• Thiago Azevedo
  • 13 de abril de 2023

Chaguinhas diz que cadeias produtivas podem combater a fome e gerar emprego e renda

_Declaração do presidente da Câmara ocorreu durante sessão alusiva à Campanha da Fraternidade 2023, realizada na Assembleia Legislativa_

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Francisco Chaguinhas (Podemos) afirmou, na manhã desta terça-feira, dia 12, durante sessão especial alusiva à Campanha da Fraternidade 2023, realizada na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), que o estimulo as cadeias produtivas pode ser a melhor forma de combater a fome e gerar emprego e renda no estado.

Em seu discurso, o chefe do Legislativo ludovicense também elogiou o governador Carlos Brandão pelo “olhar atento” com o que classificou de “economia circular” que, segundo o parlamentar, é uma forma que o poder público que visa contribuir para que cidadão possa comprar produtos baratos e bons.

“O governador Carlos Brandão tem um olhar muito atento com as cadeias produtivas. Sei que ele é um protagonista de criar ações neste sentido, para que se possa buscar a economia circular. E qual é a economia circular? É aquela que o cidadão tem o dinheiro no bolso, mas também tem os produtos baratos e bons para ser comprado”, declarou.

Chaguinhas também destacou a importância de implantar escolas profissionalizantes no Maranhão para capacitar o cidadão que poderá atuar nas cadeias produtivas que o estado deve criar. De acordo com o vereador, investimento neste sentido também poder contribuir para combater a fome.

“Compartilho a preocupação do combate à fome. Para isso, o governo também precisa implantar as escolas profissionalizantes. É preciso profissionalizar, para que se possa buscar o emprego nas cadeias produtivas que o estado deve criar”, concluiu.

Combate à fome

A Campanha da Fraternidade é promovida há 59 anos pela CNBB durante o tempo litúrgico da Quaresma e tem se destacado pela sua originalidade e capacidade de suscitar a reflexão social em todo o Brasil. Este ano, o tema escolhido foi “Fraternidade e Fome”, que atinge cerca de 33 milhões de brasileiros, segundo dados oficiais.

Na ocasião, Iracema Vale destacou a importância da palavra solidariedade, segundo ela, muitas vezes gasta, mas ainda pouco utilizada como atitude. A parlamentar salientou a importância de se viver em comunidade, sempre buscando a igualdade e a solução de problemas históricos como a fome, que afeta cerca de 30 milhões de brasileiros. “A Assembleia Legislativa, neste momento, se propõe não só a fazer uma sessão especial e uma reflexão sobre o tema, mas a acolher a Campanha da Fraternidade como causa importante para ser solucionada no Maranhão”, assinalou.

A chefe do Legislativo maranhense afirmou, ainda, que o debate em torno da segurança alimentar e a institucionalização de políticas públicas que envolvem o tema são um grande avanço em relação às alternativas para a superação da fome, e o Maranhão dá um exemplo neste sentido.

“O Maranhão, hoje, é referência na implementação da segurança alimentar e nutricional, resultado da experiência exitosa dos restaurantes populares e outras iniciativas do Governo do Estado. Nós, da Assembleia Legislativa, também estamos comprometidos com essa causa”, assinalou Iracema Vale.

Solidariedade humana

Dom Gilberto Pastana afirmou que o principal objetivo da campanha é sensibilizar não só a Igreja, mas toda a sociedade para que, juntos, enfrentem o flagelo da fome. Ele também destacou o papel da Assembleia Legislativa na aprovação de projetos de lei e iniciativas para a diminuição da fome, sobretudo, das famílias carentes.

“A solidariedade humana é essencial. Aquilo que o Senhor pede que façamos é ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’. Então, se nós não nos sensibilizarmos e não mudarmos a nossa atitude em relação aos pobres e necessitados, nós não estaremos vivendo a vida de acordo com os planos do Senhor”, assinalou o arcebispo de São Luís.

Quem participou?

Também prestigiaram a sessão especial os deputados Ricardo Arruda (MDB), Janaína Ramos (Republicanos), Carlos Lula (PSB), Júlio Mendonça (PCdoB), Ricardo Rios (PCdoB), Francisco Nagib (PSB), Mical Damasceno (PSD), Júnior Cascaria (Podemos), Rodrigo Lago (PCdoB), Aluizio Santos (PL), Davi Brandão (PSB), Fernando Braide (PSD) e Roberto Costa (MDB), autor da proposta de solenidade. O secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, na ocasião representou o governador em exercício, Felipe Camarão (PT).

  • Thiago Azevedo
  • 13 de abril de 2023

Tribunal presta homenagem a desembargadoras e desembargadores aposentados

“Porque a vida só se dá pra quem se deu”. A citação de Vinícius de Moraes, feita pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten, permeou de sentido a solenidade especial de entrega da Medalha do Mérito Cândido Mendes para desembargadoras e desembargadores aposentados da Corte estadual maranhense, nesta quarta-feira (12/4), no Palácio Clóvis Bevilácqua, em São Luís.

A entrega da comenda máxima do Judiciário maranhense teve como propósito homenagear os desembargadores e desembargadoras de ontem, que se aposentaram até o ano de 2012, pelos relevantes serviços prestados à Justiça maranhense.

A outorga foi proposta pelo presidente do TJMA, em sessão administrativa extraordinária do Órgão Especial, no último dia 29 de março, e aprovada por unanimidade pelos desembargadores e desembargadoras do Tribunal.

A Medalha Cândido Mendes – idealizada pelo decano da Corte de Justiça Maranhense, desembargador Bayma Araújo –  é uma reverência ao jurista maranhense Cândido Mendes, que ganhou notoriedade nacional pelos estudos jurídicos e pelas ações em defesa das fronteiras do país.

Em seu discurso, o desembargador Paulo Velten ressaltou que os homenageados e homenageadas deram muito pela Justiça do Maranhão e teceu agradecimentos, em nome dos demais desembargadores e desembargadoras. “Muito obrigado pela dedicação, empenho e sobretudo pelo esforço e compromisso de vossas excelências. Nos cabe agora, como que numa corrida de revezamento, tocar esse bastão para frente e logo podermos passar para as novas gerações”, disse.

Velten destacou, também, que assegurar as conquistas civilizatórias e o permanente aprimoramento das instituições, perpassa por jogar luzes sobre o passado, reconhecer a evolução presente e projetar um futuro mais benigno e promissor, sobretudo para os jovens, para as novas gerações, aqueles que ainda virão.

“É esse, portanto, meus caríssimos desembargadores do passado, o espírito da nossa homenagem. Ao tempo em que homenageamos vossas excelências, que foram nossos antecessores, pelo seu trabalho e dedicação à causa da Justiça, também identificamos aqui a nossa evolução como instituição, fortalecendo uma vez mais a crença de que estamos no caminho certo, rumo a um futuro melhor”, reforçou Velten.

Na solenidade, receberam a Medalha Cândido Mendes, as desembargadoras Maria Dulce Soares Clementino e Josefa Ribeiro da Costa; e os desembargadores Benedito Francisco Pinheiro Tavares, Antonio Carlos Medeiros, Vicente Ferreira Lopes, Manoel Gomes Pereira, Augusto Galba Falcão Maranhão, Mário Lima Reis e José Stélio Nunes Muniz.

A Corte de Justiça entregará a comenda, em suas residências, à desembargadora Etelvina Luiza Ribeiro Gonçalves e aos desembargadores Ozias Rodrigues Mendonça, José Pires da Fonseca, João Manoel de Assunção e Silva, Militão Vasconcelos Gomes, Raimundo Freire Cutrim e Raimundo Nonato Souza, também aposentados, que não puderam comparecer ao evento.

A desembargadora aposentada Maria Dulce Clementino, recebeu a mais alta comenda do Judiciário maranhense com muita emoção. “Estou muito honrada com a homenagem que acabo de receber”, frisou a magistrada, cujo período de atividade no Tribunal se estendeu de 1997 a 2007.

Ela também relembra com carinho as amizades que fez em sua trajetória na Corte de Justiça. “No Tribunal eu fiz muitas amizades, meus pares eram verdadeiros irmãos, e os funcionários, desde o ascensorista do elevador, eram todos muito queridos”, contou.

O magistrado emérito Manoel Gomes Pereira, é pai do atual presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, e foi condecorado com a medalha Cândido Mendes. “A emoção está grande. Estou feliz porque integrei este Tribunal por determinado tempo e hoje tenho a felicidade de ter um filho que integra o Tribunal de Justiça do Maranhão, e é o atual presidente”, expressou Manoel Pereira, que ingressou na magistratura em 1975, saindo como desembargador, em 16 de fevereiro de 2007.

A Medalha Especial do Mérito Cândido Mendes foi criada pela Resolução nº 56, de 23 de outubro de 2013, e reverencia autoridades que se destacam no cenário estadual e nacional, incluindo desembargadores, conselheiros do Conselho Nacional de Justiça, governadores, ministros de tribunais superiores, ministros de Estado, senadores e presidentes da República.

 

  • Thiago Azevedo
  • 12 de abril de 2023

Instituto Guerreiros do Amor realiza eventos beneficentes para famílias de comunidades em São Luís

 

O Instituto Guerreiros do Amor, liderado por Ramires Costa, promove ações solidárias em diversas comunidades de São Luís, no Maranhão. O objetivo é ajudar as famílias mais necessitadas, proporcionando momentos de lazer e atividades que promovem a saúde e o bem-estar.

Entre as comunidades atendidas pelo Instituto estão Isabel Cafeteira, Cohab, Anil, Recanto Santos Dumont e outras. Em cada uma dessas localidades, são realizados eventos beneficentes, como aulas de zumba e outras atividades físicas, além de ações sociais que visam ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade.

O líder comunitário Ramires Costa, que também é Conselheiro Tutelar da área Cohab/Cohatrac, destaca a importância dessas ações solidárias para a comunidade. “Muitas famílias estão passando por dificuldades, especialmente em tempos de pandemia. Por isso, é fundamental que possamos nos unir para ajudá-las”, afirma.

Além de Ramires Costa, o Instituto Guerreiros do Amor conta com a participação de outras pessoas engajadas em fazer a diferença na vida das pessoas. Josiele Viera integra o conselho fiscal do instituto, enquanto Lilian Glayce é a Secretária Geral.

O trabalho do Instituto Guerreiros do Amor tem feito a diferença na vida de muitas famílias das comunidades atendidas. As atividades promovidas pelo instituto ajudam a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e, ao mesmo tempo, promovem a solidariedade e a união entre os moradores dessas localidades.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 12 de abril de 2023

Mulher que não teve resultado esperado em plástica será indenizada


A 2ª câmara Civil do TJ/SC condenou uma clínica e um médico ao pagamento de indenização em favor de paciente que realizou cirurgia plástica redutora de mamas e não obteve o resultado desejado, mesmo após submeter-se a um segundo procedimento, desta feita de caráter retificador. O valor foi fixado em R$ 59,9 mil e cobrirá danos morais, materiais e estéticos.

Segundo os autos, a mulher apresentava mamas hipertróficas e ptosadas com uma discreta assimetria entre elas, razão pela qual procurou por uma cirurgia plástica embelezadora. No entanto, o resultado do procedimento não foi satisfatório. A assimetria entre as mamas foi evidenciada e houve também disparidade de posição e volume dos mamilos. O médico negou qualquer negligência contratual.

Em 1º grau, o pedido da mulher não foi acolhido, com base no entendimento de que não houve erro médico, culpa ou omissão por parte do profissional.

Em apelação ao TJ/SC, a matéria recebeu outro entendimento. O relator considerou que o médico não cumpriu com sua obrigação contratual, visto que o resultado embelezador não foi atingido e que o profissional não informou adequadamente sobre os riscos de assimetria.

“O réu cometeu ilícito contratual (não atingiu o resultado prometido), causando danos morais, materiais e estéticos.”

A câmara, por unanimidade, lamentou ainda a falta de sensibilidade do médico ao considerar que sua cirurgia obteve “bom resultado” após fase de estabilização, já que restara tão somente “pequena assimetria” entre as mamas da paciente.

Para os integrantes do colegiado, registros fotográficos demonstram, através de comparações entre antes e depois, que o objetivo de embelezamento não foi atingido. Identificou-se, segundo o relator, grosseira e falta de cautela do médico na sua obrigação contratual. A indenização será suportada solidariamente pelo médico e pela clínica utilizada para as cirurgias.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 12 de abril de 2023

Prefeito Edésio assina termo de adesão para participação do município no JEMS-2023

Em solenidade realizada no gabinete na manhã da última terça-feira, 11, o prefeito Edésio Cavalcanti assinou o termo de adesão dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMS-2023). A iniciativa representa mais um grande incentivo ao desporto juvenil em Turiaçu.

O município participará com as seguintes modalidades:

Ciclismo, atletismo, voleibol, judô e futsal, todos com equipes femininas e masculinas, compreendendo as categorias das faixas etárias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos!

O prefeito Edésio ressaltou que gestão tem focado na valorização, incentivo e apoio as atividades esportivas à comunidade estudantil de Turiaçu. “Este ano teremos várias delegações participando dos Jogos Escolares Maranhenses – JEMS/2023. Objetivo é mostrar que essa iniciativa oportuniza a participação de todos”, concluiu.

A etapa municipal será dividida em setores: região de Porto Santo, região das matas, região de Colônia Amélia, região de Nova Caxias, região dos Campos e Sede.

  • Thiago Azevedo
  • 12 de abril de 2023

Prefeitura de Paço do Lumiar apoia equipes locais que participarão da Copa Interbairros

A prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), reuniu dirigentes dos quatro times luminenses que vão participar da Copa Interbairros 2023, para entregar material esportivo e reforçar que irá colocar ônibus à disposição para fazer o transporte dos atletas que vão jogar na região metropolitana. Será a primeira vez que os jogadores terão esse tipo de ajuda, que geralmente ficava a cargo de cada equipe.
Participam da Copa Interbairros, o Esporte do iguaíba, Dínamo, Área do Norte da pindoba e Resenha, da Vila São José. “É muito importante esta ajuda que a prefeitura e a secretaria estão nos oferecendo, porque é um incentivo ao esporte. Nós estamos todos em busca do campeonato e acredito que todos os times estão se preparando bem”, disse Ronald Jorge, diretor do Dínamo Esporte Clube, do Iguaíba.
“Quero agradecer pelo apoio. Com esta ajuda, a gente vai em busca do bicampeonato neste ano. O apoio da prefeitura ajuda muito, porque a despesa é muito alta e a competição é de alto nível. Os times gastam muito”, disse Érick Wendel, diretor do Esporte Clube do Igaíba.
Ao todo, 54 equipes dos municípios da grande ilha participam da trigésima edição da competição, que começa no próximo domingo (16). “As quatro equipes daqui, levam o nome de Paço do Lumiar e nós, quanto Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, oferecemos transporte e materiais esportivos, para facilitar no deslocamento dos atletas, principalmente em jogos realizados mais distantes de casa. A gestão Paula Azevedo é compromissada com o esporte amador. O esporte tem vez no nosso município”, declarou o secretário Leno Gouveia.

  • Thiago Azevedo
  • 12 de abril de 2023

TJMA e Prefeitura firmam parceria para incentivo à conciliação no trânsito

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), o Juizado Especial de Trânsito, a Prefeitura de São Luís e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) assinaram, nesta terça-feira (11), acordo de cooperação para incentivo à política de conciliação nos conflitos de trânsito, nas vias rurais e urbanas da cidade. A solenidade aconteceu no Gabinete da Presidência do TJMA.

Durante o evento, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, ressaltou que a iniciativa está integrada ao projeto Justiça de Proximidade, oferecendo uma justiça mais próxima da sociedade, mais efetiva, mais humana e resolutiva. “Com a cooperação do Município, iremos ampliar as ações do Juizado Especial de Trânsito. Essas conciliações, sendo realizadas no local onde acontecem os acidentes, tendem a ser mais efetivas porque estão mais próximas, existe a atualidade do momento, muitas vezes há a vontade das pessoas envolvidas no acidente em obterem rapidamente a conciliação. É sempre uma oportunidade que não podemos perder”, pontuou.

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, ressaltou a importância da parceria para a sociedade maranhense e para o incentivo à cultura de paz no trânsito. “Quem ganha é a população, que passa a ter um atendimento mais rápido e, também, a Prefeitura, que passa a ter acesso aos dados para a tomada de decisões. Esta iniciativa é importante por agir na prevenção, em campanhas educativas, naquilo que os dois órgãos poderão fazer para orientar as pessoas por uma cultura de paz no trânsito”, frisou.

O magistrado titular do Juizado Especial de Trânsito, Wilson Manoel de Freitas Filho, destacou que o TJMA poderá instruir, formar e certificar os agentes que atuam junto à SMTT, para que eles atuem como agentes conciliadores no local do acidente, fazendo a conciliação em tempo real. “Isso proporcionará um menor ajuizamento de demandas e irá contribuir para a pacificação social, na área da mobilidade urbana”, explicou.

O secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Diego Rodrigues, enfatizou a relevância do convênio para o credenciamento dos agentes de trânsito como conciliadores. “Ao agirem no local em que houve um sinistro, os agentes já poderão automaticamente fazer a conciliação, enviando para o Juizado de Trânsito, para que tudo ocorra da forma mais ágil e pacífica”, disse.

Foto horizontal colorida com uma mulher e sete homens em pé, no Gabinete da Presidência, durante assinatura de acordo de cooperação do TJMA com a Prefeitura, para incentivo à conciliação no trânsito. À esquerda, está a procuradora-geral Adjunta do Município, Valdélia Campos Araújo; ao seu lado, estão o secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Diego Rodrigues, o juiz Wilson Manoel, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, presidente do TJMA, Des. Paulo Velten, Des. Ricardo Duailibe, o procurador-geral do Município, Bruno Duailibe, e o diretor-geral do TJMA, Carlos Anderson. Atrás deles, estão uma mesa de madeira com cadeiras e o quadro com a deusa da Justiça, Themis.

Também participaram da solenidade o 1º vice-presidente do TJMA, desembargador Ricardo Duailibe; o procurador-geral do Município, Bruno Duailibe; a procuradora-geral Adjunta do Município, Valdélia Campos Araújo; e o diretor-geral do TJMA, Carlos Anderson.

ACORDO

Conforme a cláusula primeira do convênio, o acordo de cooperação visa à otimização da conciliação como instrumento de pacificação nos conflitos de trânsito, nas vias rurais e urbanas de São Luís, utilizando a estrutura já existente da SMTT, de viaturas e pessoal, inclusive permitindo que, por meio do credenciamento do órgão pelo TJMA, os acordos por eles celebrados no local do acidente possam constituir título executivo extrajudicial, sendo homologados pela autoridade judicial.

Conforme a parceria, compete ao TJMA viabilizar, junto à direção da Escola Superior da Magistratura (ESMAM), vagas em cursos de formação de conciliadores e conciliadoras, destinadas a agentes de trânsito que vierem a ser indicados pelo Secretário da SMTT.

Compete, ainda, à Justiça credenciar a SMTT como órgão conciliador; e fornecer, através do Juizado Especial de Trânsito, o apoio necessário, especialmente quanto a instruções e modelos relativos aos termos do acordo, e à divulgação dos serviços junto à população pelos canais
disponíveis.

Já à SMTT compete indicar os(as) agentes de trânsito a serem treinados(as) e credenciados(as) como conciliadores(as); promover tentativas de conciliação nas diligências realizadas pelas equipes quando solicitadas a comparecer aos locais de acidentes de trânsito; e encaminhar, por via eletrônica, ao Juizado Especial de Trânsito os termos de acordo assinados pelas partes e pelos(as) agentes de trânsito, para sua homologação.

O acordo contempla um Plano de Trabalho como parte integrante do termo, que servirá de orientação para a fiel execução da parceria. Competirá aos(as) coordenadores(as) indicados(as) no Plano de Trabalho realizar o acompanhamento do projeto, elaborar relatórios de avaliação, responder a dúvidas sobre o andamento das ações e recomendar medidas para o bom cumprimento do acordo, prestando esclarecimentos às instituições parceiras e demais autoridades.

 

  • Thiago Azevedo
  • 12 de abril de 2023

Prefeitura de Paço do Lumiar apresenta ao Governo Estadual novo sistema de drenagem profunda no residencial La Belle

A Prefeitura de Paço do Lumiar, representada pelo secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Walburg Neto, apresentou oficialmente nesta segunda-feira(11) ao governo do Estado projeto-básico para a implantação de um novo sistema de drenagem profunda de águas pluviais no Residencial La Belle, comunidade localizada às margens da MA 201(Estrada de Ribamar). O projeto, orçado em R$ 22 milhões, foi entregue ao secretário estadual de Infraestrutura, Aparício Bandeira. Representantes dos moradores do La Belle estiveram presentes à reunião.

De acordo com o secretário Walburg Neto, o projeto básico foi muito bem avaliado pelo representante do governo estadual, porém, foi sugerido à Prefeitura de Paço fazer ajustes no projeto para reduzir a previsão de custos para a execução da obra. “Vamos redimensionar o projeto apresentado, e assim que a nova versão esteja pronta, vamos marcar um novo encontro com o governo do Estado e com representantes da comunidade para apreciação do projeto, já em nível executivo“, destaca o secretário. “Temos absoluta certeza de que esse projeto irá resolver em definitivo os problemas de infraestrutura no bairro, sobretudo os de drenagem”, prevê Walburg Neto.

Segundo estudos feitos pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo(SEMIU), a rede de drenagem profunda, construída quando da aprovação do Loteamento La Belle em 2006, jamais conseguiu escoar com eficiência o grande volume de águas das chuvas, provocando alagamentos rotineiros ao longo dos anos no bairro, especialmente na Avenida 1, principal via de acesso à comunidade.

O projeto entregue nesta segunda-feira pela Prefeitura de Paço do Lumiar para a Secretaria Estadual de Infraestrutura prevê um novo sistema de drenagem profunda de águas pluviais na região do Residencial La Belle com 1.621 metros de extensão. Ao longo do sistema, o projeto estima a colocação de 80 bocas-de-lobo, aberturas intercaladas junto ao meio-fio para escoamento das águas das chuvas.

O secretário estadual de Infraestrutura, Aparício Bandeira, elogiou a proposta apresentada pela gestão do município de Paço do Lumiar, porém, em face dos custos elevados para a execução da obra, avalia que o projeto precisa passar por adequações para tornar a proposta viável de ser feita. “O projeto foi muito bem elaborado, mas, os custos ficaram muito expressivos e precisam ser melhor equacionados”, explica o titular da SINFRA. “O governo Brandão tem tendência de cooperar com a execução dessa obra, e, em parceria com a Prefeitura de Paço, vai buscar com o governo Federal recursos para a realização dessa obra necessária, e esperada há tanto tempo pelos moradores do Residencial La Belle”, concluiu Aparício Bandeira.

  • Thiago Azevedo
  • 11 de abril de 2023

Candidata autista excluída da cota de deficientes voltará a concurso


A banca examinadora havia excluído a candidata da condição de PcD por entender que ela não apresentava limitações funcionais.

A juíza Federal Adverci Rates Mendes de Abreu, da 20ª vara Federal Cível da SJ/DF, determinou, em caráter liminar, a reserva de vaga na condição de PcD a candidata autista aprovada em concurso para analista legislativo. Na decisão, a magistrada considerou ser incontroversa a limitação da mulher.

Na Justiça, uma candidata alega que, por ter autismo leve, se inscreveu na condição de deficiente físico para o concurso público do Senado Federal para cargo de analista legislativo. Ocorre que, apesar de ter seu diagnóstico devidamente comprovado por documentação médica, a banca não a considerou como candidata PcD, “sob justificativa de que não foi identificada a compatibilidade entre o diagnóstico apresentado por laudos com a avaliação na entrevista”.

Ao analisar o caso, a magistrada verificou ser incontroversa a limitação da candidata, “entendo que, por ora, a parte autora tem direito a reserva de vaga destinada aos portadores de deficiência”.

“Efetivamente, a moléstia de que sofre a parte autora não está incluída no inciso I do art. 4º do decreto 3.298/99, contudo, a respeito do tema, sendo incontroversa sua limitação, entendo que, por ora, a parte autora tem direito a reserva de vaga destinada aos portadores de deficiência, na medida em que o inciso II do artigo 4º do Decreto 3.298/99 deve ser interpretado em consonância com os termos do artigo 3º, I, do mesmo Decreto, que define deficiência como ‘toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano’.”

Nesse sentido, a juíza, em caráter liminar, determinou a reserva de vaga a candidata na lista de aprovados na condição de PcD.

Fonte: Migalhas

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 11 de abril de 2023

Paço do Lumiar adota medidas de precaução para garantir mais segurança nas escolas

Um amplo espaço de diálogo foi proporcionado pela Prefeita Paula Azevedo para adotar estratégias de combate às notícias que circularam nesta segunda dando conta de possíveis ataques às escolas do município. “Vamos adotar todos os esforços para garantir a tranquilidade, para que as escolas continuem funcionando dentro da normalidade, prezando pela qualidade do ensino e o cumprimento do calendário escolar do município”, afirmou. “De nossa parte, a população pode confiar que sempre adotaremos as melhores soluções que protejam a vida e o respeito à comunidade escolar”.

A secretária de Educação de Paço do Lumiar, Monique Carmona, também esclareceu acerca das notícias sobre ameaças contra a UEB Bandeira Tribuzzi, localizada no bairro Maiobão. Durante a manhã, alguns boatos circularam principalmente nas redes sociais surgiram com a finalidade de causar pânico entre os pais dos alunos.

A informação foi confirmada ontem, segunda-feira (10), durante reunião na Secretaria Municipal de Educação (SEMED), para alinhar as ações com representantes do setor de transporte escolar, da coordenação de gestão, administrativa e pedagógica, além da equipe de atendimento multiprofissional e a Polícia Militar. “Não há motivo para pânico e as escolas vão funcionar normalmente. Iremos encaminhar medidas para orientação nas escolas”, disse a secretária de Educação, Monique Carmona.

O tenente André, responsável pela Ronda Escolar de Paço do Lumiar, informou que a Polícia Militar esteve na UEB Bandeira Tribuzzi, em que foi constatada a improcedência da denúncia; o tenente também afirma que as postagens estão sendo devidamente investigadas. “Estamos passando nas escolas, conversando com os professores, alunos, diretores para tranquilizar”, disse.

Entre as medidas que serão adotadas em relação a esse cenário, está a ampliação da Ronda Escolar em parceria com a Guarda Municipal, a proibição de atendimentos externos, bem como a entrada de outras pessoas que não sejam alunos e funcionários das escolas. Os professores serão orientados, assim como os gestores, alunos e motoristas do transporte público. “Qualquer necessidade eventual, a polícia militar e a guarda municipal estão de prontidão para atender as escolas”, finalizou a secretária.