• Thiago Azevedo
  • 19 de dezembro de 2022

Matias Marinho leva à MOB demandas de transporte de de São José de Ribamar


O jornalista Matias Marinho esteve na Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), apresentando ao lado de representantes dos moradores dos bairros do entorno da Avenida General Arthur Carvalho e da zona rural de São José de Ribamar, demandas da comunidade ao presidente da instituição, Gilberto Lins.

Entre as principais demandas das comunidades, estão a construção de abrigos, requalificação das linhas de ônibus e a nova linha direta para a sede de São José de Ribamar. Matias Marinho comentou as conquistas iniciais e o trabalho que será realizado o mais rápido possível.

“Viemos trazer as demandas dessas comunidades, e a gente acabou se emocionando muito. Mas o melhor de tudo é que a gente está saindo aqui com a boa notícia de que, senão imediatamente, o mais rápido possível, o que foi trazido hoje aqui, será resolvido”, disse o jornalista.

“O nosso compromisso enquanto gestor e servidor público, é sempre atender a população e atender da melhor forma possível, dentro do que foi conversado. Todas as demandas que foram colocadas aqui, são demandas possíveis de serem atendidas, não fizemos nenhuma promessa. Nós assumimos o compromisso e vamos trabalhar, vamos resolver isso no menor espaço de tempo possível. Tenham certeza de que a MOB, enquanto Governo do Estado, fará de tudo o quanto antes para essas demandas”, disse o presidente da MOB, Gilberto Lins.

As ações beneficiam diretamente os moradores dos bairros Miritiua, Parque Florêncio, Parque Jair, Boa Vista, Parque Araçagy, Vila Alonso Costa, entre outros.

Na reunião, ficou acertado o retorno dos dois únicos ônibus que atendiam a comunidade de Santa Maria, retirados pela empresa que prestava o serviço na região.

“Gostaria de agradecer ao Matias pela atenção, pelo carinho. Ao Gilberto pelo fio de esperança que nos deu agora, mais uma vez a gente estava quase desistindo, então, Gilberto, você reacendeu a nossa esperança. Então muito obrigado, eu tenho certeza de que agora as coisas vão caminhar”, agradeceu Ligiane Gouveia, representante do bairro Santa Maria, zona rural de São José de Ribamar.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 18 de dezembro de 2022

Dr. Yglesio é diplomado para o segundo mandato de deputado estadual

O deputado estadual, Dr. Yglesio (PSB), foi diplomado para o segundo mandato de deputado estadual, durante cerimônia realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), neste sábado (17), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. O parlamentar disse que está com as energias renovadas e que continuará trabalhando pelo estado.

A solenidade foi conduzida pela presidente da Corte Eleitoral, desembargadora Ângela Salazar.

Reeleito com mais de 42 mil votos, Dr. Yglesio ratificou o seu compromisso com os maranhenses. “Ao povo do Maranhão vou dedicar mais 4 anos de muito trabalho com aqueles que tem o desejo de transformação no nosso Estado”, disse o Deputado Yglesio.

Além de Yglesio, também foram diplomados o governador Carlos Brandao (PSB), o vice-governador Felipe Camarão (PT), o senador Flávio Dino, duas suplentes de senador, 18 deputados federais, 42 deputados estaduais e seus respectivos suplentes.

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 18 de dezembro de 2022

Paula Azevedo e Jorge Maru participam da diplomação dos eleitos em 2022

A prefeita Paula Azevedo (PC do B) e o vereador Jorge Maru (Republicanos), presidente eleito da Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar, estiveram presentes na cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos nas eleições estaduais deste ano.

Os líderes dos Poderes Executivo e Legislativos luminenses prestigiaram, em especial, a diplomação do governador Carlos Brandão (PSB), reeleito para os próximos quatro anos, e de seu vice, Felipe Camarão (PT), que assume o cargo em 1 de janeiro de 2023, hoje vago.

“É um imenso prazer prestigiar mais um capítulo de vitória do nosso grupo político. Fico feliz em ver o nosso governador Carlos Brandão sendo reconduzido para mais quatro anos de mandato, ainda mais ao lado do nosso agora vice-governador, o Felipe Camarão, que assume o papel de ajudar o governo a fazer ainda mais pelo nosso povo”, disse a prefeita de Paço do lumiar.

“A posse é sempre um dos momentos mais importantes da disputa eleitoral e demonstra o poder que o povo tem. Tenho certeza de que o povo fez a melhor escolha porque sabe que Brandão era e é a melhor opção para dar continuidade a todos os projetos e benefícios iniciados ainda durante o governo do nosso governador Flávio Dino”, destacou Jorge Maru, presidente eleito do Legislativo luminense.

Além do Executivo, também foi diplomado o ex-governador Flávio Dino (PSB) para o mandato de senador. Dino foi eleito para o cargo, mas não assumirá, pois já foi anunciado para o cargo de ministro da Justiça no governo Lula.

A diplomação foi realizada pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral, a desembargadora Ângela Salazar, que também entregou os diplomas aos deputados estaduais vencedores do pleito, entre eleitos e reeleitos.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 17 de dezembro de 2022

Com contas aprovadas no TRE, Yglésio diz ser pré-candidato a prefeito de São Luís em 2024

Fizeram de tudo pra me tirar do jogo, mas o resultado você já sabe…e foi sem “fundão eleitoral”! Vamos pra mais 4 anos de trabalho!” , comemorou o deputado reeleito nas redes sociais.

Em entrevista no programa ‘Direto ao Ponto’, exibido pela TV Assembleia com a jornalista e apresentadora Sílvia Tereza, diretora adjunta de Comunicação da Alema, nesta sexta-feira (16), Yglésio falou sobre o novo mandato e anunciou que estará na disputa no próximo pleito.

O médico e professor universitário lançou-se pré-candidato a prefeito de São Luís em 2024.

  • Thiago Azevedo
  • 17 de dezembro de 2022

Prefeito Edésio Cavalcanti sempre presente no município de Turiaçu

Nesta sexta-feira (16) o Prefeito andou pelos povoados de nosso município em agenda mesclada entre visitas à amigos e vistoria de obras. A primeira foi ao velório do amigo Sebastião, para manifestar seus pêsames e apoio à família, após isso, visitou a residência do amigo Tican, onde foi recebido com almoço dos bons! Na parte da tarde, foi a vez de vistoriar as obras de revitalização da barragem do Paxiba, e logo após, marcou presença na confraternização dos funcionários da saúde do município, na Associação Independente.

O prefeito esteve acompanhado do Presidente da Câmara Adonilson Rabelo, do Vereador Ediney do Cutia e comitiva!

O prefeito presente, que atende ao povo e mais do que isso: vai até o povo e os valoriza, como sempre mereceram!

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 17 de dezembro de 2022

Gilmar Mendes vota pela soltura de Sérgio Cabral, que já pode deixar a prisão

Por excesso de prazo e falta de fundamentação para manutenção da medida, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal formou maioria para revogar, nesta sexta-feira (16/12), a última ordem de prisão preventiva do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. Com isso, o político, o último grande alvo da “lava jato” que estava encarcerado, poderá ser libertado após mais de seis anos. O julgamento virtual foi encerrado pouco antes das 22h desta sexta, com voto do ministro Gilmar Mendes, decano do STF.

O voto de Gilmar desempatou o julgamento e garantiu a soltura do ex-governador. Em seu voto, o ministro destacou que já era descabido decretar a prisão preventiva de Cabral em 2016 por fatos ocorridos em 2008 e 2009. Além disso, Gilmar destacou que o ex-governador está preso desde 2016, o que caracteriza antecipação de pena — prática proibida pelo STF.

Gilmar ainda ressaltou que Cabral deixou o governo do Rio em 2014 e seu patrimônio está bloqueado pela Justiça.

“Não se trata, assim, de absolver o ex-governador do Rio de Janeiro pelo crimes imputados na Ação Penal nº 5063271-36.2016.4.04.7000, nem de negar que os fatos narrados pelo órgão acusador são graves e demandam apuração rigorosa pelo Poder Judiciário. Se trata apenas de afirmar que, em um Estado democrático de Direito, nenhum cidadão brasileiro, por mais graves que sejam as acusações que pesam em seu desfavor, pode permanecer indefinidamente submetido a medidas processuais penais extremas, como a prisão cautelar”, destacou o decano.

A 2ª Turma do Supremo já formara maioria de votos para manter na Justiça Federal do Paraná uma investigação da “lava jato” contra o ex-governador. Restava apenas a análise do pedido de revogação da preventiva feito pela defesa de Cabral.

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 16 de dezembro de 2022

Alzerina Maia é eleita presidente da Câmara Municipal de Morros


Na manhã desta sexta-feira, dia 16, a Câmara Municipal de Morros elegeu a Mesa Diretora que vai comandar o legislativo no biênio 23/24. Foi eleita a chapa Morros Merece Mais.

Presidente : Alzerina Maia
1. Vice Presidente: Natan Rodrigues
2. Vice Presidente: José Ribamar
1. Secretária: Eliene Pestana
2. Secretária: Amanda Muniz

A eleição ocorreu durante a Sessão Extraordinária de forma secreta.

A chapa adversária recebeu cinco votos dos seus respectivos membros composta pelos vereadores:

Presidente : Venâncio Paz
1. Vice Presidente: Cláudio Rodrigues
2. Vice Presidente: Rubens Garces
1. Secretária: Andrea Moraes
2. Secretária: Agnaldo Viana

Em seu discurso como presidenta eleita, Alzenira dedicou a vitória a Deus, à família e aos membros integrantes da chapa vencedora e também ao vereador presidente Fabio Lisboa (PL), que deu o voto decisivo. “Vamos administrar essa casa legislativa com total diálogo, respeitando as decisões de cada colega, zelando pela sociedade.” afirmou Alzenira.

A eleição da Câmara de Morros foi uma grande derrota do prefeito Paraíba(PL), que não conseguiu o comando da Casa e deve enfrentar uma oposição forte nos próximos anos no município.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 16 de dezembro de 2022

Dino anuncia Diego Galdino como secretário-executivo adjunto da Justiça

Reprodução/Youtube @Flávio Dino
Segundo Dino, a estrutura gerencial do Ministério da Justiça e Segurança Pública já está montada. Wadih Damous, além de parlamentar, também já presidiu a OAB-RJ e a Comissão Estadual da Verdade no mesmo estado. “Ele vai coordenar o Sistema Nacional do Consumidor com desafios muito prementes, a exemplo do combate ao superendividamento, que é um tema central para que nós tenhamos essa atuação efetiva, eficaz, do Código de Defesa do Consumidor”, declarou Dino.

Tamires Sampaio é mestre em Direito Político e Econômico pela Mackenzie, e pesquisadora da área de Segurança Pública, atuando como secretária-adjunta da segurança em Diadema, São Paulo. Tamires também é militante do movimento negro, Retomado a partir do ano que vem, Pronasci foi criado no segundo governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e é voltado ao combate à criminalidade e segurança pública integrado também a programas sociais.

A advogada Sheila de Carvalho, também militante do movimento negro, tem atuação internacional no tema dos Direitos Humanos e atua no grupo Prerrogativas. Ela também coordena o Núcleo de Violência Institucional da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP. “Ela será assessora especial do gabinete do ministro, com ênfase em temas atinentes ao combate ao racismo, com diálogo com os movimentos sociais de forma geral, e ela vai presidir o Conare”, anunciou Dino.

  • Thiago Azevedo
  • 16 de dezembro de 2022

Projeto de Jorge Marú reconhece Associação dos Moradores do Cidade Verde I como entidade pública em Paço do Lumiar

Aprovado projeto de lei do vereador Jorge Marú (Republicanos), que declara titulo de utilidade pública para Associação dos Moradores do Residencial Cidade Verde I. A referida associação atua no município na promoção da assistência social, do voluntariado, do desenvolvimento social e comunitário junto a indivíduos, famílias e grupos sociais em situação de risco ou vulnerabilidade econômica e social, desenvolvendo atividades culturais e lúdicas. Atua, também, no desenvolvimento de ações sociais e educativas, promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos e da democracia, dentre outras atividades.

“Queremos agradece ao presidente eleito da Câmara de Paço do Lumiar, Jorge Marú, em atender o pedido da comunidade Cidade Verde, que presta um serviço de grande relevância no âmbito do município, fazendo jus ao título de utilidade púbica.” afirmou o vice-presidente da Associação, Marcelo.

“Estou sempre a disposição para somar com a população luminense e aqui com a Associação do Cidade Verde, é sempre um prazer colaborar com ações importantes como essa na Câmara Municipal de Paço do Lumiar”. disse Jorge Marú.

Utilidade pública

A declaração de utilidade pública é o reconhecimento pelo poder público de que uma entidade civil presta serviços de acordo com o seu objetivo social, de interesse para toda a coletividade, em vista do bem-estar social.

No âmbito municipal, para obter o referido título, é necessário o atendimento de certos requisitos fundamentais, tais como a entidade não ter fins lucrativos; contar com no mínimo dois anos de comprovada atuação no município; ser obrigada a prestar contas dos gastos, caso receba recursos públicos; não ter membros e familiares com vínculo com os poderes Executivo e Legislativo; e que não remunere seus diretores.

Comprovada a regular situação jurídica e idoneidade de seus membros, a declaração de utilidade pública torna-se possível com a apresentação de projeto de lei nesse sentido. Após aprovação pela Câmara e sanção do prefeito, a entidade poderá, entre outras ações, firmar parcerias e convênios com o poder público para melhorar e ampliar sua atuação.

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 16 de dezembro de 2022

Turiaçu: Vereadores que se diziam aliados do prefeito Edésio Cavalcante são repudiados pela população

Na semana passada, durante a eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Turiaçu, sete parlamentares que formavam a base aliada do prefeito Edésio Cavalcante (Republicanos) decidiram trair a confiança do gestor, apesar de todo o apoio que sempre tiveram na gestão.

A eleição seria com uma chapa única, reforçando o consenso político em torno do prefeito que sempre atendeu aos anseios de sua base aliada e tem aprovação recorde no município. No entanto, próximo ao fim do prazo, os tidos como traidores apoiaram a formação de uma outra chapa encabeçada pelo vereador Axinho Jussara (PL), que apesar de ser base, não era o do prefeito, e acabaram o elegendo presidente da Câmara por um placar de 10 a 3.

Os parlamentares, até então, eram vistos como pessoas da mais alta confiança do prefeito, tinham pedidos atendidos e portas abertas nas secretarias municipais.

O golpe foi percebido também pela população, que acompanha de perto da movimentação política local e se revoltou com a atitude repudiável.