• Thiago Azevedo
  • 13 de dezembro de 2022

Deputados Progressistas votam com Iracema Vale na ALEMA


O presidente do PP no Maranhão, deputado federal André Fufuca, acaba de anunciar o apoio de três deputados da sigla à Iracema Vale.

Via rede social, Fufuca anunciou que os deputados Hemetério Weba, Arnaldo Melo e Júnior França irão compor com a candidata governista na eleição da ALEMA.

Rildo Amaral, deputado reeleito pela sigla, resolveu caminhar sozinho no apoio ao presidente Othelino.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 13 de dezembro de 2022

Prefeito Édesio Cavalcanti vistoria novas obras em Turiaçu


Na última segunda (12), o prefeito de Turiaçu, Edesio Cavalcanti, esteve presente na fábrica de bloquetes do município, para estar ciente dos detalhes que envolvem a produção do principal material utilizado na pavimentação do conjunto Tony Santos, pouco depois, o gestor também observou a construção da ponte sobre o Rio Inácio.

Localizado no bairro do Canário, as ruas do conjunto Tony Santos começaram a receber pavimentação com uso de bloquetes na manhã de ontem, uma vez que grande parte das vias da região ainda necessitam deste serviço, devido à ausência de asfalto. O objetivo é facilitar o tráfego de pessoas e de veículos no conjunto inteiro.

O prefeito da Terra do Abacaxi, poucas horas depois, também supervisionou a construção da ponte sobre o rio Inácio, obra que visa ligar diferentes povoados de Turiaçu, e facilitar a locomoção de seus moradores, para que não se sintam isolados, entre os povoados estão, Santo Antônio, Mutuoca e Antônio Dino.

“São obras de grande importância para o nosso município, as pessoas precisam sair de casa para trabalhar e para colocarem em prática atividades de cunho pessoal, mas é importante que elas se sintam seguras. Essas iniciativas são para o povo, e eu fico feliz em ajudar cada conterrâneo meu”, conta Edesio Cavalcanti.

  • Thiago Azevedo
  • 13 de dezembro de 2022

Domingos Paz se pronuncia sobre acusação de assédio sexual


Na sessão ordinária desta segunda-feira (12), o vereador Domingos Paz (Podemos) subiu à Tribuna para se pronunciar acerca de acusações de assédio envolvendo o seu mandato.

O pronunciamento do vereador se deu depois que a ex-Conselheira Tutelar da área Itaqui-Bacanga em São Luís, Gleice Salazar, acusou Domingos Paz de assédio sexual, envolvendo a solicitação de fotografias íntimas em troca de respostas a demandas para a Educação na comunidade.

Ao iniciar o discurso, o parlamentar destacou que seu alicerce político é a família e a igreja. “Sou casado há 27 anos com a mesma mulher. Minha base é a sociedade. Acusações podem vir, mas provas não têm. Nunca tive aproximação com menores de idade, nem na minha adolescência. Eu tenho trabalhado dentro das comunidades, levando ações que nem sempre são divulgadas. Eu sei o que tem por trás de tudo isso, que é rasteiro e covarde”, pontuou.

Para Domingos Paz, as acusações são inverídicas e partem de uma tentativa política de corromper o seu mandato. “São pessoas que querem antecipar o debate de 2024 para agora. Eu tenho mandato, tenho um nome. Fica aqui a minha indignação com essas pessoas que jogam baixo, atacando a família. Aqui, eu estou de cabeça erguida. As providências estão sendo tomadas”, afirmou.

O vereador encerrou o discurso declarando que sua conduta como parlamentar é a mesma como cidadão. “Me dedico, gastando a minha vida, para estar nas comunidades, fazendo o bem. Olhem para quem me acusa. Estou de cabeça erguida. Sou cristão e aqui, nesta casa, todos observam e sabem da minha conduta. Isso não vai me atingir”, concluiu.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 12 de dezembro de 2022

Gestão do Prefeito Edésio inicia pavimentação em bloquetes das ruas do Conjunto Tony Santos

Snapinsta.app_1080_319118832_945685123483868_5986013878908702870_n-e1670872236138.jpg

A gestão do prefeito Edésio Cavalcanti segue trabalhando para melhorar a vida da população turiense, a exemplo disso, na manhã desta segunda-feira (12), foi dado início a pavimentação em bloquetes nas ruas do Conjunto Tony Santos.

Os moradores estão satisfeitos com os trabalhos. ” Vai melhorar e muito aqui. Realmente estávamos precisando. É um trabalho importante que vai dar outra vida ao local”, destaca Antônio.

Snapinsta.app_1080_319303761_534572982053312_2964524504083970543_n-e1670872320472.jpg

“Essa é mais uma vitória do povo turiense, um sonho sendo realizado e que demonstra o empenho e o compromisso da nossa administração. Além de trazer dignidade, a pavimentação traz mobilidade urbana a motoristas e pedestres. Fico muito feliz em estar cumprindo meu papel como prefeito de Turiaçu, com ações que trazem mais dignidade e conforto para os moradores”, comemorou o Prefeito Edésio.

Snapinsta.app_1080_319714967_1179170422683259_2566874537968121649_n-768x512.jpg

Snapinsta.app_1080_319122914_493791646178461_6940362907238931611_n-768x512.jpg

  • Thiago Azevedo
  • 12 de dezembro de 2022

Lula é diplomado pelo TSE

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, (PSB) foram diplomados na tarde desta segunda-feira (12) em cerimônia no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Lula e Alckmin receberam os diplomas das mãos do presidente do TSE, Alexandre de Moraes.

A diplomação é a etapa que confirma o processo eleitoral e habilita Lula e Alckmin a tomar posse como presidente e vice-presidente da República no dia 1º de janeiro.

O presidente do TSE ainda criticou a disseminação de fake news, o discurso de ódio e ataques à democracia. Ele disse que os responsáveis serão punidos, para que isso não volte a acontecer.

“Essa diplomação atesta vitória plena e incontestável da democracia contra os ataques antidemocráticos, desinformação e contra o discurso de ódio proferido por diversos grupos que, identificados, garanto, serão responsabilizados, para que isso não retorno nas próximas eleições”, prosseguiu Moraes.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 12 de dezembro de 2022

Nos bastidores, saiba quem são os secretários que devem permanecer no governo Brandão

No secretariado do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), a ansiedade toma conta dos seus membros com relação à lista de quem sai, quem fica, ou para onde vai, no caso daqueles que conseguirem a permanência.

Para piorar, quando todos achavam que logo no nascer do novo ano todas as dúvidas seriam dissipadas, o próprio chefe do executivo estadual resolveu aumentar essa inquietação, adiando para março de 2023 a escalação dos seus auxiliares.

Nos bastidores, porém, alguns nomes vivem certa tranquilidade, outros nem tanto.

Com relação ao grau de segurança dos “tranquilos”, há outros fatores que contribuem com esse estado, mas os principais são: nível de confiança junto ao governador, papel desempenhado ao longo desses nove meses de governo e desenvoltura durante a eleição, onde tiveram a oportunidade de mostrar suas capacidades de conciliação da gestão com os interesses políticos.

Hoje, dez nomes figuram essa lista. São eles:

Sebastião Madeira (Casa Civil), Pedro Chagas (Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores), Aparício Bandeira (Infraestrutura), Tiago Fernandes (Saúde), José Reinaldo (Programas Estratégicos), Paulo Casé (Desenvolvimento Social), Rubens Pereira (Articulação Política), Sílvio Leite (Segurança Pública), Marcellus Ribeiro (Fazenda) e Luis Fernando (Planejamento e Orçamento)

Já com relação aos nomes que ainda não garantiram acesso, o numero é bem maior. São eles:

E por esses critérios, as incógnitas são as seguintes: José Antônio Heluy (Agricultura e Pecuária), Diego Rolim (Agricultura Familiar), Davi Telles (Ciência, Tecnologia e Inovação), Ricardo Capelli (Comunicação Social), Yuri Arruda (Cultura), Leuzinete Pereira (Educação), Célia Salazar (Mulher), Joslene Rodrigues (Cidades e Desenvolvimento Urbano), Murilo Andrade (Administração Penitenciária), Diego Galdino (Governo), Rayssa Maciel (Meio Ambiente), Sílvia Carla (Relações Institucionais), Raul Mochel (Transparência e Controle), Lílian Raquel (Trabalho e Economia Solidária), Paulo Matos (Turismo), Amanda Costa (Direitos Humanos e Participação Popular), Gerson Pinheiro (Igualdade Racial), Tatiana Pereira (Juventude), Naldir Lopes (Esporte e Lazer) e Cassiano Júnior (Indústria e Comércio).

-Gilberto Leda

  • Thiago Azevedo
  • 12 de dezembro de 2022

Suspensa a circulação do Ferry Boat José Humberto no Maranhão

O Ministério da Justiça e Segurança Pública decidiu suspender a circulação do ferry boat José Humberto, responsável por fazer a travessia de passageiros entre o município de Alcântara (MA) à capital São Luís (MA). Publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (12), a decisão visa coibir potencial naufrágio da embarcação e conta com o apoio da Polícia Federal do estado para o cumprimento da medida.

De acordo com a notificação, assinada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJSP), a embarcação pode estar colocando em risco a vida e a segurança de milhares de consumidores usuários dos serviços de ferry-boat.

A pasta tomou conhecimento do caso após recebimento de denúncia por parte do Ministério Público do Estado do Maranhão e da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor. O laudo pericial concluiu falhas no motor.
Multa

Sob pena de multa diária no valor de R$ 50 mil, a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos do Maranhão e a Rodofluvial Banav terão que apresentar as justificativas no prazo de até dez dias após a notificação.

A suspensão segue até que se comprove a resolução das irregularidades constatadas pelos peritos.

  • Thiago Azevedo
  • 12 de dezembro de 2022

Maranhão, o Estado do Nordeste com mais armas

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual 2021, divulgada esta semana pelo IBGE, com a temática, “Vitimização: furto, roubo e sensação de segurança” revelou dados de pessoas que foram furtadas, roubadas e ainda o quantitativo de domicílios que possuem armas de fogo.

Esse assunto foi explorado pela primeira vez em uma PNAD Contínua Anual. Para isso, o Instituto se valeu de uma parceria com o ministério da Justiça e da Segurança Pública.

O Maranhão, em 2021, dentre as 27 UFs tinha o 7º maior percentual de domicílios que utilizavam armas de fogos como instrumento de segurança residencial: 4,3% (89 mil domicílios). Era o maior percentual dentro região Nordeste.

O Acre (8,8%), encravado numa das regiões menos desenvolvidas do país, tinha o maior percentual de domicílios em que a arma de fogo foi apontada como mecanismo de proteção no domicilio.

O Rio Grande do Sul (6,2%), radicado em região mais próspera do Brasil, em 2021, tinha o segundo maior percentual de domicílios em que havia arma de fogo para uso de segurança residencial.

Os dois menores percentuais foram detectados na região Nordeste: Pernambuco (1,1%) e Ceará (1,0%). No Brasil, a média foi de 2,8% (2 milhões de domicílios).

Em 2021, o Maranhão apresentou 2 milhões e 83 mil domicílios no estado, e desse total, em 5,1% ou 107 mil domicílios, pelo menos um morador foi vítima de furto nos últimos doses meses.

De acordo com a pesquisa, com informações repassadas por José Reinaldo Barros Ribeiro Júnior, Tecnologista de Informações Geográficas e Estatísticas, “esse percentual foi o 7º mais elevado dentre as 27 UFs.

Os quatro maiores percentuais foram observados na região Norte: Amazonas (8,6%), Pará (7,2%), Acre (6,3%) e Roraima (6,0%). Duas UFs da região Nordeste tiveram os menores percentuais dentre as 27: Paraíba (2,6%) e Alagoas (2,5%). A média do Brasil foi de 4,0%”, pontua o IBGE.

5º maior percentual de assaltos de domicílios

No quesito roubos, em 3,5% ou 72 mil dos domicílios algum morador foi vítima desse crime. Esse percentual ficou 1,5% acima da média do Brasil (2,0%; 1,5 milhão de domicílios).

O Maranhão com esse percentual de 3,5% teve o 5º maior percentual de domicílios dentre as 27 UFs em que algum morador tinha sofrido ato de roubo.

Os dois maiores percentuais foram detectados no estado do Amazonas (4,4%) e em Sergipe (4,0%). Os dois menores percentuais de domicílios em que algum morador tinha sido vítima de roubo foram Minas Gerais (0,7%) e Santa Catarina (0,4%).

“Os dados disponibilizados por Unidade da Federação e mesmo por Grandes Regiões são em menor número que os dados para Brasil. Trata-se de pesquisa amostral. No caso da temática sensação de segurança, não há dados por Unidade da Federação. Ao selecionar um morador de 15 anos ou mais de idade, o mesmo tinha que ser entrevistado. Às vezes, encontra-se dificuldade de encontrar esse morador. Com menos respostas obtidas, a precisão diminui principalmente para recortes territoriais em que o universo é menor”, relatou o IBGE.

A pesquisa revelou que o Maranhão tinha uma população de 5 milhões e 304 mil jovens de 15 anos ou mais de idade, em 2021. Pelo prisma do número de pessoas dessa faixa etária, 1,8% das mesmas, representando um contingente de 98 mil, foram vítimas desse fato”, observa o IBGE.

Foi o que ocorreu com a estudante Ana Karla Santos, de 18 anos, que foi furtada dentro de um transporte coletivo, em maio do ano passado. Ela conta que só percebeu que tinha sido roubada, quando chegou na faculdade.

“O celular estava na mochila, e eu realmente não percebi nada. Quando fui abrir depois que cheguei na faculdade, era o lugar mais limpo. É uma sensação muito ruim”, disse.

No Brasil, esse percentual foi menor, 1,1%, representando 1,8 milhão de pessoas.

Do total de vítimas de ato de roubo, o Maranhão deteve 5,4% do total ocorrido no Brasil. Lembrar-se que o Maranhão, em 2021, tinha 3,1% do total de pessoas nessa faixa etária no Brasil.

Amazonas, Sergipe e Pará, todos com 2,1%, lideraram o ranking de pessoas de 15 anos ou mais de idade que foram vítimas de roubo em 2021. Minas Gerais (0,4%) e Santa Catarina (0,2%) tiveram o menor percentual.

O imparcial

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 11 de dezembro de 2022

Othelino participa de reunião do PCdoB para balanço das eleições no Maranhão

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, neste sábado (10), em São Luís, de reunião do Comitê Estadual do PCdoB, liderada pelo presidente do Diretório Estadual do partido, deputado federal Márcio Jerry (PCdoB). Na ocasião, foi feito um balanço do resultado das eleições de 2022, além de análise da atual conjuntura política e o planejamento da legenda para o próximo ano.

A reunião contou, ainda, com a presença da secretária Nacional de Organização do PCdoB, Nádia Campeão, além do vice-governador eleito Felipe Camarão (PT), os deputados estaduais Ricardo Rios (PCdoB), Ana do Gás (PCdoB) e os eleitos Rodrigo Lago (PCdoB) e Júlio Mendonça (PCdoB).

Othelino Neto falou sobre o desempenho do PCdoB nas últimas eleições e a contribuição que o partido tem dado ao Maranhão para a continuidade das boas políticas públicas.

“Um encontro muito positivo, no qual fizemos um balanço do resultado das eleições em que o PCdoB, além de ter sido muito importante para a vitória do governador Carlos Brandão e do senador Flávio Dino, ainda elegeu uma bancada de cinco deputados estaduais e reelegeu o presidente do partido, deputado federal Márcio Jerry. Também discutimos os desafios para o próximo ano, as eleições municipais de 2024 e fizemos uma análise daquilo que é o principal: continuarmos influenciando nas boas políticas públicas para o nosso estado”, ressaltou o chefe do Legislativo maranhense.

O presidente do Diretório Estadual do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry, destacou a atuação do partido no Maranhão, no último pleito. “Essa é uma reunião muito importante, na qual também preparamos todo o processo que culminará com a renovação da direção do partido ao longo de 2023. Portanto, um momento para discutirmos os temas da política do nosso estado, reforçando sempre a caminhada e a luta do PCdoB no Maranhão”, completou.

Presente ao encontro, a secretária Nacional de Organização do PCdoB, Nádia Campeão, também falou sobre o desempenho da legenda nas eleições.

“Viemos celebrar com o nosso partido no Maranhão a belíssima vitória que obtivemos. Tivemos resultados muito bons nas últimas eleições. Mas, além disso, estamos aqui para discutir esse momento novo que o nosso país vai viver a partir de 1º de janeiro, que é muito animador, mas também de muitos desafios”, disse Nádia Campeão.

  • Thiago Azevedo
  • 10 de dezembro de 2022

Natal iluminado: Prefeita Paula Azevedo promove grande espetáculo na abertura do calendário natalino em Paço do Lumiar

Paço do Lumiar é o nome da quinta maior cidade do Maranhão, que tem o significado inspirado na Freguesia do Lumiar, de Portugal, e significa Palácio da Luz. O município da região metropolitana de São Luís é conhecido pela religiosidade do São João, as Caixeiras do Divino Espírito Santo e agora, a Prefeita Paula Azevedo(PCdoC) deu início à execução de mais um importante projeto para o fomento da cultura e do turismo no município. Paula Azevedo iniciou oficialmente, na noite desta sexta-feira(09) as programações natalinas do município, durante a abertura do Festejo de Nossa Senhora da Luz, realizado na Paróquia da padroeira do município, na Sede de Paço do Lumiar. Durante as festividades, a prefeita carregou a imagem de Nossa Senhora da Luz e lançou, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Paço do Lumiar-SEMCEL, o calendário do mês natalino, que em 2022 traz o tema:”Natal Iluminado no Palácio da Luz”, em referência ao significado do nome Paço do Lumiar. Depois da missa, a programação continuou com a apresentação de ballet do Instituto Dansec, do Maiobão, seguida pelo teatro da Trupe Doce Natal, encerrando a noite com as belas canções do Coral Maranatha, de Paço do Lumiar. A cidade foi decorada nas regiões da Sede, Maiobão, e ruas de comunidades com luzes natalinas.

A prefeita falou sobre a importância do momento para a cultura e o turismo em Paço do Lumiar: “Estamos trabalhando muito pelo turismo em nosso município e desta vez, Paço do Lumiar está decorada no clima natalino, o que também fomenta o comércio, o turismo religioso, é a proposta da nossa gestão de tornar a cidade uma referência nesse sentido, pois temos muito a oferecer”, explicou.

O Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Paço do Lumiar, Jocileno Golveia, falou sobre a programação: “Estamos com um calendário repleto de atividades, nesta sexta-feira, tivemos o início da nossa programação natalina durante a abertura do festejo de Nossa Senhora da Luz e no domingo, dia 11, a programação natalina acontece na Praça da Família, no Maiobão, a partir das 18:00 horas com atrações para toda a família, no dia 19 de dezembro, a Praça da Família também vai receber o Espetáculo Natalino da Paixão, da Companhia Barrica e outras apresentações, às 18:00 horas”, falou o secretário.