• Thiago Azevedo
  • 24 de março de 2022

Promotoria investiga a existência de funcionários fantasmas no Detran-MA

O Ministério Público do Maranhão através da 30ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa está apurando a existência de supostos funcionários “fantasmas” no Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran).

Segundo o MP, as investigações são oriundas do Ministério Público do Trabalho (MPT) que recebeu denúncia de suposta contratação pelo órgão, através de empresa terceirizada, dos servidores Carlos George Araújo dos Reis e Deivide Gean Silva Soares, ambos seriam “funcionários fantasmas”.

De acordo com a denúncia do MPT, Carlos ocupa cargo comissionado na Prefeitura de São Luís e deveria exercer a atividade de publicitário na cidade de Codó, cidade no qual o ex-gestor do órgão, Francisco Nagib foi prefeito.

Diante das denúncias do MPT, a promotora Adélia Maria Souza Rodrigues Morai, deu continuidades na investigação, e resolveu coletar mais dados, com depoimentos, certidões, perícias.

FOLHA DO MARANHÃO

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 24 de março de 2022

Paula Azevedo participa de filiação de Carlos Brandão ao PSB ao lado de lideranças políticas em Brasília

A prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo(PCdoB), participou da cerimônia de filiação de Carlos Brandão, Vice-Governador do Maranhão ao PSB, partido do Governador Flávio Dino, em evento realizado nesta quarta-feira(23), em Brasília, a convite do próprio Carlos Brandão. A visita, realizada na companhia da Secretária Municipal de Planejamento e Articulação Governamental de Paço do Lumiar, Luana Peixoto, demonstra a proximidade da prefeita com as maiores lideranças do estado, um ponto politicamente positivo para o município, uma vez que Carlos Brandão pretende manter em seu governo, a proposta municipalista da gestão Flávio Dino.

Bira do Pindaré, deputado federal é outra importante liderança do PSB Maranhão que esteve com Paula durante o evento, Bira que já liberou emenda parlamentar de mais de 1 milhão de reais em recursos para a saúde no município, além de outros benefícios. Se a aprovação de Brandão nas urnas se confirmar no dia 2 de outubro, a vitória pode ser traduzida como mais recursos e obras para atender a população  luminense, garantindo força para a base política de Paula nas próximas eleições municipais.

Durante o encontro, Paula Azevedo destacou o trabalho de Carlos Brandão pelo município de Paço do Lumiar: “Carlos Brandão tem sido fundamental em muitas coisas que temos feito em nossa cidade, seu papel ao lado do Governador Flávio Dino foi fundamental para termos nossa Estrada Pindoba-Iguaíba, a Estrada do Tendal e Mojó, três portos completamente reformados, temos a UPA do Maiobão, a Maternidade de Paço do Lumiar e muito mais, Carlos Brandão é um excelente Vice-Governador, que merece e terá a aprovação do povo, com toda certeza”, disse ela.

Carlos Brandão falou sobre a filiação ao PSB: “Tomamos essa decisão diante do grande desafio que está diante de nós e sabemos que o caminho é dar continuidade à proposta de trabalhar com os municípios,  assim como fizemos na gestão ao lado de Flávio Dino, faremos também em nosso mandato, pois o povo aprovou e nós iremos fazer muito mais”, concluiu.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 24 de março de 2022

Paço do Lumiar: Vereador Major Roberto é alvo de busca e apreensão na Câmara Municipal

A Polícia Civil do Maranhão por meio da Superintendência Estadual de Combate à Corrupção (Seccor) cumpriu mandato de busca e apreensão formulada pelo delegado Luigi Conte Neto contra o vereador de Paço do Lumiar Major Roberto, do Patriotas.

A decisão é do juiz de Direito Auxiliar Marco André Tavares Teixeira, respondendo pela Central de Inquérito e Custódia da Comarca da Ilha de São Luís. De acordo com a denúncia à Seccor, o parlamentar supostamente teria cometido o crime de estelionato.

No inicio da manhã desta quinta-feira (24), agentes da Polícia Civil estiveram primeiro na sede da Câmara de Paço do Lumiar para cumprir a decisão e, em seguida, foram para outro endereço do vereador, no bairro do Cohafuma, em São Luís.

Todo o processo nº 0854172-65.2021.8.10.0001, tramita na Central de Inquérito e Custódia da Comarca da Ilha de São Luís.

Blog Domingos Costa

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 23 de março de 2022

“As pessoas estão sendo penalizadas pela falta de diálogo entre governo e prefeitura”, diz Neto sobre a greve dos rodoviários.

Em pronunciamento nesta quarta-feira (23), na tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Neto Evangelista voltou a falar sobre os problemas pelos quais tem passado o transporte público coletivo da Grande Ilha e reafirmou que a solução depende do entendimento entre Prefeitura de São Luís e Governo do Maranhão.

“As pessoas estão sendo penalizadas pela falta de dialógo entre governo e prefeitura. Ambos têm obrigação de resolver esse problema, pois envolve tanto o sistema de transporte urbano quanto o semiurbano da Ilha de São Luís. O que não pode é ficar esse desserviço com os mais de 700 mil usuários que dependem desse transporte”, disse Neto.

O parlamentar relatou que as “pessoas estão chegando atrasadas no serviço todos os dias, ficando na chuva no Terminal de Integração da Cohama para poder pegar ônibus, porque por falta de manutenção, o teto do terminal caiu e ainda estão sujeitas a se molharem dentro de ônibus com goteiras”, o que segundo ele, é um absurdo se tratando da 15ª maior cidade do país.

A greve no transporte público já vem se arrastando com a redução para 60% da frota de ônibus em circulação na Ilha de São Luís. Sobre a queda do teto do Terminal de Integração da Cohama, a empresa responsável pela manutenção do local tem 15 dias para entregar o serviço aos usuários.

“E eu vou ficar em cima. Daqui a uma semana, eu vou lá. Como é que está esse serviço? Não está andando? E mais uma semana não entrega, multa a empresa”, afirmou Evangelista.

O deputado destacou ainda a situação dos cobradores que, diante do problema, as empresas do setor, para diminuir o custo sempre falam em demissão dos cobradores. “Em pleno período ainda de pandemia, de crise econômica, financeira nas famílias, gente passando fome, desemprego nas alturas. E ainda se traz um debate desse para aumentar o número de desempregados, aumentar o número de pessoas passando fome. Eu digo e repito, a solução nesse momento é Prefeitura e governo do Estado se unirem, subsidiar o sistema de transporte da Ilha de São Luís e garantir o serviço”, finalizou Neto Evangelista.

  • Thiago Azevedo
  • 23 de março de 2022

Com possível cassação, Bacabeira terá ‘dança das cadeiras’ com oito novos vereadores; veja nomes

 

A Câmara Municipal de Bacabeira pode ter a composição alterada caso 08 dos 11 vereadores sejam acionados por improbidade administrativa e venham perder seus mandatos.

Segundo a reportagem apurou, os parlamentares são suspeitos de fazer parte de um suposto esquema que objetiva antecipar de forma irregular a eleição da Casa, visando buscar garantias para reeleger o atual presidente Jefferson Calvet (PSC).

Vereadores acusados de supostas esquemas na Câmara, segundo denúncia que está sendo apurada pelo MP

Além das graves irregularidades na tramitação de projetos legislativos noticiado pela imprensa da região, existe a suspeita da compra de vereadores para aprovar as matérias irregulares, conforme áudios de conversas que circulam em grupos de WhatsApp. O valor, de acordo com as denúncias, foi de R$ 1.500 reais.

O blog apurou que todos os vereadores que assinaram as proposições teriam negociado os votos para aprovar as proposições irregulares.

“O presidente da Casa teria dito que precisava garantir a assinatura dos vendidos e corruptos”, destaca a denúncia que será analisada pelo Ministério Público.

De acordo com as informações, tanto a Promotoria de Justiça de Rosário quanto os próprios suplentes devem acionar os vereadores por crimes praticados no mandato. Em uma das denúncias que chegaram ao Ministério Público, Jefferson Calvet é apontado como líder do esquema que resultou na aprovação, em primeiro turno, das proposições.

Suplentes que podem assumir mandatos de vereadores acusados de supostas esquemas na Câmara, segundo denúncia que está sendo apurada pelo MP

Se as denúncias forem comprovadas, os acusados serão condenados por improbidade administrativa, estarão sujeitos a penalidades como suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos e cassação dos mandatos. Se isso ocorrer, a mudança no Legislativo será acima de 70%.

Saiba quem pode sair e quem pode entrar:

Quem pode sair?

 

PSC

Jefferson Calvet

 

PSB

Vanderlan Vialaça

Arrumadinho

Branco de Babu

 

PSL

Carlos Torres

 

PMN

Dino Petronilio

Lucas Seixas

 

DEM

Vilmar Fernando

 

Quem pode entrar?

 

PSC

Chico do Abude

 

PSB

Magno

Leandro Guimaraes

Meu Povo

 

PSL

Dineide

 

PMN

Antônio Carvalho

Willyam Vilaça

 

DEM

Pedro Moraes

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 23 de março de 2022

“Mulheres Amigas – Temporada Amazônia” disponibiliza exames gratuitos de detecção e diagnóstico do câncer de mama em São Luis (MA)

A iniciativa acontecerá em unidade móvel (carreta) e atenderá mulheres em situação de baixa renda

São Luis, 23 de março de 2022 – A ONG Américas Amigas, em parceria com a Daiichi Sankyo Brasil, deu início em 8 de março à ação Mulheres Amigas – Temporada Amazônia, que vai percorrer as regiões norte, nordeste e centro-oeste do país, levando exames gratuitos de detecção e diagnóstico do câncer de mama para cerca de 4 mil mulheres, a partir de 40 anos, em situação de baixa renda. A iniciativa que começou em Palmas (TO), chegou a São Luís (MA) e iniciará os atendimentos no dia 24 de março. Depois seguirá para Belém (PA), Santarém (PA), Manaus (AM) e será encerrada em Cuiabá (MT), em junho. Ao todo serão 95 dias de percurso, 60 dias de atendimento e 65 mulheres beneficiadas por dia.

A ação conta com a idealização e parceria da Daiichi Sankyo Brasil, que se uniu à Américas Amigas para promover informação, detecção e diagnóstico do câncer de mama. A iniciativa inclui, ainda, a realização de workshop de dois dias em Belém/PA para treinamento e capacitação de agentes comunitários(as) e enfermeiros(as).

Para se candidatar a realização dos exames, as mulheres deverão acessar o site www.americasamigas.org.br e fazer um cadastro prévio, sujeito à triagem e disponibilidade de vagas para agendamento e atendimento. É importante destacar que todos os protocolos de segurança contra a COVID-19 serão rigorosamente respeitados.

“Realizar a ação Mulheres Amigas – Temporada Amazônia em parceria com a Daiichi Sankyo é gratificante pois, além de levar exames gratuitos de detecção e diagnóstico de câncer de mama para populações menos favorecidas, estamos também conscientizando sobre a importância da detecção precoce, melhor forma de combater o câncer de mama e diminuir a mortalidade pela doença”, diz Andréa da Veiga Pereira, presidente da ONG Américas Amigas.
“No ano que comemora 60 anos no Brasil, a Daiichi Sankyo tem orgulho de liderar uma iniciativa como essa, que visa a detecção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, para mulheres da região amazônica. Com isso, a Daiichi Sankyo Brasil renova seu compromisso permanente com o desenvolvimento sustentável da sociedade.”, afirma Marcelo Gonçalves, Presidente da Daiichi Sankyo Brasil.

A primeira etapa da Ação Mulheres Amigas Temporada Amazônia foi concluída no dia 17 de março em Palmas/TO. Foram 10 dias de exames gratuitos na carreta da ação, estacionada em frente ao CRAS Xerente no Jardim Taquari.

Nesta primeira etapa atendemos 785 mulheres e realizamos 784 mamografias, 80 complementos de mamografia e 48 ultrassonografias.

Deste total, 46 casos apresentaram alguma alteração na imagem. Estas pacientes estão sendo encaminhadas à mastologista, que determinará a necessidade de exames complementares para esclarecimento diagnóstico.

Enquanto acompanhamos a jornada dessas mulheres, estamos em São Luís do Maranhão iniciando o atendimento à população.
Juntos somos mais fortes na luta contra o câncer de mama!

Sobre a ONG Américas Amigas

Fundada em 2009, A Américas Amigas é uma Organização da Sociedade Civil (OSCIP) e Entidade Promotora dos Direitos Humanos que atua em todo Brasil pela queda da mortalidade por câncer de mama entre a população em situação de vulnerabilidade social.

Dentre suas ações, já doou 23 mamógrafos para hospitais públicos e filantrópicos, promoveu mais de 33 mil horas de capacitação para profissionais da saúde e viabilizou mais de um milhão de mamografias em todo o Brasil. Para mais informações, visite: www.americasamigas.org.br
Sobre a Daiichi Sankyo

A Daiichi Sankyo, companhia farmacêutica global com origem corporativa no Japão, dedica-se à criação e fornecimento de produtos farmacêuticos e serviços em 27 países para suprir as diversas necessidades médicas, tanto em mercados desenvolvidos quanto em desenvolvimento.

Com mais de 16.000 colaboradores ao redor do mundo e mais de 100 anos de expertise científica, a companhia baseia-se em um rico legado de inovação e um pipeline robusto de novos medicamentos promissores para ajudar os pacientes. Enquanto mantém seu portfólio de produtos farmacêuticos nas áreas cardiovascular, psiquiatria, hipertensão, gastroenterologia, ortopedia, inflamação e dor; o grupo está engajado no desenvolvimento de terapias inovadoras nas áreas metabólicas, cardiovasculares e em oncologia. Para mais informações, visite: www.daiichisankyo.com.br

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 23 de março de 2022

Deputado Yglésio denuncia irregularidades na Saúde pública de Cururupu


O deputado Yglésio Moyses (PROS) denunciou, na sessão plenária desta quarta- feira (23), uma situação de irregularidade na Saúde pública do município de Cururupu, localizado a 220 km de São Luís.

O município dispõe apenas de uma ambulância em funcionamento das quatro que possui. Somente uma ambulância abrange todos os pacientes da cidade. Dessas quatro, uma está há nove meses abandonada na oficina e as outras duas estão sucateadas.

“A população de Cururupu está sendo socorrida ultimamente por meio da carroceria de uma caminhonete, de maneira completamente inadequada, sem colar cervical, sem o mínimo de estabilidade, sem suporte de oxigênio. Um completo absurdo” disse o deputado Yglésio Moyses.

Segundo o parlamentar, em um vídeo enviado a ele, imagens mostram um paciente sendo socorrido de forma inadequada. Na gravação, pode-se observar uma mulher com fraturas expostas e corpo ensanguentado sendo colocado na carroceria de uma caminhonete.

“Não podemos nos silenciar diante de um absurdo desses. Esse vídeo me entristeceu enquanto cidadão. Esse tipo de transporte, nem para um animal irracional é adequado, imagina para o ser humano”, frisou o deputado.

Ainda durante o discurso, o deputado Yglésio relembrou sua solicitação ao Governo do Estado, por meio da MOB – Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos, a implantação de sinalização de trânsito no centro da cidade de Cururupu. No entanto, o prefeito da cidade impediu que o serviço fosse realizado.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 23 de março de 2022

Prefeito de Luis Domingues diz que pastor pediu ouro em troca de recursos do MEC

O prefeito da cidade de Luis Domingues, Gilberto Braga (PSDB), afirmou que o pastor Arilton Moura, que segundo o jornal O Estado de São Paulo faz parte do gabinete paralelo do Ministério da Educação (MEC), pediu ouro e dinheiro em troca de liberação de verbas federais para o município.

As verbas seriam utilizadas para a construção de creches e escolas no município. A informação foi dada pelo próprio prefeito ao jornal O Estado de São Paulo.

Segundo o gestor, o pastor Arilton Moura pediu R$ 15 mil antecipados para protocolar as demandas da prefeitura junto ao MEC. Depois de atendidas as demandas, pediu mais um quilo de ouro.

“Ele (Arilton Moura) disse: ‘Traz um quilo de ouro para mim’. Eu fiquei calado. Não disse nem que sim nem que não”, relatou o prefeito. A conversa ocorreu em abril de 2021 em um almoço no restaurante Tia Zélia, em Brasília, após uma reunião com o ministro da Educação, o pastor Milton Ribeiro.

“Ele disse que tinha que ver a nossa demanda, de R$ 10 milhões ou mais, tinha que dar R$ 15 mil para ele só protocolar [a demanda no MEC]. E na hora que o dinheiro já estivesse empenhado, era para dar um tanto, X. Para mim, como a minha região era área de mineração, ele pediu 1 quilo de ouro”, completou o prefeito.

“Ele (Arilton) falou, era um papo muito aberto. O negócio estava tão normal lá, que ele não pediu segredo, ele falou no meio de todo mundo. Inclusive, tinha outros prefeitos do Pará. Ele disse: ‘olha, para esse daqui eu já mandei tantos milhões, para outro, tantos milhões’”, referindo-se a verbas do MEC que teria liberado para municípios. “Assim mesmo eu permaneci calado, não aceitei a proposta”, disse o prefeito Gilberto Braga. Ele afirmou que até hoje não recebeu os recursos que foi buscar.

Arilton Moura e também o pastor Gilmar Santos têm negociado liberações de recursos federais para municípios, mesmo não tendo cargos no governo.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 23 de março de 2022

PF investiga desvio de recursos da merenda escolar no MA

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 23, nas cidades de São Luís, Pinheiro, São Bento e Peri-Mirim, a “Operação 5ª Potência”, com a finalidade de desarticular esquema criminoso voltado a promover fraudes licitatórias, superfaturamento e simulação de fornecimento de gêneros alimentícios da Merenda Escolar, com desvio de recursos públicos federais do programa FNDE/PNATE – (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Ao todo, cerca de 80 policiais federais deram cumprimento a 18 (dezoito) Mandados de Busca e Apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que decorreram de representação elaborada pela Polícia Federal.

Os mandados tiveram como alvos endereços comerciais e residenciais de agentes políticos na cidade de Pinheiro e Peri-Mirim, ex-agentes políticos do município de São Bento, sede de Associações de Agricultura Familiar da Baixada Maranhense, bem como endereços residenciais e comerciais de pessoas ligadas a empresas de São Luís.

O objeto da apuração diz respeito a irregularidades em contratos firmados entre as prefeituras de Pinheiro, São Bento e Peri-Mirim e Associações de Agricultura Familiar. O grupo criminoso se aproveitou da determinação contida na Lei 11.947/2009, a qual prevê que, do valor total repassado pelo FNDE aos entes públicos para custeio do PNATE, pelo menos 30% deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural local.

Ocorre que as entidades contratadas, mediante Chamadas Públicas fraudadas e direcionadas, são geridas na realidade por agentes públicos que fazem parte do esquema, e não possuem a mínima capacidade econômica e operacional para o fornecimento da absurda e desproporcional quantidade de alimentos declarados nas notas fiscais e nos contratos.

Como exemplo, em apenas um ano a Associação Rural contratada declarou o fornecimento (já no final do ano letivo) de 420 kg de alface; – 200 kg de cheiro verde; – quase 35 mil unidades de pão caseiro; – 350 kg de erva vinagreira, 40.600 unidades de banana, etc, quantidade de alimentos esta inviável de ser produzida no local e desproporcional à quantidade de alunos matriculados.

Em outra ponta, o desenvolvimento da investigação trouxe fortes elementos da existência de fraude e desvio também na aplicação da outra parte dos recursos da Merenda Escolar (70%). Foi identificado o repasses de valores das prefeituras para empresas de fachada sediadas nesta Capital.

Análises financeiras e Laudos Periciais realizados com base na movimentação bancária dos investigados, permitiu verificar que os recursos repassados para Associação de Agricultores e empresas de fachada foram quase que completamente desviado para agentes políticos investigados e empresas/pessoas sem relação com o fornecimento de merenda escolar (como construtoras, mini-mercados, organizadoras de eventos, “limpa fossas”, etc).

Os contratos firmados pelas principais Associações Rurais investigadas, com indícios de desvio da quase totalidade dos valores recebidos, somam (apenas com as três prefeituras acima e no período de 2018/2021) cerca de R$ 3,8 milhões.

A denominação “5ª Potência” faz referência a operação matemática ensinada nas escolas, que representa a multiplicação de fatores iguais várias vezes se chegando a valores exponenciais, do mesmo modo como as exorbitantes quantidades de alimentos superfaturadas e em sua maioria não fornecida pelas entidades de fachadas para as escolas municipais.

As informações e fotos são da Polícia Federal

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 23 de março de 2022

Carlos Brandão assina sua filiação ao PSB em Brasília

No discurso durante evento de sua filiação ao PSB, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (23), na concorrida solenidade que contou com a filiação de outros pré-candidatos e também do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, cravou:

“Saiba, presidente (Carlos Siqueira), que o senhor recebe hoje, em seu partido, um homem íntegro, honesto, sem processos ou condenações, e com uma vida limpa”.

Carlos Brandão teve sua ficha de filiação abonada pelo governador Flávio Dino, que entrega o comando do governo para o seu vice.

  • Tags: