
Mais conhecido por sua atuação na Zona Rural de São Luís, onde já tem um trabalho consolidado, o vereador Marlon Botão (PSB) tem intensificado sua atuação também na área Itaqui-Bacanga, uma das regiões mais populosas da capital – composta por 47 bairros e mais de 130 mil habitantes.
.
Segundo o parlamentar, assim como a Zona Rural, a área Itaqui-Bacanga também sofreu por anos com a negligência do poder público e a falta de políticas públicas.
.
“A área Itaqui-Bacanga tem uma importância gigantesca para a economia da nossa capital. Os maiores empreendimentos, como a Vale e a Alumar, estão localizados nessa região. Mas toda essa riqueza que é gerada não chega até a população do Itaqui-Bacanga”, disse Marlon Botão.
.
“As comunidades ainda sofrem com o desemprego e a dificuldade de acesso a serviços públicos básicos, como atendimento médico, transporte público, escolas bem estruturadas e pontos de lazer e práticas esportivas. Mas nós, ao lado do prefeito Eduardo Braide, já começamos a mudar essa realidade”.
.
O parlamentar elencou algumas iniciativas do seu mandato que foram direcionadas para a área Itaqui-Bacanga.
.
“No mês de março, levamos o nosso projeto Inspirar Saúde para atender as comunidades do Residencial Luís Bacelar e adjacências. Um dia inteiro em que a população teve acesso a diversas especialidades médicas totalmente gratuitas, com clínico geral, pediatra, nutricionista, dentista, oftalmologista, além de diversas testagens”, disse Marlon Botão.
.
“Na Vila Isabel, que vai receber uma edição do nosso Inspirar Saúde em maio, nos juntamos à comunidade para construir a primeira quadra comunitária, que hoje atende centenas de famílias, sendo utilizada para práticas esportivas, ações sociais, cultos religiosos. Também levamos a nossa Blitz da Saúde e a Blitz da Educação para dentro dos bairros do Itaqui-Bacanga, o que tornou possível um conhecimento mais detalhado das necessidades dessas comunidades”.
.
O vereador também destacou que o seu mandato já distribuiu quase mil cestas básicas para as comunidades do Itaqui-Bacanga e que solicitou mais 35 policiais para atender a região.
.
“Ao mesmo tempo que cuidamos do assistencialismo, porque quem tem fome tem pressa, também trabalhamos para levar cada vez mais segurança, com o requerimento para 35 novos policiais e quatro viaturas para atender a região. Todas essas ações visam garantir o bem estar e a dignidade das famílias do Itaqui-Bacanga”.
.
Mais ações
.
Marlon Botão destacou, ainda, outras ações do seu mandato que já estão em curso na área Itaqui-Bacanga.
.
“Estamos articulando, juntamente com a Vale e a prefeitura de São Luís, para conseguir a reforma completa da Feira do Anjo da Guarda, um sonho antigo da população que também vai beneficiar mais de 20 bairros adjacentes”, disse.
.
“Também vamos levar uma feira para o Residencial Bacelar, para que a comunidade não precise mais percorrer longas distâncias para comprar itens básicos de alimentação”.
.
Já na Vila Embratel, de acordo com Marlon Botão, o seu mandato busca a reforma e a ampliação da área de esporte e lazer, com campo de futebol, espaço para atividades físicas.
.
“Todas essas ações em conjunto, além de outras que também vamos iniciar, já começaram a mudar a realidade da área Itaqui-Bacanga. A nossa missão é garantir cada vez mais dignidade, oportunidades de emprego e uma vida de qualidade para as comunidades do Itaqui-Bacanga”, finalizou Marlon Botão.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, recebeu, nesta segunda-feira (18), o projeto de lei, de autoria do Poder Judiciário, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores Efetivos e Comissionados do Poder Judiciário do Maranhão (PCCV).
O documento foi entregue pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Lourival Serejo, e pelo presidente do Sindicato dos Servidores do Judiciário (Sindjus), George Ferreira. Também participaram o diretor-geral do TJMA, Mário Lobão, e o tesoureiro do sindicato, Márcio Luís Andrade.
No encontro, Othelino Neto disse que, por também ser servidor público de carreira, reconhece a importância desse projeto de lei para a categoria. “Os servidores esperam por este momento há alguns anos e, hoje, a matéria chega à Assembleia. Daremos a tramitação célere que o PL merece, afinal, a proposição valoriza os servidores do Judiciário”, assinalou.
O chefe do Legislativo maranhense destacou, ainda, a relação independente e harmoniosa que a Casa tem com o Judiciário, o que proporciona esse diálogo permanente. “Já vamos, inclusive, encaminhar para que o projeto tramite em regime de urgência e espero que, nos próximos dias, já possamos apreciar o texto”, completou Othelino.
O desembargador Lourival Serejo afirmou que o projeto garante direitos aos servidores. “O PL assegura mais uma conquista para os servidores do Judiciário maranhense. São direitos que, evidentemente, se renovarão com o tempo”, frisou.
O presidente do Sindjus, George Ferreira, agradeceu a disponibilidade do presidente Othelino Neto. “Seguimos cumprindo nosso compromisso com os servidores e vamos em busca de mais avanços. Agradeço ao deputado Othelino por reconhecer a importância do nosso pleito”, declarou.
As direções nacionais do PT, PCdoB e PV registram nesta segunda-feira (18) o estatuto e o programa da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil). Os documentos foram aprovados em reunião no último domingo.
A Assembleia Geral da Federação, órgão máximo de deliberação, será composta por 60 membros, sendo 9 vagas distribuídas igualmente (3 por partido) e 51 distribuídas na proporção dos votos obtidos por cada partido nas eleições para a Câmara dos Deputados de 2018.
As deliberações da Assembleia Geral serão tomadas por maioria de três quartos de seus membros.
Na composição da Assembleia Geral, cada partido terá de indicar no mínimo 30% de mulheres e no mínimo 20% respeitando o critério étnico-racial.
A Comissão Executiva Nacional da Federação terá 18 membros. Os presidentes de cada um dos partidos são membros natos da comissão e as outras 15 vagas seguirão à proporção dos votos obtidos na eleição para a Câmara de 2018.
A primeira presidenta da FE Brasil será a deputada Gleisi Hoffmann (PT); a primeira vice-presidenta, Luciana Santos (PCdoB), e o segundo vice, José Luís Penna (PV).
O mandato é de um ano, com rodízio entre os presidentes de cada um dos partidos, podendo haver recondução por decisão unânime.
Os partidos da FE Brasil atuarão em conjunto no Congresso e na sociedade para promover a reconstrução do país, a defesa da soberania nacional, da democracia e dos direitos do povo, para fortalecer a candidatura do presidente Lula e sua base parlamentar”.

Segundo Sindeducação, somente metade nas escolas do município foram reformadas e aulas iniciaram sem transporte na zona rural. Categoria busca atualização salarial de 36,56%, mas gestão municipal quer conceder apenas 5%
Professores da rede pública de ensino de São Luís entraram em greve na manhã desta segunda-feira (18) em protesto contra o que classificam como descaso com a educação municipal e ataques à categoria pela gestão de Eduardo Braide (sem partido).
Organizado pelo Sindeducação (Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís), um protesto está marcado para acontecer na praça Deodoro, Centro da capital, a partir das 8 horas.
Apesar do movimento paredista encurralar apenas Braide, parte do estado de abandono da educação pública do município é herança maldita deixada pelo ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PSD), que tem aproveitado do silêncio do sucessor sobre o caos recebido para entrar na disputa pelo Palácio dos Leões nas eleições de outubro.
Segundo a presidente da Sindeducação, Sheila Bordalo, somente metade nas unidades escolares da rede de ensino público da cidade foram reformadas, as aulas iniciaram sem transporte na zona rural, a alimentação escolar carece de qualidade e os alunos, até hoje, não receberam os chips e tablets prometidos pela prefeitura.
“O 14º salário, progressões e precatórios do Fundef são direitos previstos por lei. Braide não diz que envio projeto de lei atualizando a tabela para somente 889 profissionais da rede. Hoje, somos mais de 8 mil”, diz em vídeo que trata da campanha salarial deste ano dos professores.
Em repúdio a uma propaganda da gestão municipal custeada pelos cofres públicos, que acusa o sindicato de mentir para a população, ela acusa a prefeitura de tentar desmoralizar os profissionais e suas reivindicações. “Mas a realidade é a maior aliada da categoria”, defende.
O ataque também foi respondido pela professora Ana Paula Martins, secretária de Comunicação do Sindeducação.
“O prefeito anda dizendo por aí que nós estamos faltando com a verdade, que estamos mentindo sobre nossa pauta de reivindicação. Mas por que o prefeito não fala sobre os recursos do Fundeb?! Porque é através desse recursos que estamos reivindicando reajuste para toda a nossa categoria. Não é verdade que ele mandou um projeto de lei [para a Câmara de Vereadores] que contempla todos os professores e professoras”, argumentou em publicação sobre a assembleia geral que decidiu pela deflagração da greve.
Enquanto o sindicado defende a atualização da tabela salarial para toda a categoria de 36,56%, Braide tem insistido no reajuste de apenas 5%, dificultando a negociação com os professores.
Além da propaganda com ataques ao Sindeducação, Eduardo Braide também apelou ao Poder Judiciário para tentar barrar a greve. Na semana passada, atendendo pedido da PGM (Procuradoria-Geral do Município), a desembargador Maria Francisca Galiza, das Segundas Câmaras Cíveis Reunidas do Tribunal de Justiça do Maranhão, decretou a ilegalidade do movimento e determinou multa por descumprimento da decisão de 50 mil, por dia.
Apesar da ordem judicial pela suspensão da greve, o sindicato manteve o movimento paredista.
De acordo com a professora Luciana Mesquita, além dos problemas relatados por Sheila Bordalo, os docentes estão tendo de tirar do próprio bolso para manter o ensino e nem todas as escolas voltaram ao ensino presencial.
“Nas escolas que estão funcionando de forma remota, os professores estão bancando as aulas, pois os míseros 70 reais de ‘auxílio conectividade’ foram cortados. Professores que retornaram presencialmente não têm material pedagógico para trabalhar, por exemplo, principal para quadro”, postou em uma rede social.
O caos na educação pública da capital levou o Eduardo Braide a sofrer um revés no Judiciário maranhense, no início deste mês.
À pedido do Ministério Público, o juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, determinou ao município matricular estudantes na rede municipal de ensino, no prazo de 72 horas, dando preferência às mais próximas e de modo a evitar prejuízo à vida escolar dos alunos.
De acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça, no bojo do processo consta uma tabela com os nomes de diversos alunos que necessitam de vagas nas escolas públicas municipais.
“Inconcebível existir estudantes que ainda não tenham conseguido se matricular ou rematricular nas escolas municipais mais próximas de suas residências, seja pela obrigação pactuada e homologada por sentença judicial, seja pelas normas acima apontadas”, enfatizou o magistrado na decisão. Atual7

Fui surpreendido com a inclusão do meu nome em inquérito sobre desvio de emendas parlamentares, segundo matéria publicada neste domingo, 17 de abril, no Jornal Folha de São Paulo. Afirmo que os atos apurados não dizem respeito à minha atuação parlamentar.
Trata-se de ilações a partir de anotações feitas à mão, à margem de planilhas onde consta simplesmente o sobrenome Rocha. Por conta disso alguém afirmou acreditar serem dívidas entre duas pessoas “com a possível participação do senador Roberto Rocha”.
Nada mais vago e impreciso que tal afirmação, sem qualquer fundamento em fatos.
Informo ainda que não tive jamais conhecimento oficialmente sobre o fato, tampouco fui procurado para qualquer esclarecimento. Se apurassem minuciosamente veriam que não tenho rigorosamente nenhum envolvimento com o fato investigado.
Aguardo sereno que o desfecho das apurações constate o que todo o Maranhão sabe sobre a retidão da minha vida como político e cidadão.

A prefeitura de São José de Ribamar realizou, em praça pública, a encenação da Via Sacra, no município. O espetáculo foi ealizado no Largo do Santuário e, em diversos palcos, trouxe riquezas de detalhes das últimas horas de Jesus Cristo.
A Via Crúcis, representada por artistas ribamarenses, sob a direção do renomado diretor Alex Sander, interpretou as épicas cenas da Santa Ceia, condenação, crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Uma megaestrutura de palcos, sonorização e cenografia marcou momentos tradicionais já conhecidos pela história, e também momentos de reflexão propostos pela direção da peça. _“Durante a encenação, tivemos diversos momentos reflexivos, onde trouxemos a história tradicional e mesclamos com os problemas sociais da sociedade atual, além de homenagear diversas figuras” , disse Sander, diretor artístico responsável pelo espetáculo.
A encenação aconteceu na Sexta-Feira Santa (15) e uma reapresentação no Sábado de Aleluia (16).


Notadamente incomodados com a distribuição de peixes realizada pela ex-vereadora Kellyane Calvet e principalmente pelo carinho com que ela é recebida nas residências de Bacabeira, o grupo Gonçalo resolveu fabricar uma fake news contra a ex-parlamentar.
De ordem do grupo, um dos seus principais servis, o editor do blog munim conectado disseminou a fraude nas redes e blogs acusando a vereadora de distribuir peixe estragado, o que logo foi desmentido por quem recebeu e o tiro saiu pela culatra, deixando claro e evidente que o grupo teme que seus candidatos sejam novamente desbancados por Kellyane Calvet, assim como aconteceu em 2018.
Naquela eleição, Kellyane Calvet foi candidata a deputada estadual e teve em Bacabeira, mais de dois mil votos (2.070), enquanto o candidato a deputado estadual do grupo Gonçalo, Ariston conseguiu apenas mil setecentos e setenta votos (1.770), mesmo com toda estrutura da prefeitura de Bacabeira a disposição e uma legião de bajuladores da administração. Uma derrota constrangedora para o grupo na cidade e que deverá se repetir novamente no próximo pleito.
A proposito, Kellyane Calvet é única adversária já declarada ao grupo para as eleições municipais de 2024, quando deverá enfrentar o candidato dos Gonçalos visando a sucessão da atual prefeita, Fernanda Gonçalo.

Com vistas a garantir o tradicional alimento da Semana Santa nas casas das famílias, o prefeito de Turiaçu, Edésio Cavalcanti promoveu com total apoio dos deputados estadual Ricardo Rios federal Aluísio Mendes, uma grande acão denominada Semana Santa Solidária, com distribuição de peixes e cestas básicas em todo o município de Turiaçu.
Foram 13 toneladas de peixes e 14 toneladas de alimentos em cestas básicas entregues na sede do município e povoados.

O prefeito Edésio Cavalcanti participou diretamente das ações, que aconteceram nos seguintes povoados e bairros: LUZILANDIA, VILA DOS CRENTES, FAIXA SAPUCAIA, FAIXA S. JOSÉ, VILA PALMEIRAS, BOTEQUIM, MUCURATIUA, CAFEZAL, NOVA CORREA, CRUZEIRO, ESTRELA DIVINA, RAI SOL, BAICO, SÃO JOSÉ, ATO DA ALEGRIA, TOROZINHO, GUANANIM, TATAJUBUNHA, TIPIZAL
CAMPINA DOS FREITAS, MONTE SINAI, NOVA ESPERANÇA, CAETANO, COLONIA DA PAZ, SANTA RITA DE CASSIA, BOA ESPERANÇA, CAPOEIRA GRANDE, CUTIA, DIOGO, VOLTA GRANDE, BOM DE DANÇA, VILA VENANCIO, VASSORAL, SANTA ROSA
NOVA CAXIAS, LIMÃO, CANARINHO, PAXIBA, MASSAPÊS, SERRINHA, COLONINHA, TAUÁ, CRISTÓVÃO, PONTA GROSSA, JANAÚBA, BOA VISTA, SANTA TEREZINHA, FORTALEZA, SANTA FÉ, ESTADO, SÃO MIGUEL, SÃO JOAQUIM, SANTA RITA DOS BARROS, CENTRINHO, PORTO SANTO, SÃO FRANCISCO, SANTO ANTONIO, SANTA VITORIA, BOA VISTA, DAMASIO, JAMARY, CAJUAL, SANTA BARBARA DOS MAFRA, BARRACA, CAMPINA DOS ROXOS, SÃO SALVADOR, SÃO JOSÉ DO BRITO, PONTA DE MANGUE, CAPOEIRA DE GADO, CASTELO, SÃO ROMÃO, BOA ESPERANÇA, DIOGO, VOLTA GRANDE, VILA VENANCIO, VASSORAL, SANTA ROSA, LIMÃO, PORTO SANTO, JACAREZINHO, JAMENES CALADO, SEXTA REGUE, BELA VISTA, CANÁRIO.

A distribuição aconteceu ao longo dos dias que antecederam o período dos dias santos.
Com mais essa grandiosa ação, Edésio Cavalcanti destaca-se mais ainda como um prefeito atuante, solidário e comprometido com sua população.

Em mais uma ação do ‘Gedema Solidário’, a presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), Ana Paula Lobato, entregou, nesta sexta-feira (15), ovos de chocolate e peixes para as crianças e famílias do Residencial Minha Casa, Minha Vida, no bairro Bubalina, em Pinheiro. A atividade integra a programação de Páscoa do grupo, com apoio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), que destinou emendas para a aquisição dos alimentos.
Ana Paula Lobato destacou a satisfação do Gedema em poder contribuir, em parceria com o deputado Othelino, para que tantas famílias tenham uma Páscoa digna e com comida na mesa.

“É gratificante para nós termos essa troca de amor e carinho, deixando farta a mesa dessas pessoas e colaborando para que tenham uma Páscoa abençoada. Também entregamos ovos de chocolate para as crianças e pudemos ver a alegria no rosto de cada uma delas. Isso nos deixa muito feliz”, assinalou a presidente do Gedema.
A líder comunitária Célia Moura falou sobre a felicidade das quase 900 famílias que residem no local em receber esse gesto de solidariedade do Gedema com apoio do deputado Othelino Neto (PCdoB).
“Toda a comunidade agradece por esse olhar voltado para nós. Certamente, teremos uma Páscoa mais alegre e com alimento nas nossas casas”, declarou.

Baixada
Na quinta-feira (14), também como parte do ‘Gedema Solidário’, Ana Paula e Othelino Neto distribuíram cestas básicas e pescado às famílias dos povoados Paraíso e Vitória dos Bragas, em Pinheiro, e nos municípios de Pedro do Rosário e Santa Helena. A ação beneficiou mais de 2 mil famílias da Baixada Maranhense.