
No último domingo (04), O prefeito de Turiaçu Edesio Cavalcanti recebeu mais uma vez, os deputados Aluísio Mendes e Ricardo Rios, no território da Terra do Abacaxi, presentes para receberem seus títulos de cidadãos turienses, em cerimônia organizada e realizada pela Câmara municipal.
Alem de planejar a sessão onde os parlamentares receberam os títulos, a câmara de vereadores também foi palco do evento, que ocorreu visando agradecer a dupla pelos serviços e apoio prestados a gestão da cidade, de diferentes formas, para realização de obras e entrega de recursos, que foram e estão sendo de grande ajuda.

Nas eleições de 2022, ambos foram os mais votados na cidade para os seus respectivos cargos, com Aluísio Mendes recebendo 9.203 votos para deputado federal, e Ricardo Rios, que concorreu para deputado estadual, tendo conquistado 6.084 votos de habitantes do município.

A cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, em 1.º de janeiro, não terá nada de convencional.
Na organização da festa, a futura primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, quer que Lula suba a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Resistência, a vira-lata que passou os 580 dias da prisão do petista na vigília montada diante da Superintendência da PF, em Curitiba. Além disso, a ideia da socióloga é que pessoas comuns entreguem a faixa presidencial para Lula.

Derrotado nas eleições, Jair Bolsonaro(PL) disse a aliados que não passará a faixa, podendo deixar a tarefa com o vice, general Hamilton Mourão.
“Se for necessário, recebo a faixa do povo brasileiro”, disse Lula, pouco antes do segundo turno, confiante na vitória. Não se tratava de mera retórica. Janja tem mesmo a intenção de quebrar o protocolo e organizar um ato bastante simbólico para a posse de Lula 3.0.
Apaixonada por animais, a futura primeira-dama quer, ainda, que a cadela Paris, também adotada pelo casal, participe da cerimônia. Caso não seja possível, a prioridade será dada a Resistência, que era filhote quando, em abril de 2018, foi encontrada por dois metalúrgicos de São Bernardo do Campo perto de onde Lula estava preso. Com os pelos embolados, encolhida e passando fome, ela quase foi atropelada.
Resgatada, a cachorra sem raça definida foi levada para o Acampamento Lula Livre e lá ficou, alimentada pelos militantes e vestida com uma bandeira do PT, até novembro de 2019. Lula só conhecia Resistência pelos relatos da então namorada. Os dois, no entanto, já estavam decididos a adotá-la. E assim foi. Agora, a mascote do “Lula Livre” vai morar no Palácio da Alvorada. Antes, porém, poderá subir a rampa do Planalto.

Na manhã deste sábado (03), o Sindicato dos Rodoviários do Maranhão, realizou Assembléia Geral, na sede da entidade, para informar os trabalhadores sobre o recebimento de um oficio encaminhado pelo sindicato patronal (SET), informando que o décimo terceiro dos trabalhadores Rodoviários que atuam no sistema de transporte público na Grande São Luís, será pago em oito parcelas mensais. A categoria diz que não irá aceitar esse absurdo informado pelos patrões, O 13º salário é um direito adquirido pelos trabalhadores brasileiros.
Diante desse cenário, a categoria decidiu em votação deflagrar Greve Geral, a entidade irá tomar todas as medidas cabíveis, jurídicas, e irá comunicar a justiça e todos os órgãos competentes.
A paralisação do transporte público da Grande Ilha acontecerá nas próximas 72 horas, caso o Sindicato Patronal não apresente condições justas, que atenda os direitos e reivindicações dos trabalhadores.
“Os empresários já não cumprem vários acordos, estabelecidos conforme Convenção Coletiva de Trabalho. Atrasam salários, atrasam o ticket alimentação, atrasam pagamento das férias e agora sugerem esse absurdo, pagar o 13º salário em oito parcelas. Não vamos aceitar. Isso é uma afronta e um desrespeito aos trabalhadores. Nos reunimos em assembleia geral, agora pela manhã, e foi decidido pela própria categoria cruzar os braços, pois com essa proposta indecente dos patrões não nos resta outra alternativa, que não seja partir para greve”, enfatiza Marcelo Brito, Presidente do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão.

A Polícia Militar prendeu, na madrugada do último domingo (4), uma quadrilha que tentava roubar uma agência do Banco Bradesco em Porto Franco, no Sudoeste do Maranhão.
Os policiais foram acionados quando chegou a informação de que dois homens estavam no teto da agência. Ao chegar ao local, o grupo foi cercado, mas ainda assim decidiu entrar na agência.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/D/M/BBz0DSRj2o2hFNVeQAuQ/whatsapp-image-2022-12-04-at-17.08.19.jpeg)
Após negociação, os dois criminosos, junto com outros dois, decidiram se render quando se viram cercados por dentro e por fora da agência. Porém, outros integrantes da quadrilha conseguiram levar um revólver cal.38 da agência e fugiram.
Segundo a polícia, os homens presos têm 22, 23, 24 e 28 anos de idade e são moradores de Cuiabá (MT), Várzea Grande (MT), Imperatriz (MA) e Araguaína (TO).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/P/b/xOpdbuSkAnnHog37HrYw/whatsapp-image-2022-12-04-at-17.08.20.jpeg)
Com eles, a PM apreendeu um martelete grande, uma lixadeira grande, um martelete pequeno, lixadeira pequena, discos de cortes, extensões de energia, duas lanternas, dois coletes a prova de balas, um revólver calibre 38, 18 munições calibre 38 intactas e um alicate.
G1 MA

Comida boa e solidariedade. Esses são os ingredientes da III Mariscada Beneficente da União dos Moradores do Pau Deitado em Paço do Lumiar. O evento será 11 de dezembro, a partir das 12h00, no Porto do Pau Deitado.
•CARDÁPIO🍽️
*•Arroz🍚:*
– ARROZ DE CUXÁ;
– ARROZ MARIA ZABÉ;
– ARROZ BRANCO;
– ARROZ DE SARNAMBI
*•ACOMPANHAMENTO🦐:*
– TORTA DE CAMARÃO;
– TORTA DE SARNAMBI;
– TORTA DE SURURU;
– CAMAROADA;
– CAMARÃO FRITO;
– CARANGUEJO🦀
– VATAPÁ;
– CREME DE ABÓBORA;
– PEIXE FRITO;
– SARNAMBI AO LEITE DE COCÔ:
– FAROFA E VINAGRETE.

A rejeição de Bolsonaro e Mourão a entregar a faixa tem motivado o gabinete de transição de Lula a planejar alternativas. Uma ideia analisada é fazer com que a transmissão da indumentária seja feita por um conjunto de pessoas que representem a diversidade do povo brasileiro, não uma única pessoa, informa o jornal O Globo.
Segundo a reportagem, a transmissão poderia ser feita por um grupo composto por um índio, um negro, uma mulher, um trabalhador urbano e outro rural, além de um estudante. A coordenação da posse está sob a responsabilidade e articulação da futura primeira-dama, Rosângela da Silva, a “Janja”.
Entre os representantes sondados para a entrega da faixa está a enfermeira Mônica Calazans, a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19. Outros nomes discutidos são o de Arielle Franco, irmã da vereadora assassinada Marielle Franco, e a antropóloga Beatriz de Almeida Matos, mulher do indigenista assassinado Bruno Pereira.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) bateu o martelo e decidiu que não passará a faixa presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cerimônia de posse em 1º de janeiro de 2023. A aliados, o atual chefe do Executivo afirmou que está “100% decidido” da decisão.
Com a recusa de Bolsonaro, o responsável pela entrega seria o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), eleito senador pelo Rio Grande do Sul, que já negou a possibilidade de cumprir este rito de transição.
“Passagem de faixa é do presidente que sai para o presidente que entra.[…] Eu não sou o presidente. Eu não posso botar aquela faixa, tirar e entregar”, disse Mourão em entrevista ao jornal Valor Econômico publicada.
Ainda durante a campanha pelo 2º turno, Lula disse: “Bolsonaro deveria ter humildade de, no dia 1º de janeiro, colocar a faixa [presidencial] no meu pescoço”.
Janja, mulher de Lula, que coordena a cerimônia de posse, confirmou a participação de 18 cantores no evento depois do rito de transição. Ele é chamado “Festival do Futuro” e terá entre as atrações artista, Pabllo Vittar, Martinho da Vila, Teresa Cristina, Fernanda Takai e Odair José. Poder 360

Depois de encerrar as atividades de novembro, mês da consciência negra com um grande seminário com alunos da UEB Henrique de La Rocque e seguir defendendo os direitos das minorias, a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo(PCdoB) foi convidada de honra em evento realizado com estudantes de São Luís. Nesta sexta-feira (02), Paula Azevedo e a secretária de Direitos Humanos de Paço do Lumiar, Suely Abreu, participaram da cerimônia de encerramento do projeto “Conhecendo e Divulgando os Direitos Humanos”, iniciativa promovida pelo Ministério Público do Maranhão.
A coordenação do projeto é da promotora do Ministério Público Estadual Cristiane Lago, de quem também partiu o convite para a Prefeita Paula, secretários e assessores participassem do encerramento da iniciativa que tem por escopo temáticas relacionadas aos Direitos Humanos.
“Fiquei feliz pelo convite e pela oportunidade de prestigiar esse momento de reflexão e divulgação sobre os direitos humanos. Também destaco a participação de um grupo de teatro de Paço do Lumiar na programação do evento, que trouxe um olhar sensível sobre a preservação ambiental”, comentou a prefeita.

A secretária de Direitos Humanos Suely Abreu, também ressaltou a importância de participar do evento do MPE. “É muito importantes estes espaços de dialogo com os estudantes, sociedade civil, e poder público sobre os direitos humanos, enquanto direito de todos e todas, independente da questão étnico racial, classe social e religião. Trata-se do direito que deve ser garantido a todos nós, principalmente a partir da implementação das políticas públicas”, declarou a secretária.
A programação do Conhecendo e Divulgando os Direitos Humanos contou com a apresentação do Grupo de Teatro “Você em Cena” da comunidade Carlos Augusto, de Paço do Lumiar, no auditório do Centro Cultural e Administrativo do MP, para os alunos dos colégios Liceu Maranhense e CEGEL.
A peça abordou o relacionamento do homem com a natureza, como uma relação “amorosa e tóxica”. O grupo teatral usou a temática para chamar a atenção do público para a importância do direito à vida de vidas de animais, florestas e do próprio homem.

Os moradores da rua Odorico Mendes estão em festa!
O prefeito Edésio Cavalcanti realizou um sonho antigo dos moradores dessa importante via pública localizada no Centro da cidade de Turiaçu.
Na manhã deste sábado, 03 de dezembro, o gestor juntamente com a primeira dama, Beth Cavalcanti, vereadores, secretários, assessores e moradores, realizaram a cerimônia de inauguração da tão famosa rua Odorico Mendes.

Os residentes na rua preparam um grande café da manhã para celebrar esse importante e tão aguardado momento, que marcou positivamente as vidas de todos turienses da Odorico.
Edésio residiu nessa rua quando criança e parte da adolescência. Além da pavimentação com bloquetes, a rua também recebeu iluminação pública de qualidade.







Os moradores da rua Odorico Mendes estão em festa!
O prefeito Edésio Cavalcanti realizou um sonho antigo dos moradores dessa importante via pública localizada no Centro da cidade de Turiaçu.
Na manhã deste sábado, 03 de dezembro, o gestor juntamente com a primeira dama, Beth Cavalcanti, vereadores, secretários, assessores e moradores, realizaram a cerimônia de inauguração da tão famosa rua Odorico Mendes.

Os residentes na rua preparam um grande café da manhã para celebrar esse importante e tão aguardado momento, que marcou positivamente as vidas de todos turienses da Odorico.
Edésio residiu nessa rua quando criança e parte da adolescência. Além da pavimentação com bloquetes, a rua também recebeu iluminação pública de qualidade.








Na sessão da manhã deste sábado (03) as contas de campanha da Deputada Estadual Eleita Iracema Vale foram aprovadas de forma unânime pelo Tribunal Regional Eleitoral.
A relatora do processo de prestação de contas foi a juíza Anna Graziella Santana Neiva Costa, que emitiu decisão seguindo parecer do Procurador Regional Eleitoral, que já tinha opinado pela aprovação das contas conforme apontado na análise do setor técnico de contas do TRE.