Depois da denúncia feita pelo vereador Marcial Lima (Podemos), agora foi a vez do deputado Yglésio Moysés (PSB) protocolar, junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, uma Moção de Aplausos à empresa Clasi Segurança, em especial aos vigilantes Adriano, Gilvan, Wellington e Silvan, em virtude do “inquestionável comprometimento ético e profissional exercido na madrugada do dia 28 de maio de 2023”.
Yglésio explicou que resolveu formular a Moção de Aplausos à empresa em razão da denúncia de que a Prefeitura de São Luís liberou um veículo de forma irregular – uma SW4 -, no meio da noite, do pátio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
“Primeiro, quero parabenizar a empresa Clasi pela formação que deu aos seus vigilantes e, claro, parabenizar também os quatro vigilantes, que a gente não teve o nome completo deles, mas colocamos na moção de aplausos apresentada agora a esta Casa, mostrando que a iniciativa privada pode sim, de maneira complementar, fortalecer inclusive a fiscalização do setor público”, afirmou Yglésio na tribuna.
O parlamentar assinalou que o secretário titular da SMTT muito provavelmente não tem culpa pelo fato irregular que veio a público mediante denúncia de uma empresa privada.
“Com certeza, o secretário de Trânsito e Transportes não fez isso da cabeça dele. Ele é um funcionário de quem? Do prefeito. Então, agora ele está apanhando calado porque não tem como dizer quem mandou. Não tem nada mais tradicional, aqui no Maranhão, do que essa herança patrimonialista, ou seja, um médico e uma juíza chegarem dando carteirada à noite para liberar uma SW4. O secretário só cumpre ordens, o prefeito, obviamente, deu essa ordem para ele e, agora, o secretário não pode se manifestar”, frisou o deputado.

O programa de rádio “Ponto Continuando” recebeu o vereador Jorge Marú, presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, para uma entrevista esclarecedora sobre as eleições municipais de 2024.
Durante a entrevista, Marú destacou a gestão Paula Azevedo, ressaltando suas conquistas e os desafios enfrentados ao longo de seu mandato. Ele reconheceu o trabalho incansável da prefeita, bem como o empenho em promover melhorias significativas para a população de Paço do Lumiar.
Jorge Marú reafirmou que ainda há várias etapas a percorrer no processo de sucessão da prefeita Paula Azevedo na prefeitura de Paço do Lumiar. Além disso, salientou que a prefeita ainda não anunciou um nome de pré-candidato.
“Devemos manter a união e o diálogo com todas as lideranças e partidos é fundamental nesse processo”, concluiu Marú.

Na sessão ordinária desta quarta-feira, 7, o vereador Marcial Lima (Podemos) fez uso do pequeno expediente para cobrar uma posição do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), sobre uma denúncia de liberação irregular de veículo do pátio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), ocorrido no último final de semana.
Marcial Lima informou que a denúncia da irregularidade partiu dos próprios vigilantes da secretaria que receberam ordens para liberar um veículo importado que estava detido nas dependências da SMTT.
“É preciso que o prefeito se pronuncie sobre o que aconteceu lá no pátio da SMTT. O que vem acontecendo na SMTT, com a liberação de automóveis importados, de pessoas que devem ter uma boa condição financeira, é feito de forma esquisita, estranha e incorreta. O que está acontecendo no pátio da secretaria é um absurdo. Os bacanas têm seus carros apreendidos, levados para o pátio da SMTT e na calada da noite o secretário autoriza a liberação desses veículos, sem o cumprimento do código tributário do município”, disse.
O parlamentar ressaltou que ontem, 6, mais uma denúncia de irregularidade foi apresentada. “O prefeito deveria exonerar imediatamente o secretário Diego Rodrigues. Só por esses atos ele já deveria ter sido exonerado. É terrível o que nós estamos vendo na SMTT. Se fosse uma moto de um mototaxista ou um carro que estivesse com o licenciamento atrasado, de qualquer trabalhador do transporte, este veículo seria liberado de madrugada ou esse trabalhador teria que pagar todas as taxas exigidas pelo código tributário do município?”, frisou.
Horas extras
Em seu discurso, Marcial Lima também criticou a forma como é concedido o pagamento das horas extras para os servidores da Guarda Municipal de São Luís. Ele informou que as horas extras para servidores que trabalham internamente são concedidas de forma ilimitada, já os trabalhadores que atuam na área externa e operacional não recebem o mesmo tratamento, as horas extras são limitadas.
“Que política é essa de cumprimento de horas extras? Quem trabalha na rua, na operação, no combate, nos terminais, praticamente não tem direito de hora extra. Agora quem está lá internamente, próximo da secretaria, tem mais direito do que o servidor que trabalha na rua. Isso é um absurdo. Estamos de olho nesta situação e vamos denunciar isto também”, concluiu o vereador Marcial Lima.

Em grande evento realizado em São José de Ribamar, nesta quarta-feira (07), o prefeito Dr. Julinho reuniu centenas de líderes políticos, marcando uma união histórica na cidade. Essa união política representa uma força significativa para a Cidade Balneária e sinaliza o potencial de influenciar os rumos para o futuro.
Com o apoio do maior partido do país, o PL, Dr. Julinho enfatizou a importância desse encontro, destacando-o como um dia especial para reforçar a esperança de melhorias contínuas para a cidade. O presidente estadual do Partido PL, Hélio Soares, também esteve presente no evento, fortalecendo o apoio à gestão do prefeito.
O objetivo dessa reunião é sobre o futuro da cidade. Dr. Julinho busca construir um caminho promissor para a Cidade Balneária, contando com o engajamento de líderes políticos e com o apoio da população. “Essa união política é um marco na história de São José de Ribamar, e todos estão unidos em prol de um futuro próspero e melhor para a cidade”, destacou Dr. Julinho.

O presidente da Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar e pré-candidato a prefeito da cidade, Jorge Marú, conseguiu, junto com o deputado federal Cleber Verde e a prefeita Paula Azevedo, recurso no governo federal para pavimentação asfáltica e drenagem profunda e superficial e acessibilidades e sinalização do acesso do Cajueiro.
A proposta e plano de trabalho já estão no ministério das Cidades na ordem de 10 milhões de reais.
John Cutrim

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PCdoB), informou por meio da Resolução Administrativa n.º 084/23, que fica decretado ponto facultativo na próxima quinta e sexta-feira, dias 08 e 09 de junho, respectivamente.
Nesta quarta-feira, 7, está prevista a realização da sessão ordinária no horário regimental. A partir desse dia, a Casa Legislativa retomará suas atividades somente na próxima segunda-feira, 12.
“A estação vai proporcionar importantes melhorias no sistema de esgotamento sanitário da capital, além de promover benefícios à qualidade de vida da população e à balneabilidade das nossas praias. Os governos estadual e federal estão de parabéns pela parceria na execução de ações que aprimorem a infraestrutura sanitária do Maranhão”, afirmou Iracema Vale.
Com uma estrutura moderna e alinhada com os princípios de progresso e desenvolvimento sustentável, a ETE do Anil tem capacidade para atender mais de 56 mil pessoas em 12 bairros, o que representa um marco importante no sistema de esgotamento sanitário de São Luís.
Foram implantados mais de 1.260 metros de linha de recalque e 3.317 metros de interceptores à rede existente, bem como novas estações elevatórias de esgoto. A princípio, a estação vai beneficiar os bairros da Liberdade, Camboa, Fé em Deus, Ivar Saldanha, Alemanha, Caratatiua, Monte Castelo, Jordoa, Veneza, João Paulo e Santa Júlia.
“Na ETE do Anil, 55% dos investimentos foram do Governo do Estado, por meio da Caema; e 45% do Governo Federal, demonstrando compromisso e parceria. Com a inauguração, chegamos a 47% dos resíduos de esgoto tratados em São Luís. Nosso objetivo é que todas as praias sejam saneadas e tenham a balneabilidade necessária”, ressaltou o governador Carlos Brandão.
Balneabilidade ambiental
Com capacidade para tratar 162 litros de esgoto por segundo, que corresponde a 583,2 metros cúbicos de esgoto por hora, a ETE do Anil deve impedir o despejo de efluentes nos córregos, rios e cursos d’água, contribuindo para a salubridade e balneabilidade ambiental da capital.
Segundo o ministro das Cidades, Jader Filho, a obra representa a ampliação do sistema de esgotamento sanitário de São Luís. “A concretização só foi possível graças à união de forças e recursos entre as gestões Federal e Estadual, sendo um exemplo prático do que o presidente Lula tem nos orientado a fazer, que é fortalecer o pacto federativo”, enfatizou o ministro.
No ato, também estiveram presentes os deputados estaduais Antônio Pereira (PSB), Ricardo Arruda (MDB), Zé Inácio (PT), Florêncio Neto (PSB), Fernando Braide (PSD), Carlos Lula (PSB), Edna Silva (Patriotas), Francisco Nagib (PSB), Ana do Gás (PCdoB), Rafael (PSB), Osmar Filho (PDT), Leandro Bello (Podemos), Júlio Mendonça (PCdoB), Solange Almeida (PL) e Roberto Costa (MDB); o ministro das Comunicações, Juscelino Filho; o presidente da Caema, Marcos Aurélio Freitas; e o deputado federal Cléber Verde (MDB).

Os casais foram saudados pelos desembargadores Paulo Velten, presidente do Tribunal de Justiça; Froz Sobrinho, corregedor-geral e Jorge Rachid, idealizador do projeto “Casamentos Comunitários”, realizado desde 1998 em todo o Maranhão, com saldo de milhares de casais beneficiados.
Durante a ação, o corregedor-geral da Justiça informou que além do direito ao registro civil de casamento, gratuito, os indígenas também puderam optar por colocar o sobrenome da etnia Krikati em seus documentos, valorizando e fortalecendo a sua cultura.
“Nós só teremos um país forte, capaz de entregar bons serviços, de realizar sua integração norte a sul, leste a oeste, se respeitarmos a diversidade, se criarmos a cultura da paz, da tolerância, do pluralismo e da diversidade. E tudo isso só será possível se construirmos instituições fortes. E o Poder Judiciário, nessa quadra, tem esse papel fundamental”, ressaltou o presidente do Tribunal de Justiça.

Na última semana, o vereador Nato Júnior (PDT) apresentou dois requerimentos à Câmara Municipal solicitando à Prefeitura de São Luís melhorias para a rede de ensino fundamental, no Polo Coroadinho.
O primeiro requerimento pediu a reforma da UEB Maria Amélia Profeta para que alunos e servidores tenham um ambiente escolar mais salubre, com condições adequadas de ensino e aprendizagem.
No segundo requerimento, o parlamentar solicitou a reforma da quadra da UEB João Lima Sobrinho (Parque Timbira) para que a comunidade escolar tenha acesso à prática desportiva e de lazer em espaço condizente às necessidades de alunos e professores.
Sobre os pedidos, o parlamentar frisou ser importante que as obras iniciem imediatamente, aproveitando o período de férias escolares. “São necessidades urgentes dos alunos, professores e servidores dessas unidades do Polo Coroadinho. E para que essas melhorias sejam feitas sem prejudicar o calendário escolar, é fundamental que a prefeitura inicie as obras imediatamente, aproveitando as férias deste período”, destacou.

O advogado Fred Campos, que se coloca como pré-candidato sub judice a prefeito em Paço do Lumiar, tem buscado apoio e conselhos políticos junto a figuras que não possuem vínculos diretos com o município e, portanto, não possuem voto na cidade. Entre essas figuras estão J. Pinto, conhecido como um eterno candidato em São José de Ribamar e suplente de deputado, além do ex-padre Fábio Rondo, que tem origem política em Brejo e foi reboque de vice-prefeito daquela cidade. Com rápida passagem técnica na SEMED de Paço , com as bençãos da ex-toda poderosa Nubia Dutra.
A decisão de Fred Campos de buscar apoio político fora de Paço do Lumiar tem sido alvo de críticas e questionamentos por parte de seus aliados no município. Alega-se que a busca por apoio externo mostra uma possível falta de compromisso com os interesses e necessidades locais, além de revelar uma estratégia política questionável. Além disso, a parceria com figuras que não têm vínculos diretos com o município levanta dúvidas sobre a capacidade desses aliados de compreenderem e representarem adequadamente os anseios da população de Paço do Lumiar.
Fred Campos que faz oposição no município, sofre com os impactos da boa gestão da prefeita Paula Azevedo e importante ressaltar que a busca por apoio político externo tem muito haver com os antigos aliados que perdeu por falta de atenção após as eleições, onde Fred Campos buscou focar na carreia de “construtor”.

Outro Zero voto que Fred Campos fez questão de buscar como articulador político, e apresentar nas suas redes sociais foi o senhor Marco Antônio que também passou pela SEMED de Paço sem deixar saudades e deve agora ser seu “coordenador de logística”, já que considera o ex-batina Rondo como um grande cientista político no município.