
O Telegram apagou, na noite de sábado (19.mar.2022), um post no qual o presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilhou uma investigação da Polícia Federal sobre ataque hacker ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A medida é parte da lista de pendências do aplicativo de mensagens com a justiça brasileira, divulgada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Em decisão na 5ª feira (17.mar), Moraes determinou o bloqueio do Telegram no Brasil por descumprimento de decisão judicial. Em caso de não atendimento à ordem, o ministro estipulou uma multa diária de R$ 100 mil.
Para evitar o bloqueio ou revertê-lo, se o aplicativo de fato parar de funcionar, o ministro ordenou que o Telegram cumprisse 10 decisões do Supremo proferidas de agosto de 2021 a 8 de março deste ano. Com a exclusão do post de Bolsonaro, ainda falta o cumprimento de 3 decisões:

Coordenador do MTST e membro da direção do movimento de esquerda “Frente Povo Sem Medo”, Guilherme Boulos tem 39 anos e nasceu em São Paulo.
Em 2020, ele foi o candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo.
Chegou a ir para o segundo turno, mas perdeu a eleição para o ex-prefeito Bruno Covas (PSDB), que morreu vítima de câncer em maio de 2021.
Filósofo, professor, ativista e psicanalista, graduou-se em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde ingressou em 2000.
Especializou-se em Psicologia Clínica pela PUC/SP e também é mestre em psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP.


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) abre inscrições nesta segunda-feira (21), para 3.780 vagas, distribuídas em 101 turmas, em Cursos de Formação Inicial e Continuada ou Oficinas Profissionalizantes, ofertados pelas Unidades Vocacionais do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). As inscrições seguem até o dia 23 de março e podem ser realizadas gratuitamente e de forma presencial nos locais identificados no edital. A confirmação de matrícula ocorrerá de 24 a 25 de março, nos mesmos locais onde foram realizadas as inscrições.
Uma grande novidade é que serão pagas bolsa aluno no valor total de R$ 200,00 para cada estudante cursista matriculado. As vagas ofertadas pelas Unidades Vocacionais do IEMA são destinadas a adolescentes, jovens e adultos maranhenses, na perspectiva de fomentar a geração de renda e emprego por meio da Qualificação Profissional, articulada aos setores produtivos locais e regionais, de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável do Estado do Maranhão.
Nesta etapa, estão sendo contemplados os municípios de Açailândia, Alcântara, Barra do Corda, Bequimão, Caxias, Codó, Carolina, Coroatá, Imperatriz, Loreto, Palmeirândia, Pinheiro, Pedreira, Pindaré-Mirim, Ribeirãozinho, São Luís, São Bento e São Mateus.
Entre os cursos ofertados, estão Corte e Costura, Eletricista Industrial, Manicure e Pedicure, Robótica Educacional, Gastronomia Regional, Mecânico de Motocicleta, Doces e Salgados, Agricultura Orgânica, Instalação e Manutenção de Ar Condicionado, Panificação e Confeitaria, Marketing Digital, Informática Básica, Inglês Aplicado a Serviços Turísticos, e muitos outros cursos. Para mais informações, consulte o Edital no site da Seduc.

Treinador foi anunciado, neste domingo (20), como novo comandante do clube.
O Moto Club está sob novo comando. Júlio César Nunes foi confirmado como novo técnico do Papão do Norte, neste domingo (20), e é a nova aposta do clube para a temporada de 2022.
O novo comandante do time é um gaúcho, que acumula passagens em diversas agremiações pelo Brasil, tendo atuado na base, sempre conquistando títulos. Com passagens pelos clubes Esportivo-RS (2014), Gaúcho (2015), Palmeirense (2015), PRS (2016), União Fredeiriquense (2017-18), Glória (2019), Hercílio Luz –SC (2019) e União-MT (2020), o treinador possui uma metodologia de trabalho que busca manter a intensidade de posse de bola durante todo o tempo do jogo.
Gaúcho de Caxias do Sul, Júlio César Nunes, 37 anos, chega para substituir o técnico Carlos Ferro, que comandou o time motense durante sete jogos da temporada. Treinador profissional com experiência dentro e fora de campo em todas as categorias, o novo técnico do Papão do Norte consegue trabalhar bem as transições entre os setores, conseguindo equilibrar as ações, entre os setores defensivos e ofensivos.
Atuando pela primeira vez no futebol maranhense, agora o treinador enfrenta um novo desafio. Para Júlio César, assumir o comando de um clube conhecido nacionalmente traz consigo grandes responsabilidades.
“Estou muito motivado para atingir as metas que o clube tem para esse ano de 2022 e sei da responsabilidade. Nós sabemos que a Copa do Brasil já é passado, agora nós temos que focar totalmente no estadual nesse segundo turno, onde com certeza temos condições de fazer um trabalho bom e chegar à final para disputar o título”, disse Júlio César Nunes.
Ainda de acordo com o novo técnico, preparar os atletas, tanto no aspecto físico quanto mental, é de grande importância para atingir os objetivos. “Temos um time bom, já venho acompanhando a equipe e assistindo alguns jogos. Agora é trabalhar bastante para gente conseguir passo a passo, com muita humildade, alcançar nossas metas”, complementou o treinador.
O presidente do Moto Club, Yglésio Moyses, oficializou nas redes sociais, na tarde deste domingo, o desligamento do técnico Carlos Ferro, logo após o empate de 1 a 1 pelo Campeonato Maranhense contra o Pinheiro, no Costa Rodrigues. Além disso, desejou sucesso ao novo comandante do time, Júlio César Nunes.
“Desejamos sucesso ao novo comandante, ao passo que agradecemos ao ex-treinador pela condução do time nesse período. Seguiremos evoluindo!”, frisou o presidente do Moto Club, Yglésio Moyses.
A diretoria do Moto Club fará a apresentação do novo técnico nesta segunda-feira (21), às 17h. O evento acontecerá no CT Pereira dos Santos e será transmitido ao vivo pelas redes sociais do Moto Club.


O Moto empatou com o Pinheiro, por 1 a 1, na estreia no segundo turno do Campeonato Maranhense, neste domingo (20), no Estádio Costa Rodrigues, em Pinheiro.
O time rubro-negro abriu o placar no primeiro tempo com Émerson Nike. O Pinheiro foi buscar o empate no segundo tempo e antes de empatar a partida com Clessione ainda perdeu um pênalti.
Ao final da partida, o técnico Carlos Ferro pediu demissão do Moto. O treinador alegou questões internas.
Desde que teve o seu retorno anunciado pela diretoria do Moto, o nome de Carlos Ferro encontrava resistência por parte de conselheiros e era bastante questionado por grande parte de torcedores.
O vice-presidente Eduardo Maciel disse que não sabia do anúncio do treinador, pois Carlos Ferro não procurou os dirigentes para falar sobre o assunto. Maciel adiantou que o Moto negocia com o volante Naíson e o meia Alex Maranhão.
Blog Zeca Soares
Foto: Hiago Ferreira

Líderes do Aliança pelo Brasil no Maranhão, partido que estava sendo gestado por um grupo de militares e empresários para ser um dos maiores do país, se reúnem na manhã deste domingo (20) em São Luís com a cúpula do PL – Partido Liberal, para realizar a filiação dos pré-candidatos do grupo.
Com a entrada de seus coordenadores como o superintendente da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), José Ribamar Monteiro Segundo – o Coronel Monteiro; Coronel Daladier, mestre em ciências militares, advogado e professor universitário com atuação em Imperatriz; e o subtenente Fabiano, pré-candidato a deputado estadual, o grupo firma sua aliança com o deputado federal Josimar – pré-candidato a governador, que também esteve presente na cerimônia.
Além deles, também assinaram a ficha de filiação a empresária de Açailândia, Meg Pachaeco, pré-candidata a deputada estadual; Kelly Moura, pré-candidata a deputada federal representando a cidade de imperatriz; além de Isaías Neres (Buriticupu), pré-candidato a deputado estadual; e Vieira (Grajaú), pré-candidato a deputado federal.

O Aliança pelo Brasil estava sendo projetado à imagem de Bolsonaro. Cerca de 120.000 das 300.000 assinaturas coletadas para criar o partido ainda precisam ser validadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que, na prática, torna inviável a participação da legenda nas eleições de outubro. A legislação eleitoral determina que a agremiação deve estar registrada no tribunal até abril, seis meses antes do pleito.
Coronel Monteiro que é pré-candidato a deputado federal avaliou a chegada ao PL. De acordo com ele, a filiação ao partido peelista partiu de um convite do presidente da República que está orientando seus apoiadores nos estados a organizar uma frente para disputar vagas ao Congresso.
“Escolhemos nos filiar ao PL para acompanhar o presidente Jair Bolsonaro, Chegamos para organizar não apenas a campanha à reeleição do presidente no estado, mas para preparar um grupo visando as eleições à Câmara Federal. Nós viemos pra fazer a diferença”, declarou.

PL projeta eleger cinco federais
O deputado Josimar comemorou a chegada dos novos filiados e afirmou que o partido se prepara para disputar as eleições projetando eleger entre quatro a cinco deputados federais.
“Pra mim, é uma grata satisfação receber em nosso partido os líderes do Aliança pelo Brasil no Maranhão. É um reforço importantes que vai aumentar a projeção para eleição à Câmara Federal que pode ficar entre quatro a cinco deputados federais”, frisou.
Os presentes – A cerimônia de adesão do Aliança Brasil ao PL contou com presença do deputado Hélio Soares, presidente do PL no Maranhão; da deputada Detinha, presidente do PL Mulher e pré-candidata a deputada federal; do vereador de São Luís, Aldir Júnior; e do Apóstolo Silvio Antônio, pré-candidato a federal. O ato também contou com líderes de dois grupos de motociclistas: MC sem destino e Rota do Sol.

O ato que marcou o retorno de Verde a agremiação a qual se elegeu em 2014, aconteceu na tarde desta sexta-feira na sede do partido no Renascença.
Em contato com o Blog, Júnior Verde disse que apesar do Republicanos apoiar a pré-candidatura ao governo do Senador Weverton Rocha, o seu apoio continua para o vice-governandor Carlos Brandão.
Dentre as diversas lideranças que marcaram presença no ato de filiação, destacamos a presença do empresário do ramo da construção civil, Antonio José (Feio) que tem forte atuação no município de Nina Rodrigues.

O presidente do Sinproesemma Professor Raimundo Oliveira, abriu mão de documentos pessoais e sigilosos disponíveis no Portal do Servidor, que desmontam a onda de Fake News do deputado Wellington do Curso. O professor pede em nota publica à imprensa que a Assembleia Legislativa investigue os crimes de propagação de Fake News em Plenário pelo parlamentar ao usar a tribuna da Assembleia.
Venho a público repudiar o ato criminoso e irresponsável do deputado estadual Wellington do Curso, que tem constantemente criado uma onda de fake news contra a Diretoria do Sinproesemma, em especial contra a minha pessoa. São acusações falsas de toda ordem inclusive de recebimento de super salários incompatíveis com as funções de professores do Estado.
O deputado Wellington do Curso age como estelionatário político, praticando crime de falsificação do Portal da Transparência do Governo do Estado, adulterando valores não só dos meus proventos, de minha esposa, mas também dos demais membros da direção do Sinproesemma.
Para esclarecimento da verdade reafirmo o seguinte: como professor de 20h na rede estadual de ensino, comprovo através dos documentos referentes ao ano de 2021 tais com, o detalhamento dos rendimentos do servidor (o verdadeiro que está disponível no Portal da Transparência e não o falsificado por ele), contracheques, ficha financeira do servidor e o comprovante de Retenção de Imposto de Renda Pagos na Fonte o (IRPF 2021), que comprovam os verdadeiros valores compatíveis ao cargo que ocupo. Portanto, reafirmo, que os ataques sofridos fazem parte de um grande golpe midiático do deputado Wellington do Curso, com o intuito de atingir a honra a dignidade das pessoas e do Sinproesemma, um sindicato forte e com grande atuação na defesa dos direitos da categoria dos trabalhadores em educação do Estado do Maranhão.
Esses documentos são até então, restritos e estão disponíveis no Portal do Servidor, com acesso apenas através de login e senha pessoal do servidor. Mas, para que a verdade prevaleça apresento, aqui, para toda a sociedade maranhense, a verdade dos fatos, para que o deputado Wellington do Curso seja desmascarado.
Alerto a sociedade e a categoria que estamos em ano eleitoral e o objetivo do deputado Wellington do Curso é criar factoide, e se promover a qualquer custo. Vale ressaltar que ao longo de seu mandato parlamentar o deputado nunca apresentou um projeto de Lei, uma proposta em benefício dos professores ou da Educação Pública do Estado do Maranhão, motivo pelo qual tem suas bases eleitorais enfraquecidas e esvaziadas passando a apelar para as mentiras e gerar fatos que o coloquem na mídia e para isso, passa por cima da ética e do decoro parlamentar ao fazer uso da tribuna da Assembleia Legislativa para propagar Fake News.
Peço que a Comissão de Ética e a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Maranhão, investiguem as Fake News, ditas em plenário e espalhadas pelo deputado Wellington do Curso nas redes sociais e blogs pagos por ele.
Lamento, que neste momento tão difícil para a classe trabalhadora do nosso país um parlamentar use de meios espúrios, e de inverdades, com o intuito de manchar a honra e a dignidade de quem realmente se dedica a fazer com que a educação pública avance, no Maranhão transformando a vida das pessoas mais necessitadas.
Finalmente, me coloco à disposição da sociedade maranhense, da Assembleia Legislativa, e de toda a categoria dos trabalhadores em Educação do Estado do Maranhão.
Reafirmo que todas as medidas cabíveis e judiciais já estão sendo tomadas para que a verdade dos fatos prevaleça.
Seguiremos firmes e sem medo, dando continuidade à gestão limpa e transparente frente ao Sinproesemma, trabalhando sério pela Educação púbica do nosso Estado e pela categoria dos Educadores maranhenses.

O governo anunciou nesta quinta-feira (17) novas linhas de microcrédito para pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEIs). A Medida Provisória (MP) foi publicada na edição desta sexta (18) do “Diário Oficial da União” (DOU).
O Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores (SIM Digital) deverá ter início em 28 de março e consiste em duas operações: para Microempreendedores Individuais (MEIs) e pessoas físicas.
Para pessoa físicas, será emprestado um valor de até R$ 1 mil, com taxa de juros a partir de 1,95% ao mês e parcelamento em 24 meses. Essa modalidade também vale quem está com o nome sujo.
O Sim Digital será executado pelo Fundo Garantidor de Microfinanças da Caixa (FGM) e receberá um aporte de R$ 3 bilhões do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Não é qualquer pessoa física que pode tomar crédito emprestado por essa modalidade. Segundo a Medida Provisória publicada nesta sexta (18), a pessoa precisa exercer alguma atividade produtiva ou de prestação de serviços.
Além disso, só pode recorrer ao sistema quem não tinha, até 31 de janeiro de 2022, operações de crédito ativas pelo Sistema de Informações de Créditos disponibilizado pelo Banco Central do Brasil. Essa regra vale para pessoa física e MEI.
Pessoas físicas ou MEIs que tenham condenação relacionada a trabalho em condições análogas às de escravo ou a trabalho infantil não podem ser contemplados.
As linhas de crédito começam a valer a partir do dia 28 de março.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/B/y/wCwzpAT1CCAKTcivoJCQ/caixatem.png)
Aplicativo Caixa Tem — Foto: Divulgação
O microcrédito para pessoas físicas será oferecido pelo celular, por meio do Caixa Tem. A contratação poderá ser feita de forma automática, com análise do pedido em até uma semana.
O app está disponível tanto para Android como para iOS.
Depois de baixá-lo, é preciso fazer uma atualização de cadastro. O usuário precisa digitalizar o documento de identidade, enviar uma foto selfie e informar a renda mensal.