• Thiago Azevedo
  • 19 de junho de 2023

MPMA vai promover seminário sobre família acolhedora como alternativa ao asilamento de pessoas idosas

O Ministério Público do Maranhão vai promover nesta terça-feira, 20, o seminário “Família Acolhedora como alternativa humanizada ao asilamento de pessoas idosas”, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, na Avenida Carlos Cunha, Calhau, das 8h às 17h. O público-alvo do evento são integrantes da rede de proteção à pessoa idosa, membros, servidores e estagiários do MPMA, além do público em geral.

Organizado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência do MPMA (CAOPIPD) e Escola Superior do Ministério Público (ESMP), o evento conta com o apoio da Rede Nacional de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa do Maranhão (Renadi-MA).

O tema do seminário será objeto de palestra proferida pela procuradora de justiça Rosana Beraldi Bevervanço, do Ministério Público do Paraná. Como mediador vai atuar o promotor de justiça Alenilton Santos da Silva Júnior, coordenador do CAOPIPD.

Serão debatedores: Glécio Sandro Silva (presidente do Conselho Estadual do Idoso do Maranhão); Déborah Lopes Jatahy (presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de São Luís), Maria do Amparo Seibel (superintendente de Proteção Social Especial da Sedes) e Eslen Sofia Pereira Lisboa (diretora do Lar Calabriano para Idosos).

As inscrições podem ser feitas gratuitamente no ambiente virtual da Escola Superior.

  • Thiago Azevedo
  • 19 de junho de 2023

Eleições 2024: Divulgado pesquisa eleitoral em São Luís

pesquisa-sao-luis-768x432.jpg

O EPO – Estratégia Pesquisas de Opinião realizou o seu primeiro levantamento para as eleições municipais de 2024 em São Luís. Nos três cenários apurados pelo instituto, o prefeito Eduardo Braide lidera a disputa pela reeleição na frente dos outros atuais postulantes ao cargo. Os números se referem à pesquisa estimulada, quando, aos entrevistados, são apresentadas as opções de escolha.

No levantamento, com uma mostra de 1.020 eleitores, Braide aparece com 29,6% de votos. Em segundo lugar, com 18,6%, está o deputado federal Duarte Júnior, seguido pelo ex-prefeito Edivaldo Júnior, em terceiro lugar, com 14,7%.

O estudo aponta ainda o deputado Neto Evangelista na quarta posição, com 8,2%. O deputado Wellington do Curso aparece em quinto lugar, com 5,3%.

Embolados na faixa de 2% estão o deputado Yglésio Moyses (2,7%), o presidente da Câmara, Paulo Victor (2,5%) e o deputado Carlos Lula (2,5%). Branco/nulo somam 7,7% e não sabem ou não responderam totalizam 24,9%.

ESPONTÂNEA – Na espontânea – quando uma pergunta é feita aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta –, Eduardo Braide lidera com 19,1%, contra 9,8% de Duarte Júnior, na segunda colocação.

Edivaldo Júnior ocupa o terceiro lugar, com 8,6%. Em quarto, aparece Neto Evangelista, com 3,9%. Ele é seguido por Wellington do Curso, com 2,1%, na quinta colocação. Na sexta posição vem Yglésio Moyses (PSB), com 1,1%.

Embolados na faixa de 0,5% estão, nesse cenário, Paulo Victor (0,9%), Carlos Lula (0,8%), Rubens Júnior (0,5%) e Lahésio Bonfim (0,4%). Branco/nulo somam 4,3% e não sabem ou não responderam totalizam 48,5%.

REJEIÇÃO – O Epo – Inteligência também perguntou aos entrevistados se a eleição para prefeito fosse hoje e os candidatos fossem estes – com base numa lista apresentada para escolha de uma das alternativas –, em qual deles não votaria de jeito nenhum. O prefeito Eduardo Braide foi o mais rejeitado entre as oito opções, com 18,4%.

O ex-prefeito Edivaldo Júnior surge na segunda posição entre os mais rejeitados, com 13,9%. Wellington do Curso aparece em terceiro com 10,0%, seguido por Neto Evangelista, na quarta posição, com 6,3%.

As menores rejeições são de Carlos Lula (5,9%), Paulo Victor (5,1%), Duarte Júnior (4,1%) e Yglésio Moyses (2,7%). Branco/nulo somou 8,6% e não sabem ou não responderam totaliza 24,9%.

METODOLOGIA – A apuração foi realizada de forma presencial nos últimos dias 15, 16 e 17 de junho de 2023, entrevistando 1 mil e 20 eleitores da capital maranhense com idade a partir de 16 anos. A pesquisa foi feita com recursos próprios para um estudo sem tendência ou interesse de quem contrata.

A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa não está registrada no TRE-MA (Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão). A legislação eleitoral exige registro apenas para pesquisas publicadas no ano da eleição.

PROPOSTA – O cientista social Zé Filho, que atuou por 15 anos na Escutec, define o EPO com três pilares: “experiência, credibilidade e confiança”, que surge com “proposta de um conceito inovador no mercado de pesquisas no Maranhão”.

O EPO – Estratégia Pesquisas de Opinião é composto por remanescentes da empresa Escutec, liderada durate muitos anos no Maranhão pelo empresário e jornalista Fernando Júnior. “O EPO surgiu com a missão de levar credibilidade e confiança nos levantamentos que têm um papel fundamental na democracia para informar aos eleitores sobre os candidatos”, afirmou Zé Filho.

“Contamos com uma filosofia de trabalho que alia tecnologia e transparência na execução da metodologia adotada nas pesquisas realizadas. Não importa o tamanho ou a exposição que o instituto de pesquisa tenha, mas, sim, os procedimentos que influenciam em seus estudos e processos”, destacou José Brito, cientista social, que atuou por 15 anos na Escutec.

Além de prometer revolucionar com o mercado de pesquisas eleitorais, fornecendo informação correta, confiável e aplicada de forma totalmente científica e segura, o mais novo instituto está atuando no ramo com pesquisa de mercado, opinião pública e política.

“Além da referência histórica, nossa empresa oferece estrutura, tecnologia de ponta, profissionais gabaritados na atuação no mercado de pesquisas. Acredito que nenhum instituto de pesquisa conseguirá ofertar algo similar”, completou Natália Carvalho, CEO do EPO.

O resultado completo da pesquisa sobre a eleição de São Luís para 2024 e a metodologia aplicada estão disponíveis no site do instituto.

  • Thiago Azevedo
  • 19 de junho de 2023

Público elogia organização e segurança do Arraial da Assembleia. Em destaque aqui na Portfólio Vip


Programação diversificada foi outro destaque apontado por quem foi conferir a festança no espaço
O público destacou o Arraial da Assembleia como o mais organizado, seguro e a melhor opção para reunir família e amigos. A programação diversificada foi outro destaque apontado por quem foi conferir a festança no espaço que, após três noites, voltou a ficar lotado na festança de encerramento, neste domingo (18), na área externa da Assembleia Legislativa do Maranhão.

A odontóloga Ana Ieda da Conceição Silva participou por duas noites e elogiou a festa realizada pela Alema:

“Viemos na quinta-feira, na abertura, e gostamos muito. É um ambiente agradável, acessível e seguro. Por isso, voltamos”, assinalou ela, ao lado do marido Lucas e dos filhos Pedro, de 7 anos, e Lorena, de 3.

A enfermeira Rosângela Vieira Santos também foi com a família e aprovou a estrutura. “Queria trazer meu pai para ver os grupos de boi e uma amiga me disse que aqui era tranquilo para ele olhar. Estou gostando bastante e aprovamos aquela ideia do transporte do estacionamento para cá”, afirmou ela, que é moradora do Vinhais, ao lado do marido e do pai.

A comerciária Maria Francisca França Ferreira aceitou o convite de uma amiga para conhecer o espaço. “Vim para me divertir. Minha amiga disse que o arraial era muito bom”, destacou ela, que mora no Cohatrac e estava acompanhada do marido, de duas filhas e de uma amiga da família.

Outro que aprovou a festança foi o cantador Alisson Ribeiro, amo e compositor do Boi da Lua, uma das atrações da noite de encerramento. “Eu vim aqui desde quinta-feira. Gostei muito. O espaço é bem organizado, com segurança e tem diferenciais como o palco e o local para idosos”, frisou.

c4e3b5d850173bfa684d2845fd9bcf5d-768x512.jpg

  • Thiago Azevedo
  • 19 de junho de 2023

Turiaçu| Gestão Edésio divulga programação do São João 2023

355387142_264540669505428_249978364188170701_n-e1687122115978.jpg

Quem curte aquele São João tradição com muito forró pé-de-serra, não vai perder um dia dos festejos juninos do município de Turiaçu. A Prefeitura divulgou a programação completa do São João do município que este ano será realizado entre os dias 24 a 29 de junho.

Nas apresentações musicais, nomes conhecidos em nosso estado se apresentam na festa: Renanzin Pressão, Romim Mata, Dodô Pressão, Bruno Shinoda, Janainna Santos, Thales Play e Rafael Beckman.

“Este ano, estamos diversificando ainda mais o nosso São João. Vamos ter uma linda festa com muita alegria para todas as famílias se encontrarem, confraternizarem e dançar muito forró. Disse Edésio Cavalcanti, Prefeito.

Para garantir a segurança e tranquilidade da festa, a Guarda Municipal estará atuando em parceria com as Polícias Civil e Militar.

  • Thiago Azevedo
  • 19 de junho de 2023

Prefeitura reúne multidão no terceiro dia do Arraial na Praça da Família, no Maiobão

 

Na noite deste sábado (17), uma grande festa marcou o terceiro dia de festejos juninos em Paço do Lumiar, no Arraial da Praça da Família, no Maiobão. As atrações reuniram milhares de pessoas, de todas as idades, que dançaram e se divertiram ao som de quadrilhas, cacuriá, tambor de crioula, dança portuguesa e bumba-meu-boi.

O evento é uma realização do Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL) e conta com a parceria do Governo do Maranhão. A prefeita Paula Azevedo(PCdoB), como sempre acontece, marcou presença ao lado do marido – Valdir Desterro, do titular da SEMCEL- Leno Gouveia, demais familiares, assessores e secretários.

“A festa está bonita e tem reunido grande público. Com certeza, nos últimos anos, esse é o maior São João já realizado na nossa cidade. Estou feliz com as parcerias e a dedicação da equipe da SEMCEL para tornar possível essa grande festa popular. Ainda temos muitos dias de festa, venha e participe”, convidou a prefeita Paula.

O Tambor de Crioula União de São Benedito foi a primeira atração da terceira noite, seguido da quadrilha Alegria Caipira. Na sequência subiram ao palco a Dança Portuguesa Juventude de Portugal e o Cacuriá de Dona Teté.

Pra fechar a noite, o Bumba-Meu-Boi de Upaon-Açu e o batalhão de Maracanã. “Temos festa garantida durante todo o mês de junho os luminenses, tanto na Sede quanto na Praça da Família. São várias atrações para todos os públicos, com diversas barracas com bebidas e comidas típicas; e com a garantia de segurança para todos”, finalizou Leno Gouveia, que ratificou o convite feito anteriormente pela prefeita.

  • Thiago Azevedo
  • 19 de junho de 2023

Polícia do Maranhão apreende carga de cigarros avaliada em R$ 5 milhões

A Polícia Civil do Estado do Maranhão desencadeou um operação no início da manhã deste sábado (17), no município de Timon (MA), que resultou na maior apreensão de cigarros contrabandeados já registrada naquela cidade. Além disso, houve também a prisão de um homem, cuja identidade não foi divulgada, bem como a apreensão de armas de fogo.

Foram apreendidas mais de 2.200 caixas de cigarros em um sítio no povoado Campo Grande. Segundo a Polícia, esta apreensão pode significar um prejuízo de aproximadamente R$ 5 milhões aos criminosos. Também foi apreendido um caminhão baú com fundo falso, onde também continha caixas de cigarros.

As equipes da 18ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Timon (DReg) vinham investigando carregamentos de cigarros contrabandeados no povoado Campo Grande, zona rural, e já possuíam o nome de um suspeito, porém, não tinham o local certo onde a mercadoria era guardada.

Na manhã de sábado (17), equipes policiais da 18ª DReg, juntamente com equipes do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), fizeram buscas no povoado Campo Grande, zona rural de Timon e localizaram o sítio onde a carga era escondida.

Em contato com a Delegacia Geral da Polícia Civil, as equipes de Timon receberam apoio da Denarc do município de Caxias (MA) e da Polícia Militar de Timon, e no momento da abordagem, apenas um homem fazia a segurança do local, sendo encontrado duas armas de fogo, cinco rádios comunicadores, uma capa de colete da Polícia Militar do Piauí (PMPI) e farta munição.

Policiais Civis de Timon-MA iniciaram os trabalhos de carregar e transportar a carga em caminhões por volta das 13h de sábado e só terminaram as 9h da manhã de hoje (domingo).

O principal suspeito de ser o proprietário da carga é conhecido das polícias e possui processos criminais por contrabando e homicídio.

  • Thiago Azevedo
  • 17 de junho de 2023

Arraial da Câmara encanta o público com grandes atrações


Apresentações culturais, música, gastronomia e muita animação preencheram o “Nosso Arraial”, festa junina do Legislativo Municipal que ocorreu nesta sexta-feira, 16, no pátio da Câmara Municipal de São Luís.

O evento contou com ornamentação temática, barracas com comidas típicas e bebidas, palco e um amplo espaço para as diversas apresentações que abrilhantaram a festividade junina. Com o slogan “A festança junina de quem faz a Câmara Municipal”, os vereadores e os servidores do legislativo de São Luís puderam festejar a cultura ludovicense.

A estrutura do arraial proporcionou um ambiente agradável para as pessoas que contribuem para o bom funcionamento da Casa do Povo. Os idosos, pessoas com pouca mobilidade e pessoas com deficiência puderam acompanhar de pertinho os espetáculos em um local apropriado, com acessibilidade e cadeiras, o que garantiu conforto e comodidade.

A quadrilha Fogueira Viva, da Vila Embratel, iniciou a festa com muita dança, cor e brilho. Um dos destaques da noite, o Boi da Maioba, um dos grupos mais tradicionais do São João de São Luís, colocou todos para vibrarem ao som das matracas e toadas. O evento contou ainda com as seguintes atrações: Boi de Axixá, Cia. Encantar, Boi de Nina Rodrigues, Boi Pirilampo e Boi Lendas e Magias.

O presidente da Câmara, Paulo Victor (PCdoB), agradeceu a presença de todos e destacou que promover o “Nosso Arraial” foi uma forma de reconhecimento pelo trabalho dos servidores da Câmara e pensando na valorização da cultura ludovicense.

“Trazer um arraial para cá é sobretudo nossa obrigação cultural. Estamos aqui no berço do Centro Histórico, berço cultural da nossa cidade. Para mim é uma felicidade poder abrir a porta da câmara para os nossos servidores, com seus familiares, e para toda a população. Hoje foi um dia marcante não só para esta Casa, mas para as vidas e para os servidores”, frisou.

A vereadora Karla Sarney (PSD) prestigiou o evento e lembrou de como a cultura é relevante para São Luís. “Nós sabemos que a cultura transforma vidas. O presidente Paulo Victor está de parabéns nesse momento, fazendo o arraial aqui na nossa Casa Legislativa”, disse.

A co-vereadora do Coletivo Nós (PT), Eunice Chê, avaliou de forma positiva a realização do evento. “O arraial da Câmara de São Luís é um momento maravilhoso de cultura popular e de prestígio do nosso São João do Maranhão. A gente entende que este momento é propício para a integração dos servidores com os vereadores. A Câmara está de parabéns, mas de parabéns também estão todos os ludovicenses”, ressaltou.

Uma das visitantes do “Nosso Arraial”, Larissa Sampaio, enalteceu a organização do evento e as atrações culturais. “O São João da Câmara está maravilhoso, tá lindo, a ornamentação está esplêndida mesmo. As atrações não poderiam ser melhores, o Boi da Maioba é um símbolo do nosso São João”, disse.

O “Nosso Arraial” também contou com transmissão simultânea pelas redes sociais oficiais da Câmara no YouTube e Instagram.

  • Thiago Azevedo
  • 17 de junho de 2023

Vereadores solicitam instalação de restaurantes populares em bairros de São Luís

Os vereadores da cidade de São Luís têm trabalhado para promover uma alimentação mais acessível e de qualidade para a população em situação de vulnerabilidade social. Por meio de indicações ao Governo do Estado do Maranhão e à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES), parlamentares propuseram a instalação de restaurantes populares em dois bairros da capital maranhense.

Anil

O vereador Marcelo Poeta (Cidadania) solicitou ao Governo do Estado, por meio da indicação nº 186/23, que seja instalado um restaurante popular no bairro do Anil. A proposta visa atender à demanda de moradores e trabalhadores que atuam na região.

Areinha

Para o bairro da Areinha, o vereador Beto Castro (PMB) solicitou ao Governo do Estado, por meio da SEDES, que sejam realizados estudos técnicos para a implementação de um restaurante popular na região. No local, concentram-se diversas empresas, cujos trabalhadores não dispõem de uma opção acessível e de qualidade para realizar as principais refeições.

Os restaurantes populares, que representam a mais significativa e importante política de segurança alimentar executada pelo Governo do Estado, contabiliza 170 equipamentos, sendo a maior no Brasil. Juntos, os restaurantes servem 168,9 mil refeições diárias, incluindo café, almoço e jantar, pelo valor simbólico de R$ 2,50.

A instalação de restaurantes populares tem se mostrado uma importante medida para garantir o acesso à alimentação adequada, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

  • Thiago Azevedo
  • 17 de junho de 2023

Acesso amplo e democrático dos novos arraias marcam segunda semana do Maior São João do Mundo

Com o início das festividades do Maior São João do Mundo, o Maranhão se enche de alegria e cores para celebrar a cultura e tradições juninas. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, os arraiais têm se revelado um importante impulsionador da economia local e incentivam a chegada de turistas interessados em vivenciar a cultura maranhense.

Os novos arraiais em São Luís têm proporcionado à população maranhense uma oportunidade única de vivenciar as festividades juninas de forma acessível e democrática. Espaços como o Ipem, Ceprama, Vila Palmeira, Cohatrac, Anjo da Guarda, Praça da Fé, Maiobão, Liberdade, Vila Embratel, Cidade Operária e Parque da Juçara são palcos de celebração abertos a todos, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a valorização das tradições culturais locais.

A facilidade de acesso aos novos arraiais em São Luís também favorece a interação entre os diferentes bairros e comunidades da cidade. Moradores de regiões distantes têm a oportunidade de conhecer e participar das festividades em áreas que podem não estar tradicionalmente associadas às suas vivências cotidianas. Isso cria uma atmosfera de união e confraternização, valorizando a diversidade e enriquecendo a experiência junina.

De acordo com o Secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, essa abertura dos arraiais para a comunidade promove a inclusão social e cultural, proporcionando oportunidades para que pessoas de diferentes classes sociais e regiões da cidade possam desfrutar e compartilhar das tradições juninas.

“A diversidade de público enriquece ainda mais o ambiente festivo, estimulando a troca de experiências e a valorização das diferentes manifestações culturais presentes na cidade. Além disso, o acesso facilitado aos arraiais promove a preservação das tradições juninas, transmitindo de geração em geração e garantindo sua continuidade”, enfatizou Yuri.

*Atração de Turistas*

Os novos arraiais do Maior São João do Mundo no Maranhão têm se tornado um atrativo para turistas de todas as partes do país. A mistura de tradições juninas com as peculiaridades da cultura maranhense tem despertado o interesse de visitantes que desejam vivenciar uma festa junina autêntica e única.

Vale destacar que, além de participarem dos arraiais, os visitantes têm a oportunidade de explorar as belezas naturais do Maranhão, como os Lençóis Maranhenses e o Delta do Parnaíba, complementando sua experiência cultural com atrativos turísticos.

  • Thiago Azevedo
  • 17 de junho de 2023

Após reeleição, Iracema Vale afirma que manterá gestão compartilhada com os demais deputados

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), que foi reconduzida ao cargo por unanimidade para o biênio 2025/2027, concedeu entrevista coletiva após a votação no Plenário, na manhã desta sexta-feira (16). Entre outras coisas, a parlamentar ressaltou a importância do diálogo e garantiu que fará uma gestão sempre compartilhada com os demais deputados.

“Não vou medir esforços para manter o ambiente de trabalho que construímos juntos até então, que é de muito diálogo, parceria e unidade. Tenho dado a merecida atenção às demandas de todos os nossos deputados e continuarei fazendo o que estiver ao meu alcance para que eles sejam ouvidos e atendidos”, afirmou a chefe do Legislativo maranhense.

Primeira mulher a presidir o Poder Legislativo do Maranhão em 188 anos, a deputada ressaltou a importância da representatividade feminina na Casa. “Não só temos uma mulher à frente do Parlamento Estadual, mas também uma bancada de 12 mulheres eleitas, fortes e decididas a fazer o melhor pelo Estado. É outra conquista histórica e fico muito feliz em participar desse momento”.

Questionada sobre a parceria com o Governo do Estado, a presidente enfatizou que os Poderes têm projetos compartilhados. “A Assembleia é uma Casa muito plural. Nossos deputados têm focos distintos, mas um ponto em comum é que todos trabalham pelo bem do Maranhão. Nosso governador tem ouvido as demandas de cada um e construído uma gestão pacificadora”.

Ela destacou, também, que o governador Carlos Brandão (PSB) possui visão municipalista. “O governador dá atenção aos problemas e cobranças que vêm do interior do Estado. Assim como ele, todos os deputados têm escutado essas demandas e estão comprometidos com o desenvolvimento de suas regiões, bem como de todo o Maranhão”, concluiu.

Os novos integrantes da Mesa Diretora para a 20ª Legislatura serão os deputados Júlio Mendonça (1º vice-presidente), Hemetério Weba (2º vice-presidente), Fabiana Vilar (3ª vice-presidente), Andreia Rezende (4ª vice-presidente), Antônio Pereira (1º secretário), Roberto Costa (2º secretário), Osmar Filho (3º secretário) e Guilherme Paz (4º secretário).