• Thiago Azevedo
  • 20 de março de 2022

Icatu: cansados de falsas promessas, pais de alunos derrubam escola sem reforma


Cansados de esperar uma atitude por parte da gestão em relação à estrutura de prédios onde funcionam escolas do município, após reuniões infrutíferas, a população de Icatu partiu pra cima do prefeito Walace Azevedo (Republicanos), uma vez que os alunos que continuam sem aula.

A atitude enérgica, que evidencia o descontentamento até de próprios eleitores que acreditaram no 10, dá o tom de como anda, de fato – e não a que é mostrada nas redes sociais da prefeitura.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram pais de crianças do povoado Crissanto, onde Walace teria prometido reformar as escolas durante a campanha de 2020, detonando o que restou de um prédio, que visivelmente estava caindo aos pedaços.

O site tentou contato com a Assessoria de Comunicação da prefeitura, sem sucesso.

blog Neto Cruz

 

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 20 de março de 2022

“Quem lidera a pesquisa é 70% que não está pensando na eleição”, diz Simplicio Araujo


O pré-candidato a governador, Simplício Araújo comentou sobre as pesquisas eleitorais e disse que as pessoas responsáveis por elas estão tentando criar uma polarização que, para ele, não significa nada.

“Na verdade, quem lidera as pesquisas é setenta por cento da população que nem está pensando em eleição nesse momento. Está pensando em sobreviver, em ter comida na mesa, em conseguir um emprego pra sustentar a família”, disse.

Para Simplício, a narrativa é desconexa e muita especulação. “Quando chegar a hora, o povo vai analisar quem tem propostas e quem tem um plano de desenvolvimento pro Maranhão”, afirmou.

“Eu já estou trabalhando nisso todos os dias. Conversando com a sociedade civil e Percorrendo as cidades, as regiões da minha terra e conversando com as pessoas. Já fiz muito, sei fazer e vou continuar fazendo. Precisamos avançar”, finalizou.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 20 de março de 2022

Telegram tem até hoje para cumprir determinação do STF


O ministro Alexandre de Moraes deu no sábado, 19, prazo de 24 horas para que o Telegram indique um representante oficial no Brasil, informe providências para combate à desinformação e cumpra integralmente decisões que determinaram retirada de conteúdo ou bloqueio de canal.

Conforme certidão expedida pelo gabinete do ministro, o Telegram foi intimado neste sábado, às 16h44 – veja abaixo o documento.

O ministro determinou, em decisão de 17/03 tornada pública em 18/03, a suspensão completa e integral do funcionamento do Telegram no Brasil por descumprimento de decisões anteriores.

Na nova decisão assinada neste sábado, o ministro Alexandre de Moraes mencionou diversas decisões que deixaram de ser cumpridas, como bloqueio de perfis, indicação de usuários e suspensão de repasse de valores. E citou que o Telegram deixou de indicar um representante oficial no Brasil e de apresentar ações para combate à desinformação.

Também mencionou mensagem de um dos fundadores da plataforma, Pavel Durov, divulgada na sexta (18), na qual apontou problemas com endereços corporativos e pediu desculpas ao Supremo Tribunal Federal pela negligIência.

Conforme o ministro, o Telegram enviou email ao gabinete informando o problema e o cumprimento parcial das decisões judiciais, com o bloqueio de canais e envio de informações.

Ao analisar o conteúdo, o ministro manteve a decisão que ordenou o bloqueio do aplicativo e afirmou que o cumprimento total das determinações é necessário para que seja suspensa ordem de tirar o Telegram do ar.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 20 de março de 2022

João Brigatti é demitido do Sampaio Corrêa

O presidente do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota, finalmente acordou para vida e resolveu demitir o técnico João Brigatti. O anúncio oficial deve feito nas próximas horas, mas o desligamento de Brigatti aconteceu agora pouco, após mais uma derrota do Tricolor Maranhense, para o Botafogo (PB), na tarde deste sábado (19), no Castelão. O resultado acabou desclassificando o time de mais uma competição, a Copa do Nordeste.

A demissão de João Brigatti era um desejo da torcida da Bolívia, justamente pelos números negativos que o técnico vinha colecionando. O título do primeiro turno do Maranhense em cima do seu principal rival, o Moto, serviu apenas para adiar o desligamento por alguns dias. A pressão continuou a mesma, até que finalmente Frota mudou o comando do time, após o fracasso do Sampaio na Copa do Nordeste.

Maxuel Bruno

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 19 de março de 2022

Câmara de Paço do Lumiar aprova 23 indicações de políticas públicas para comunidades luminenses


O Plenário da Câmara aprovou 23 indicações ao Executivo Municipal, na sessão de sexta-feira (18). Solicitações de bens e serviços em atendimento às necessidades da população luminense em Infraestrutura, Saúde, Educação, entre outras políticas assistivas.

O vereador Miércio Martins reivindicou à Prefeitura de Paço do Lumiar, a modernização e o imediato funcionamento da UBS das Mercês, equipamento necessário para o atendimento à comunidade daquela região.

O vereador Inácio Ferreira solicitou serviços de pavimentação asfáltica com uso de bloquetes ou camada asfáltica nas travessas: Vitorino Melo, Raimundo Rodrigues e João de Deus na comunidade Thiago Aroso.

Já o vereador Fernando Feitosa, solicitou serviços de pavimentação e revisão da iluminação pública para as ruas Santa Filomena, Nego Cosme, Mãe Dudu, Eliziane Santana, Che Guevara, e Rua Mãe Andressa, do Residencial Maria Firmina.

Também solicitando serviços de infraestrutura para as comunidades, a vereadora Alexsiandra Garcia indicou que seja realizada pavimentação com uso de bloquetes na Alameda IV, Rua Contorno Norte e Avenida 03 do Conjunto Paranã, e na Rua Principal do Conjunto Manaíra.

Com o objetivo de tornar o trânsito mais seguro, garantindo fluidez e diminuindo o risco de acidentes, a vereadora Ana Lúcia determinou à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, que  realize a mudança do trajeto da Rua 24 do conjunto Maiobão, para que a mesma fique em sentido único.

Atendendo às necessidades de ciclistas, o vereador Fernandinho soltou a implantação de uma ciclovia na Avenida 14 do Maiobao.

Em atendimento à uma demanda por Educação, a vereadora Drielle da Pindoba solicitou a construção de uma escola de ensino fundamental no Residencial Jardim Primavera I; e a vereadora Orlete Mafra solicitou uma unidade escolar na comunidade do Novo Paco.

A vereadora Vanusa Neves solicitou à Secretaria de Cultura a implantação de um complexo esportivo na Praça do Porto do Iguaíba, com playground, equipamentos para atividades físicas e espaço para apresentação culturais.

A vereadora Bianca Mendes solicitou à Prefeitura que implante uma unidade de atendimento da “Sala Lilás” no município de Paço do Lumiar , para um atendimento humanizado às mulheres em situação de violência.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 19 de março de 2022

Edesio Cavalcanti marca presença no encerramento da Jornada Pedagógica em Turiaçu

Na última sexta (18), o prefeito de Turiaçu Edesio Cavalcanti e a primeira dama Beth Cavalcanti participaram da cerimônia de encerramento da Jornada Pedagógica de Turiaçu, evento voltado para o setor da educação da cidade e que contou com também com a secretária municipal de educação Graciete Santos.

Ao longo do dia, ocorreram apresentações artísticas, agradecimentos para quem se fez presente e entrega de certificados para as pessoas que participaram de atividades de cunho educacional do evento em questão. Tanto adultos, quanto crianças compareceram em peso.

Entre os dias 16 e 18 de fevereiro, a rede municipal de ensino da Terra do Abacaxi trabalhou para realizar diferentes ações que visavam apoiar e estimular a educação nas mais diferentes faixas etárias, como, por exemplo, cursos e palestras voltados para o assunto.

  • Thiago Azevedo
  • 19 de março de 2022

Ciro Neto e Thaíza Hortegal filiados no PDT

O deputado estadual Ciro Neto e a Deputada Thaiza Hortegal pediram desfiliação do partido Progressistas na noite desta sexta-feira (18/03), em um evento realizado no centro da capital São Luís na sede do PDT (Partido Democrático Trabalhista).

O evento político oficializou a saído do deputado Ciro e da deputada Thaiza, ambos PP, onde se filiaram no PDT do senador Weverton. A decisão de sair do partido foi tomada logo após o PP anunciar que irá apoiar a pré-candidatura do vice-governador Carlos Brandão ao governo do estado.

“Agora sou PDT, sempre fui um homem de lado e de grupo, sinto muita alegria pelo convite e mais ainda, por ter certeza de ter feito a escolha certa”, disse Ciro Neto logo após a filiação oficial. No discurso, o deputado ressaltou que já tem uma história política com o senador Weverton e agora só reafirma o compromisso com um Maranhão mais feliz.

Durante o final de semana, Ciro Neto cumpri agenda no interior do estado juntamente com Weverton onde visitam diversas lideranças em várias cidades.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 19 de março de 2022

Deputado Pedro Lucas Fernandes afirma que vai lutar pelo União Brasil no grupo de Carlos Brandão


Recém filiado ao União Brasil, o deputado federal Pedro Lucas Fernandes defendeu que o apoio do seu partido deve ficar com a pré-candidatura do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSDB).

A declaração foi dada em entrevista ao jornalista Clóvis Cabalau, do programa Bastidores, da TV Mirante.

Questionado sobre qual posicionamento o União Brasil vai tomar no jogo político maranhense, o parlamentar disse que ainda não sabe, pois não viu qualquer declaração do presidente e vice nacional do partido sobre essa decisão, mas garantiu que irá trabalhar em prol de Brandão.

“Vamos trabalhar para que o União Brasil fique com a pré-candidatura do Carlos Brandão, o vice governador do Estado do Maranhão. Eu, sinceramente, acredito e respeito a história política do deputado Juscelino [Filho], mas não olhei, nem vi, nenhuma declaração do presidente e nem do vice presidente nacional nessa direção, então a gente vai trabalhar, continuar trabalhando, para que o União Brasil fique com a candidatura do Carlos Brandão”, frisou.

No Maranhão, a legenda partidária vive um embróglio, pois brigam pelo seu comando estadual os deputados federais Juscelino Filho e Pedro Lucas. Ambos apoiam pré-candidatos diferentes na disputa governamental.

Filho é aliado do senador Weverton Rocha (PDT) e Fernandes apoia Carlos Brandão (PSDB).

O partido não conta com um presidente estadual no Maranhão e diante desse fato, o deputado Pedro Lucas vem se movimentando em Brasília para que o União Brasil embarque de vez com o vice-governador.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 19 de março de 2022

Felipe Camarão reforça união pelo Brasil e Maranhão


O secretário de Educação e pré-candidato a deputado federal, Felipe Camarão esteve reunido, nesta sexta-feira (18) com dirigentes petistas para discutir a conjuntura estadual e nacional.

Participaram do encontro vice-prefeitos e vice-prefeitas do PT, além de diversas lideranças como o deputado estadual Zé Inácio, a dirigente nacional do partido e subsecretária da Setres, Patricia Carlos e o presidente Francimar Melo.

Felipe Camarão destacou a unidade como caminho para melhores dias no Maranhão.

“Na pauta, a atual conjuntura estadual e nacional. Reforçamos que estamos todos juntos em um só objetivo e com a esperança de dias melhores para o Maranhão e para o Brasil”, afirmou Felipe Camarão.

Camarão é um dos nomes cotados para vice na chapa encabeçada pelo vice-governador Carlos Brandão (PSB) ao governo do Maranhão.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 19 de março de 2022

Sem acordo, Greve de ônibus continua em São Luís


Na tarde desta sexta-feira (18), Rodoviários e empresários se reuniram mais uma vez, em audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão. O encontro que foi conduzido pelo Desembargador Francisco José Carvalho Neto, Presidente do TRT-MA, também contou com a presença representantes da Prefeitura de São Luís, por meio da SMTT e do Estado, através da MOB.

Após uma semana do último encontro, a audiência não obteve avanços. Os empresários não trouxeram nenhuma outra contraproposta e a Prefeitura de São Luís, mesmo depois de prometer que pensaria em uma solução para o impasse, não apresentou alternativa alguma.

Durante o encontro, o Presidente do TRT-MA, quis entender os motivos que levaram o Município a praticar reajuste de R$ 0,20 centavos nas tarifas, já que encareceu o valor das passagens, mas não conseguiu minimamente, resolver o impasse entre trabalhadores e patrões. Mesmo diante do questionamento, o secretário da SMTT, não deu qualquer explicação.

Percentuais de reajustes para a categoria, foram cogitados durante a audiência pelo Desembargador Francisco José Carvalho Neto e mais uma vez, o SET alegou não ter condições de atender as reivindicações e o Município, por sua vez, afirmou que não teria como apresentar uma outra proposta. Já que não houve conciliação entre as partes, a questão agora segue para a última instância e será encaminhada para julgamento que será realizado pelo próprio TRT-MA.

Vamos seguir lutando pela garantia dos nossos direitos. É inadmissível o que a patronal e o município estão fazendo com nossa categoria. Os Rodoviários merecem ser respeitados. Nossas reivindicações são legítimas e não abriremos mão, em hipótese alguma, do nosso reajuste salarial”, afirma Marcelo Brito, Presidente do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão.

  • Tags: