• Thiago Azevedo
  • 6 de junho de 2023

Clodomir Paz assume presidência estadual do Avante no Maranhão


Com o apoio do deputado federal Junior Lourenço, Paz que já exerceu três mandatos consecutivos de deputado estadual, foi Secretário de Minas e Energia e de Meio Ambiente do Estado e Secretário Municipal de Governo e de Articulação Política da capital, coordenador de diversas campanhas majoritárias, nos últimos anos vinha atuando como articulador nos bastidores da política, e agora, passa a comandar o Avante no estado, com foco também nas eleições municipais de 2024.

“Estamos iniciando um novo momento no partido, a diretoria já está montada e estamos articulando eventos e ações de filiações e fortalecimento do partido em todo o estado. Estou muito grato pela confiança e a honrarei com muito trabalho.”, frisou o ex-deputado.

Vale ressaltar que a família Paz sempre esteve presente no cenário político maranhense, além do ex-deputado, sua esposa, Graça Paz também foi deputada estadual por quatro mandatos e o casal é pai do atual deputado Guilherme Paz, eleito no pleito de 2022.

Atualmente, o Avante conta com 82 prefeitos, 7 deputados federais, 14 estaduais e 1.54 vereadores pelo Brasil, e tem grandes expectativas de crescimento.

  • Thiago Azevedo
  • 6 de junho de 2023

Prefeitura não apresenta estudo de impacto financeiro sobre reajuste de 8,2% no salário dos servidores

 

A Câmara Municipal de São Luís (CMSL) realizou, na tarde desta segunda-feira (05), uma reunião para tratar dos impactos financeiros envolvendo as emendas que modificaram o Projeto de Lei n.º 110/2023, que assegura reajuste da ordem de 8,2% nos vencimentos de servidores da administração pública da capital maranhense.

O debate, solicitado pelo prefeito Eduardo Braide (PSD), por meio do ofício nº 030/23, foi conduzido no primeiro momento pelo presidente da Comissão de Orçamento, Finanças, Planejamento e Patrimônio Municipal (COFPPM), vereador Raimundo Penha (PDT), e contou com a participação de parlamentares, sindicalistas e do secretário Emílio Murad, titular da Secretaria Municipal de Governo (Semgov).

O encontro contou com a participação do secretário-Adjunto de Planejamento e Orçamento, Thiago Henrique Martins Lima; e do secretário-Adjunto de Planejamento, Octávio Soares.

Ao abrir a audiência pública, Raimundo Penha explicou a importância do diálogo em busca de um consenso e frisou que a reunião tem o objetivo de buscar clarear as informações que a Casa considera não que não foram tão precisas em relação aos impactos financeiros.

“Estamos falando de 20 mil trabalhadores municipais e o que a gente precisa é buscar uma solução que atenda esses interesses. São pessoas que estão numa situação extremamente penosa. Nós estamos falando de um técnico de enfermagem ou de um enfermeiro, que estão lá na linha de frente, trabalhando no Socorrão, mas que não podem receber nenhum tipo de reajuste e fora isso eles não têm direitos básicos garantidos como é o caso do 13º salário e das férias. Então, não podemos apenas analisar aqui números frios. Nós estamos falando da vida dessas pessoas que também salvam outras vidas”, disse.

Dados sem soluções

Em seu pronunciamento, o parlamentar também considerou positiva a vinda dos representantes do Poder Executivo à Câmara, mas afirmou que a reunião encerrou sem nenhum encaminhamento prático.

“Eu considero positivo o diálogo e a vinda do Poder Executivo aqui na Câmara de Vereadores, entretanto, nós estamos saindo sem nenhum encaminhamento prático, pois os dados da prefeitura estão focados apenas em números e, para nós, acredito que mais importante, são as soluções”, completou.

Juridicamente legal

Durante sua participação, o vereador Pavão Filho (PDT), um dos autores de uma das emendas, também se manifestou e afirmou que sua proposta teve como fonte de despesa a reserva de contingência com uma previsão orçamentária de pouco mais de R$ 14 milhões. Além disso, o parlamentar destacou ainda que sua emenda é juridicamente legal.

“A minha emenda respeitou o entendimento jurídico e financeiro. A Lei de Responsabilidade Fiscal diz que não pode haver mais que 54% com gasto com pessoal, mas nossa proposta está dentro do percentual de 40%. O impacto seria de pouco mais de R$ 1 milhão que poderia sair dos R$ 14 milhões da reserva de contingência. Por isso, acredito que, em nosso entendimento, nossa emenda é juridicamente legal, economicamente viável e socialmente justa”, afirmou.

Reunião sem objetivo

Falta do estudo técnico, superávit financeiro, falta de transparência em relação aos impactos financeiros e medidas para garantir o reajuste a todas as categorias dominaram a audiência no plenário Simão Estácio da Silveira. Alguns parlamentares, entretanto, não ficaram satisfeitos com algumas respostas e apontaram que o objetivo da reunião não foi cumprido.

“No entendimento do Coletivo Nós, o objetivo da reunião não foi cumprido, uma vez que a prefeitura veio pra cá, mas não apresentou para a Câmara, aos vereadores, aos sindicalistas presentes, como é que chegou nesse número? Nesse impacto? Não é só dizer que o número é esse. Precisa justificar, precisa apresentar para Câmara como foi que chegou nesse cálculo? Qual foi o cálculo ou a metodologia utilizada? Quais foram as premissas para isso? Então, uma vez que a prefeitura não nos apresenta detalhadamente essa tabela, em nosso entendimento, o objetivo da reunião não foi atingido, por isso que estamos solicitando mais uma vez, outra reunião para que eles possam ter outra oportunidade para apresentar esses números”, informou o co-vereador Jonathan Soares.

Presença do TCE

No encontro, o vereador Álvaro Pires (PMN) afirmou que estará apresentando na sessão desta terça-feira (06), um requerimento solicitando a presença de técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para ajudar a clarear os números apresentados pela prefeitura.

“O nosso objetivo é fazer cumprir o artigo 59, da Lei de Responsabilidade Fiscal, onde destaca a atuação do Legislativo com a participação do controle externo que pode ser o TCE e o Ministério Público”, garantiu.

Falta diálogo e informação

O vice-presidente do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de São Luís (SINFUSP-SL), Denisson Sodré, também considerou que o encontro não foi satisfatório. Além disso, ele também reclamou que o prefeito enviou a proposta à Câmara sem discutir com os sindicatos que representam as diversas categorias dos servidores.

“Permanece a falta de informações e a falta de números sobre o impacto financeiro das emendas, por exemplo, continua sem aparecer. Além disso, a prefeitura apresentou um número astronômico. Esse número não nos parece e corresponder com a realidade e continuamos insatisfeitos por que diversas categorias estão excluídas do reajuste como agente de trânsito, uma parte dos guardas municipais, cuidadores escolares, monitores e agente administrativo, auxiliar de serviços gerais, condutor de ambulância, ou seja, todos estão aí praticamente fora do reajuste salarial. O prefeito não dialogou com os trabalhadores, antes de enviar o projeto ao Legislativo”, pontuou o sindicalista.

Durante sua participação, o secretário Emílio Murad (Semgov) voltou a alegar que as emendas aprovadas pelos vereadores inviabilizam o reajuste prometido, ao criar um impacto de aproximadamente acima de R$ 700 milhões nas contas municipais. Ele disse ainda que “quem não foi contemplado no reajuste de 8.2% já foi contemplado com o reajuste do salário mínimo, através da lei federal”.

Encaminhamentos

O vice-presidente da Câmara, Francisco Chaguinhas (Podemos), que encerrou a reunião, falou que um novo encontro deve ser marcado entre os técnicos da prefeitura e a Comissão de Orçamento da Casa, visando discutir o assunto em uma nova audiência que será agendada brevemente.

“No primeiro momento, eu falei que um novo encontro seria realizado nesta terça-feira, a partir das 15h, mas os técnicos da prefeitura falaram que amanhã será realizada uma reunião com a Comissão de Orçamento ou com o secretário de Planejamento. A partir desse encontro, eles vão deliberar sobre a temática para marcar uma nova data para trazer os números do estudo de impacto financeiro”, informou.

  • Thiago Azevedo
  • 6 de junho de 2023

Ao lado do governador Brandão, Marquinhos comemora aniversário com culto de gratidão a Deus

O vereador Marquinhos reuniu familiares, amigos e autoridades na comemoração, que aconteceu neste domingo no Espaço Viva Bem Mais, na Divinéia, e que foi marcada por muitas homenagens e discursos emocionados com mensagens de felicitações que anunciaram todo carinho demonstrado ao aniversariante.

Na oportunidade o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Paulo Victor, fez um emocionante discurso ressaltando sua amizade com Marquinhos. “É um grande irmão, autêntico, verdadeiro e de grande valor para mim!”, declarou.

Também presente ao avento, o deputado estadual Junior Cascaria reforçou sua admiração por Marquinhos e disse que tem o vereador como grande aliado. “Marquinhos é um político comunitário, tem cheiro de povo, sua luta é admirável, e eu não poderia deixar de vir aqui abraçá-lo neste dia especial”, disse.

Presença do governador

Vindo de Brasília, Carlos Brandão chegou no meio da tarde para almoçar com o vereador, mas antes, fez um discurso de reconhecimento à trajetória de Marquinhos, a quem chamou de prefeito de sua região. “O Marquinhos é um grande amigo e aliado, incansável em sua jornada política trabalhando pelas comunidades. Nós temos um compromisso, trabalhamos juntos e eu sou testemunha do empenho com o qual o Marquinhos busca melhorias para a o povo, inclusive temos obras importantes para inaugurar em breve. Fiz questão de vir prestigiar este grande amigo em seu aniversário, ele é um homem simples, humilde e valoroso”, finalizou Brandão.

Além da participação de diversos grupos musicais evangélicos, a exemplo da Banda Marcados, Carlos Alfredo, Josele Sodré, Naarã Aguiar e Chayane Santos, o momento também foi de agradecimento pela dedicação e trabalho do vereador em prol da comunidade, foi o que disse a liderança da área Itaqui Bacanga, Luciana Oliveira. “Marquinhos é um vereador próximo da população, sempre ouvindo suas demandas e buscando soluções para os problemas enfrentados. Sua presença constante nas comunidades reflete seu comprometimento”, frisou.

Palavra de gratidão

Por sua vez, Marquinhos expressou sua gratidão e agradeceu ao carinho de toda sua família e dos amigos presentes, e disse que, pede a Deus, que lhe conceda cada vez mais saúde para seguir sua vida com simplicidade, respeito ao próximo e muita dignidade. “Quero agradecer a todos que saíram de seus lares para vir aqui. Para mim, é uma honra. Tenho um grupo de trabalho forte, tenho amigos ao meu lado e tenho acima de tudo, Deus, que é o Senhor das nossas vidas e nosso redentor e salvador. A Ele, dedico toda honra, glória e louvor!”, disse Marquinhos, emocionado.

Entre os presentes, estiveram também os vereadores, Raimundo Penha e Álvaro Pires, além de pastores, lideranças comunitárias de várias regiões da cidade e amigos da imprensa que foram parabenizar Marquinhos, assim como o deputado federal Pedro Lucas, que só pôde chegar após a festa, mas fez questão de ir levar seu abraço e suas felicitações ao amigo aniversariante.

  • Thiago Azevedo
  • 6 de junho de 2023

CAXIAS: Prefeitura é obrigada a repassar dados sobre servidores municipais


A pedido do Ministério Público do Maranhão, o Poder Judiciário determinou, em 17 de maio, ao Município de Caxias, que disponibilize, em 15 dias, a relação de todos os aprovados no concurso público realizado em 2018. Pela decisão, o Executivo municipal é obrigado, ainda, a apresentar a lista dos servidores contratados temporariamente e o processo de seleção.

Também deve ser apresentada a relação de todos os cargos municipais, a lista dos servidores efetivos, afastamentos, contratações temporárias e dados sobre cessão de funcionários para outros órgãos. Em caso de descumprimento, foi estabelecido pagamento de multa diária de R$ 10 mil até o limite de R$ 100 mil.

A decisão judicial é resultado de Ação Civil Pública contra o Município ajuizada, em 22 de novembro do ano passado, pelo titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Caxias, Francisco de Assis da Silva Júnior, com o objetivo de regularizar a situação do funcionalismo municipal. Embora tenha realizado concurso público, em 2018, para várias áreas, a Prefeitura mantém, irregularmente, cargos ocupados por contratos temporários.

Na ACP, o Ministério Público destacou relatos de que, mesmo contratando de forma irregular, a Prefeitura de Caxias estaria cedendo os servidores a outros órgãos, o que contraria as regras para contratações temporárias, que exigem previsão em lei e a existência de necessidade temporária de excepcional interesse público.

Outro ponto levantado pelo Ministério Público do Maranhão é que as funções desempenhadas pelos contratados de forma irregular são permanentes e fundamentais, não podendo ser desenvolvidas de forma temporária.

“Se demonstrada a existência de vagas e a necessidade de serviço, não pode a administração deixar transcorrer o prazo de validade do concurso a seu bel prazer, para nomear pessoas diferentes daquelas já aprovadas e classificadas no certame”, observou, na ACP, Francisco de Assis da Silva Júnior.

A decisão é do titular da 1ª Vara Cível de Caxias, Ailton Gutemberg Carvalho Lima.

  • Thiago Azevedo
  • 6 de junho de 2023

O Reconhecido Elogio do Governador Brandão à Gestão da Prefeita Paula Azevedo em Paço do Lumiar


A parceria entre um governador e uma prefeita é essencial para o desenvolvimento de uma cidade. Quando essas duas lideranças trabalham em conjunto, é possível promover avanços significativos e proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população. Esse é o caso do Governador Carlos Brandão e da Prefeita Paula Azevedo, que têm recebido a maior aprovação da história de Paço do Lumiar.

Durante um rápido encontro no Palácio dos Leões, o advogado e jornalista Thiago Azevedo, titular do blog Tribuna98, parabenizou o Governador Carlos Brandão em uma festa surpresa de aniversário. Aproveitando o momento e sabendo que o titular desta página é morador do município de Paço do Lumiar, o governador comentou: “A Prefeita Paula é uma amiga pela qual tenho enorme carinho e admiração. Ela merece o reconhecimento do nosso governo e do povo de Paço do Lumiar. Estaremos sempre juntos melhorando a cidade”, disse Brandão.

Essa não é a primeira vez que Paula Azevedo recebe o reconhecimento de Brandão. Em maio de 2022, o governador comentou publicamente: “É uma honra estar aqui em Paço do Lumiar, uma cidade com uma população comprometida e uma líder guerreira que é do povo. Estamos aqui para ouvir as necessidades dos moradores e garantir que suas demandas sejam atendidas através de investimentos em infraestrutura e desenvolvimento.”

Em julho de 2022, Brandão afirmou: “Paço do Lumiar é um município parceiro, com uma população trabalhadora e uma grande gestora. Viemos até aqui para ouvir os moradores e conferir de perto cada obra realizada.”

Em abril de 2023, o governador declarou: “O município de Paço do Lumiar foi contemplado com 17 obras do governo do Estado, graças ao trabalho da gestão Paula Azevedo em apresentar as demandas da cidade.”

E em maio de 2023, ele anunciou: “Estou muito satisfeito em anunciar que o governo do Estado tem trabalhado em estreita colaboração com a prefeitura de Paço do Lumiar para trazer melhorias significativas para esta cidade. Com o empenho da gestão de Paula Azevedo, conseguimos viabilizar 17 importantes obras que irão impactar positivamente a vida dos moradores e impulsionar o crescimento local.”

Para aqueles que pensam que vão disputar uma eleição fácil em 2024 com o apoio total do Palácio dos Leões, lamento informar que estão muito, mais muito, mais muito mesmo enganados…

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 5 de junho de 2023

Secretário Yuri Arruda sobre governador Carlos Brandão: ‘É um grande incentivador da nossa cultura’

O secretário Yuri Arruda, titular da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), afirmou em postagem nas redes sociais, que o governador Carlos Brandão (PSB) é um grande incentivador da cultura maranhense.

A declaração ocorreu no momento em que Yuri destacava a abertura do “Maior São João do Mundo”, com o início do Arraial do Ipem que foi palco de uma grande celebração à cultura maranhense na noite deste domingo.

“O Maior São João do Mundo começou! Neste domingo, o Arraial do Ipem está sendo palco de uma grande celebração à cultura maranhense. O Governador @carlosbrandaoma é um grande incentivador da nossa cultura e fomenta, cada vez mais, o potencial de crescimento para o nosso Estado”, frisou.

Programação oficial

Ao som do vibrante tambor de crioula Catarina Mina, o Arraial do Ipem, um dos mais tradicionais do circuito junino maranhense, abriu suas portas ao público, dando início à programação oficial do São João do Maranhão 2023, o Maior São João do Mundo.

“Começamos o nosso São João com a abertura do Arraial do Ipem. Aqui tem comida típica, têm apresentações culturais, artesanato e um pouco de tudo. Eu convido você a participar da maior festa cultural do nosso estado”, disse o governador do Maranhão, Carlos Brandão, que prestigiou o primeiro dia de programação no Arraial do Ipem ao lado da esposa, a primeira-dama Larissa Brandão e do filho Gabriel.

Com o pé direito

Localizado no bairro Calhau, em São Luís, o Arraial do Ipem contará com uma gratuita e diversificada programação junina, com atrações diárias, até 9 de julho. O espaço dispõe de área exclusiva para crianças (Área Kids), dois palcos (principal GeoSpace e Alternativo), Barracão do Forró e vários espaços instagramáveis.

“Inauguramos com o pé direito o grande e tradicional Arraial do Ipem. Muita alegria, muita festa, muita cultura e muita geração de emprego e renda”, enfatizou o secretário de Estado da Cultura (Secma), Yuri Arruda.

A noite de estreia teve ainda a animação do Grupo Piaçaba, Boi Encanto da Ilha, a cantora Thaís Moreno, Boi de Morros, cantor Erick Andrade, Boi de Axixá e Boi da Maioba. No Barracão do Forró, os grupos Forró Bom Demais e Forró da Ilha levantaram poeira e não deixaram ninguém ficar parado.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 5 de junho de 2023

Edilazio Jr abandona aliança com Fred Campos e declara apoio à gestão da prefeita Paula Azevedo em Paço do Lumiar

O presidente estadual do Partido Social Democrático (PSD), Edilazio Jr, surpreendeu o cenário político local ao declarar apoio à gestão da prefeita Paula Azevedo e ao vereador Jorge Marú, que é pré-candidato a prefeito do município. Edilazio Jr., que já foi aliado do líder da oposição no município, Fred Campos, durante muitos anos, decidiu mudar de rumo e romper com a antiga aliança política.

O ex-deputado federal Edilazio Jr. conquistou expressivas votações em parceria com Fred Campos ao longo dos anos, consolidando-se como um nome influente no cenário político local. No entanto, as recentes disputas eleitorais e divergências de ideias levaram à ruptura da aliança.

Segundo fontes próximas ao presidente estadual do PSD, Edilazio Jr. decidiu apoiar a gestão da prefeita Paula Azevedo devido ao reconhecimento de seu trabalho em prol do desenvolvimento de Paço do Lumiar. A parceria entre Edilazio Jr. e a prefeita busca fortalecer ações e projetos que visem melhorar a qualidade de vida dos munícipes.

Além disso, o vereador Jorge Marú, pré-candidato a prefeito de Paço do Lumiar, também recebeu o apoio de Edilazio Jr. Acreditando em suas propostas e capacidade de liderança, o presidente estadual do PSD enxerga em Marú uma figura política capaz de dar continuidade ao progresso alcançado pelo município.

Enquanto isso, Fred Campos, líder da oposição, enfrenta desafios em relação à sua situação eleitoral. A perda do apoio de Edilazio Jr. pode impactar negativamente sua campanha para as eleições de 2024, caso não consiga resolver suas questões no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

As próximas eleições municipais prometem ser marcadas por disputas acirradas em Paço do Lumiar. Com o apoio de Edilazio Jr., a prefeita Paula Azevedo e o vereador Jorge Marú buscam consolidar suas posições e conquistar a confiança dos eleitores, enquanto Fred Campos terá que lidar com a perda de um importante aliado político.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 5 de junho de 2023

Prefeita Paula Azevedo tem aprovação de 83% em Paço do Lumiar, diz pesquisa.


Que Paço do Lumiar vive um novo tempo e uma nova história não é novidade para ninguém. Uma pesquisa aponta que 83% da população aprova a gestão da prefeita Paula Azevedo. A pesquisa só confirma o que é visível aos olhos de quem mora ou visita à cidade, que tem à frente uma gestora que está transformando o município e melhorando a qualidade de vida dos luminenses.

A pesquisa foi feita pelo Instituto Prever e foram ouvidas 500 pessoas na zona urbana e rural da cidade, na última terça-feira (30). A margem de erro é de 3,5% pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O sistema de coleta foi entrevista domiciliar.

A prefeita Paula recebe o reconhecimento do povo de Paço do Lumiar, que lhe deram a maior aprovações da história do município.

Ainda segundo a equipe do Executivo de Paço do Lumiar, “o segredo é aplicar o recurso no povo. Investir em saúde, educação, obras e demais áreas, é o caminho certo para o desenvolvimento da cidade”.

É importante destacar que Paula encontrou a Prefeitura afundada em dívidas e a cidade em situação de verdadeiro abandono.

Mesmo com tudo isso, Paço do Lumiar superou as dificuldades e hoje respira ares de desenvolvimento e retribui a prefeita Paula Azevedo com essa aprovação histórica.

  • Thiago Azevedo
  • 5 de junho de 2023

Inclusão de assédio moral e sexual é aprovado pelo Senado entre infrações do Estatuto da OAB

Senado aprovou o projeto de lei que inclui o assédio moral, o assédio sexual e a discriminação entre as infrações ético-disciplinares no âmbito da OAB. O PL 1.852/23, que altera o Estatuto da Advocacia (lei 8.906/94), será encaminhado à sanção presidencial.

Apreciado em regime de urgência, a pedido do senador Rogério Carvalho, o texto foi relatado pela senadora Augusta Brito, que rejeitou emenda do senador Carlos Viana, a qual incluía a prática do racismo entre as infrações praticadas no âmbito da OAB.

Ao ler parecer em plenário, Augusta Brito explicou que o projeto já prevê a discriminação em razão de raça ou cor, suficiente para a imposição de sanção ético-disciplinar por parte da OAB, o que dispensaria, portanto, a alteração defendida por Viana.

Após a explicação da relatora, o senador Viana anunciou a retirada da emenda, levando em conta o pedido apresentado pela própria OAB e pela autora do projeto, a deputada Federal Laura Carneiro.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, acompanhou a votação da matéria no plenário. Foi saudada pela relatora da proposição e pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que também parabenizou o presidente da OAB, Beto Simonetti, pelo aprimoramento do Estatuto da Advocacia.

Assédio e discriminação

O projeto determina que atos de assédio moral, assédio sexual ou discriminação sejam passíveis de punição perante a OAB. Nesses casos, o profissional infrator poderá ser afastado do exercício profissional pelo prazo de um mês a um ano.

De acordo com o texto, o assédio moral é tido como o comportamento capaz de ofender a personalidade, a dignidade e a integridade psíquica ou física de colegas de trabalho.

Já o assédio sexual é tipificado como a conduta de conotação sexual, praticada no exercício profissional, que causa constrangimento ou viola a liberdade sexual da vítima.

Por fim, a discriminação é caracterizada pelo tratamento constrangedor por razões de cor, deficiência, idade e origem étnica, por exemplo.

O PL 1.852/23 já havia sido aprovado na CCJ – Comissão de Constituição e Justiça em 24 de maio.

Fonte: Agência Senado.

  • Thiago Azevedo
  • 5 de junho de 2023

Felipe Camarão embarca em missão oficial do Governo do Maranhão para a Oceania

Neste sábado (3), o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, embarcou para uma missão de imersão para conhecer práticas educacionais da Nova Zelândia e Austrália, países da Oceania com excelentes índices de desenvolvimento da educação, além de estreitar laços que possam resultar em futuras relações comerciais de interesse entre os países, como operação portuária, agronegócio, turismo e hospitalidade, entre outros.

No país neozelandês, o vice-governador e secretário de Educação passará pela capital Wellington, onde será recebido pelo Embaixador do Brasil na Nova Zelândia, Sr. Marcus Arbizu, e também por Auckland, cidade mais populosa da região. No país, Felipe Camarão participará de reuniões com agências de educação do governo neozelandês e com Edtechs – empresas que desenvolvem soluções tecnológicas para a área da educação.

Já na Austrália, a agenda será cumprida em Sidney, Tasmânia, Melbourne, Gold Coast e Brisbane, e envolverá reuniões com o departamento internacional de Educação e Treinamento do Governo, visitas a diversas unidades de ensino, para conhecer de perto as práticas pedagógicas aplicadas.

“Estou indo para a Oceania “beber” diretamente da fonte desses países que possuem excelentes indicadores educacionais e que há décadas tratam a educação como uma prioridade. Por determinação do governador Carlos Brandão, minha missão é conhecer e levar para a educação maranhense as melhores práticas, que transformaram a educação na Nova Zelândia e na Austrália, e que podem nos ajudar a aprimorar nossos investimentos. Conhecerei de perto diversas ações desses sistemas educacionais, em especial, a educação vocacional focada para a empregabilidade, assim como também buscarei parcerias de intercâmbio para os estudantes maranhenses, entre outras áreas de interesse comercial em comum com estes países oceânicos e o nosso Maranhão”, declarou Felipe Camarão.