• Thiago Azevedo
  • 8 de dezembro de 2022

Deputados Rafael e Cláudio Cunha declaram apoio a Iracema Vale

Após a deputada estadual eleita Iracema Vale (PSB) se colocar à disposição dos seus pares para presidir a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão para o próximo biênio 2023-24, dois deputados da próxima legislatura já tornam público o apoio a Iracema.

Trata-se do deputado reeleito Rafael (PSB) e do deputado estadual eleito Cláudio Cunha (PL).

Nos bastidores, Rafael era colocado como um dos possíveis candidatos para entrar na disputa. O apoio de Rafael é simbólico, pelo fato de ser menos um na disputa da Mesa, reflexo do consenso que é pretendido e defendido pelo governador Carlos Brandão e o senador eleito Flávio Dino, ambos do PSB.

“Parabenizo a deputada estadual eleita, Iracema Vale, por colocar seu nome à disposição para concorrer à presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. Em sua história, a ALEMA jamais foi presidida por uma mulher”, disse Rafael que também destacou a trajetória política da deputada Iracema. “Com essa convicção, declaro meu apoio à sua eleição no dia 1º de fevereiro de 2023. Conte comigo, deputada Iracema Vale!”, finalizou.

Já o deputado eleito Cláudio Cunha, do PL, também utilizou suas redes sociais para direcionar um caminho de unidade na eleição. “Eu vejo com muito agrado o nome da deputada estadual Iracema Vale para presidir a Assembleia Legislativa, é sempre bom ter mulheres em posição de liderança. Tem meu apoio”, sentenciou.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 8 de dezembro de 2022

Ex-presidente do Peru é levado para base policial em Lima


O ex-presidente peruano Pedro Castillo foi levado para uma base policial localizada no leste de Lima após ser destituído por tentativa de dissolver o Parlamento, informou a imprensa na noite desta quarta-feira (7)

Castillo foi transportado de helicóptero até a base da Diretoria de Operações Especiais da polícia, no distrito de Ate, onde deve permanecer por até 15 dias, sob investigação.

Pedro Castillo foi preso após ser destituído do cargo pelo Congresso do país. A decisão, votada nesta quarta, ocorreu depois que o líder peruano anunciou dissolver o Parlamento.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 8 de dezembro de 2022

Rafael Leitoa declara apoio a Iracema Vale para presidência da Assembleia Legislativa

Em sua rede social, o deputado estadual pelo PSB, Rafael Leitoa, anunciou que apoia a deputada Iracema Vale (PSB), no comando da Casa.

Ao justificar o seu apoio, o socialista garantiu a experiência de Iracema na política, com dois mandatos de prefeita, de vereadora e agora deputada estadual mais votada na última eleição. Iracema pode se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 8 de dezembro de 2022

Iracema Vale coloca nome á disposição para à presidência da Assembleia Legislativa

Após conversa com aliados políticos e lideranças estaduais, a deputada estadual eleita, Iracema Vale (PSB) colocou seu nome á disposição para a disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Desde o resultado das eleições, a ex-prefeita de Urbano Santos sempre teve cautela ao tratar do assunto. Da boca de Iracema nunca havia saído a informação da pretensão de dirigir a Alema no próximo biênio 2023-24.

Agora, porém, a deputada eleita Iracema avaliou um ambiente favorável para colocar seu nome à disposição de seus pares. “A mulher tem alcançado lugares importantes dentro do parlamento maranhense e da política. Com o nosso senador Flávio Dino indo para o Ministério da Justiça, teremos duas mulheres no Senado Federal. Elegemos 12 mulheres para a próxima legislatura, mas podemos avançar ainda mais nessas conquistas”, disse Iracema do Vale, que pode entrar para história como primeira mulher a dirigir a Assembleia Legislativa.

Ao ouvir veteranos da política e deputados da próxima legislatura, uma característica em comum citada por muitos é que Iracema do Vale honra os compromissos firmados. “A palavra de Iracema não volta atrás. É importante que os espaços de poder sejam conduzidos por pessoas como a deputada Iracema, que não tem duas palavras”, disse um deputado eleito que preferiu não se identificar.

Ao ser indagada, se a sua candidatura é uma imposição, Iracema nega. “Na política nada pode ser imposto. Nem nosso cargo eletivo, que é uma decisão do povo, muito menos essa eleição colegiada. O consenso, a união pregada pelo senador Flávio Dino e o governador Carlos Brandão, tem que ser a tônica de todas decisões políticas. Não cheguei na prefeitura de Urbano Santos sozinha, não fui eleita para a Assembleia sozinha e não seria agora que seria presidente de mim mesma. Quero representar meus pares nesta próxima legislatura e, com eles, fazer uma administração compartilhada”, refutou Iracema do Vale.

Os deputados e deputadas eleitos para a 20ª legislatura decidem a próxima mesa diretora no primeiro dia de fevereiro.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 8 de dezembro de 2022

Justiça devolve mandato de vereador cassado em Cândido Mendes


O Juiz Lúcio Soares, da Vara Única de Cândido Mendes, decidiu restabelecer o mandato do vereador Joelson Reis Corrêa, “Joelson Praiano”, cassado pela Câmara Municipal no dia 21 de novembro, de forma ilegal, pelo presidente da Câmara, vereador Tayron Sousa.

Com ação do escritório de advocacia Veras & Mousinho, foi comprovado que todo o processo de cassação do mandato do vereador Joelson, foi realizado ao arrepio da lei, ou seja, o presidente da Câmara Municipal de Cãndido Mendes, Vereador Tayron, não respeitou as regras da Lei Orgânica do Município e nem o Regimento Interno da Casa.

Na convocação da sessão extraordinária, para eleição da Mesa Diretora da Câmara, do dia 18 de novembro de 2022, o presidente da Casa, vereador Tayron suspendeu a sessão e convocou uma nova sessão extraordinária para tratar sobre danos a Câmara Municipal e declarou a extinção do mandato do vereador Jaelson e empossando o suplente no cargo.

Com a suspensão da cassação, o juiz Lúcio Soares, considerou a alegação dos advogados Rafael Veras e Isaac Mousinho que o processo de cassação deve ser disciplinado por normas e que o presidente da Câmara, vereador Tayron, extrapolou a sua prerrogativa, sendo reconhecido a falha na convocação e realização da cassação.

Veja decisão:

Ação Anulatória com Pedido de Tutela de Urgência em Caráter Liminar, inicial

Decisão Judicial (.)

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 7 de dezembro de 2022

Paço do Lumiar: Jorge Marú destaca prioridades em entrevista

O presidente eleito da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, Jorge Maru (Republicanos), concedeu entrevista ao Programa Na Geral, na Massa FM 98.5, nesta quarta-feira (07).

Na oportunidade, Marú destacou o resultado positivo na eleição, que garantiu sua vitória por unanimidade dos votos dos vereadores e pontuou os principais desafios para o próximo mandato.

Tendo como lema a união das ações bem-sucedidas da gestão da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), Jorge Marú destacou a independência da Câmara Municipal, porém a importância da sua harmonia com o Poder Executivo para destravar projetos que vão contribuir com o desenvolvimento do município.

“Como presidente da Câmara, vamos continuar contribuindo junto com todos os vereadores a construir uma Paço do Lumiar cada vez melhor para a população, levando serviço público a diversas áreas como saúde, educação, infraestrutura, social e segurança alimentar. Nós vereadores vamos continuar concluindo esse ciclo de avanços”, afirmou Jorge Marú.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 7 de dezembro de 2022

Paço do Lumiar recebe prêmio especial na educação


Município foi premiado por triplicar as metas de combate à evasão escolar e busca de estudantes não matriculados.

A terça-feira (06) foi de reconhecimento para a gestão pública de Paço do Lumiar. O município foi premiado entre os municípios maranhenses com maiores metas alcançadas de busca de estudantes ainda não matriculados e combate à evasão escolar. A premiação foi concedida durante o “Encontro de Prefeitos e Secretários Municipais de Educação”, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).


A prefeita Paula Azevedo (PCdoB), e a secretária Municipal de Educação, Monique Saulnier estiveram presentes ao evento.
“Fico muito feliz em fazer parte desse momento importante da história de Paço do Lumiar, onde em meio a uma pandemia, conseguimos com muito esforço nos tornar referência no combate à evasão escolar e na busca ativa das crianças que ainda não estavam na escola”, celebra a prefeita Paulo Azevedo. “Para o próximo ano faremos novos investimentos, a fim de aprimorar os indicadores de educação do município”, reforça.


A secretária municipal de Educação, Monique Saulnier, destacou que a estratégia da “Busca Ativa” foi uma importante medida adotada no período mais crítico da pandemia, e celebra os resultados obtidos pelo setor de Educação de Paço do Lumiar mesmo diante dos enormes desafios surgidos no período. “A equipe da Secretaria Municipal de Educação foi a campo, fez o acompanhamento dos alunos através da chamada busca ativa, e com isso conseguimos triplicar a meta estabelecida pelo UNICEF (Fundo das Nações para a Infância), comemora a secretária. “Esse reconhecimento reflete todo um trabalho árduo que estamos fazendo não apenas este ano, em que tivemos a retomada presencial das aulas, mas desde o momento das aulas remotas, e no período mais crítico da pandemia”, ressaltou.
Realizado em São Luís desde o início da semana, o “Encontro de Prefeitos e Secretários Municipais de Educação, Planejando a Educação 2023”, discutiu as metas e estratégias para melhorar a qualidade do ensino nos municípios maranhenses, fortalecendo a alfabetização e reduzindo ao máximo a evasão escolar. O evento foi encerrado nesta quarta-feira, 7.

  • Thiago Azevedo
  • 7 de dezembro de 2022

Othelino Neto tem vitória em decisão do STF para reeleição da Assembleia Legislativa

O Diretório Nacional do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), tinha ajuizado oito Ações Diretas de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF), com pedido de liminar, contra dispositivos de normas estaduais que permitem a reeleição de membros das Mesas das Assembleias Legislativas para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente dentro da mesma legislatura.

O julgamento tinha sido suspenso no Plenário Virtual e levado para a proclamação de resultado em sessão presencial. O que estava em discussão era a aplicação, em âmbito estadual, em que o STF vedou a recondução de membro da Mesa da Câmara dos Deputados e do Senado para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente, dentro da mesma legislatura. O colegiado concordava com a limitação para reeleição nas Assembleias Legislativas, mas divergia quanto ao momento do início da aplicação dos efeitos da decisão da ADI.

De forma unânime os ministros do STF, condenaram as reconduções ilimitadas dos dirigentes de Assembleias, permitindo uma única reeleição, independentemente se na mesma legislatura ou não. Mas concluíram ainda que a vedação às sucessivas reeleições tem validade para as futuras legislaturas, com a liberação do deputado Othelino Neto (PCdoB), para mais uma disputa na Assembleia Legislativa do Maranhão.

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 7 de dezembro de 2022

Prefeito Édesio Cavalcanti busca apoio para setor da agricultura de Turiaçu


Nesta quarta (07), o prefeito de Turiaçu Edesio Cavalcanti utilizou suas redes sociais para fazer uma postagem sobre sua visita na sede da SAF (Secretaria de Estado de Agricultura Familiar), em São Luís, para debater sobre investimentos na agricultura da Terra do Abacaxi.

O gestor da cidade do interior maranhense passou grande parte da manhã conversando com o secretário de agricultura familiar Diego Rolim, com o objetivo de adquirir investimentos para a zona rural de Turiaçu, em especial, para as plantações da fruta que deu origem ao apelido da cidade.

“O Abacaxi turiense é famoso por seu sabor adocicado e é a principal fonte renda de grande parte dos comerciantes da zona rural do nosso município, mas acreditamos que nossa fruta possui a capacidade de atingir ares maiores, a conversa com o secretário foi produtiva, espero receber mais ajuda para nossa agricultura e pouco tempo”, fala Edesio Cavalcanti.

  • Thiago Azevedo
  • 7 de dezembro de 2022

Deputado Yglésio afirma que vai pedir avaliação psiquiátrica para Eduardo Braide

 

Gazeta do Maranhão

O deputado estadual Dr. Yglésio, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para fazer uma série de acusações contra o prefeitao de São Luís, Eduardo Braide e toda sua equipe de Governo.

O deputado afirmou que a atual situação seria caso de impeachment, diante do estado de calamidade que a cidade se encontra.

“O prefeito demitiu toda a Semcas com uma canetada, isso não é um prefeito, é um tirano descontrolado. Quando há uma denúncia de corrupção afasta-se o secretário e no máximo os superintendentes, a Assistência Social do município parou”, esbravejou Yglésio.

“A população tem que saber o que está acontecendo, temos um prefeito que perdeu as condições de continuar administrando essa cidade”, continuou.

O parlamentar afirmou que vai encaminhar para a Câmara de Vereadores um pedido de impeachment do prefeito que, de acordo com Yglésio, perdeu suas faculdades mentais. “Eduardo Braide eu te faço um apelo, volta para a realidade, isso jamais foi visto na história desta cidade, coloque a mão na consciência. São Luís está se perdendo na mão dessa quadrilha,desses metralhas”, concluiu o deputado Yglésio. Assista ao pronunciamento:

  • Tags: