• Thiago Azevedo
  • 23 de fevereiro de 2023

Governo paga R$ 430,5 mil a equipe de Bolsonaro nos EUA em menos de 2 meses


O governo federal já gastou mais de R$ 430,5 mil com assessores que acompanham o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nos Estados Unidos. Os valores são parciais porque ainda não há uma previsão de retorno do ex-presidente ao Brasil. Os dados foram levantados por meio do Portal da Transparência.

Sérgio Cordeiro: R$ 102.598,07 Max Guilherme de Moura: R$ 97.753,97 Marcelo Costa Câmara: R$ 95.173,08 Ricardo Dias dos Santos: R$ 67.411,26 Osmar Crivelatti: R$ 67.660,92.

Os recursos são destinados para pagar hospedagem e alimentação de funcionários do ex-mandatário. Por lei, ex-presidentes têm direito vitalício a quatro servidores para segurança e apoio pessoal; dois veículos oficiais, com motoristas; e assessoramento de dois servidores ocupantes de cargos em comissão.

Bolsonaro está nos Estados Unidos desde 30 de dezembro de 2022. A jornalistas norte-americanos, ele afirmou que voltará ao Brasil em março para liderar a oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele viajou para a Flórida antes de terminar o mandato e rompeu a tradição de passar a faixa para o sucessor.

Desde meados de janeiro, o ex-presidente tem afirmado retornará ao Brasil, sem especificar quando. Interlocutores do PL consultados dizem que a medida é uma orientação da própria defesa de Bolsonaro.

Uol

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 22 de fevereiro de 2023

Carnaval de Turiaçu termina com grande sucesso


A retomada do Carnaval de Turiaçu, foi um grande sucesso. Após vários anos sem a realização da festividade, por conta do atraso de outras gestões e da pandemia de Covid-19, a festa foi celebrada com muita alegria e emoção, contando com grande adesão de foliões. A estimativa da Prefeitura de Turiaçu é que milhares de pessoas estiveram presentes, de todos os cantos da cidade, superando a expectativa de foliões.

O prefeito Édesio Cavalcanti determinou que o carnaval fosse um sucesso, montada a estrutura para receber as pessoas, com palco para a realização dos shows. Com blocos participando das atividades, que seguiram todas as noite.

Édesio avalia que o Carnaval de Turiaçu de 2023 foi o Carnaval da retomada e se configurou como um sucesso estrondoso. “O conteúdo do Carnaval foi muito rico, extrapolando o evento, que foi magnífico”.

Ainda segundo o prefeito Édesio Cavalcanti, o carnaval também demonstra ser um campo de geração de trabalho e renda, não somente para o comércio e o turismo, como para toda a cadeia produtiva da Cultura. “ O Carnaval se apresenta como um fator de geração de renda para os artistas, produtores, para a cadeia de áudio, som, palco, banheiros, que movimenta, com intensidade, a economia de Turiaçu”, finalizou.

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 22 de fevereiro de 2023

BRANDÃO E O SUCESSO DO CARNAVAL

Foi surpreendente a organização dos circuitos carnavalescos deste ano estruturada pelo Governo do Maranhão na Grande Ilha e em todo o Estado.

A Beira Mar e Avenida Litorânea, em São Luís, foram destaque e palco para diversas atrações nacionais como Eric Land, Maiara e Maraísa, Zé Vaqueiro, Vanessa da Mata, e grupos, bandas e artistas locais que fizeram uma belíssima festa momesca definindo o Carnaval 2023 como o maior da história do Maranhão.

A gestão do governador Carlos Brandão, através da Secretaria estadual da Cultura, comandada por Yuri Arruda, construiu uma identidade plural, com diferentes ritmos colocando o Maranhão entre nos circuitos nacionais de Carnaval.

Além de uma mega programação diversificada e estrutura impecável, o governo preparou também um plano estratégico para garantir uma festa inclusiva e acessível para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Tanto o Circuito Beira-Mar como o Circuito Litorânea contaram com áreas reservadas, banheiros adaptados, vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e intérprete de libras durante as apresentações.

Outro destaque foi a potencialização do cenário econômico e turístico do Estado. De acordo com o Observatório de Turismo do Maranhão, a ocupação hoteleira ultrapassou os 80% e a expectativa foi de que 900 mil foliões compareceram nos circuitos somente em São Luís.

O programa Mais Renda também ganhou evidência e centenas de trabalhadores informais foram beneficiados com a entrega de equipamentos, no ramo da alimentação além de receberem um auxílio no valor de R$ 500,00 com gastos iniciais.

O esquema de segurança também não deixou a desejar. Um efetivo de aproximadamente 4 mil policiais militares, com patrulhas distribuídas com viaturas e motocicletas, fizeram com que os foliões tivessem um Carnaval tranquilo e seguro.

Somente uma palavra define o Carnaval do Maranhão 2023: SUCESSO.

Parabéns ao Governo do Estado e a todos os envolvidos!

  • Thiago Azevedo
  • 22 de fevereiro de 2023

Flávio Dino determina abertura de inquérito no caso Marielle pela PF

O ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou a abertura de um inquérito na Polícia Federal para investigar o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco e do motorista dela, Anderson Gomes, em 2018. A ideia, segundo ele, é ampliar a colaboração federal na apuração do caso. Nesta quarta-feira (22/2), Dino postou nas redes sociais sobre a abertura do inquérito.

 

“A fim de ampliar a colaboração federal com as investigações sobre a organização criminosa que perpetrou os homicídios de MARIELLE e ANDERSON, determinei a instauração de Inquérito na Polícia Federal. Estamos fazendo o máximo para ajudar a esclarecer tais crimes.”

Os assassinatos completam cinco anos no dia 14 de março. A polícia chegou aos supostos executores do crime, os ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, que já são réus e aguardam julgamento por júri popular, mas os mandantes dos assassinatos e as motivações ainda não foram descobertos.

Na semana passada, Dino já havia anunciado uma força-tarefa com a PF e o Ministério Público do Rio no caso, descartando, por enquanto, a federalização do caso. Neste grupo estão incluídos investigadores da Polícia Civil do Rio, promotores do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e integrantes da Polícia Federal (PF).

A movimentação para, quase cinco anos depois, solucionar o caso foi uma promessa de Dino quando assumiu o ministério. No discurso de posse, ele disse ser “questão de honra do Estado brasileiro empreender todos os esforços possíveis e cabíveis para que esse crime seja desvendado definitivamente, e nós saibamos quem matou Marielle Franco e quem mandou matar Marielle Franco naquele dia no Rio de Janeiro”. As informações são do Correio Braziliense.

  • Thiago Azevedo
  • 21 de fevereiro de 2023

Guarda Municipal apreende menor de idade com similacro durante Carnaval

Na segunda-feira (20), a Guarda Municipal de Turiaçu identificou um adolescente de 14 anos armado, no meio do cais da cidade, que faz parte de um dos percursos carnavalescos da terra do abacaxi.

De acordo com fontes locais, membros da Guarda Municipal faziam rondas ostensivas, quando perceberam o menor de idade em atitude considerada suspeita, motivo pelo qual o abordaram e o revistaram.

Durante o revisto, os guardas encontraram uma arma de fogo, tipo pistola, chamada simulacro (arma muito utilizada para práticas de assaltos e roubos). Após a abordagem, o adolescente foi encaminhado para a delegacia da cidade.

  • Thiago Azevedo
  • 21 de fevereiro de 2023

Governador Carlos Brandão participa do carnaval na Beira-Mar


O governador Carlos Brandão, ao lado da esposa Larissa Brandão, do vice-governador Felipe Camarão, secretários de Estado e do presidente da Câmara Paulo Victor, aproveitou o domingo de Carnaval acompanhando as atrações do circuito Beira-Mar, Passarela do Samba, e ainda, encerrou a noite de folia prestigiando o trio elétrico da cantora de seresta Klessinha.

Na Beira-Mar, ele curtiu as atrações de Jacaré, Raiz Tribal, Bom Gosto e Bicho-Terra. Na Passarela do Samba, o governador assistiu ao desfile das escolas. E para fechar a noite, um gênero musical que foi novidade no Carnaval deste ano: seresta. O governador acompanhou dos jardins do palácio a passagem do trio elétrico da cantora Klessinha.

“É o maior Carnaval de todos os tempos com valorização da nossa classe artística local, dos trabalhadores informais com a presença do Programa Mais Renda, atrações nacionais, segurança nos circuitos e com muita alegria, um sentimento próprio do povo maranhense. Estou muito feliz de poder percorrer a Beira-Mar e a Passarela do Samba para ver de perto o nosso trabalho sendo executado e curtido por todos”, afirmou o governador Brandão.


O secretário de Estado da Cultura (Secma), Yuri Arruda, afirmou que a folia momesca, além de ser uma grande festa para os foliões maranhenses e turistas, gera emprego e renda para muitas famílias e profissionais.

“O circuito Beira-Mar já virou tradição em São Luís. Os maranhenses aprovaram as atrações e vão curtir cada noite. A nossa festa é um grande vetor de desenvolvimento econômico e social e o governador Carlos Brandão investe no turismo e cultura. O nosso Maranhão já está no calendário dos circuitos nacionais de Carnaval”, pontuou.

A cantora Klessinha agradeceu pelo convite para se apresentar de forma inédita em um trio elétrico no Carnaval. “O gênero musical da seresta foi lembrado pelo governador e me sinto muito representada. Só gratidão pela oportunidade de mostrar minha música para tantas pessoas que saíram de casa para curtir o Carnaval”.

A técnica em Radiologia, Talita Soares, aprovou o trio elétrico com seresta. “Eu fiquei surpresa quando ouvi a Klessinha, sou muito fã do trabalho dela. Curti bastante, achei bacana trazerem o ritmo pro Carnaval”.

Acompanhada da família, a copeira Marília Mendes caiu na folia atrás do trio do Bicho-Terra. “São Luís não perde em nada para o interior, ainda mais com a presença do Blocão do Bicho, que sou apaixonada. O governo caprichou demais. Vou vir todos os dias para Beira-Mar aproveitar cada minuto de folia”.

Acessibilidade
O Governo do Maranhão estruturou um plano estratégico para garantir que a festa deste ano seja ainda mais inclusiva e acessível para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Tanto no Circuito Beira-Mar quanto no Circuito Litorânea serão disponibilizadas áreas reservadas, banheiros adaptados, vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e intérprete de libras durante as apresentações.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 21 de fevereiro de 2023

Flávio Dino participa do bloco ‘Os Comunas’


O ministro da Justiça e da Segurança Pública,
Flávio Dino, compareceu na noite de sábado (18) ao bloco de Carnaval “os Comunas”, em São Luís (MA).

Feliz em participar hoje do Carnaval na Praia Grande, no bloco Os Comunas. Homenageio mais uma vez, e sempre, os artistas do Maranhão”, escreveu Dino no Twitter.

Não é a primeira vez que Flávio Dino participa do tradicional bloquinho organizado por integrantes do PCdoB, seu antigo partido. Até 2020, o então governador era figurinha carimbada do grupo.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 21 de fevereiro de 2023

Moto Club tem jogo decisivo pelo Campeonato Maranhense

A programação do Moto Club nesta semana decisiva se concentra à tarde, no CT Pereira dos Santos, com apenas um treino físico pela manhã nesta Terça-Feira de Carnaval (21). Na última rodada do segundo turno do Campeonato Maranhense, o Moto precisa vencer o Iape, as 17h de sábado (25), no Nhozinho Santos, para ter chances de classificação para a semifinal e evitar de vez o risco de rebaixamento.

O lateral-direito Arlen comemora ainda o empate na rodada anterior entre Iape e Cordino, em São Luís, que evitou que o Cordino disparasse em pontos.

– Estamos nos esforçando bastante. Sabíamos que o resultado de Iape e Cordino (1 a 1) era muito importante pra gente e nos ajudou. Agora vamos fazer a nossa parte pra, se Deus quiser, buscar a classificação – disse Arlen.

O atacante Waldir espera que o time tenha uma boa performance no sábado para sair vitorioso e com um tropeço do Cordino contra o Chapadinha, fechar a fase classificatória com sua vaga pra semifinal.

– Tiramos esses dias de preparação para ajustar melhor a equipe. A última rodada não foi boa, pois não vencemos, mas ainda temos chances de classificação. Vamos enfrentar a equipe do Iape, fazer um bom jogo e sair com os três pontos – disse Waldir.

Neste segundo turno, no Grupo B, o Moto tem três pontos, o Cordino tem quatro, o Maranhão já está classificado com sete pontos e o São José, que não pontuou durante o Estadual, já está rebaixado.

Ge.Globo

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 18 de fevereiro de 2023

Obras do Fórum de Imperatriz serão retomadas, 75 milhões já foram gastos


O Tribunal de Justiça do Maranhão lançou o Edital e publicou o Aviso de Licitação de Concorrência Eletrônica nº 01/2023 – UASG 925125, Processo nº 57.411/2022, para contratação de empresa de engenharia e/ou arquitetura para a retomada da obra da nova sede do Fórum da Comarca de Imperatriz.

Setenta e cinco milhões de reais gastos já foram gastos na obra de construção do Fórum da cidade e estava parada desde 2016. O impedimento para a retomada da obra – que passou muito tempo embargada, por decisão do Tribunal de Contas do Estado – começou a ser desfeito com o acordo feito pelo CNJ, com a participação do TCE, para a retomada da construção.

“Com a remessa do edital desta licitação para o Diário Oficial, damos um pontapé importantíssimo para resgatar a honorabilidade e a dignidade da Justiça na Comarca de Imperatriz”, disse o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten.

HISTÓRICO DA OBRA

O Tribunal de Justiça decidiu abrir concorrência para fazer um novo prédio do fórum em Imperatriz. O terreno foi doação de um empresário. O novo prédio estava orçado em R$ 147 milhões. Cinco blocos, a serem erguidos em dois anos.

Uma construtora venceu a licitação, e a obra começou em junho de 2013. Aí foram aparecendo problemas, que o próprio Tribunal de Justiça, o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado viriam a detectar e relatar mais para frente.

O Tribunal de Justiça chegou a interromper o contrato da obra mais de uma vez. Até que em 2016 parou tudo, por falta de recursos.

Em 2018, o Tribunal de Contas do Maranhão fez uma auditoria, na qual foram evidenciados mais fatos graves.

Entre os indícios de irregularidades, o TCE achou: “sobrepreço na ordem de 59,586 milhões”. Sobrepreço é uma diferença para mais entre o orçamento contratado e um orçamento tido como padrão em um caso como esse.

RETOMADA

Em setembro de 2022, o TJMA aprovou, por unanimidade, a proposta apresentada pelo presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, para a retomada parcial das obras do Fórum de Imperatriz, dois dias depois de uma visita do presidente do Tribunal e do ministro Vieira de Mello Filho, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao local da obra e de intensas reuniões de ambos com representantes do Governo do Estado, Tribunal de Contas do Maranhão e Procuradoria-Geral de Justiça, nas quais houve acordo em relação ao novo projeto, desenvolvido para finalizar duas das cinco torres inacabadas, se possível, ainda na atual gestão.

“Essa obra estava paralisada por tanto tempo e, ao mesmo tempo, era aguardada por toda a comunidade jurídica, por nossos juízes, juízas, nossos servidores e servidoras, o jurisdicionado. Portanto, o Tribunal revela que está comprometido com a retomada dessas obras, para que, dentro de muito pouco tempo, tenhamos, com o acompanhamento do Tribunal de Contas, do próprio Conselho Nacional de Justiça, a oportunidade de inaugurar uma unidade nova, um Fórum novo, à altura da dignidade dos nossos colegas e da Justiça imperatrizense”, frisou o presidente do Tribunal de Justiça.

Paulo Velten destacou que essa é uma determinação da Administração do Tribunal e disse ter certeza de que o Judiciário contará com o apoio, a fiscalização e o acompanhamento de todas e de todos: advogados(as), membros do Ministério Público e do(a) jurisdicionado(a), de um modo geral.

A despesa para execução do objeto da licitação encontra respaldo financeiro em recursos já arrecadados pelo Fundo Especial de Reaparelhamento do Judiciário (FERJ) e apurados no Balanço Patrimonial de 2022 e será custeada com recursos orçamentários provenientes da abertura de crédito suplementar, nos termos do art. 43 da Lei nº4.320/64.

PROPOSTA

A apresentação da proposta de retomada parcial ocorreu em sessão administrativa extraordinária do Órgão Especial do Tribunal, no dia 28 de setembro de 2022. Na ocasião, o diretor de Engenharia do TJMA, Luiz Cláudio Patrício de Lima, contextualizou a situação do projeto original, desde a contratação da empresa vencedora da concorrência, em junho de 2013, passando pela paralisação, em março de 2016, em razão da ausência de recursos financeiros e severa restrição orçamentária que afetava o TJMA.

Informou que, no dia 7 de abril de 2022, o CNJ homologou o recebimento e a retomada da obra, que, no dia 31 de maio de 2022, foi entregue pela construtora, por meio do termo de recebimento da obra parcialmente concluída.

O diretor de Engenharia apresentou um vídeo sobre o reaproveitamento do projeto, com retomada das obras de duas torres, que deverão receber cinco varas cíveis, três varas criminais, duas varas da Fazenda, três juizados especiais, dependência para o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), direção do Fórum e outras unidades, além de dois salões do Júri, num espaço entre os módulos. Serão 20 unidades judiciais instaladas no novo Fórum.

De acordo com a iniciativa, a proposta vai desonerar o Tribunal de aluguel, representando uma economia de R$ 829.992,00 por ano.

A proposta prevê um reaproveitamento do projeto original, com acentuada redução de custos e uma licitação de reconfiguração.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 18 de fevereiro de 2023

Em Cabo Verde, vice-governador Felipe Camarão fecha parceria com Governo cabo-verdense para novos negócios e para intercâmbio de professores


Após viagem às Ilhas de Açores, em Portugal, na quinta-feira (16), o vice-governador Felipe Camarão esteve em Cabo Verde, na África, para encontro na Universidade de Cabo Verde e também no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Na ocasião, concretizou parceria para intercâmbio educacional e cultural entre professores e tratou das novas relações comerciais entre o Maranhão e Cabo Verde.

Na Universidade, localizada na cidade de Praia, em reunião com o reitor Arlindo Barreto e com a vice-reitora Sandra Freire, Felipe Camarão falou sobre a parceria realizada pela UFMA e Governo do Maranhão que possibilitou, em 2018, que 61 integrantes, entre docentes, discentes e técnicos-administrativos da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros e membros da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA) e da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular do Maranhão (SEDIPOP-MA) irem em intercâmbio a Cabo Verde. Na ocasião, o vice-governador requisitou nova parceria, que foi prontamente atendida, e em breve, novos professores poderão ir a Cabo Verde fazer intercâmbio cultural.

“Estou muito honrado, em Cabo Verde, na cidade de Praia, em visitar a Universidade de Cabo Verde e ser atendido pelo reitor Arlindo Barreto para que a gente possa tratar sobre os protocolos de cooperação entre o governo do Estado do Maranhão e a Universidade. Fomos muito bem recebidos, já encaminhamos os nossos próximos passos e, em breve, professores da Rede Estadual do Maranhão, estudarão aqui na Universidade, farão a sua formação sobre os estudos afro-brasileiros”, ressaltou o vice-governador Felipe Camarão.

Já o reitor Arlindo Barreto agradeceu a visita na esperança de que haja essa importante parceria educacional entre o Maranhão e a Universidade de Cabo Verde.

“Foi um enorme prazer recebermos aqui essa visita. Cabo Verde e o Brasil são países irmãos, que têm o mesmo substrato cultural e já tivemos uma ligação muito forte no passado e agora poder ter a oportunidade de restabelecer essa ligação caiu no momento exato. Portanto, estamos muito contentes com essa visita, esperançosos e certos de que arrancaremos essa ligação”, afirmou o reitor Arlindo Barreto.

A ultima agenda em Cabo Verde foi no Ministério dos Negócios Estrangeiros. Recebido pelo Diretor Geral da Cooperação Econômica, embaixador Carlos Semedo, foram tratadas novas relações comerciais entre o Maranhão e o país.

Na conversa institucional, o vice-governador levantou quatro possíveis rotas de investimentos no Maranhão: educação, cultura, turismo e comércio exterior.

Para o diretor geral esse é o melhor momento, já que Cabo Verde tem um plano de desenvolvimento até 2030.

“Queremos ser uma imensa nação do atlântico médio. Toda a parceria que fechamos com o Brasil é sempre bem sucedida. Desta vez não será diferente. Esperamos em breve assinar acordos comerciais com o Maranhão”, ressaltou o diretor Carlos Semedo.

Após o carnaval, equipe técnica fará um protocolo de cooperação entre os países.

  • Tags: