• Thiago Azevedo
  • 14 de abril de 2022

PF prende estrangeiros com quase meio milhão de reais de notas falsas

A Polícia Federal prendeu em flagrante dois estrangeiros na cidade São Luís/MA, ontem (13), pela prática dos crimes de moeda falsa (art. 289, parágrafo primeiro, Código Penal) e de (possuir) petrechos para falsificação de moeda (Art. 291, Código Penal).

Foi apreendido com os estrangeiros o equivalente a R$ 448.000,00 (4.488 notas de 100 reais falsificadas), produtos químicos possivelmente utilizados na falsificação, além de 12.180kg de papel em branco com as mesmas medidas da cédula, que seriam pigmentadas.

A partir de uma denúncia de que os estrangeiros teriam vindo de São Paulo para São Luís, com o intuito de vender as cédulas e de arregimentar novos atores para participarem do esquema criminoso, a Polícia Federal acompanhou a movimentação dos criminosos e os abordou no início da tarde de terça-feira.

Devido à alta quantidade de notas falsas e aos indícios da existência de uma estrutura organizada de falsificação, que podem ocasionar prejuízos irreparáveis não só aos cidadãos e empresas que recebem as notas falsas, mas também à credibilidade do Sistema Financeiro Nacional, a autoridade policial representou ao Juízo pela conversão das prisões em flagrante em preventivas. Comunica.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 14 de abril de 2022

Flávio Dino lidera reunião com PT, PSB e PCdoB para discutir campanha de Lula no Maranhão

As direções do PSB, PCdoB e do PT no Maranhão estiveram reunidas, na noite desta quarta-feira(13), para discutir a pré-campanha do presidente do Lula no estado.

Foi a primeira reunião do Comitê Lula Presidente, convocada e liderada pelo ex-governador Flávio Dino, presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Senado.

Os três partidos trataram da organização dos Comitês Populares de Lula no Maranhão a fim de fortalecer a pré-candidatura do petista à Presidência da República.

Serão realizados eventos, plenárias e comitês sociais para colher sugestões para o programa de governo.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 13 de abril de 2022

DESCASO! Ambulância sucateada põe em risco saúde de paciente, em Miranda do Norte

Na manhã desta quarta-feira (13), no município de Miranda do Norte, cuja prefeita é Angélica (PL), uma paciente que deu entrada no serviço de saúde municipal, vítima de lesão na coluna após uma queda, precisou ser transferida para outra unidade. Entretanto, a ambulância disponível, que deveria garantir segurança para a paciente que, em função do seu estado de saúde, precisava ir deitada, se encontra em avançado estado de deterioração.

A situação foi denunciada por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais. Veja a seguir.

Tendo somente o ‘básico’, como uma maca e ar-condicionado, o veiculo não possui os equipamentos necessários para resguardar a saúde dos pacientes em casos extremos, como uma parada cardíaca. Falta oxigênio, ar comprimido, suporte adequado para o soro, que foi improvisado. A estrutura do veículo sugere um certo grau de insalubridade ao qual paciente e agente de saúde são expostos.

“A porta, eu fico até com medo de abrir, porque, em outras situações, já ocorreu”, disse a profissional no vídeo.

De acordo com o Portal da Transparência do município, a aquisição de novas ambulâncias não parece ser prioridade da atual gestão, que está seu segundo ano. Consta informação de que a última licitação para este fim foi realizada na gestão anterior, no ano de 2019 e, segundo a própria servidora, a situação é antiga.

“Já faz vários anos que se vive isso, todo mundo fica calado, ninguém fala nada”, disse entristecida. “Pra onde tá indo o dinheiro de Miranda do Norte?”, questionou.

Também foi questionado pela servidora sobre o fim da ambulância nova que o município teria supostamente recebido, possivelmente por meio de emendas parlamentares, mas que nunca esteve disponível à população.

Júnior Lourenço e Angélica: Aliança sem frutos

Miranda do Norte é reduto eleitoral do deputado federal Júnior Lourenço (PL), que já foi prefeito do município e é filho da prefeita Angélica (PL). E apesar da aliança de ambos destacada em campanha eleitoral de 2020, que poderia estar recebendo investimentos por meio das emendas parlamentares, a população de Miranda não tem colhido os bônus dessa parceria, mas os ônus, como no caso destacado nesta reportagem.

Sabendo que existem recursos disponíveis para a manutenção do município e não estão sendo aplicados pela gestão Angélica, Miranda do Norte pode estar sendo alvo de prática de corrupção.

Fonte: Me Informo

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 13 de abril de 2022

Yglésio chama Eduardo Braide de “Judas da Política” durante sessão na Assembleia

“Braide já foi Judas com motoristas e, agora, está sendo Judas com os professores. Não caiam nessa conversa do Judas da Política”, disse o deputado Yglésio durante sessão parlamentar desta quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa do Maranhão, sobre a atual gestão municipal de São Luís.

Segundo o parlamentar, o prefeito, Eduardo Braide, segue traindo todas as categorias que ele diz ajudar. Além disso, Yglésio enfatizou que os problemas enfrentados pela capital maranhense estão sendo mascarados diante de uma política de transformação da realidade.

“É um verdadeiro absurdo o que está acontecendo. A gestão não está sendo levada com responsabilidade. Eu me sinto ofendido pelo que está acontecendo”, disse o deputado.

Ainda durante a sessão, o deputado relembrou, mais uma vez, o cenário caótico em que se encontra os Socorrões I e II, que foi apresentado nessa terça-feira (12), pelo Jornal Hoje, da Rede Globo.

“Esse tem sido o retrato da gestão de São Luís. Uma bagunça. Lamentável, pois ajudei a chegar lá. Quem ajuda a conquistar, tem moral para dizer o que está acontecendo”, frisou Yglésio.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 13 de abril de 2022

Comissão de Ética da Alesp aprova pedido de cassação de ‘Mamãe Falei’


A Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta terça-feira (12) o pedido de cassação do mandato do deputado Arthur do Val (União Brasil) por quebra de decoro parlamentar.

Os nove membros do conselho acataram o parecer do relator Delegado Olim (PP). O processo contra o deputado foi aberto após áudios machistas sobre refugiadas ucranianas terem vazado no início de março, durante viagem para suposta ajuda humanitária ao país. Arthur do Val considerou uma medida “desproporcional” e “perseguição política” (leia mais abaixo).

O processo seguirá agora para votação em Plenário em forma de projeto de lei. A perda de mandato só ocorrerá, de fato, se a maioria dos 94 deputados estaduais votarem a favor do projeto.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 12 de abril de 2022

Prefeito Photoshop, fraco, fraco”, dispara deputado Yglésio sobre Braide na Assembleia

Durante sessão parlamentar desta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado Yglésio Moyses (PSB) afirmou que o prefeito da capital, Eduardo Braide, está fazendo um verdadeiro photoshop na Educação municipal. De acordo com Yglésio, a Educação em São Luís está passando por uma maquiagem, que esconde o real cenário em que se encontra os profissionais da categoria.

“A verdadeira maquiagem está sendo feita em relação à educação. O prefeito mandou um aumento acima de 30%, mas ele esquece de dizer que foi apenas para 149 professores do nivel médio. Os outros 5.528 professores de nivel superior do município, o reajuste é de 5%”, frisou o parlamentar.

Em março deste ano, o atual prefeito enviou à Câmara Municipal um Projeto de Lei que dispõe sobre a atualização dos vencimentos, proventos e pensão para profissionais do Magistério de São Luís, enquadrados no padrão de vencimentos PMN, constantes no Anexo II, do PCCV (Lei nº 4.941/2008).

É necessário ressaltar que, em 2021, São Luís teve aumento de 27% do Fundeb e mais de 30% do FPM. No entanto, mais de 50% das escolas não foram reformadas. Como é o caso da Escola Dom Delgado, na Vila Cascavel, localizada na zona rural de São Luís, que passou dois anos fechada por conta da Covid-19. Agora, com o retorno da aulas presenciais, alunos estão tendo que conviver em um cenário degradante de infraestrutura escolar.

“O prefeito busca mascarar a realidade. O estudante está comendo bolacha com suco na escola, quem não está tendo aula presencial, não recebe cesta básica. Portanto, São Luís não tem gestão. Subo à tribuna, para criticar com a autoridade de quem o ajudou. O prefeito photoshop faz maquiagem e diz que a cidade tem o que comemorar. Prefeito de instagram, fraco, faco”, disse o deputado.

  • Thiago Azevedo
  • 12 de abril de 2022

Othelino e Brandão conversam sobre projetos do Executivo em tramitação na Assembleia

O presidente da Assembleia da Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), realizou visita de cortesia ao governador Carlos Brandão (PSB), no início da tarde desta terça-feira (12), no Palácio dos Leões. Na reunião, o líder do Parlamento maranhense e o chefe do Executivo Estadual discutiram os projetos de lei, de autoria do Governo do Estado, em tramitação na Alema.

“Hoje mesmo, apreciamos cinco proposições, entre medidas provisórias e projetos de lei, encaminhados pelo Executivo. São iniciativas que vêm para promover melhorias e desenvolvimento ao nosso estado”, afirmou Othelino.

Na oportunidade, o parlamentar reiterou que o Legislativo Estadual está à disposição para contribuir no que for necessário à conquista de novos avanços.

“Sabemos que é fundamental trabalharmos juntos em prol do estado, assim como consideramos importante a preservação desta relação de harmonia, respeito e independência, que buscamos sempre manter em favor dos interesses do povo do Maranhão”, ressaltou Othelino.

No mesmo sentido, o governador Carlos Brandão afirmou que o Governo do Estado manterá o bom diálogo com a Assembleia Legislativa. “É uma relação que está cada vez mais forte. Nós ficamos muito satisfeitos com a presença do deputado Othelino e permaneceremos unidos pelo Maranhão”, disse.

  • Thiago Azevedo
  • 12 de abril de 2022

Justiça determina retorno do presidente da Câmara de Alcântara ao cargo

Chefe do Legislativo alcatarense comemora de decisão judicial e divulga nota para esclarecer o que motivou seu afastamento

O juiz Rodrigo Otávio Terças Santos, titular da comarca de Alcântara, deferiu liminar que determinou o retorno do vereador Claudielson Basson Guterres – o Guterres Filho (Avante) ao cargo de Presidente da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (12).

Segundo o blog apurou, o chefe do Legislativo alcatarense tinha sido destituído do cargo na última quinta-feira (7), de forma compulsória, arbitrária e sem fundamentação legal, após um julgamento de exceção nunca visto na história do Parlamento Municipal, liderado pelo vice-presidente da Casa, vereador Nilson dos Santos Pereira.

Logo após a publicação da sentença judicial, Guterres Filho comemorou a decisão e divulgou nota à imprensa para esclarecer alguns dos fatos que motivaram seu afastamento da Casa de Leis.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Acerca de matérias jornalísticas publicadas na imprensa maranhense, tratando do afastamento do vereador Guterres Filho da presidência da Câmara de Alcântara por práticas de supostas irregularidades, incluindo recebimento de diárias, sem a devida comprovação, em respeito à sociedade alcantarense, a assessoria do parlamentar faz este comunicado com base nos esclarecimentos abaixo narrados, para que se restabeleça a verdade dos fatos, equivocadamente divulgados em blogs, portais e emissoras de rádio.

1. O vereador GUTERRES, retoma a cadeira da Presidência da Câmara Municipal de Alcântara, após sofrer golpe liderado pelo Vereador Nilson dos Santos Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal;

2. Na manhã desta terça-feira (12/04/2022), foi concedida decisão judicial favorável a retorno do Vereador Claudielson Basson Guterres ao cargo de Presidente da Câmara Municipal de Alcântara;

3. No dia 07 de abril de 2022, em sessão ordinária, o Presidente Guterres foi destituído de forma compulsória, arbitrária e sem fundamentação legal da Presidência da Câmara Municipal, após um julgamento de exceção nunca visto naquele Parlamento, liderado pelo vice-presidente, o vereador Nilson dos Santos Pereira;

4. A destituição do Presidente Guterres não passou de um ato político ilícito, que teve o único fim de tomar a Presidência do Poder Legislativo para beneficiar o Vice-Presidente NILSON DOS SANTOS PEREIRA, que conduziu propositadamente procedimento totalmente ilícito, se consagrando “PRESIDENTE PROVISÓRIO”, mesmo diante de todas as advertências de ilicitudes possíveis;

5. O vereador Nilson dos Santos Pereira, logo após a destituição do Presidente Guterres, exonerou uma série de funcionários da Câmara Municipal, deixando pais e mães de famílias desamparados;

6. No entanto, a justiça socorreu a quem teve seu direito violado, o Vereador Guterres, e deferiu a seguinte decisão em sede de Mandado de Segurança: “Desta forma, o vereador Guterres retoma o poder, após decisão concedida em no Mandado de Segurança. Todas as falsas acusações contra o Presidente Guterres, possuem fim estritamente político, com intuito meramente de sujar a sua imagem”, destacou;

O Vereador Guterres sempre teve comportamento pautado na legalidade e na defesa dos interesses das comunidades de Alcântara, e de forma injusta foi vítima do julgamento de exceção, acusações sem fundamento e sem qualquer direito à defesa.

7. Por fim, o vereador Nilson dos Santos Pereira se utilizou de um órgão de controle para atender os seus anseios políticos. Após o covarde golpe que destituiu o Presidente Guterres, o vereador Nilson não passou nem uma semana na cadeira da Presidência e sai ficando marcado com comportamento vergonhoso e deplorável.

  • Thiago Azevedo
  • 12 de abril de 2022

Othelino recebe novo secretário de Segurança Pública e discute ações para reforçar o sistema


O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu, na manhã desta terça-feira (12), a visita do novo secretário estadual de Segurança Pública, coronel Silvio Leite, acompanhado do diretor institucional do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMMA), coronel Alexandre Magno. Na reunião, eles discutiram sobre as ações imediatas que serão implementadas no sentido de reforçar o sistema no estado.

Ao lado do deputado Ricardo Rios e do chefe do Gabinete Militar da Alema, coronel Marcelo Jinkings, o líder do Legislativo maranhense colocou a Assembleia à disposição para colaborar com a melhoria na área da segurança pública.

“O secretário nos informou que, de imediato, serão executadas algumas ações mais ostensivas de rua com um policiamento mais presente. Por isso, coloquei a Casa à disposição, não só no sentido de legislar quando necessário para fortalecer esse trabalho, mas, também, dando todo o apoio para que o sistema funcione bem e a sociedade se sinta cuidada”, disse Othelino Neto.

Escolha

Na ocasião, o parlamentar fez um cumprimento especial ao governador Carlos Brandão pela escolha do coronel Leite para comandar a pasta. “Ele é o primeiro militar a ser secretário de Segurança do Estado, um dado marcante para o setor. Parabenizo o governador pela escolha, pois a atitude homenageia a Polícia Militar do Maranhão, que é fundamental ao bom funcionamento da segurança pública”, ressaltou o chefe do Parlamento Estadual.

Coronel Leite elencou as próximas ações da Secretaria e agradeceu ao presidente da Assembleia pela atenção. “A curto prazo, vamos entregar 126 viaturas para a PMMA, entre carros e motos. Já a partir desta semana, intensificaremos nosso policiamento ostensivo para reduzirmos, ainda mais, os índices de violência no estado. Aproveito para agradecer ao deputado Othelino por estar sempre à disposição em nos ajudar no que for necessário”, concluiu.

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 12 de abril de 2022

Yglésio denuncia falta de infraestrutura em escola municipal de São Luís

O deputado Yglésio Moyses (PSB) subiu à tribuna, na Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta terça-feira (12), para denunciar falta de infraestrutura na Escola Dom Delgado, na Vila Cascavel, zona rural de São Luís. De acordo com o parlamentar, com o retorno das aulas presenciais, alunos estão tendo que conviver em um cenário degradante de infraestrutura escolar.


 “Ano passado foi o ano que teve menor investimento público na capital. Estudante está comendo bolacha com suco na escola, quem não está tendo aula presencial, não recebe cesta básica. Isso é cuidado com a educação”, iniciou o deputado.

Segundo o parlamentar, o aumento de 30%do reajuste salarial foi apenas para 149 professores, nível médio, da rede municipal de São Luís. “Ano passado, a capital teve aumento de 27% do Fundeb, mais de 30% do FPM. Mais de 50% das escolas não foram reformadas. Isso é um verdadeiro desrespeito com a educação”, complementou.            

Saúde em São Luís

Ainda durante a sessão, o deputado falousobre a situação do Hospital Djalma Marques(Socorrão I). De acordo o parlamentar, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, têm realizado uma “maquiagem” para mascarar o real cenário da unidade de Saúde. 

“Na semana passada, eu fiz uma denúncia falando sobre a problemática dos profissionais de Saúde do Socorrão I. Estranhamente, no final de semana, fizeram um grande mutirão de esvaziamento hospitalar. Misteriosamente, os pacientes desapareceram do corredor. O prefeito foi para as redes sociais bater foto e dizer que ele estava limpo para tentar plantar uma falsa realidade em relação ao que de fato é o dia a dia daquele hospital”, iniciou o deputado Yglésio.

De acordo com Yglésio, os pacientes tem sido encaminhados para o Hospital Santa Casa e que os próprios funcionários do Socorrão I enviam mensagens e fotos sobre o que está acontecendo na unidade.

 “O prefeito busca mascarar a realidade da Saúde pública de São Luís. Ao invés de resolver o problema das urgências, da dificuldade de filas de marcação de ambulatórios, ele está colocando uma mão de tinta em Unidade Básica e chama de Clínica da Família”, continuou o parlamentar.

 Ainda segundo o deputado, o hospital Santa Casa está há três meses sem pagar salários, tendo em vista a dificuldade de repasse. “A Santa Casa está em uma situação deplorável de estrutura, mulheres e homens na mesma enfermaria, tudo isso com a conivência da prefeitura’, disse.

                 

  • Tags: