionados pela diretora-adjunta, Glaucione Pedrozo, e conheceram a rotina da redação, bem como os estúdios da TV, a Rádio Assembleia, além de conversarem com a equipe de comunicação da Casa.

A coordenadora de Comunicação da Unale, Camila Ferreira, disse estar muito feliz em conhecer o funcionamento da Comunicação da Alema.

“Estou impressionada com o Complexo, entusiasmada com a realização desse evento no Maranhão e poder contar com essa equipe de comunicação do Legislativo Maranhense. Tenho certeza que entregaremos o melhor conteúdo aos nossos participantes e espectadores de todo Brasil”, concluiu.

  • Thiago Azevedo
  • 19 de julho de 2023

Investigação aponta indícios de compra de votos e pode resultar na cassação do mandato do vereador Waldiney Melo da Costa

Uma investigação conduzida pela Polícia Civil da cidade de Santa Luzia está prestes a desencadear um processo de cassação do mandato do vereador Waldiney Melo da Costa, do partido União Brasil. Os resultados da investigação revelaram indícios contundentes de compra de votos, levando a uma possível perda do mandato e inelegibilidade do político por oito anos, de acordo com a legislação eleitoral.

No período das eleições municipais de 2020, uma denúncia anônima foi feita à Polícia Civil, relatando a existência de materiais de divulgação eleitoral contendo dinheiro vivo na equipe do vereador Waldiney Melo da Costa. O material foi apreendido em flagrante à época, segundo um vídeo amplamente divulgado naquele período.


Após uma minuciosa apuração, as investigações conduzidas pela Polícia Civil concluíram que as provas encontradas estavam diretamente relacionadas ao crime de compra de votos. A equipe responsável pelo inquérito finalizou seus trabalhos e recomendou à Justiça Eleitoral que abra um processo de cassação do mandato do vereador em questão.

A legislação eleitoral brasileira estabelece que o crime de compra de votos acarreta na perda do mandato e torna o infrator inelegível pelo período de oito anos. Caso a Justiça Eleitoral acate a recomendação da Polícia Civil e inicie o processo de cassação, Waldiney Melo da Costa poderá enfrentar sérias consequências políticas e jurídicas.

A cassação de um mandato e a inelegibilidade do político são medidas drásticas que visam preservar a integridade do processo democrático e combater a corrupção eleitoral. Essas ações têm como objetivo garantir que os representantes eleitos estejam comprometidos com os interesses da sociedade e ajam dentro da legalidade.

A Câmara Municipal de Santa Luzia, órgão responsável por avaliar e deliberar sobre a cassação de mandatos, acompanhará o processo e tomará uma decisão com base nas evidências apresentadas. Caso a cassação seja confirmada, a vaga deixada pelo vereador Waldiney Melo da Costa será ocupada pelo suplente, que é o próximo nome mais votado da chapa.

O vereador Waldiney Melo da Costa terá a oportunidade de se defender durante o processo, apresentando suas alegações e provas em sua defesa. As próximas etapas serão determinantes para decidir o desfecho desse caso e a consequente manutenção ou cassação do mandato do político envolvido.

  • Thiago Azevedo
  • 19 de julho de 2023

Seletivo para professores da prefeitura de São José de Ribamar bate recorde com 11.611 inscritos

Batendo recorde com 11.611 inscritos, encerrou ontem o prazo de inscrições para o processo seletivo da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São José de Ribamar. O edital foi lançado no dia 30 de junho, com o objetivo de preencher 467 vagas, além de formar cadastro reserva, para o cargo de professor.

Segundo o secretário adjunto de Educação, Reginaldo Soares, a grande procura estava dentro do previsto, levando em consideração que o município de São José de Ribamar paga o maior salário do Brasil para professores.

“Hoje, nossos professores são valorizados, temos uma gestão comprometida que garante não só um bom salário, mas também condições dignas de trabalho. Nossas escolas estão bem estruturadas, 80% das unidades foram reformadas e vamos chegar a 100%. Acredito que todo profissional da educação gostaria de ter um espaço de trabalho do nível de São José de Ribamar”, disse o secretário.

De acordo com o edital, as oportunidades estão distribuídas da seguinte forma: Professor Pedagogo – Anos Iniciais (1º ao 5º ano) (171); Professor Pedagogo – Educação Infantil (105); Professor Especialista em Educação Especial (32); Professor Intérprete de Libras (14); Professor de Ciências (19); Professor de Educação Física (29); Professor de Geografia (15); Professor de História (15); Professor de Língua Estrangeira (Inglês) (14); Professor de Língua Portuguesa (21); Professor de Matemática (16); Professor de Filosofia (8); Professor de Arte (8).

Para estar apto a concorrer a uma das vagas é necessário que o candidato possua licenciatura plena na respectiva área em que deseja atuar. Vale ressaltar que no quantitativo de vagas acima mencionado, encontram-se as reservadas para candidatos que se enquadrem nos itens especificados no edital.

Ao serem admitidos, os profissionais deverão cumprir jornadas de 20 horas semanais e contarão com remuneração mensal de R$ 4.420,55.

A seleção dos candidatos será feita por meio de prova de títulos, prevista para o período de 4 a 6 de agosto de 2023. O prazo de validade do Processo Seletivo será de um ano, contado a partir da publicação oficial da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

  • Thiago Azevedo
  • 19 de julho de 2023

Fernando Braide faz balanço de ações no primeiro semestre de mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão

No último pleito, o deputado estadual Fernando Braide, eleito pelo Partido Social Democrático (PSD), recebeu a confiança de 42.506 maranhenses para representá-los na Assembleia Legislativa do estado. Após seis meses de trabalho intenso, Braide apresenta à sociedade um balanço de suas principais ações nesse período.

Uma das áreas prioritárias para o deputado é a saúde pública. E para fortalecer o Hospital Aldenora Bello, referência no tratamento de pacientes com câncer no Maranhão, o parlamentar iniciou os trabalhos na destinando uma emenda de R$ 100 mil à instituição. Com a contribuição, o deputado reforça o compromisso em garantir uma assistência médica de qualidade para a população, especialmente para aqueles que mais necessitam.


Outro setor estratégico para o desenvolvimento do Maranhão é a cultura. Reconhecendo a importância do fomento cultural e artístico para a identidade do estado, Fernando Braide destinou uma emenda de R$ 300 mil para o setor. Essa iniciativa tem como objetivo estimular artistas locais, apoiar projetos culturais e oferecer mais oportunidades para o crescimento dessa área, potencializando, também, a geração de emprego e renda para a população maranhense.

Preocupado em amenizar os impactos das chuvas na população, o deputado promoveu a entrega de cestas básicas e peixes para famílias em situação de vulnerabilidade social na região metropolitana de São Luís e, também, em municípios do interior do estado, com o objetivo de garantir a segurança alimentar e o bem-estar das pessoas.


Pensando no futuro dos maranhenses, Fernando Braide doou kits para cursos profissionalizantes e entregou carrinhos do Programa Mais Renda para empreendedores locais. Uma iniciativa que visa fortalecer o empreendedorismo no estado, por meio da capacitação e qualificação profissional de jovens e adultos, ampliando, também, as oportunidades de emprego e melhorar a qualidade de vida da população maranhense.

Além disso, o deputado realizou a entrega de uma ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Com essa aquisição, Fernando Braide contribui para o fortalecimento do atendimento de emergência e para o salvamento de vidas, oferecendo suporte necessário àqueles que dependem desse serviço essencial.


No âmbito legislativo, Fernando Braide apresentou projetos de leis de grande relevância para o estado. Entre eles, a Lei de Liberdade Econômica, que visa reduzir a burocracia e incentivar o empreendedorismo no Maranhão; a Política Estadual de Geração de Emprego e Renda, que busca criar oportunidades para a população e impulsionar a economia local e, também, a proposta de Regulamentação dos Esportes Eletrônicos, reconhecendo a importância do segmento que se destaca em crescimento no Brasil e no mundo, além de criar um ambiente favorável para sua prática.
“Com um primeiro semestre repleto de ações voltadas para a melhoria da saúde, cultura, assistência social, educação profissionalizante, além das iniciativas legislativas apresentadas, reafirmo meu compromisso em trabalhar para atender os anseios e necessidades do povo maranhense. Durante o mandato, seguirei dedicado a fazer valer a confiança da população que me elegeu e garantir o desenvolvimento do nosso estado”, ressaltou Fernando Braide.