• Thiago Azevedo
  • 19 de março de 2022

Prefeitura de Imperatriz exonera secretários investigados pelo Gaeco

Imirante

Após a Operação Impacto, deflagrada nessa quinta-feira (17) em Imperatriz pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) com a apoio da Polícia Civil, o prefeito Assis Ramos exonerou os quatro servidores que foram apontados como integrantes de uma organização criminosa, investigada pela suspeita de um desvio milionário.

Entre os quatro servidores investigados estão os titulares das pastas de Infraestrutura e Limpeza Pública, Zigomar Filho e Alan Jhones que foi preso na operação. Sobre a mudança, Assis Ramos disse que “são secretarias que não podem ficar sem titulares, por conta desse momento que estamos vivendo com as chuvas intensas. A administração não pode parar”.

Assume a Superintendência de Limpeza Pública (SLP), no lugar de Alan Jhones, que foi preso na operação, o ex-secretário de Agricultura, Abastecimento e da Produção, Valdir Torres, que atualmente exercia cargo como assessor de Projetos Especiais.

Para a Secretaria de Infraestrutura e Serviço Públicos (Sinfra), que antes mesmo de ser exonerado pelo prefeito a Justiça determinava o afastamento do então secretário Zigomar Filho, assume agora a pasta, o vereador Fábio Hernandez escolhido por sua atuação no legislativo e sua experiência como advogado. “Fábio é um vereador atuante, está lá na ponta, sabe exatamente os reclames da população, e como advogado conhece os trâmites da administração pública. É uma pessoa de boa reputação e com a ajuda dos técnicos da Sinfra, em sua maioria concursados, realizará um bom trabalho”, finalizou Assis.

Com a saída de Fábio Hernandez da câmara, a cadeira que ele ocupava será assumida pelo suplente Roberto de Sousa Silva, conhecido como “Roberto da Estrada do Arroz”, do PP. O superintendente de Limpeza Pública passa a ser o ex-secretário de agricultura, Valdir torres, que atualmente exercia cargo de assessor de projetos especiais na prefeitura.

Alan Jhones Oliveira foi transferido no fim da tarde de ontem (17) para a Unidade Prisional de Ressocialização de imperatriz, onde segue à disposição da Justiça, em prisão preventiva.

Investigações

As investigações sobre as irregularidades começaram em 2019 e apontam superfaturamento de contratos com empresas licitadas pela prefeitura para o serviço de limpeza urbana, uma Superintendência administrada pela pasta da Infraestrutura.

Durante a operação, o Gaeco apreendeu dois carros de luxo na casa do então secretário de infraestrutura, Zigomar Filho, e vários documentos referentes a contratos com quatro prestadoras de serviço, que ainda vão passar por análise. No cumprimento dos mandados de busca e apreensão foram apreendidas grandes quantias em dinheiro, sendo R$ 19 mil em Imperatriz e R$ 61 mil no Rio de Janeiro, na casa do dono da empresa Sellix, que é suspeita de um contrato superfaturado, que custou mais de R$ 56 milhões as cofres públicos.

O Gaeco encontrou na casa de Alan Jhones uma série de contratos, documentos de funcionários, agendas com anotações sobre pagamentos diretos.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 18 de março de 2022

Carlos Brandão participa de cerimônia de inauguração do terminal de distribuição da Raízen

O vice-governador Carlos Brandão participou, nesta quinta-feira (17), da cerimônia de inauguração do terminal de distribuição da Raízen, no complexo portuário do Itaqui.

O investimento é de R$ 200 milhões e vai propiciar que o custo de logística seja reduzido e beneficie diretamente o abastecimento no Maranhão, Amazonas, Piauí, Pará e Tocantins.

Representando o Governo do Estado, Carlos Brandão comemorou a importância da nova base e o cenário de novos investimentos que devem ser implantados em um futuro próximo.

“Estou vendo o resultado hoje de um grande investimento, depois de dois anos. Vários investimentos estão chegando, outros estão em trâmite, e a gente espera que nos próximos anos comecem a ser implantados outros projetos, como é o caso do Porto São Luís”, pontuou Brandão.

Já em operação, a base do Porto do Itaqui é a maior construída pela empresa Raízen, que também tem em Tocantins, Pará e Piauí. A capacidade pode movimentar 1,5 bilhão de litros de combustíveis por ano e armazenar até 80 milhões de litros de gasolina A, Diesel S 10 e S500.

O vice-presidente comercial da Raízen, Antônio Cardoso, elogiou o Governo do Estado por entender a importância do empreendimento para o desenvolvimento do Maranhão.

“[Esta é] a maior base já construída pela Raízen no Brasil. Quero parabenizar a visão que o Estado teve quando embarcou nesse sonho junto conosco. Esse investimento só é possível fazer em estados que garantem segurança jurídica, que cumprem os deveres e as leis”, afirmou Cardoso.

Além da redução de custo na cadeia produtiva agrícola e de transportes da região, também foram geradas oportunidades de emprego, como menciona o diretor de Planejamento e Preços da Raízen, Juliano Tamaso: “Essa base foi feita em conjunto, com as autoridades públicas e privadas, gerou mil e quinhentos empregos na época da obra, e hoje na sua operação gera mais de 100 empregos. O estado do Maranhão foi fundamental, porque ele impulsionou essa parceria”, disse.

Raízen

A Raízen é uma empresa integrada de energia que atua em todas as etapas do processo, desde o cultivo da cana, com a produção de açúcar, etanol e bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis.

Com 26 unidades de produção, destaca-se como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no país.

  • Thiago Azevedo
  • 18 de março de 2022

Gustavo Amorim toma posse como novo desembargador do TRF1

A posse do jovem maranhense Luis Gustavo Soares Amorim de Sousa como desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília/DF, foi marcada pela presença de grandes autoridades do judiciário.

Gustavo Amorim é o primeiro representante da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA), que foi nomeado para o TRF-1.

“É com grande alegria, dever de responsabilidade e imensa honra que assumo este elevado cargo na magistratura federal como o primeiro representante da história de meu estado, o Maranhão, oriundo do quinto constitucional da advocacia”, disse.

O presidente do Tribunal, desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes, fez questão de pronunciar algumas palavras, nas quais destacou que há 18 anos o Tribunal vivia um momento de muita emoção porque tomava posse o desembargador federal Leomar Amorim de Sousa, pai do recém-empossado membro da Corte.

“Sua Excelência, o eminente desembargador federal Gustavo Soares Amorim, assume e senta-se no mesmo lugar que o pai de Vossa Excelência sentou-se para honrar esta Corte e sua história”, parabenizou o presidente do TRF1.

Natural de São Luís, Gustavo Amorim é graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Ele especializou-se em Poder Judiciário e Atividade Meio, é pós-graduado em Direito Tributário e mestrando em Direito nas Ciências Jurídico- Políticas na Universidade Portucalense (UPT).

O maranhense é sobrinho do ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), e genro da ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney.

  • Thiago Azevedo
  • 18 de março de 2022

Bomba, Bomba, Bomba!! Ministério Público denuncia Lahésio Bonfim e pede seu afastamento da Prefeitura de São Pedro dos Crentes

O Procurador Geral de Justiça, Eduardo Nicolau, protocolou nesta sexta-feira, 18, denúncia criminal em desfavor do Prefeito de São Pedro dos Crentes, LAHÉSIO RODRIGUES BONFIM, por praticar atos irregulares em processos licitatórios, financeiros, orçamentários e patrimonial do município. Eduardo Nicolau pede que o prefeito, que também é pré-candidato ao Governo do Estado, seja imediatamente afastado do cargo, assegurando, assim, o bom andamento do processo, proteção ao erário e garantia dos princípios legais e morais da administração.

A denúncia foi baseada no Departamento de Combate à Corrupção da Polícia Civil do Maranhão que instaurou, em seu âmbito, o Procedimento de Procedência de Informações/VPI nº 08/2019, para apurar desvio de verbas públicas no âmbito da Prefeitura de São Pedro dos Crentes, decorrente de atos do Pregão Presencial nº 26/2018, formalizado para fornecimento de combustíveis, que consagrou como vencedora a empresa AUTO POSTO FORTALEZA LTDA.


Foram denunciadas ainda ELIZANY COSTA E SILVA RODRIGUES e THAISA COSTA SILVA RODRIGUES, proprietárias da empresa AUTO POSTO FORTALEZA, JOÃO BATISTA DOS SANTOS COUTINHO, proprietário da empresa ANDRADE E COUTINHO LTDA, o servidor CELSIVAN DOS SANTOS JORGE, então Presidente da CPL e Pregoeiro do Município de São Pedro dos Crentes.

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 18 de março de 2022

Fufuca indica novo diretor do Detra-MA


O deputado federal André Fufuca (PP) emplacou o novo diretor do Detran-MA.

Trata-se de Diego Rolim, que comandava a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA).

A nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (18).

O secretário-chefe da Casa Civil, Diego Galdino, responde também provisoriamente pela Sema até a nomeação do novo titular da pasta.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 18 de março de 2022

Gaeco realiza operação em Viana, Cajari e Matinha


O Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (GAECO), juntamente com as Polícias Civil e Militar do Estado do Maranhão, com o apoio do Comando Tático Aéreo (CTA), realiza, nesta sexta-feira, 18, a Operação Descomando nos municípios de Viana, Cajari e Matinha.

A Operação, deflagrada em face de investigação realizada pelo Ministério Público do Maranhão, por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Viana, constatou a ação orquestrada de grupos criminosos armados na Comarca de Viana, que atuavam com objetivo de angariar domínio territorial e poderio econômico para o desenvolvimento das atividades criminosas, como tráfico de drogas, homicídios, uso de armas de fogo, crimes patrimoniais, entre outros, especialmente durante os anos de 2020 e 2021

Estão sendo cumpridoa 16 mandados de prisão preventiva e 26 mandados de busca e apreensão em endereços localizados nas cidades de Viana, Cajari e Matinha.

Após os procedimentos de praxe, os presos serão encaminhados para a realização de exames de corpo de delito e posteriormente direcionados a Unidades Prisionais do Estado do Maranhão, onde permanecerão à disposição da Justiça.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 18 de março de 2022

PSB prepara ato para filiar Brandão


O PSB prepara um evento para a próxima quarta-feira, 23, em Brasília, para marcar a filiação de novos membros.

A principal delas será a do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, cotado como candidato a vice na chapa do ex-presidente Lula (PT), que deve participar do ato.

O evento marcará, ainda, a entrada no partido de outras lideranças, como o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSDB).

“Filio-me na próxima quarta-feira, dia 23, em Brasília, ao @PSBNacional40. Momento marcante de minha trajetória política, fruto de um projeto construído coletivamente por um Maranhão cada vez mais justo, solidário e próspero para todos os maranhenses. Vamos em frente!”, anunciou Brandão.

Ele espera que a mudança de partido também confirme o apoio do PT ao seu projeto.

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 18 de março de 2022

André Fufuca e Progressista confirmado com Carlos Brandão


Entre todas as defecções que a pré-candidatura do senador Weverton Rocha (PDT) ao Governo do Maranhão já sofreu até o momento, inegavelmente a mais dolorosa foi a perda do PP, atualmente um dos maiores partidos do Brasil, e do seu presidente nacional em exercício, deputado federal André Fufca.

Em uma noite festiva, Fufuca e o PP, numa clara demonstração de força política, realizaram na quinta-feira (17) um grade ato político de adesão a pré-candidatura do vice-governador Carlos Brandão ao Governo do Maranhão e da pré-candidatura do governador Flávio Dino ao Senado federal.

Ao discursar, Fufuca ainda aproveitou para “cutucar” quem estaria deixando o grupo político do governador Flávio Dino, após integrar inclusive o seu governo. Fufuca também fez questão de salientar que a Família Progressita, unida e em peso, estará com Brandão e Dino em 2022.

Seguirei onde sempre estive, sou político de grupo. Fiz questão de numerar e nomear a todos neste evento para dizer a você Brandão e ao senador Flávio Dino que quem está lhe dando apoio hoje não é o André Fufuca, quem está lhe apoiando hoje é a família Progressista. A família Progressista que compõem 22 prefeitos, destacou.

O “Grupo Fufuca” chegou, chegando, e nessa chegada além de agregar cerca de 22 prefeitos ao palanque de Brandão e Dino, ainda tirou prefeitos que estariam apoiando outras pré-candidaturas ao Governo do Maranhão, como as do deputado federal Josimar de Maranhãozinho e, principalmente, Weverton Rocha.

Carlos Brandão, que chegou acompanhado de Flávio Dino, agradeceu o apoio recebido e destacou a unidade dos aliados fiéis do grupo político de Flávio Dino.

“Mais um momento de união. E a principal razão que nos une é a continuidade de um Governo que deu certo. O apoio do amigo e deputado federal  André Fufuca, e de seu grupo político, com sua boa capacidade de articulação, vai contribuir com maestria nesse processo. Permanecemos juntos e alinhados em prol do Maranhão”, afirmou Brandão, que esta prestes a assumir em definitivo o Governo do Maranhão.

É exatamente por essas e outras que têm muita gente acreditando que as eleições para o Palácio dos Leões será decidia em 1º Turno.

Blog Jorge Aragão 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 18 de março de 2022

PROS, filiados deixam o partido em massa


O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Weverton Rocha (PDT), não tem um só dia de paz. Onde ele chega, acaba espantando e ficando um sentimento de que as pessoas não querem nem ficar perto do senador. Essa sensação ficou mais evidente nesta quinta-feira (17), quando filiados do PROS, pediram desfiliação em massa, após o senador ter assumido o controle na última terça-feira (15).

Liderados pelo vereador de São Luís, Chico Carvalho, quase três dezenas de filiados ao PROS, assinaram suas fichas de desfiliação.

O ato que foi realizado na tarde desta quinta-feira (17), chamou a atenção pela presença de alguns até então aliados de Weverton Rocha, dentre eles, Jota Pinto que concorreu a Prefeitura de São José de Ribamar pelo PDT, assim como o ex-prefeito de Chapadinha, Magno Bacelar, que estava filiado ao Cidadania, aliado da senadora Eliziane Gama.

Além dos dois citados, deixaram o PROS: o ex-deputados estaduais Cabo Campos e Raimundo Cutrim; o ex-deputado federal Waldir Maranhão; o ex-prefeito de São Bento, Carrinho Muniz; o ex-vereador de São Luís, Isaías Pereirinha e muitos outros.

Agora, o PROS fica praticamente só com Marcos Caldas, que toda eleição tenta montar um partido para se eleger e acaba ficando na suplência.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 18 de março de 2022

Rodoviários e empresários se reúnem mais uma vez para tentar o fim da greve


O Sindicato dos Rodoviários do Maranhão informa que ocorre nesta sexta-feira (18), nova audiência de conciliação no TRT-MA. A audiência está prevista para às 14 horas e deverá reunir, mais uma vez, Rodoviários, empresários, além de representantes da Prefeitura de São Luís e do Estado, através da Agência de Mobilidade Urbana (MOB). O objetivo desta audiência, é tentar encontrar uma solução para o impasse, que resultou na paralisação do transporte público em toda a Grande São Luís.

O movimento grevista dos Rodoviários, que segue cumprindo determinação do TRT-MA, para que no mínimo, 60% dos ônibus permaneçam circulando na capital, foi deflagrado em 16 de fevereiro, ou seja, há mais de um mês.

Na última audiência, ocorrida em 11 de março, os representantes do Município, solicitaram mais tempo, para que pudessem apresentar uma alternativa para a questão. Por decisão do Presidente do TRT-MA e com o consentimento das partes envolvidas, a audiência então foi interrompida.

Até o momento, nem os empresários e nem o município, apresentaram uma contraproposta, que atenda as reivindicações dos trabalhadores, que exigem reajuste salarial e aumento no valor do ticket alimentação.

  • Tags: