
Evento foi realizado na noite desta terça-feira (13), na quadra da Faculdade IESF. Além do santo casamenteiro, a data marcou o aniversário do presidente da Casa, vereador Jorge Marú.
Paço do Lumiar realizou nesta terça-feira, 13 de junho, Dia de Santo Antônio, os tradicionais festejos em homenagem ao “Santo Casamenteiro”, com uma programação especial do projeto “São João Itinerante – o Arraial do Povo Luminense”, organizado pela Câmara Municipal, com apoio da Prefeitura luminense e do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).
O evento que foi realizado na quadra da Faculdade IESF, no Maiobão, teve início às 19h, com apresentação do Boi Brilho do Amanhecer. Em seguida, foi a vez da Quadrilha Rosas Juninas abrilhantar a festa. A celebração prosseguiu com o Boi Brilho da Juventude animando o público, seguido da Dança Portuguesa Império de Lisboa. A noite de atrações culturais foi encerrada com o Boi da Maioba.
Mistura de ritmos, cores e danças
O Arraial Itinerante da Câmara tem sido palco de encontro das maiores e melhores atrações da cultura maranhense e conhecidos do público luminense. Na noite de ontem, além das apresentações em homenagem ao santo casamenteiro, a data também marcou o aniversário do presidente da Casa, vereador Jorge Maru, que recebeu as felicitações das brincadeiras e dos amigos.
Além da prefeita Paula Azevedo e do secretário Biné Amado, a noite de celebrações contou com as presenças dos vereadores Driele da Pindoba, Fernando Feitosa, Mauro Multibancos, Orlete Mafra e Alexsandra Garcia.

Nos últimos anos, a cidade de Paço do Lumiar tem passado por uma verdadeira transformação sob a liderança determinada da prefeita Paula Azevedo. Sua visão estratégica e compromisso inabalável com o desenvolvimento do município têm sido fundamentais para impulsionar uma série de obras de infraestrutura que estão reescrevendo a história da região.
Graças ao legado da prefeita Paula Azevedo, Paço do Lumiar testemunhou uma verdadeira revolução em termos de infraestrutura. Ruas antes esburacadas foram asfaltadas e pavimentadas, criando um cenário mais seguro e confortável para os moradores.

O impacto dessas obras de infraestrutura vai além da estética e do conforto urbano. A prefeita Paula Azevedo compreendeu que a modernização da cidade é um fator chave para investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico. Assim, novos micro-empreendimentos comerciais têm surgido em Paço do Lumiar, gerando empregos e fortalecendo a economia local.
Por fim, é importante ressaltar o legado duradouro que a prefeita Paula Azevedo deixará para as futuras gerações de Paço do Lumiar. Suas obras de infraestrutura são um marco na história da cidade, um testemunho tangível do poder transformador de uma gestão comprometida com o progresso.

Em suma, a prefeita Paula Azevedo está reescrevendo a história de Paço do Lumiar por meio de suas obras de infraestrutura que impulsionam o crescimento e melhoram a qualidade de vida da população. Seu legado será lembrado por muito tempo como um exemplo de liderança e determinação para transformar uma cidade.
O deputado Yglésio Moyses (PSB) esclareceu, na sessão plenária desta terça-feira (14), sobre a instalação da CPI das Apostas na Assembleia Legislativa do Maranhão, que vai investigar supostas manipulações de resultados em jogos de futebol do Campeonato Maranhense de 2023. O parlamentar também criticou o que chamou de “plantação de notícias” falsas sobre o assunto.
“Primeiramente, agradecer à presidente da Casa que, em nenhum momento, se furtou em relação à CPI das Apostas que nós estamos conduzindo aqui na Assembleia. Lamentavelmente, ainda existe plantação de notícias, como aconteceu domingo no Jornal Pequeno, no Colunaço do Dr. Peta, que a gente consegue ver aqui as digitais da Federação Maranhense de Futebol e talvez, eventualmente, de algum dirigente de clube adversário, infelizmente tentando desqualificar”, afirmou.
Yglésio destacou que a Assembleia Legislativa tem a prerrogativa de investigar suspeitas de manipulação de jogos, uma vez que o Campeonato Maranhense recebe recursos do Governo do Estado para a sua realização.
“Direito Esportivo é uma das nossas atribuições legislativas. É possível a Casa legislar sobre Direito Administrativo e, portanto, investigar irregularidades relacionadas a Direito Esportivo. Fora isso, o Campeonato Maranhense recebe, todo ano, recurso do Governo do Estado. Como é que o Governo do Estado vai colocar dinheiro num campeonato que está aí com suspeita de manipulação e a Assembleia não vai investigar se, de fato, tem ou não, de maneira responsável”, questionou o deputado.
Crivo
O parlamentar esclareceu ainda que, quando a CPI for instalada, ele deverá se licenciar da presidência do Moto Club. Yglésio Moyses reforçou que a CPI é colegiada e qualquer requerimento passa pelo crivo dos sete deputados.
“Trazendo aí nuvem sobre a minha participação na CPI por conta de presidir o Moto. Duas coisas: primeiro, instalou os trabalhos da CPI, eu vou me licenciar do Moto, meu mandato termina em outubro. A CPI tem 120 dias, prorrogáveis por mais 60. Portanto, quando ela iniciar, eu já não volto mais para o Moto, só vou entregar prestação de conta. Então, meu vínculo vai acabar”, assinalou o parlamentar.
Na 22ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, realizada hoje (13), os parlamentares aprovaram proposições que pediam serviços como casamento comunitário, regularização fundiária e Infraestrutura para os luminenses. na pauta, também foi aprovado o Projeto de Lei n°40/2023, da vereadora Alexisandra Garcia, que dispõe sobre alterações na Lei Complementar nº 001/2013, que institui o código de posturas do município.
A vereadora Drielle da Pindoba teve duas indicações aprovadas, na qual solicita a regularização fundiária para a comunidade da Pindoba e a outra que pede a realização da 2ª Edição do Casamento Comunitário no município. “Acho de extrema importância que o povo luminense tenha esse documento que regulariza a situação do seu imóvel, até para que possa comprovar a posse. Por isso, peço novamente para o povo da Pindoba”, concluiu.
Já na área da infraestrutura, a vereadora Bianca Mendes pediu pavimentação asfáltica para a Rua Quatro, da comunidade da Vila São José II. E a vereadora Ana Lucia pediu o mesmo serviço para as ruas 21,24,30 que fazem cruzamentos com a Rua 100, no bairro Maiobão.
Em suas indicações, a vereadora Vanusa Neves também solicitou servicoes de infraestrutura atrves do Programa Rua Digna, para a rua do Campo (rua Curimatá), Travessa 31 do Loteamento Presidente Vargas e na Avenida Principal do Pau Deitado ao Timbuba. “O serviço de tapa-buraco e asfaltamento é essencial para essas localidades neste momento, pois a chuva vem bagunçando toda a infraestrutura e atrapalhando a trafegabilidade dos moradores”, frisou.

Os vereadores da Câmara Municipal de São Luís aprovaram, na manhã desta terça-feira, 13, a prestação de contas de Jackson Lago, Conceição Andrade e Tadeu Palácio, ex-prefeitos da capital. As contas foram votadas pelo plenário da Câmara em única discussão e votação.
Os vereadores acompanharam os pareceres da Comissão de Orçamento, Finanças, Planejamento e Patrimônio Municipal (COFFPP), da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e votaram, por ampla maioria, a favor da aprovação das contas relativas aos exercícios de 1990, 1991, 1992 e 1998, de Jackson Lago; 1993, 1994, 1995 e 1996, de Conceição Andrade; e 2003, 2006 e 2007, de Tadeu Palácio.
O TCE apresentou parecer desfavorável à prestação de contas relativas aos exercícios de 2005 e 2008, de Tadeu Palácio, e 2010, do ex-prefeito João Castelo. Por conta da posição do órgão fiscalizador, o Presidente da Câmara, vereador Paulo Victor (PCdoB), concedeu vista coletiva por um prazo de 72 horas e informou que posteriormente as contas serão encaminhadas para a Comissão de Finanças e Orçamento da Casa Legislativa. Após cumprido o interstício, as contas serão votadas em plenário.
“Eu acredito que estamos fazendo o nosso papel, limpando a pauta, sobretudo esta pauta específica e muito importante, que são as prestações de contas dos respectivos prefeitos”, concluiu o presidente Paulo Victor.

Nesta semana, os deputados estaduais devem votar em 2º Turno a antecipação da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão.
No início do mês, de maneira unânime, o Plenário aprovou o projeto de resolução, de autoria do deputado Antônio Pereira (PSB), que altera o artigo 7º do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, que autoriza a antecipação da eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio de cada legislatura.
A mudança permitirá que após a primeira quinzena da primeira legislatura, a eleição já poderá ser realizada.
A expetativa é que o projeto de resolução seja votado em 2º Turno nesta semana, portanto antes do recesso de meio de ano, que acontece na segunda quinzena de julho,
Depois da aprovação, a eleição deve acontecer no início de julho, confirmando a nova Mesa Diretora para o biênio 2025/2026.
A atual presidente da Casa, Iracema Vale (PSB), deve ser a candidata de consenso para seguir comandando a AL, faltando apenas os deputados definirem os nomes dos demais cargos da Mesa Diretora.

Após Ação do Ministério Público do Maranhão, a Justiça determinou, em 3 de junho, que o Município de Timon cumpra, no prazo de 180 dias, o Termo de Ajustamento de Conduta firmado com a 6ª Promotoria de Justiça Especializada de Timon, que prevê a reforma e adequação do Terminal Rodoviário Governador Nunes Freire. A Ação foi assinada pelo promotor de justiça Fábio Menezes de Miranda. Proferiu a decisão o juiz Weliton Souza Carvalho.
A reforma da rodoviária de Timon deve atender às normas e padrões de acessibilidade das pessoas com deficiência e das pessoas com mobilidade reduzida, das pessoas idosas e dos consumidores em geral, com a apresentação de laudo técnico, bem como de pareceres favoráveis da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária.
HISTÓRICO
Após a realização de vistoria no referido Terminal Rodoviário, foram identificados problemas de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e foram recomendadas a contratação de projeto adequado e a realização de reformas para tornar o terminal acessível.
Um Termo de Ajustamento de Conduta foi firmado entre o Ministério Público e a Prefeitura Municipal, estabelecendo prazos para a realização das melhorias. Um Procedimento Administrativo foi aberto para acompanhar o cumprimento do acordo.
O projeto de reforma foi apresentado pela Prefeitura e previa a conclusão das obras em 180 dias. O então prefeito apresentou um outro projeto para a construção de um novo terminal rodoviário em Timon, ressaltando a necessidade de uma estrutura maior para a cidade.
Antes da construção do novo terminal, a Prefeitura se comprometeu a realizar melhorias na rodoviária atual, conforme previa o TAC firmado com o Ministério Público.
Após mais de três anos desde a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta, as reformas necessárias para adequar o Terminal Rodoviário à acessibilidade não foram realizadas.
A Prefeitura alegou diversas dificuldades e atrasos, mas as justificativas não foram consideradas suficientes pelo Ministério Público que decidiu ingressar com a Ação de Execução de Obrigação de Fazer para exigir o cumprimento das reformas previstas no TAC.

_Em entrevista à TV Assembleia, secretário de Estado da Cultura destacou ainda algumas ações para divulgar a programação da temporada junina no país._
O secretário de Estado da Cultura (SECMA), Yuri Arruda, afirmou, na última sexta-feira (09), em entrevista à TV Assembleia (canal 9.2), que as festas juninas, em 2023, devem ter uma das maiores movimentações econômicas e de público dos últimos anos. De acordo com o secretário, os eventos devem atrair ao Maranhão mais de 350 mil turistas.
“Só nos meses de junho e julho, a gente vai receber mais de 350 mil visitantes pousando no aeroporto”, afirmou Yuri Arruda no bate-papo com o jornalista Emanuel Jesus, que apresenta o programa Cultura em Pauta. (Assista a íntegra no link abaixo).

De acordo com o secretário, todos os preparativos para recepcionar os turistas e visitantes estão sendo organizados pela SECMA em parceria com as Secretarias de Turismo (SETUR) e da Comunicação (SECOM).
“Nós estamos fazendo diversas ações para recepcionar os turistas no aeroporto, em parceria com a Secretaria de Turismo e a Secretaria de Comunicação, para que a gente possa fomentar a nossa cultura desde a chegada destes turistas”, declarou.
Durante sua participação, o titular da SECMA também destacou a iniciativa do Governo do Maranhão, para realizar a apresentação do Maior São João do Mundo, o São João do Maranhão 2023, em um evento para operadores e agentes de viagem de São Paulo (SP), no mês passado, no Hotel Pestana, bairro Jardins.
Segundo Yuri Arruda, as informações sobre as festas de São João, em São Luís e municípios do interior maranhense, abordando temas como transporte, hospedagem, alimentação e atrações musicais, serviram para estimular a venda de passeios para os destinos maranhenses.
“Esse ano vamos fazer mais de 60 dias de festas nesse São João. Recentemente, estivemos em São Paulo fazendo um grande lançamento para diversas operadoras de turismos, agências de viagens e foi um evento muito importante, com a presença do governador. Na oportunidade, apresentamos o São João não só para o Brasil, mas a gente apresentou o nosso São João para o mundo, pois sabemos que São Paulo é uma cidade do mundo”, disse.

No último domingo (11), a prefeitura de Turiaçu utilizou as redes sociais para exibir alguns momentos do Dia D, projeto realizado entre os dias 9 e 10 de junho, na rodoviária da cidade, e que foi organizado através do programa Jovem Cidadão, criado pela Secretaria Municipal de Juventude.
O objetivo da iniciativa foi facilitar o acesso e emissão de diferentes e importantes documentos, que contribuem para que os jovens turienses tenham mais facilidade para exercer cidadania e para ter acesso a benefícios públicos, seja no municipio ou em outras partes do país.
De acordo com representantes da secretaria, que contou com o apoio de diferentes órgãos, como CREAS e as secretarias de educação, cultura e assistência social, centenas de pessoas compareceram para emitir os documentos expedidos pelo projeto, que foram os seguintes:
-RG
-CPF
-Carteira de Trabalho
– Título de eleitor
-Certificado de reservista
O Dia D também forneceu atendimento aos órgãos do Procon,SUS e DETRAN.

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), realizou, na manhã desta segunda-feira (12), uma vistoria para conferir os detalhes da montagem da estrutura do Arraial da Assembleia. Com presença de diversos grupos folclóricos, a programação terá início na próxima quinta-feira (15), às 18h.
A estrutura conta com 10 barracas para comercialização de comidas típicas. “Além disso, terá um espaço especial para as crianças, arquibancada, palco para apresentações e, claro, área de acessibilidade, como exige a legislação. Está quase tudo pronto para receber as famílias maranhenses na abertura com muita comodidade e segurança”, afirmou Iracema Vale.
A chefe do Legislativo maranhense ressaltou que o Gabinete Militar do Parlamento irá garantir a segurança do público. “Nosso ambiente é familiar e estamos trabalhando para fazer o melhor São João de todos. Portanto, a segurança será uma das nossas prioridades e todos os militares da Casa estarão em serviço, para garantir que ocorra tudo com tranquilidade”.
O estacionamento do Multicenter Sebrae, ao lado da Casa Legislativa, será disponibilizado ao público. Haverá ônibus para translado do estacionamento até o espaço do arraial. Além disso, pela primeira vez, o arraial contará com um espaço reservado aos beneficiários do programa “Mais Renda”, do Governo do Estado, oriundos de famílias de baixa renda.
“Quem não puder vir, poderá acompanhar toda a programação no conforto de casa porque a nossa equipe de comunicação fará a transmissão pela TV Assembleia. Mas, convido a todos que venham nos prestigiar. Selecionamos as melhores atrações, embelezamos o espaço e vamos respirar cultura e diversidade nesses quatro dias de programação”, concluiu a presidente.
O Arraial da Assembleia acontecerá de quinta-feira (15) até o domingo (18) e as quatro noites de festa serão transmitidas ao vivo pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2, da MAXX TV, no canal 17, e pela Sky, no canal 309) e redes sociais do Parlamento (YouTube e Instagram).