• Thiago Azevedo
  • 12 de abril de 2022

São João começa mais cedo no Maranhão; em maio

No que depender do novo secretário de Cultura, Paulo Victor (PCdoB), as festividades juninas vão começar ainda no mês de maio e, para matar a saudade da população maranhense, o São João do Maranhão terá dois meses de duração em 2022.

“Desde já, consigo dizer que o nosso São João começa no dia 28, no cortejo que a gente vai fazer da Praça Deodoro para a Praça Nauro Machado”, afirmou Paulo Victor.

O titular da pasta também sinalizou sobre o interesse de que a Prefeitura de São Luís entre no projeto para que, juntos, possam realizar novamente um arraial em parceria na Praça Maria Aragão.

Segundo Paulo Victor, em 2019 o Executivo do Maranhão investiu no último ano de São João, R$ 14 milhões, gerando uma receita de aproximadamente R$ 30 milhões.

Do blog do Matias Marinho

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 12 de abril de 2022

Sessões na Câmara de São Luís serão unicamente presenciais a partir desta semana

Com a redução dos casos de coronavírus no Maranhão, situação que levou inclusive ao fim da obrigatoriedade do uso de máscaras no estado, a Câmara Municipal de São Luís (CMSL) anunciou a retomada das atividades 100% presenciais a partir desta segunda-feira (11). Segundo a Resolução nº 002/2022, assinada pelo presidente da Casa, Osmar Filho (PDT), as sessões plenárias serão exclusivamente in loco.

De acordo com o documento, lido nesta segunda-feira, 11, em plenário pelo vereador Aldir Júnior (PL), que estava presidindo os trabalhos legislativos interinamente, as sessões ordinárias serão realizadas, na forma regimental, no Plenário Simão Estácio da Silveira, cuja presença do parlamentar será registrada apenas de forma presencial.

Segundo o dispositivo, considerando as atuais determinações do Governo do Estado, através do Decreto nº 37.492/2022, que flexibilizaram as regras do uso de máscaras no âmbito do estado, impôs a revisão da decisão.

Anteriormente, as sessões no Palácio Pedro Neiva de Santana, sede do Legislativo Ludovicense, estavam sendo realizadas de forma híbrida. Segundo a Casa, além das sessões presenciais, também ficam liberados o uso de máscaras no prédio.

A resolução também prevê que ficam mantidas as demais disposições, estando a Secretaria Administrativa autorizada, mediante portaria, a editar medidas complementares.

Por conta da pandemia da Covid-19, a Câmara passou a adotar as sessões virtuais e, posteriormente, híbridas em 2021, com a possibilidade dos parlamentares, que estavam dentro do grupo de risco, participarem de suas residências, regime encerrado nesta segunda-feira com a publicação da resolução.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 12 de abril de 2022

Justiça suspende show de Wesley Safadão promovido pela Prefeitura de Vitória do Mearim


O juiz titular da Comarca de Arari, João Paulo de Sousa Oliveira, atendeu a uma solicitação do Ministério Público do Maranhão, através da promotora de justiça Karina Freitas Chaves, com atuação em Vitória do Mearim, e suspendeu o show de Wesley Safadão que seria promovido pela Prefeitura Municipal com recursos públicos.

Ao tomar conhecimento da divulgação do show, a Promotoria de Justiça de Vitória do Mearim encaminhou ofício ao Executivo Municipal solicitando informações para aferir a regularidade jurídica da promoção do evento. Em resposta, a Prefeitura informou que a contratação do artista foi feita por inexigibilidade de licitação e que o valor do contrato é de R$ 500 mil.

Não foram prestadas informações sobre montagem de palco, iluminação, som, recepção, hospedagem, abastecimento de veículos de artistas ou pessoal de apoio. O município alegou que essas contratações ainda estão em trâmite junto à Comissão Permanente de Licitação do Município.

Na Ação, o MP questionou os gastos com o evento festivo diante do cenário de existência de tramitação outros procedimentos administrativos e ações ajuizadas a respeito da urgência de atendimento de necessidades básicas da população, a exemplo da a reforma do matadouro municipal, a melhoria de estradas vicinais e escolas, e também a construção de creche e da correta destinação do lixo hospitalar do Hospital Municipal Kalil Moisés da Silva. Blog Gilberto Leda

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 12 de abril de 2022

São José de Ribamar abre exposição em homenagem à Carmen Miranda

A partir de agora, o público ribamarense e visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre Carmen Miranda em uma exposição em homenagem à cantora, no centro de Cultura e Turismo Alcione Ferreira, na sede de São José de Ribamar.

A mostra “Carmen Miranda; a pequena notável” foi aberta neste domingo em grande estilo, durante a realização da Feirinha Ribamar e contou com a presença do prefeito Dr. Julinho, da primeira dama e secretária de Assistência Social Trabalho e Renda, Gilvana Duailibe.

A exposição reúne obras do historiador, pesquisador e artista plástico, Antônio Miranda, nascido e criado em São José de Ribamar, e realça a simpatia, a beleza e o carisma únicos da Pequena Notável, destacando seu lado divertido, irônico e cômico ao mesmo tempo. São 36 bonecas produzidas a mão, com figurinos inspirados em filmes e shows de Carmen Miranda.

A exposição fica aberta de segunda a segunda, das 9h às 16h, por tempo indeterminado.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 11 de abril de 2022

Promotoria prepara inquérito civil contra a Caema por falta de saneamento básico em bairro de São Luís

O Promotor de Justiça Cláudio Rebêlo Correia Alencar, converteu uma denúncia em Procedimento Preparatório de Inquérito Civil para apurar a situação do saneamento nas ruas do Porto, Nova, Giordano Mochel, Amparo e São João, localizadas no bairro Pão de Açúcar, em São Luís.

Na Portaria, o representante do Ministério Público requisitou à Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) e também à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) que, no prazo de dez dias úteis, prestem informações sobre a situação de saneamento básico nesses endereços, esclarecendo se há esgotamento sanitário, drenagem, água potável e coleta de resíduos sólidos.

Após denúncia da falta do serviço de esgotamento sanitário nesses locais contra a CAEMA, a mesma informou ao MPMA que nas vias citadas pelos reclamantes já existe rede coletora, porém sem funcionalidade, vez que o contrato para execução das obras foi rescindido e o respectivo projeto está sob análise do Ministério de Desenvolvimento Regional. Logo o órgão concluiu que as obras não devem acontecer num curto espaço de tempo.

E, analisando os fatos, o Ministério Público verificou que estes estão inseridos nas atribuições específicas das Promotorias de Defesa do Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural, assim sendo prepara um inquérito civil contra a companhia.

Determino o encaminhamento destes autos a uma das Promotorias de Justiça Especializada na Proteção ao Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural de São Luís, para conhecimento, caso ainda não o tenha, acompanhamento e eventual adoção das providências cabíveis”, disse o promotor em seu despacho.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 11 de abril de 2022

Esporte: Cordino vence o Iape e conquista o Segundo Turno do Campeonato Maranhense


O Cordino Esporte Clube
conquistou ontem (domingo, 10), o título do Segundo Turno do Campeonato Maranhense 2022, em vitória diante do Iape por 3 a 0. Os gols foram marcados por Edrean (10 minutos do primeiro tempo), Ulisses (39) e Paulo Vitor (31 do segundo tempo). Na decisão do Estadual, a Onça enfrenta o Tubarão, com a primeira partida nesta quarta-feira (dia 13), às 15h30, no Estádio Leandrão, em Barra do Corda.

Pedra

O ônibus do Sampaio foi atacado na noite de sábado, quando voltava da Ilha do Retiro, depois da derrota por 1 a 0, contra o Sport, pela primeira rodada da Série Bdo Brasileiro. No caminho de volta para o hotel, onde a delegação Tricolor estava hospedada, o veículo foi atingido por uma pedra. Apenas o lateral-esquerdo Lucas Hipólito foi atingido por estilhaços do vidro, mas não sofreu cortes graves. O Sampaio confirmou o ataque e se posicionou pelo Twitter, onde solicitou resposta das autoridades em Recife (PE). O Tricolor volta a campo pela Série B no próximo sábado, quando recebe o Tombense. A partida acontece no Castelão, Outeiro da Cruz, às 16h30.

Já o Sampaio Basquete levou a melhor sobre o Ituano, também no sábado. O bicampeão em 2016 e 2019 derrotou o atual vencedor da Liga, por 60 a 57, no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís, placar que deu a sétima vitória ao líder do campeonato, com 100 por cento de aproveitamento. O Sampaio é o primeiro colocado da Liga de Basquete Feminino2022, com 14 pontos em sete jogos, seguido de perto pelo Sesi Araraquara, que no sábado derrotou o Bebidas Poty/Tietê/Bax Catanduva e tem 12 pontos, com um jogo a menos. O SampaioBasquete conta agora com 12 dias até o próximo confronto, dia 22, fora de casa, contra o Sesi Araraquara.

(Ester Domingos)

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 11 de abril de 2022

Weverton Rocha retira assinatura da CPI do MEC


O senador Weverton Rocha, doPDT, é o terceiro a retirar sua assinatura do requerimento para a criação da CPI para investigar as denúncias do “bolsolão do MEC”.

Oriovisto Guimarães e Styvenson Valentim também recuaram  no apoio à criação do colegiado.

Na última sexta-feira, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) havia conseguido as 27 assinaturas necessárias para protocolar o pedido de instalação da comissão.

Com as decisões de Weverton, Oriovisto e Styvenson, o documento tem agora 24 assinaturas e não poderá, pelo menos por enquanto, ser protocolado junto à Mesa Diretora do Senado.

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 10 de abril de 2022

Direito de Resposta – Luciano Genésio

Amparado na Lei nº 13.188, de 11 de novembro de 2015, venho solicitar
direito de resposta para a seguinte publicação veiculada no seu blog
“Prefeito da Baixada Maranhense constrói mansão e é investigado pela
PF”.

1-      A matéria além de inverídica é mal intencionada quando supõe o uso de
recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para
fins particulares. O meu imóvel em construção, no povoado Apertado,
possui apenas cinco quartos, e a obra teve início há cinco anos, com
recursos pessoais, e há quase um ano encontra-se paralisada. O terreno é
declarado, todo ano, no meu imposto de renda.

2-      Ao longo de toda a minha gestão, a Prefeitura de Pinheiro recebeu
apenas um recurso do FNDE, no ano passado, para a construção da creche
do bairro do Antigo Aeroporto, que iniciamos a obra neste mês.

Quando assumi meu primeiro mandato, em 2017, a Prefeitura de Pinheiro
apresentava inúmeras inconsistências junto ao Fundo relativas a obras
inacabadas de creches, escolas e ginásios da gestão do ex-prefeito
Filuca Mendes (MDB). Recorremos à Justiça e aguardamos o tramite do
processo para que o Município pudesse voltar a receber recursos e firmar
novos convênios. Somente no último trimestre de 2021 conseguimos sanar
essas inconsistências.

Algumas dessas obras inacabadas que recebemos da gestão anterior foram
finalizadas com recursos próprios do município, fruto de planejamento e
da prioridade que é dada por nós à educação.

Luciano Genésio
Prefeito de Pinheiro

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 10 de abril de 2022

Bacabeira: Calvet faz aniversário

Neste 10 de abril, desejamos muitas Felicidades ao primeiro prefeito de Bacabeira, José Reinaldo da Silva Calvet pelo seu aniversário.
Ousado e destemido, Reinaldo Calvet é o maior protagonista da História de Bacabeira. Todo esforço do mundo seria incapaz de apagar seu legado e sua luta para emancipar o então povoado de Rosário.

Não fosse sua determinação – junto daqueles que também deram sua contribuição – Bacabeira jamais teria conquistado sua independência politica e administrativa.

Por tudo isso, nesse dia especial, Bacabeira felicita seu ilustre filho!
Feliz Aniversário Reinaldo Calvet!

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 10 de abril de 2022

Governo do Estado e Prefeitura de Paço do Lumiar segue avançando com obras de pavimentação no Mojo


O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), segue com obras em diversas regiões maranhenses. Em Paço do Lumiar, região da Grande Ilha, os trabalhos de pavimentação da estrada de Mojó, importante via de acesso do município, avançam, apesar das fortes chuvas. A ação faz parte do Programa Mais Asfalto, que visa garantir mobilidade, melhoria no escoamento da produção dos pescadores e promover mais segurança e conforto para os moradores.

Estão sendo implantados mais de 7km de pavimentação asfáltica, beneficiando mais 3 mil famílias que, agora, terão acesso facilitado e melhor qualidade de vida. Um anseio antigo dos moradores, a obra tem previsão de conclusão para este semestre.

De acordo com a secretária da Secid, Joslene Rodrigues, a obra visa melhorar a qualidade de vida dos moradores e levar mais desenvolvimento para a área. “Essa é mais uma importante parceria firmada entre a Prefeitura de Paço do Lumiar e o Governo do Maranhão. Vamos proporcionar à população do município dignidade e assegurar o acesso facilitado ao local. Com isso, garantimos mais oportunidades de emprego, renda, melhoria da saúde e tantos outros benefícios”, afirmou.

A via vai receber, também, meio-fio e sarjetas, que vão garantir o escoamento adequado da água, proporcionando mais segurança para os moradores do bairro. Atualmente, os trabalhos acontecem simultaneamente com a terraplanagem, drenagem e aplicação do asfalto.

  • Tags: