
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, na noite desta sexta-feira (25), de um encontro com o prefeito de Dom Pedro, Galego Mota, e lideranças do município. Na ocasião, o parlamentar fez um balanço das ações viabilizadas por meio do seu mandato em prol da cidade e reforçou a parceria com a gestão municipal.
Acompanhado da sua esposa, a vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato, Othelino elencou obras já executadas em Dom Pedro com emendas de sua autoria, a exemplo da pavimentação de 5 km de ruas da cidade, além de suporte para a realização do ‘Arraial da Vacinação’, acelerando a imunização da população contra a Covid-19.

“Não há dúvida de que o prefeito Galego Mota tem feito muito pela cidade. E nós temos a alegria de participar desse processo de desenvolvimento de Dom Pedro. Conseguimos viabilizar mais asfalto para a pavimentação de ruas, que já foram concluídas e que melhoraram muito a trafegabilidade”, afirmou Othelino.
O chefe do Parlamento Estadual reafirmou o seu compromisso com as demandas do município e colocou o seu mandato à disposição da população de Dom Pedro.
“Contem sempre comigo e com o meu mandato, que o povo do Maranhão me deu para ajudar não só naquilo que já trouxemos para a cidade como, também, para os novos desafios que estão por vir”, garantiu.
O prefeito Galego Mota agradeceu ao deputado Othelino Neto pela parceria e destacou que o seu trabalho é reconhecido pela população.
“Essa é uma parceria que, certamente, vai continuar. Juntos, seguiremos conquistando muitos benefícios para a nosso povo. Só temos a agradecer ao deputado Othelino por andar de mãos dadas com a nossa gestão”, disse Galego.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, nesta sexta-feira (25), de uma série de inaugurações em Tuntum, ao lado do governador Flávio Dino (PSB) e do prefeito Fernando Pessoa. Entre as obras entregues no município estão a reforma e ampliação do Centro Educa Mais e uma nova unidade do Restaurante Popular.
Na ocasião, Othelino destacou a importância das obras para os tuntuenses e se colocou à disposição da gestão municipal para levar mais benefícios à população. O parlamentar classificou a entrega da escola e do Restaurante Popular como um momento marcante para a cidade de Tuntum, fruto dessa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura.

“Fico feliz em ver mais uma obra da educação pública sendo entregue. Observei a alegria dos alunos e professores, que fizeram uma bela homenagem em agradecimento ao governador Flávio Dino. Da mesma forma, o Restaurante Popular, a 92º unidade entregue, tem um valor social muito forte para os municípios maranhenses, especialmente neste momento de aumento da inflação e do desemprego no Brasil”, disse Othelino.
Na oportunidade, o chefe do Legislativo Estadual também colocou o seu mandato à disposição do município de Tuntum e reconheceu o trabalho quem vem sendo desempenhado pelo prefeito Fernando Pessoa em prol do desenvolvimento da cidade.

“O prefeito Fernando pode sempre contar com o nosso apoio. Ele tem uma missão importante e está cuidando muito bem da cidade. Nosso mandato está à disposição para buscarmos mais benefícios aos tuntuenses”, acrescentou.


Depois de filiar, na última quarta-feira (23), o vice-governador Carlos Brandão, o PSB realiza Congresso Estadual nesta sexta-feira (25) e deve consolidar as últimas adesões ao partido.
O governador Flávio Dino (PSB) e o próximo mandatário do Estado, Brandão, lideram a reunião.
O ato deve contar, também, com novas filiações.
O encontro acontece às 18:30 na casa de eventos Batuque Brasil, localizada na Cohama.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu, na tarde desta quinta-feira (24), a visita institucional do presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL), acompanhado do senador Weverton Rocha (PDT-MA), parlamentares da Bancada Federal e deputados estaduais.
Durante o encontro, onde trataram de assuntos importantes para o Brasil e o Maranhão, o chefe do Parlamento Estadual deu boas-vindas e agradeceu a visita do congressista. “Enfatizo meu agradecimento ao deputado Arthur Lira pela visita, que muito nos honra e, claro, reforça ainda mais nossa luta para trazermos programas e benefícios aos maranhenses”, disse Othelino.
O líder da Câmara de Deputados falou da importância de estar conectado às Casas Legislativas em prol da população. “Othelino é um homem preocupado com os destinos do Maranhão. Acho importante conversamos de maneira mais afetiva sobre a política do Brasil e do Maranhão. E nós temos que fazer sempre a interface entre a povo e o Poder Executivo. Por isso, é sempre bom que estejamos conectados para ajudarmos a população”, enfatizou Lira.
O senador Weverton Rocha destacou a união entre a bancada federal e o Legislativo Estadual, segundo ele, essencial para fortalecer o municipalismo. “Arthur Lira é presidente de um poder importante e está sempre sintonizado com o deputado Othelino, que tem representado muito bem o Legislativo de nosso estado. E nós poderemos pactuar ainda mais ações concretas para fortalecer o municipalismo, no enfrentamento às dificuldades que estamos vivenciando”, ressaltou.
Também estiveram presentes os deputados federais Gil Cutrim, Hildo Rocha, Cléber Verde, Juscelino Filho e Aluísio Mendes, além dos deputados estaduais Márcio Honaiser, Glalbert Cutrim, Neto Evangelista, Ciro Neto e Thaiza Hortegal. Participaram, ainda, os prefeitos Luciano Genésio (Pinheiro), Deibson Balé (Trizedela do Vale), Dr.Júnior (Peritoró) e Fernando Pessoa (Tuntum) e o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho.
Municipalismo
Após a visita a Othelino, Arthur Lira e comitiva seguiram para a sede da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) para um encontro com prefeitos maranhenses. Na pauta, temas municipalistas em tramitação na Câmara Federal.

O vereador Gutemberg Araújo deve anunciar nos próximos dias a sua dedistência da disputa pela presidência da Cãmara de São Luís. A informação foi dada pelo vereador Marcial Lima, no Acorda Maranhão, programa que ele apresenta na Rádio Mirante AM.
Ainda segundo Marcial, além da desistência, Gutemberg deve anunciar apoio à candidatura do vereador Paulo Victor que será candidato único.
Ao todo, o vereador Paulo Victor já conta com apoio de 20 vereadores: Aldir Júnior, Andrey Monteiro, Álvaro Pires, Antonio Garcez, Astro de Ogum, Beto Castro, Chaguinhas, Coletivo Nós, Concita Pinto, Domingos Paz, Edson Gaguinho, Fátima Araújo, Marcial Lima, Marquinhos, Ribeiro Neto, Octávio Soeiro, Thyago Freitas, Umbelino Júnior, Zeca Medeiros, além do próprio Paulo Victor.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (24) pele “Folha de S.Paulo” aponta os índices de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022.
Veja os números:
Lula (PT): 43%
Jair Bolsonaro (PL): 26%
Sergio Moro (Podemos): 8%
Ciro Gomes (PDT): 6%
João Doria (PSDB): 2%
André Janones (Avante): 2%
Vera Lúcia (PSTU): 1%
Simone Tebet (MDB): 1%
Felipe D’Ávila (Novo): 1%
Leonardo Péricles (UP): 0%
Em branco/nulo/nenhum: 6%
Não sabe: 2%
Segundo turno
Lula (PT): 55%
Bolsonaro (PL): 34%
Em branco/nulo/nenhum: 10%
Não sabe: 1%
A pesquisa ouviu 2.556 pessoas entre os dias 22 e 23 de março em 181 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Um encontro realizado nesta quinta-feira (24), em Brasília, sugere que o prefeito de São Pedro dos Crentes e pré-candidato ao Governo do Maranhão, Lahesio Bonfim e o senador Roberto Rocha, ambos do campo político do presidente Jair Bolsonaro, podem estar juntos na eleição deste ano.
As pesquisas apontam que um candidato do campo Bolsonarista deve enfrentar um adversário do campo Lula/Flávio Dino no Maranhão. Daí a aproximação de Lahésio e Roberto Rocha.
“A convite do senador Roberto Rocha estivermos hoje no senado federal. E chegamos a seguinte conclusão, que precisamos unir forças para o bem do nosso estado”, escreveu Lahésio.
“Com muita satisfação, recebi o amigo e pré-candidato ao Governo do Maranhão Lahesio Bonfim. Estamos conversando em sintonia, porque temos os mesmos sonhos e ideais: resgatar a esperança do nosso povo, permitindo que cada maranhense seja sócio das riquezas do estado. Muda, Maranhão! Vamos em frente! A conversa continua”, finalizou Roberto Rocha.

O deputado estadual Yglésio Moyses (PROS), subiu à tribuna, nesta quinta-feira (24), para reiterar, mais uma vez, que a Prefeitura de São João dos Patos tem impedido que o Governo do Maranhão realize a pavimentação de ruas com bloquetes no município.
“O prefeito simplesmente colocou na cabeça que ninguém faz obra se não for pelo mando dele. Por duas vezes, ele impediu a realização dessas obras e, lamentavelmente, ele continua atrapalhando”, disse o parlamentar.
O deputado ainda pontuou que o governo estadual possui duas obras no município, das quais não foram solicitadas alvará. No entanto, para a pavimentação das ruas com bloquete, houve negativa por parte da prefeitura de São João dos Patos.
“Nós estamos tentando insistir junto ao Governo do Estado para que a obra seja realizada. O Governo tem tentado contornar a situação, mas infelizmente a Prefeitura não está cooperando”, complementou.
Entenda o caso:
A emenda parlamentar foi indicada pelo deputado estadual Yglésio Moyses (PROS) para a pavimentação das ruas no município seriam utilizados bloquetes, pois diferente do asfalto, esse material tem maior custo-benefício.
No entanto, em fevereiro deste ano, durante sessão parlamentar na Assembleia Legislativa do Maranhão, o parlamentar denunciou o ato do prefeito de São João dos Patos, que retirou a placa do Governo do Estado que anunciava a obra.

Nos dias 24 e 25 de março, o IFMA campus São José de Ribamar abriu inscrições para preenchimento das vagas remanescentes nos cursos técnicos de forma integrada e subsequente.
As vagas estão disponíveis nos cursos de Administração (integrada), Eletrotécnica (integrada), Informática para internet (integrada), Administração (subsequente) e Rede de Computadores (subsequente).
Para se inscrever, o candidato deverá comparecer ao campus munido de documento de identidade, e preencher o formulário de manifestação de interesse na vaga do curso que está excedente.
A lista de excedentes está disponível na página https://portal.ifma.edu.br/concursos-e-seletivos/?id=15977.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) condenou o ex-prefeito e o ex-secretário de Educação do município de Apicum-Açu, Sebastião Lopes Monteiro e Nivaldo Tavares de Almeida, a devolver aos cofres públicos a quantia de R$ 9,6 milhões. A decisão, da qual cabe recurso, foi tomada na sessão do Pleno desta quarta-feira (23), quando foram julgadas irregulares as contas do Fundo de Desenvolvimento e Manutenção do Magistério (Fundeb) relativas ao exercício de 2011. O débito decorre de despesas não comprovadas realizadas de janeiro a dezembro do exercício.
Conforme determina a Constituição Federal, os responsáveis terão ainda que pagar multa correspondente a 10% do dano ao erário, o que no caso chega a R$ 960,7 mil. Somadas a outras duas multas resultantes das irregularidades cometidas, o total em multas perfaz o total de R$ 964,7 mil.
Na mesma sessão, o TCE julgou irregular a Tomada de Contas Especial (Proc. Adm. Nº 156023/2015) encaminhada por José Ribamar Fernandes Sobrinho, então Secretário Estadual de Pesca e Aquicultura, decorrente da não apresentação da Prestação de Contas do Convênio Nº 02/2013-SEPAQ, firmado com a entidade GEO Ambiental, tendo como responsável seu presidente à época, Antônio Roberto Cardoso Siqueira. Coube a ele, na condição de gestor da entidade, um débito no total de R$ 1,5 milhão, além do pagamento de multa de R$ 46 mil. Cabe recurso.
Omissão do dever de prestar contas também levou o Pleno do TCE a reprovar a Tomada de Contas Especial (Processo n.º 55062/2016) encaminhada pelo então secretário de Educação, Felipe Costa Camarão, relativa ao Convênio n.º 40/2013, firmado com a Prefeitura Municipal de Anapurus em 2017. A responsável, Cleomaltina Moreira Monteles, foi condenada pelo TCE a devolver ao erário a quantia de R$ 670 mil, além do pagamento de multa no valor de R$ 10 mil. Cabe recurso.